Um Estranho Impar Poesia
Vidas hipotéticas
Tem algo de muito perigoso no espaço do que não existe. É um planeta paralelo, governado pelo deus “e se... ” e capaz de roubar horas preciosas de um dia real. Lá, o tempo é vazio. Muitos de seus habitantes costumam ser apegados aos pretéritos. Vivem tristes e demonstram picos de raiva e frustração. Outros acreditam possuir poderes sobrenaturais e vivem vidas que não aconteceram ainda. É um planeta ansioso.
Um planeta que, muitas vezes, sofre com a falta de oxigênio.
Todo dia me convidam a habitar o espaço do que não existe. E se eu não tivesse câncer? E se a medicação falhar? E se tivesse escolhido outro caminho? E se tivesse repassado a corrente da vida eterna pra noventa amigos?
Minha resposta é sempre a mesma.
Não sei. Não importa!
Só sei responder sobre a vida que é a minha. Pelas escolhas que fiz. Pelos caminhos que percorri. Pelas lágrimas que derramei. Pelo que foi. Pelo que é. Simples assim. O que cabe a mim está no real que habito hoje. Amanhã, já não sei. A graça está na impermanência. No frio na barriga em cada salto no invisível. Pode ser que seja bom. Pode ser que não seja. Pode ser que nem exista. Tudo tem o seu presente pra ser vivido.
Fica a dica turística. O planeta hipotético é cobrador. E manda a conta da hospedagem com juros altos. Cedo ou tarde demais.
"E se você tivesse vivido?”
E se...
Outro dia reclamei
Conversando com um amigo
Que a vida estava morma demais
Tudo meio sem sentido.
Seguia os mesmos passos
Sem me atentar
Que a vida é breve, é passageira
Para se desperdiçar.
Foi quando tudo começou a mudar
Acordei e as coisas não estavam mais no lugar
As pessoas que se amavam
Não podiam se abraçar
Reclusos em nossas casas
Deveriamos estar
Tanto tempo livre
Para o coração acalmar.
O Papa se distanciou
E as missas não mais celebrou
A Disney fechou
Veneza com suas gôndolas descansou
Conforme Raul falou: " ...a Terra parou".
Um vírus com alto poder de contaminação
Mudou a rotina de toda nação
Mas há quem pense que é brincadeira
Morrer de gripe, é consequência verdadeira.
Acordou pela manhã decidida a mostrar quem é que mandava na porra do coração...
Depois de um curto papo, passou correndo pro quarto e ficou lá trancada por algumas horas chorando...
Aparentemente chegaram num consenso de quem é que manda!
" Odeio ter que fingir que tudo está bem , tentar carregar um sorriso só pra cuidar de alguém , deixo eles rirem de mim eu me divirto também , mas quando me encontro só , tudo volta , os problemas voltam , e nada fica bem " .
- Jeff blessed
Cada ser humano vem ao mundo constituído de um arcabouço de conhecimento. Uns com mais e outros com menos, de acordo com seu grau evolutivo.
Que tenhamos inteligência, o suficiente para fazermos desta passagem, a melhor oportunidade. Aproveitando todo o tempo, com aprendizados que servirão para compartilhar com os nossos semelhantes e assim, deixando de lado, as horas vazias ocupadas com frivolidades.
Sábado, 21 de março de 2020. Estamos de quarentena. Um vírus que apareceu na China se espalhou rapidamente por todo o mundo. Milhares já morreram e outras centenas de milhares estão infectadas.
Estou na América do Sul, onde o vírus chegou há menos de um mês. No Py , país que eu estudo e moro, já são mais de 22 pessoas infectadas e, infelizmente, 1 morte já perderam a vida. Hj é mas um dia.
Estamos trancados em nossas casas. A capital do Py-assunção cidade está deserta. Parece filme de terror, mas é real. Estamos com medo do vírus que só ouvíamos falar pela tv. Ele está perto!
