Textos sobre Tempo
O melhor remédio que existe é o tempo, com ele uma gripe cura, uma ferida cicatriza, uma dor passa. Mas a pior doença que o tempo não cura é aquela que você sente por ter deixado de fazer alguma coisa, é as lembranças do que um dia foi bom, é uma perda como um ente querido, é um amor não correspondido.
A eternidade me assusta, o passar do tempo também. Sempre me pego a espreita, de vigia nos ponteiros do relógio. É um tic tac de aflição, ele gira, sem parar. Mesmo que eu tire suas energias, ele passa, ele passa, só porque tem que passar, e esta é sua única função. No mesmo passo, ele vai, sem voltar, sem olhar pra trás, incansável, destemido. Pensando bem, eu gostaria de ter um pouco de ponteiro de relógio.
Já faz tempo que não tenho certeza de muita coisa. Já faz tempo que muita coisa se perdeu, não só no meio do caminho, mas aqui dentro também, principalmente. Já não sei dizer o motivo de tudo o que se passa na minha vida. O rumo que ela tomou. Acredito que já faz tempo que não sei onde estou. Talvez esteja perdida em alguma esquina. Talvez tenha esquecido o caminho de casa… Ou o da minha vida. Talvez tenha esquecido de mim. Existem coisas que não dá pra se explicar. Um dia a gente apedreja, outro dia venera. Coisas que antes a gente antes criticava, hoje são essenciais. E a gente vai vivendo assim. Se enchendo, se esvaziando. Trocando de pele. Sendo muda, flor, adubo. E o ciclo nunca acaba. Mas as vezes a gente se enche de vazio e esquece que certos valores que tem que ter espaço reservado, fixo. E a gente acaba sem querer querendo preenchendo esses lugares com o nada. E demora até perceber que alguma coisa não faz parte do que a gente chama de ‘eu’. E nada disso faz sentido… Absolutamente nada.
Pensei que conhecia o meu coração. Há muito tempo o imaginava como um jardim florido e que seria uma jardineira que colheria as flores da minha paixão. Depois imaginei que meu coração seria uma grande catedral e que a dona dele iria tocar a mais majestosa harpa, enchendo de som e alegria a minha existência. Algum tempo depois, pensei que meu coração era uma ilha distante repleta de sonhos e que nela habitava a mulher que me faria esquecer o mundo com sua magia e encantamentos. Tudo era apenas fuga da realidade. Meu coração é um lugar apertadinho e muito silencioso, cheio de mistérios. Mas estava a espera de uma única pessoa. Alguém capaz de transformá-lo em tudo o que ela quisesse. Encontrei você minha professora que dia a dia enche minha vida de sentidos. Descobri finalmente que o meu coração sempre foi uma pequena sala de aula vazia a espera de você.
" Você não nasce sabendo quem vai ser realmente seu amigo, porem ao longo do tempo você vai amando tanto essa pessoa que não tem outra maneira de demonstrar esse amor a não ser amando seu amigo nas horas ruins e nas boas. Ficando ao lado dele os todos os momentos e sem deixar que ninguém acabe com essa amizade."
O mundo está se acabando faz tempo enquanto você nem percebe. O mundo está acabando quando o ser humano deixa de plantar uma árvore pra derrubar outra. O mundo está acabando quando as pessoas deixam de fazer coisas saudáveis, como sair com a família a uma praça. O mundo está acabando quando vemos o presidente dos Estados Unidos, o comandante desse planeta, que é negro, gastar milhões em campanhas políticas, enquanto jovens, mulheres e crianças morrem de fome na África.
Um menino nos foi dado, a paz enfim chegou, Jesus nossa luz e com ele a salvaçao. É natal, é tempo de viver a paz que ele nos trouxe. Deus conosco o emanuel veio no meio de nós. Adoremos o Deus que veio morar no meio de nós glória a Deus no mais alto do céu, e paz no terra os homens por ele amado.
