Carta para terminar um relacionamento: transforme a dor em palavras
Eu aprendi que você pode ir a qualquer lugar que quiser e fazer qualquer coisa que queira e comprar todas as coisas que quer comprar e conhecer todas as pessoas que quer conhecer e aprender todas as coisas que você deseja aprender e, se você faz todas essas coisas mas não está loucamente apaixonado, você ainda não começou a viver.
A família é a célula que estrutura a sociedade, não o casamento. Este é uma instituição legal, um contrato de sociedade humana, regulado pelo estado. A família é a união verdadeira, motivada por interesses reais, muito além das paixões passageiras. O dever de casamento é uma imposição cultural ou religiosa, mas está mais do que provado que contrato, verbal ou escrito, não sustenta um relacionamento.
A manipulação de uma pessoa sobre outra, sobretudo em relacionamentos amorosos, e principalmente quando ocorre de forma evidente, causa o mais trágico desgaste que um casal poderia vivenciar. Se a tentativa de manipulação ocorre com alguém que tem asco ser controlado, aí a coisa piora: do desgaste, passa logo para a repulsa. E não são poucos os que se engendram nessa dinâmica.
A fragilidade dos relacionamentos se tornou notório, um simples copo d’água pode gerar uma briga com ofensas e até mesmo agressões, porém o que muitos não sabem é que a briga não começou em um simples copo de água, mas foi construída com pequenas atitudes no dia a dia desde a época que se conheceram.
Já acreditara alguma vez no amor como enriquecimento, como exaltação das potências intercessoras. Certo dia, deu-se conta de que seus amores eram impuros porque pressupunham essa esperança, enquanto o verdadeiro amante amava sem esperar o que quer que fosse fora do amor, aceitando cegamente que o dia se tornasse mais azul e a noite mais doce e o bonde menos incômodo.
Todas as nossas escolhas nos trazem consequências, mas algumas em excessão vão deixando sequelas em nós, aparentemente não causam nada quando vão acontecendo uma por vez, mas quando paramos pra pensar no que elas se formam é quando percebemos que existe algo de errado acontecendo e nem sempre haverá tempo para reparar isso. Aprenda a relevar, mas também perceba quando for a hora de parar com tudo que te faz mal, sua integridade mental e emocional valem mais que qualquer outra coisa
Falam das bilhões de pessoas. Mas no amor, o coração parece fazer opções involuntárias e seletivas. Você realmente tem várias opções, mas, de repente, acaba escolhendo só aquela. É como se não houvesse bilhões, nem dezenas, nem meia dúzia, ou duas ou três. Essa escolha me parece involuntária. Ela te presenteia com um leme e te oferece um mapa pra riscar. Um minuto a deriva, mapa em mãos e leme. Só daí vem a decisão de seguir. Essa sim, a única coisa racional de bilhões de pessoas.
Esses dias eu lia um texto sobre amar nossas idealizações e, fiquei pensando no meu atual momento. Confesso que me apaixonei pelo sorriso, pela conexão (que talvez só eu sentia), pelo caráter, humor, inteligência, etc, muitos etc. Mas eu também me apaixonaria pela fragilidade, pela vulnerabilidade, porque isso é o que também nos torna humanos, e como eu sou encantada pelo que é humano... Não precisava ter fugido, nem de mim, nem de si. Eu não posso curar, mas eu posso estar aqui, pra dividir às dores do peito.
Faz todo sentido que, se uma pessoa é criada em um lar aconchegantes e amoroso; se for educada para acreditar que o mundo é um lugar seguro e decente, então irá crescer e terá um relacionamento saudável consigo própria e com outras pessoas. Será capaz de dar amor livremente e de recebê-lo em troca. Por outro lado, se uma pessoa é gravemente maltratada desde os primeiros anos de vida, se é sujeita a constantes abusos físicos e psicológicos, crescerá com uma visão maligna da vida. Para ela, o mundo é um lugar abominável, onde todas as relações humanas são baseadas não no amor e no respeito, mas no poder, no sofrimento e na humilhação.
Namorar parece romântico mas é, majoritariamente, uma audição prolongada. O casamento parece chato mas é, majoritariamente, um estado de conforto e aceitação. Namoro é sobre grandes gestos românticos que significam pouco a longo prazo. Casamento é sobre pequenos atos de bondade que nos unem para o resto da vida.
