Tristeza Pablo Neruda
Há momentos em nossas vidas em que a tristeza e a melancolia parecem querer invadir nosso ser.
A solidão parece querer reinar absoluta.
Que por mais que estejamos cercados por centenas de pessoas, o nosso coração chama apenas por uma única pessoa. Aquela ao qual faz nossos olhos brilharem, nossos lábios sorrirem, nosso coração aquecer e pular de alegria,
Decpeção ou tristeza?
Se decepcionar com as pessoas faz parte da vida, assim, como o doce, ou salgado, o claro ou escuro. Mas após a decepção cabe a gente dar a volta por cima, encarando a realidade mas nao a tristeza .
Até permiti a tristeza em minha vida, mas coloquei um prazo para ela acabar.
Mas nada tão importante como a tristeza, somente com ela percebi que sou humano repleto de erros e também tenho sentimentos, e agora que ela se foi, descobri o que é felicidade e o que é amor.
Devo muito a você que me proporcionou essa tristeza!"
Não importa a dor ou a tristeza, quero mas que elas venham, tenho certeza que irei suportá-las, e me torna cada vez mais forte.
52. "Se a tristeza está por todos os lados, não permaneça parado, SIGA em frente um dia você atropela ela."
53. "Aposto que todos que sonham voltar ao passado por amor, fariam a mesma coisa ou pior, quem evolui é sua mente, seu coração continua idiota."
54. "Se você ama e não sabe explicar o tamanho de tanto amor, não perca a razão, ninguém entende o coração."
55. "Sábio é o homem que trata as mulheres com carinho para ser diferenciado, na visão delas somos todos iguais, mas no coração podemos mudar."
56. "Se você acha que a vida sempre estar te batendo e te deixando por baixo, é por que ela sempre procura quem mais suporta a dor para testar seus caminhos."
57. "Podemos estar em qualquer lugar, mas independente de onde seja, São nossos amigos que constituem nosso Mundo."
58. "Viva o hoje, mas tente não viver por ninguém, viva por você e com isso quem realmente estiver com você também terá um belo dia."
59. "Não adiantar reclamar que não amamos quem nos ama de verdade, o coração só entende de amor, já de valor não adianta nem explicar."
60. "O céu é bem mais distante que o chão, mas não costumo cair, sempre escolho a maior distância."
61. "Veja sua vida com bons olhos, por que os maus olhos são maioria e bem insistentes."
62. "Se você realmente quer esse amor, e acha que deve dar um empurrão as vezes, cuidado para não exagerar e acabar com tudo de vez."
"Escolho amar. Sou bobo quem sabe, mas tem gente que não é e tá sendo velada pela tristeza e enterrada pela miséria."
"A tristeza pode nos fazer sofrer, mais não importa que soframos, o que importa é que aquilo que nos faz sofrer, nos faça ter mais coragem."
Hoje em dia a minha tristeza é tanta
que nem sei como eu vivo,
olho pro céu não vejo a lua
não sei nem como é seu brilho,
o meu sorrizo é sem graça
ou é falso ou sem motivo.
A minha beleza já ofusca
não sabe o que é elogio
Todo motivo da minha dor
nada mais é do que um AMOR.
A teoria do exagero de que tudo em excesso faz mal, não se aplica à tristeza ao rancor e ao ódio, pois estes mesmo em baixas dosagens causam o mal.
"Limpe suas lágrimas...Deixe a tristeza escorrer do seu corpo, olhe para dentro de si, e uma nova primavera chegará para curar as marcas causadas pelo seu sofrimento."
É na tristeza,
É na solidão,
Que se perde esse meu coração,
Onde a dor e solidão as vezes tomam conta de toda imensidão...
"Momentos! Momentos são relances! Relances de felicidade, relances de tristeza, de medo, de coragem. Momentos são eternidades momentâneas. Nando Reis descreve claramente a grandeza de um momento em um verso de sua canção. “ eu trocaria a eternidade por essa noite”. Queria ter a sutileza de descrever um momento. Não qualquer momento, mas aquele momento em que você não se importaria de revivê-lo pelo resto da sua vida. Descrevê-lo como uma lágrima descreve uma tristeza e como a mesma lágrima pode descrever a felicidade. Insensível aquele que ao ver a lágrima escorrer, tem a frieza de se perguntar se são lágrimas de tristeza ou de felicidade. É tão obvio, tão perceptível, tão transparente e claro, que é indiscutível o sentimento atribuído àquele momento!
Queria poder me expressar dessa maneira. Transparente e fiel ao momento! Cada segundo transformado em momentos! Segundos esses que me fariam viver uma experiência inteira. Não me importaria dar-lhes minha vida, pois eles bem me valeriam ela!
Descobri que odeio fotos! Mas, pior que descobrir que não se conseguiu capturar a beleza e a verdade de um grandioso momento, é descobrir que isso nunca será possível....E isso me dói. As fotos desvalorizam os momentos! Tive a ingenuidade de pensar que, se meus olhos tirassem fotos, as fotografias sairiam mais belas, me esquecendo do pigmento, do sentimento e da emoção de cada olhar. Poderia ser que a junção de fotos, com uma belíssima canção, e uma tentativa frustrada de descrever em palavras toda aquela experiência, diminuísse a precariedade delas!
Mesmo assim, ainda não seria eficaz, não conseguiria chegar perto do momento experienciado! É por isso que amo livros! Eles são diferentes das fotos. Descrevem o momento detalhadamente e cuidadosamente. Eles o levam até o momento, e quando se da conta, você já se lambuzou, e saciou toda a sede que tivera. Consegue-se sentir o gosto do vinho na boca, o ritmo da música, o ruído do vento!
Admiro aqueles que o conseguem fazer. Eu não consigo! E isso me mata por dentro. Queria poder cuspir, arrotar, vomitar, aquele momento, aquele dia, a minha experiência... Mas, só os poetas o fazem bem, o resto escreve."
A tristeza cega-me o olhar, tampa meus ouvidos e cala a minha voz. Por isso, me despeço, amigos, não consigo vê-los, nem ouvi-los nem tampouco dizer-lhes algo acalentador...
Já fiz vários rostos tristes sorriem, mal sabiam eles a tristeza que se escondia por trás da minha alegria. Portanto ninguém mais e responsável por sua felicidade, isso cabe a você mesmo. Faça como eu, antes de colocar um sorriso no rosto de alguém, lembrei que o meu e mais importante.
Alegria da Tristeza
As vezes eu fico triste
E me vejo sorrindo de minha própria tristeza
As vezes me sinto triste
As vezes é quase sempre
Sorrir da tristeza as vezes é tudo o que se sente
Cultivar a alegria, custa menos que a tristeza que traz melhores resultados. SORRIA... por mais carregado que esteja o horizonte.