O tempo é infinito (pois nunca para ou volta para o seu início - ao menos é o que sabemos), mas nós humanos somos finitos (pois morremos), logo vivemos um pequeno intervalo fechado de tempo... Mas, se o tempo pode ser contado com números Reais, e sabemos que um intervalo fechado contendo números Reais é infinito (um exemplo é o intervalo [0,1], ele é infinito e não enumerável - isto é, não existe uma bijeção entre os Naturais e ele, logo não podemos "contar" os seus elementos), então vivemos infinitamente mas de forma finita ?
anto tempo do seu lado, que eu não sei mais ir embora. E não quero. Sempre que eu termino um novo amor, é você que me consola. Toda vez que eu preciso de um colo, por qualquer motivo, é pro seu que eu corro. Você recarrega minhas forças, meu amor, minhas esperanças. E quando eu tô completa de novo e aparece um possível romance, a gente se dá uma pausa, pra eu poder me concentrar, tentar uma nova história. Que não flui e eu volto pra você, de olhos fechados, como sempre. E você também tenta suas histórias por aí, mas tudo acaba sempre igual: eu, você e reticências. Não importa quantas vírgulas a gente ponha, imponha, o fim é sempre nós em continuidade. Suas aventuras, as minhas, nada dá certo, mas a gente nunca dá errado. Você sabe o que fazer, como fazer, quando. Você sabe do que eu preciso, melhor que eu mesma. E é por isso que eu me sinto segura. Encosto em você e desabo, porque eu tenho certeza que você sabe como segurar. E sabe mesmo, sabe bem. A gente tem alguma coisa linda, que mesmo sem um nome ou rótulo, me faz um bem sem tamanho. A gente é alguma coisa que nunca foi conversada ou decretada por nós, mas é bem mais que amizade e no fundo você sabe, eu sei. Nossa magia não é segredo. A gente recebe votos de felicidade, o destino conspira a nosso favor e você me irrita só pra me ver brava. O amor grita e a gente finge que não escuta. Eu, por medo de perder a melhor coisa que eu tenho nessa vida. Você, quem sabe? Só sei que você tá certo, sou louca e estranha. Apaixonada e tua.
Quando eu era pequena, eu achava que dormir era uma perda de tempo. Eu tinha muita energia, esbanjava risos, as dores eram só de machucados, e a única coisa que se quebrava com o tempo era meus brinquedos. Então pra que dormir e perder de 8 a 10 horas de diversão? Eu odiava! O dia acabava e eu estava lá, sempre com um gostinho de quero mais. Mas as coisas mudam, 10 anos se passaram e eu tenho um pensamento totalmente oposto daquilo. O mundo em que vivo hoje não me satisfaz, as pessoas me entristecem, está tudo fora de ordem, virou bagunça. Então, quando a noite chega, eu não vejo a hora de deitar a minha cabeça no travesseiro, adormecer e viajar, vou para um mundo inteiramente meu, onde as coisas são como realmente deve ser, onde tudo o que eu acredito é real. Eu me esbanjo de sonhos, o mundo real que é um pesadelo.
"Meu tempo de vida coincide com a maior parte da época de que trata este livro", "por isso até agora me abstive de falar sobre ele". Com linguagem simples, mas envolvente, a história da "era das ilusões perdidas"...assim se pronunciou William Waack, na Revista Veja, sobre a Era dos Extremos, de Eric Hobsbawn.
As pessoas vão querer mesmo é apontar os seus erros... Independente do tempo... O que elas querem mesmo é te botar para baixo! Mas o que importa não são tais julgamentos tão errôneos e descabidos... O que importa é o quanto você melhorou para chegar até aqui! O que importa mesmo... É a sua íntima avaliação sobre si mesmo... Quantas faces você povoou com o riso até hoje?
Quem pudera eu voltar naquele primeiro dia, em que te vi, tão lindo, sorrindo, há muito tempo eu não tinha motivos para sorrir, mas meu Deus aquele sorriso me encantou, e no meu coração eu senti 'achei o meu melhor motivo', meu coração disparava, a cada encontro, nos amamos intensamente, juramos amor eterno, mas você se foi, e todos os dias acordo na intenção de te encontrar ao meu lado.
Houve um tempo em que...eu ficava feliz pelas descobertas das coisas de outrora...hoje não mais...pois sei que tudo é tão somente interesse político...que na maioria das vezes só levam a extermínio ...no mais a destruição...propiciando o enriquecimento ilícito da minoria política...vida longa a eles...pra eles vejam em vida...suas riquezas escorrem pelo ralo.