. A música silenciou nos bares da cidade. As ruas desertas denunciam o medo dos inocentes que estão presos sem nada dever.
O noticiário só informa o aumento de casos. Mais gente infectada. Mais mortes. Mais medo!
Ficar trancado em casa já não é seguro. Dr. vamos pra colônia!
As autoridades apenas recomendam ficar em casa e lavar bem as mãos.
Nas farmácias não tem álcool em gel. As últimas unidades foram vendidas pelo triplo do preço normal. É o capitalismo aproveitando a ocasião.
Se alguma coisa boa trouxe o vírus? Ora, as famílias estão mais unidades, o povo tá orando e acreditando mais em Deus; tem gente lendo mais, falando menos, ouvindo e refletindo o quão frágil é a raça humana.
O silêncio é quebrado pelo barulho da chuva. As estrelas não quiseram aparecer essa noite. A cidade já dorme, sonhando acordar com boas notícias.
Deus, estamos em tuas mãos. Nos guarde!
Assunção Py/ 20/03/2020.
Israel Colim
ESPERANÇA
Um dia ela chegou...
Sorriso de quem sabe, certeza de quem vive.
Desafiou o impossível, jogou com a razão...
Fez do minuto uma existência, das palavras um elixir mágico,
Das letras, um poema...
Um dia ela chegou,
E no ninho velho e desarrumado deste pássaro errante
O sol amanheceu mais cedo, a lua tardou, o tempo parou
A paisagem se fez quieta. Ninguém mais falava, pois nada mais
Se queria ouvir...
Um dia ela chegou e com seu jeitinho de menina
Fez um coração bater forte, fez vida, fez luz...
Fez renascer o amanhã, na espera do ontem...
Fez do véu da tristeza um manto de alegria.
Um dia ela chegou atrevida
Dizia o não pelo sim, o talvez pela certeza,
Deixava nas entrelinhas, o desejo...
Do acaso fez história, da dúvida acerto...
Fez como chuva que alimenta, no peito cansado brotar forte ...
A flor perfumada do amor...
Um dia ela chegou e como uma deusa,
Tomou posse do meu reino, mudou os móveis, arrumou a casa...
Alterou os rumos, o lado do vento, assim, discreta,
Secreta e apaixonadamente, verdadeira.
Virose antiga
Que estranha a humanidade, que precisou de um vírus, para entender a igualdade...
Todos estão solidários, preocupam-se com o futuro...
Até o mais desligado, agora desceu de seu “muro”.
Fico pensando no vírus, que a muito mata de fome, miséria, ignorância... Apenas um vírus sem nome...
Será que se esse vírus, atingisse a todos humanos, todos unidos em um plano, poderiam sobreviver?
Mas essa virose atinge, aqueles que estão distantes, e nem por só um instante, vejo o mundo se mover.
Talvez esse poema, soe como um “casuísmo”,mas o vírus da fome tem nome: Ele se chama: Egoísmo!
O amor... O que é o amor?
Perdeu-se a noção do que é amor.
Alguns dizem amar quanto um ente querido parte, outros quando enfrentam situações de dores. Mas e aí, o que é o amor?
Quem ama faz o quê? Como saber que alguém realmente nos ama? Então, quem ama tem atitude, faz o bem, ajuda e não espera nada em troca. Por isso, ame.
Poema adaptado da obra da escritora Rosa Luísa Gaspar - "Os segredos de um búzio"
Os segredos de um búzio
Linda, menina de muitas aventuras,
Um lindo sorriso espalhava
Junto ao mar fazia caminhadas
E do amigo Poncho
Nunca se separava!
O seu avô que fora pescador
Homem de histórias e pescaria.
Linda não entendia
Sua tamanha melancolia!
As histórias que o avô contava
Mostravam que adorava o mar
Mas Linda, por vezes, sentia
O avô numa aparência sombria!
