Traicao Covarde
Gente corajosa admira pessoa valente. Gente covarde tem raiva de pessoa valente porquê inveja sua coragem.
Tento ser forte mas sou fraco...tento ser valente mas sou covarde!
Preciso lutar contra meu pior inimigo,
meus pensamentos!
Ganhar confiança é silenciar o "covarde" que está dentro de você. Aquele que se curva diante de padrões e obstáculos, incapaz de se levantar para dizer sim à vida. Silencie também o "soldado em atenção", aquele que acha mais fácil obedecer às ordens do que ao seu próprio desejo.
O covarde não é exatamente o que corre, na maioria das vezes ele fica no grupo traindo pelas costas para ganhar privilégios e por interesses pessoais, atrapalhando a vida de muitos e o bom andamento da equipe.
Hoje eu sou um amante da solidão. Nunca fui covarde para fugir dela. É a minha fiel companheira até hoje.
COVARDE
Poderia e dizer tanta coisa
Nesse exato momento.
Mas sou covarde.
Covarde poeta
Poeta do tipo que escreve o que sente.
Mas não diz o que vem na mente.
Talvez pela primeira vez eu deva te esquecer....
Esquecer esser sentimento que só existe em mim e não em você.
-MAY
"Saudade que bate, bate,
E arde mais que Merthiolate
Vc sendo um covarde
Fugindo de alguém "importante"
Pra ficar de/com a amante"
COVARDE
Se, assim, bater de novo à minha porta
Ah saudade! deixai quieta a minha dor
Não mais me traga sensação que corta
Que açoita a emoção com aflitivo ardor
Do pouco o tudo na recordação importa
E nada comporta um gesto tão opressor
Pois bem, cada lágrima pesar transporta
Então, dar-me-ás suspiro pra lhe transpor
Mas, aí! no peito bate forte está aflição
Sussurra em voz alta, em árduo alarde
Avidando um aperto no sisudo coração
Tremo... Sôfrego... E doloroso... sufocado,
... me deixo bater a saudade como covarde
E me ponho a sofrer como um apaixonado!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
04 dezembro, 2022, 11’42” – Araguari, MG
Homem frouxo é uó! homem covarde mais ainda! agora, imagina um homem frouxe, covarde e que ainda não baixa a tampa do vaso, aí é uó do uó! mulheres, o mundo de hoje é uma alforria para nós! o que te aprisiona ainda?
O covarde almoça a carne do seu pai e janta a carne de sua própria mãe. Sem remorso ele vive, pois seu coração é uma pedra de gelo e o egoísmo é seu conselheiro.
"MAIS VALE UM COVARDE VIVO DO QUE UM HERÓI MORTO -- Convivemos com noticiário policial e observamos a morte de autoridades policiais e outros usuários de ARMAS; saindo em socorro de outras pessoas e levando a pior. O valente não é o que parte pra briga, mas o que corre"
Não precisa de idade para ter coragem. Enquanto o sistema é covarde, eles tentarão te incapacitar, amedrontar e fazendo com que você perca sua própria liberdade, a um gigante dentro de você trabalhando e auto se lapidando, e no momento adequado a grandeza dos seus conhecimentos brilhará.
Falar ou calar, eis a questão!
Muitas vezes, a gente fica pensando que foi medroso ou covarde porque não respondeu alguma coisa. Houve uma ocasião em que Jesus nada respondeu baseado na sua sabedoria:
“Jesus, porém, guardava silêncio. Nada respondeu. E nem uma palavra lhe respondeu. Ele não abriu a sua boca.” (Mt 26:63; 27:12,13; Is 53:7).
Nem sempre responder é a melhor alternativa. Às vezes, manter-se calado é sinal de sabedoria. Como também, às vezes, falar com coragem e autoridade é sinal de sabedoria. Como saber o correto no momento apropriado: falar ou calar?
Às vezes, não respondemos a algumas pessoas baseados na sabedoria que Deus nos dá, mas nem sempre é assim. Às vezes, podemos não responder por medo, por insegurança ou por qualquer outro motivo que acaba revelando uma fraqueza nossa.
Contudo, nem sempre esse medo ou insegurança tem um caráter negativo, pois muitas vezes o medo funciona como uma forma de precaução contra um mal maior. O medo pode prevenir que algo maior que o próprio medo aconteça. Por exemplo, uma pessoa arrogante pode apresentar seus dotes e qualificações para “se mostrar”, para “aparecer”, cheia de soberba, quando você também tem dotes e qualificações para mostrar, mas prefere ficar calado  por uma questão de insegurança qualquer.
Porém, esse medo acabou protegendo você de se tornar igual àquele arrogante, por querer disputar com ele as suas qualidades e o seus dotes, e nisso abundariam em seu coração sentimentos de presunção, de orgulho, de vaidade que só serviriam para te colocar no mesmo nível de soberba do seu interlocutor.
E, sabendo interpretar o medo, nem sempre ele é maléfico. Em muitas circunstâncias, o medo é benéfico porque previne contra um mal maior. Esse entendimento só é possível mediante a sabedoria dada por Deus. No exemplo de Jesus, no entanto, quando ele se calou diante das autoridades, ele o fez com sabedoria pelo conhecimento dos seus propósitos, e não por medo.
E mostrar as próprias qualificações nem sempre reflete arrogância, mas dependendo das circunstâncias se faz necessário, contanto que não seja pautado na arrogância de querer ser melhor que o outro; apenas mostrar os próprios dotes, sem qualquer intenção indigna, não é nenhum demérito. Afinal, prezamos por ser pessoas qualificadas justamente para sermos dignos diante da sociedade.
Lembremos de Eclesiastes 3:7b que nos ensina: “(Há) tempo de estar calado, e tempo de falar”.
Obrigada, Senhor, por proteger e guardar aqueles que te ouvem.
A guerra é a saída covarde para os problemas.