Tão distantes e tão próximos ao mesmo tempo. Quem vê, não percebe. Quem sabe, não entende. Algumas coisas simplesmente não têm explicação, e nós somos uma delas. Não tem cabimento, nem motivo. É desse jeito e ponto. Cansei de procurar por respostas, resolvi responder por mim. Irônico, mas foi uma escolha. Acho engraçado esse misto de sensações que a gente se provoca mesmo não fazendo mais parte da vida um do outro. Não me incomodo com esse desconforto que te causo com a minha presença, porque isso só me prova o quanto ainda mexo com você. Pode negar, sempre disse que podemos enganar a todos, menos a nós mesmos. Grande verdade. Não me preocupo com a opinião alheia, e nem com o que vão pensar sobre cada palavra ou atitude minha. Fizemos uma escolha. Decidimos viver separados, e por mais que o sentimento ainda exista é inegável que estou bem. Estou muito melhor do que antes. Descobri que gostar não é o suficiente pra duas pessoas ficarem juntas, um relacionamento vai muito além do sentimento. Tem que haver respeito, amizade, consideração. Tem que olhar pro resto pensando por dois, porque cada atitude que tomamos pode machucar. E não dói pouco. Se amar fosse o único caminho, não haveria tanta gente sozinha no mundo. Acho que a nossa diferença, é que eu tenho a consciência de que não vai ser fingindo que a pessoa não existe que ela vai deixar de existir. Não vai ser ignorando o fato dela estar ali que o coração vai esquecer. Adormecer o sentimento não é tão difícil, difícil mesmo é conseguir passar pra ele o que a cabeça nos diz que é o certo a ser feito. Acho que o jeito é aceitá-lo. É aceitar até não sobrar nada, senão as lembranças. Só aceitando o amor e deixando ele se esgotar da mesma maneira que chegou é que a gente se libera pra ser feliz de novo. É quando a gente resolve escutar aquela música, e ela passa a não ter mais o mesmo efeito. É quando o friozinho na barriga deixa de existir depois de se encontrar, mesmo que acidentalmente. É quando a presença da pessoa passa despercebida. É quando ela deixa de se tornar uma, para se tornar apenas mais uma.
As coisas passaram diante dos meus olhos e eu nem notei, um tempo se foi e não mais voltará, mais quem disse que faz falta ? As coisas que passaram me mantiveram firme até aqui, eu só tenho mesmo é que continuar fazendo o que eu sei de melhor, ser quem eu sou, usando a verdade que existe em mim pra não me tornar igual a tudo o que ficou pra trás, o que seria tudo o que ficou pra trás ? Com certeza "mentiras" no minimo, pois a verdade nos acompanha para todo o sempre, a mentira fica pra trás como algo que não é preciso se aproveitar, eu vou usar as minhas verdades, e serei melhor e mais forte que tudo .
Fala, pode falar. Eu não me importo se vai me machucar, diz que o amor acabou e que o tempo desgastou tudo entre nós. Grita na minha cara, para ver se eu tomo jeito e largo mão de você, diz que me odeia e me expulsa da tua vida, diz que deixou de se importar, e que ama outra, pode dizer, eu aguento, por que isso tudo eu já sei, só preciso que você me fale, para que eu caía na real… Diz adeus, fala que é o ultimo dessa vez, e que o verbo “amar” está no passado desta vez.
O tempo passa, os gostos modificam-se, mas os princípios e valores... esses ficam para sempre. Impõe-te, valoriza-te, enfrenta-te a ti mesmo! Preserva e mima quem te faz sorrir; ignora e despreza quem não merece o teu respeito. Levanta a cabeça porque toda a gente merece ser feliz! Parte à conquista dos teus sonhos e atira-te com alma a todos os desafios diários. E, o mais importante de tudo: nunca digas nunca! Não sabemos o dia de amanhã, por isso, mantém-te atento e alerta que o melhor ainda está para vir!
O tempo passa e constatamos que existem pessoas que, embora não estejam fisicamente presentes, já fizeram e continuam a fazer parte da nossa história e do nosso quotidiano. Estas, são tão valiosas que a sua ausência até dói. Restam, como consolo as boas memórias, de tempos antigos, do contexto familiar, que recordo com muita, muita saudade...
Por que os casamentos de antigamente duravam muito tempo e agora duram pouco? Acho que a resposta está na palavra casamento. Casamento é um processo longo, onde as parte procuram se encaixar, fazendo concessões mútuas. A vida pós casamento é necessariamente diferente da vida de solteiro. Nos dias atuais aquele processo longo de ajuste não existe mais. Os parceiros já se conhecem antes de casar. O casamento na verdade ocorre antes do rito religioso ou oficial, de forma que os parceiros já não esperam novidades e não há uma lei impedindo que o casamento se dissolva, como há algumas décadas. Então, no processo atual, tem tudo para não dar certo ou durar pouco.
- Relacionados
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- Poemas sobre a família mostrando que ela é o nosso alicerce
- Sentido da Vida
- Textos de reflexão sobre o sentido da vida
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases sobre Efemeridade do Tempo