Te amo, se pudesse mensurar não seria amor seria apego.Se fosse fácil dimensionar não seria amor seria comodismo. Se causar desconforto não é amor é egoísmo. Amor só é amor quando não cobra a permanência, quando por si só se sustenta, se há respeito ele acrescenta, se há cumplicidade se torna um segredo, se te faz ser melhor deve ser correspondido, se te traz felicidade abra seu coração, se te faz sentir paz, abra sua alma, se te completa, mantenha junto de ti.
Muitas vezes me pergunto se vale arrisca algo "certo" por um "encanto momentâneo"?, algo que se tem certeza que não passará de meros instantes, porem mesmo sabendo disso continua a desejar, a resposta so se encontra depois disso, pois não ha como saber se vale ou não sem arrisca, mas saiba que muitas vezes o que sobra disso é apenas o arrependimento de um desejo passageiro!
Não sou muito fã da sexta-feira, gosto muito mais da segunda...na sexta ela vem, arruma motivo e termina comigo, precisa de um tempo pra curtir com os amigos. Mas na segunda ela volta, diz que me ama e quer passar o resto da vida ao meu lado...eu aproveito e sempre tento fazer com que sejam os melhores últimos cinco dias de sua vida.
As relações interpessoais são como o barro; o mesmo, esquecido ao sol corre o risco de ressecar e até partir-se; se em demasia o segurar podemos umedecê-lo, fragilizá-lo até que, em estado líquido, escorra pelos dedos de nossas mãos. O mundo é como uma máquina modular; gira sob nossos pés nos possibilitando modelarmos nossas relações.
Não preciso que me amem, eu tenho um amor exagerado por mim e isso me basta. Mas se ao menos gostar…mesmo que só um pouquinho desse meu jeito, da minha bagunça, se achar graça das minhas trapalhadas e tomar café comigo mesmo que seja fora de hora, quem sabe a gente inventa um novo tipo de amor.
Me diz que mal tem em apenas gostar? Eu gosto dela, a gente sai se diverte, se beija e depois vou pra casa, como uma pizza tomo um refrigerante, jogo um vídeo game e vou dormir. As vezes ela vem pra casa comigo, e fizemos estas mesmas coisas, regadas a muitos beijos e risadas, então me diz…que mal tem em apenas gostar?
Se tenho medo? Tenho muitos! Medo de ser assaltada, de escolher mal a companhia da noite, de ser morta, de ser forçada a algo, de ser presa em algum lugar que não falam minha língua… Mas ainda acho que nenhum desses perigos é tão medonho e frustrante quanto o da possibilidade de não ser suficientemente capaz de fazer alguém que escolheu viver ao meu lado feliz ou, pior, o de eu não ser boa mãe e criar um ser humano ruim para si e para o mundo.
Não cuidamos bem do nosso amor… Ele não se rasgou, mas voou para longe, se atolou na lama de uma poça d’água até se desfazer. Nunca nos perdemos um do outro, mas perdemos o que havia de melhor entre nós. Perdemos a razão principal que nos unia, a única que merecia nossa dedicação. Jogamos fora nosso papel, que era em branco, e se tornou um “risque-rabisque” descartado e esquecido.
O amor nos faz capaz de entender até mesmo que aquela história de amor, por mais que amemos, pode não ser mais a nossa história de amor. E aí, ele adormece, se guarda, se conforma. Mas ele nunca morre. Ele sempre estará lá, em forma de carinho, de respeito, de consideração ou até mesmo de raiva, de mágoas, de situações mal resolvidas, de curiosidade, de saudade.
Se quero casar? Quero. Se não der, tudo bem. Não porque eu não queira ser de ninguém, porque já sou de mim mesma, mas porque não sei se quero mesmo abrir mão do que tenho hoje, que são essas asas abertas e prontas para voar. Mas uma hora posso querer um ninho, sim. Só não vamos também chegar ao ponto de achar que quero procriar…rs
- Relacionados
- Textos para fim de relacionamento para terminar com amor e respeito
- Frases para terminar um relacionamento
- Cartas de despedida de amor
- Mensagem de desabafo para marido: palavras para ele te ouvir de verdade
- Mensagens de fim de relacionamento que te ajudam a seguir em frente
- Frases de Relacionamento Interpessoal
- Acabar o relacionamento