Linda gostava do mar,
De nadar com aroma
E cor a maresia,
Por isso estava preocupada
Com o que ao avô afligia!
Certa noite em especial,
Quis ficar bem acordada
Pois queria descobrir
Com o que o avô se preocupava.
Ambos na soleira da porta se sentaram
E o avô sem demoras
Fez uma simples questão:
- E se o mar desaparecesse então?
Com a pergunta
Linda confusa ficou.
Procurou respostas no céu…
E de um búzio se lembrou.
Lembrou-se do búzio
Que o avô lhe dera
Onde aprendera a ouvir
O que o mar lhe queria dizer
Mas será que ele sabia a resposta?
O avô percebeu a sua aflição
E disse-lhe que a sua tristeza
Era porque o mar
Já não é o que era.
Mar fonte de sal
Que tempera a nossa vida
De forma especial.
Palácio com imensos peixes
Que habitam dentro dele
Querem que tu os deixes.
O avô pediu-lhe então
Para ouvir o búzio que lhe dera
Pois o búzio sabia
Tudo o que o mar já foi e era.
O que afinal afligia o avô
Era o desmazelo das pessoas
Que desrespeitavam o mar, a natureza…
E toda a sua beleza.
A Linda descobriu então
Que precisava de planos fazer
Para agir com cuidado
O mar e a natureza proteger!
Como vocês conseguem conviver com a possibilidade de um ataque atômico?
Como saber que isso é real e não pirar?
Como continuar a merce de um sistema? Que pode acabar com a sua existência em um clique?
Nos dias de hoje a unica solução que eu encontrei pra tudo isso, é o amor e aproximação. Principalmente os amores naturais, sem cobrança ou dúvida.
Só proteção e lealdade.
Eu sei porque os escritores sofrem tanto! Estão sempre em busca de um preenchimento totalmente vazio de sentimento. A maioria deles, esquecem os amores naturais e vivem em busca dos amores carnais, visuais, historias de amor.
Alguns se afastam de suas famílias para conquistar o mundo, que nunca foi uma grande merda. Consequência, stress, solidão, ansiedade e as demais doenças comuns do século atual.
Esses escritores são vulneráveis por pensarem de mais da conta, por sentir de mais da conta, por observar demais da conta e principalmente por tentar ser lógico.
Como eu consigo me manter sereno? Estou me afastando de tudo que vocês criaram, e estou me conectando com a minha criadora.
Isso aí . O país dormindo um mês inteiro. Imagino a hora que acordar, aquele mal humor de que dorme por muito tempo,aquela intolerância,uma vontade de fazer alguma coisa e perceber que dormiu por muito tempo ,deixando passar o verdadeiro momento de fazer essa tal coisa. Aí meu Brasil vai ser tarde. Não poderíamos dormir tanto assim .
Acredito eu que dormindo tanto assim é impossível realizar qualquer coisa. Nunca ninguém ou até mesmo uma nação inteira irá chegar em algum lugar dormindo. Acordem enquanto há tempo. Não é possível salvar uma nação inteira sacrificando todos que nela reside.
Agora a primeira vista é até bonito todos em casa dormindo,mas a hora que acordarem vão se deparar com uma realidade totalmente diferente daquela que estavam sonhando enquanto dormiam.
Diante dos meus olhos
Há uma ideia
É aquela antiga
A qual a um ano
E uns meses atrás tinha
E agora ela voltou
E nisto está o meu coração
Que bate por apenas
Uma única emoção
VOCÊ
Você partiu no mesmo ano em que me mostrou um novo mundo,No mies em que vez feliz,Na semana do preparativos de nossas vida,No dia do nosso "PARA SEMPRE",Na hora do "SIM",No minuto em que me faria "SUA",No segundo do "EU TE AMO".
Mas...Agora..Meu mundo escureceu,Minha felicidade se entristeceu,Preparativos vorao em vao,O "PARA SEMPRE" nem sempre dura,O "SIM" virou nao,A "SUA" ja nao e tao sua,O "EU TE AMO" paro de amar.
Sobre o amor ;
Se sentir vivo todos os dias , acordar com um sorrisão de orelha a orelha e não saber explicar o motivo , só saber sentir .
Bom dia planeta VIDA
Deus está com todos nós:
Basta abrirmos os olhos
E ver que a terra é um globo
Que gira
Nas mãos dele
Do criador de tudo
Estamos nele
E ELE
Em Nós
Amém
Amor à primeira vista é possível
mas é sempre bom limpar os óculos
e ter um segundo olhar.
A amizade sempre termina em amor,
mas nunca amor em amizade.
Somente quem passa pelo gelo da dor chega
à inocência do amor.
Soldados abatidos numa guerra invisível
Enterro solitário sem sequer um abraço amigo
Uma guerra cuja bala te derruba com um vírus
E o combate é a quarentena pra tentarmos sair vivos
Tudo pára, não circula, incalculáveis prejuízos
Nas ruas, no comércio o inimigo é o vazio
Desemprego é uma sombra, tal qual o Corona Vírus!
Mas antes vivos na miséria, que entre mortos e feridos!
Não dê-me a mão meu caro amigo, isolados nos unimos!
Que nessa guerra eu e você, possamos juntos sair vivos
E aos guerreiros da saúde, heróis de branco destemidos,
damos palmas nas janelas, e um abraço coletivo!
Alexandre Golovanevsky - Covid19 - 22/03/2020
Alguém ja parou para pensa que fomos colocado em um só lugar para pensar e repensar na humanidade
Mais muitos não entendem ou fingir não entender o que se passa
Mais Deus e pai e paciente com nos seres humanos
Mais não queremos entender que somos nos o culpado de tais acontecimentos
Mais o planeta muda derepente em tão poucos dias
Há quanto tempo não existe encontros e reencontros com os nossos próprios familiares
E quando tudo acabar como vai ser !!!
Reaprender para aprender
Há alguns anos trabalhei um projeto intitulado “REaprender para Aprender” na área de língua Portuguesa sobre novo acordo ortográfico , com objetivo de desconstruir regras e reaprender novas.
Neste momento, vem à tona essa expressão “Reaprender para Aprender”, no entanto com inovadoras acepções, em que atualmente nos obriga a tornar a aprender.
Circunstância necessária para que coloquemos em prática a reflexão do prefixo RE, não apenas para indicar repetição e reforço com ênfase, mas além do significado exato, o denotativo, o semântico, o conotativo e a compreensão que cada palavra adcionada ao RE quer nos dizer:
REavaliar todo momento que estamos passando, crenças, costumes;
REaprender a conviver mais tempo com a família em casa, comer à mesa, limpar, ajudar nas tarefas domésticas e ser mais higiênico;
REviver cada dia como se fosse o último;
REnascer a esperança , a fé;
RElembrar diariamente a necessidade de agradecer todos os dias pelo vida, simplesmente;
REcolher-se em casa, isolamento social;
REagir à tragédia;
REencontrar o valor que tem seu trabalho e o convívio social;
REcompartilhar solidariedade, conhecimento, orações , paz, motivação, esperança;
REpassar informações verídicas e combater fake News;
REssignificar momentos com os seus, o ser, o estar;
REinventar o dia a dia, o tempo;
REadatar às condições novas e atuais...
REmover quem não nos faz bem
Quantos RÊS serão preciso para entendermos que não estamos prontos, que o crescimento pessoal é um processo infinitamente REpetitivo.
Foi absolutamente forçoso, uma enfermidade epidêmica para que a humanidade volte não apenas para dentro de suas casas, mas para dentro de si, causando um turbilhão de questionamentos , sem respostas, mas que de alguma forma, querendo ou não, traga ensinamentos de novos hábitos, novas crenças, novas rotinas, quiça , novos sonhos para REcomeçar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido