Textos sobre palavras

Cerca de 8917 textos palavras Textos sobre

⁠Conquistar alguém pelo que se tem não é digno. Usar o bem material como moeda de barganha para com o caráter do próximo, não é honroso. No entanto, palavras sinceras, com sentimentos dignos e boa educação, conquistam o respeito do mais víl dos corações. Abrem portas e concedem acesso. Seja uma, duas, três ou quantas vezes for necessário. Não sou forte por força muscular, tão pouco pelo porte de armas. Minha força não está no aspecto físico das coisas. Meu poder está no intangível, na força que age de dentro para fora. No âmago do ser humano, sendo capaz de esmiuçar mentes ou de potencializar sentimentos. O grande poder das palavras, obtidas e proferidas com a ciência chamada "educação".
Oliveira, Thiago Silva (1986 a)

Inserida por TH_Historiador

⁠Ser ou não ser palavra
Muitas vezes as palavras prendem-se num labirinto em nossa mente. Esta luta para libertá-las e nada! Ficam navegando no mar da consciência, com receio de enfrentar o mundo lá fora onde ruídos poderão abafá-las. O que fazer então? Nada, deixar que durmam, descansem e amadureçam. Quem sabe, na próxima primavera elas serão flores representadas por versos perfumados, metáforas coloridas, quem sabe um espoucar de estrelas na amplidão ou apenas gotas de orvalho, bem suaves arrefecendo, da noite, o calor.
Palavras tão des-alinhadas podem se tornar versos, ou não ?

Inserida por neusa_marilda_mucci

Ritual de purificação feminina

Certo dia cansada estava, chamei minha amiga que tanto sofria para beber. Peguei o papel e o isqueiro que a muito já anda na bolsa. De copo cheio então brindei:

O álcool a gente bebe
Papel a gente escreve
e depois queima

Se o ritual funcionou eu não sei, mas fiquei muito mais leve com a vodka. Minha amiga ria e eu tinha menos um caminhão de palavras entaladas na garganta. Que noite feliz meus amigos, que noite feliz.

Inserida por JanainaCota

Estranha pretensão


⁠Quem me dera saber cultivar um verso,
Plantar a palavra e vê-la nascer...
Quem me dera ganhar dela seu significado
Entendendo-a num contexto totalmente particular...
Quem me dera ter o dom da espera!

Rabisco o que é próprio do efêmero
Traço o que a alma sente e eterniza em um segundo
É como se pudesse prender, por um instante, o momento que passa.
Assim presa, posso observar, com outros olhos, uma realidade antes já vista;
Eram outros os olhos, ainda que meus.

Não é estranha essa pretensão de prender o tempo, o espaço, o contexto?
Enquanto cá estou a mudar os meus pontos para ter melhor vista,
Já está ele lá ao longe, sem se preocupar com a minha crença em tê-lo aqui grafado.
Nem de mim se apercebeu!
Aqui já esteve, cumpriu o seu fim e se foi.
Cá fiquei, eu sim, preso em minhas reflexões!
Quem sabe se um dos seus objetivos não era mesmo em pensamentos me aprisionar!

Intrigante esse estar preso em meio a meditações
São elas que me libertam
É mesmo embalado em ensaios e devaneios
Que vou me tornando livre
Que vou me desvencilhando de prisões até então desconhecidas.

Ah... Quem me dera saber cultivar um verso!
Quem me dera ter o dom da espera!

Inserida por sumapedrosa

⁠Felicidade é só uma escolha

Aquilo que dizemos e o modo como dizemos, cada palavra e cada gesto ou comunica, ou desintegra. E é bem necessário pararmos para analisar como estamos ecoando no cosmos. Se nossas palavras e gestos são de generosidade, misericórdia, alegria e ânimo, isso ressoará e se expandirá como aquelas ondas circulares que vemos quando jogamos uma pedra na água. Estaremos nos comunicando, e podemos aqui definir a comunicação como amor. O amor é pura comunicação!

Mas se nossas palavras e gestos forem negativos, pesados, cheios de rancor, a onda também acontece e infelizmente também se expande. Porém, isso não pode ser chamado de comunicação, pois é o seu avesso. Gera divisão, destruição, choro e sofrimento que se repete e se prolonga em cada nova onda. É a "palavração" e gesticulação do mau. Também reverbera pelos ares e causa um dano pavoroso. Mas jamais pode ser chamado de comunicação; é o que há de mais distante dela; é a sua negação.

Ser feliz é o anseio mais profundo de todo homem e de toda mulher em qualquer idade de sua existência. Só que essa felicidade não é uma realidade a ser procurada, encontrada; é uma realidade que se constrói. Cada pessoa irá contribuir a favor dessa construção ou contra. É sempre uma escolha e escolha feita todos os dias, frente a cada um que encontramos em casa, no trabalho, nas ruas, e em todo e qualquer lugar em que estejamos.

Todos queremos um lar aconchegante, um ambiente de trabalho harmonioso, amizades duradouras, amores para a vida inteira, e histórias reais com o viveram felizes para sempre; mas é mesmo necessário cada um fazer a sua parte no enredo. A felicidade é uma construção que tem por argamassa as palavras e por tijolos e vigas, os gestos. E nesses tijolos e vigas, todas as expressões corporais e faciais; e todos os olhares. E nessa argamassa, toda entonação, pausas e intensidades que acompanham as palavras.

Podemos escolher nossos gestos. Podemos escolher nossas palavras. Podemos nos aplicar ao que fazemos com amor e dedicação. Podemos olhar para as pessoas com empatia. Podemos ser melhores do que temos sido. Podemos fazer as coisas de uma forma melhor do que temos feito. É só fazer uma revisão sincera de nós mesmos para constatar que isso é verdade sim. E se assim é, também é verdade que se podemos, isso é uma escolha.

Está em nosso poder ecoar o bem e a felicidade. É claro que esse é o desejo! Todavia, para que os desejos se tornem realidade são necessárias atitudes, boa vontade. Vontade: aquela disposição de espírito para o agir; aquela energia que nos firma nas decisões, aquele empenho em se conquistar aquilo em que acreditamos... Está em nosso poder. A escolha é nossa! O material de trabalho para essa construção, para esse empreendimento, já o temos. O convite agora é: Mãos à obra!

Inserida por sumapedrosa

no linear do horizonte
sinto a musica imaginaria,
gostas de chuva parecem
enlouquecer mesmo assim
quero ouvir...
quando tempo pareça úmido,
ninguém deseje te ouvir...
a gravidade não parece existir
no instante que percebe.
que tudo é uma repetição
da variação do que causou tanto
e mesmo assim tentou olhar
com a mesma afeição singular,
repassando a mensagem,
lhe parece estar bem...
nesse ato tudo parece fácil,
tudo que quer passa de sonho,
enquanto momentos são ilusões,
seus desejos baratos
parecem no denotação da terapia,
o que foi que aconteceu realmente?
que importa mesmo...




T

Inserida por celsonadilo

Quod non est verum.

Após um tempo se aprende a distinguir quem ergue a mão na necessidade, quem ouve de forma serena suas queixas e desacertos e ao findar disto, lhe abraça, lhe aconselha, e devolve a sua paz.

Após um tempo se aprende quem realmente estará ao seu lado nas mazelas do hospital, nas noites de pesadelos, nas inconveniências da vida, e nos tropeços da dor, aprenderá também que quem quer seu bem, lhe elogia e incentiva em sua pior fase, e ainda lhe mostra e faz acreditar no melhor que há em ti, quando nem mesmo você acredita.

Após um tempo você começa a entender, que algumas vezes a verdade não vem de quem disse “estamos juntos nessa” , más quem realmente estava lá quando você tinha a real necessidade.

Com o tempo se aprende que valor é algo raro, não é pra quem te vê com a roupa mais bonita da balada e seu perfume importado, montada para um momento, pois sorrisos fáceis chegam e vão, agora o valor é dado por quem acorda do seu lado, lhe beija com aquele rosto cansado de quem deu duro a semana toda na batalha por construir algo e finalmente elogia a beleza de sua alma... fora isto o resto é preço.

E sim por mais que se iluda todo preço é dado no sábado de madrugada porém sem um tenro bom dia na segunda pela manhã, e a responsabilidade sobre ter de paga-lo ou não compete somente a você.

Finalmente com o tempo você terá maturidade e irá aprender que só permanece em nossas vidas quem a gente cativa tratando como prioridade.
Pois quando chegarem em uma situação onde não há mais reciprocidade e respeito as pessoas simplesmente se vão, sem mais intenção de voltar.
(∴) @gutogiacoobe

Inserida por guto_giacoobe

entre momentos
entre a morte
sentidos diferentes
ausentes
por assim então.
jogado por horas afio
e um destino.
te amar por amar
sem esperar
que volte ou apareça
de uma forma ou outra
desejei ate as profundezas,
entendo o abismo que conduz,
vagamente pairo num vórtice,
puro de complexidade,
vejo que abandonou a vida,
pois nunca amou como te amei,
realmente tentei, sabe,
não foi o suficiente,
sempre um mundo destorcido...

Inserida por celsonadilo

A verdade dói, machuca, maltrata, e sempre desmonta, mas a verdade não nos destrói. A verdade é a bússola que orienta. É aquilo que faz com que nossos pés saibam onde estão pisando. É aquilo que mostra para o nosso coração onde é que ele está. A verdade, por mais massacrante que seja, é o escudo que nos protege da dúvida que guardávamos. Saiba disso; a verdade não mata, a verdade nos reconstrói.
Ricardo F.

Inserida por ricardo_ferraz_1

Correspondência
Foi quando abriu a carta que eu te mandei
Foi quando esperou ansiosamente a minha resposta
Foi alegria instantânea ao lembrar de tudo por uma simples foto
Foi dizer eu te amo mesmo estando do outro lado
Foi quando me transmitiu segurança falando só algumas palavras
Foi quando me compreendeu mais do que eu
Foi quando fez parte da minha vida
Foi quando significou olhar mais a minha alma do que o meu próprio corpo
Foi quando valeu apena
Obrigada por me corresponder
Obrigada

Inserida por monalisa_rodrigues_1

sou a tal luz que assim que balbucia....
com afeto contribuem com a vida,
atenua como a nudez,
implícita em tantas formas singulares,
tem se a tal ilusões displicente,
do algoz eterno,
vivido nas sombras,
desiludido numa de sonhos,
até febre sonsa deixa soluções,
nas profundezas do espaço profundo,
o esquecimento seja o amor,
em tantas lembras deixa solidão...

Inserida por celsonadilo

rascunhado
a função da noite
bordejada
na casa luz vermelha...
canção cigana
inflama a cordial
momentânea,
voz que delicia alma,
bebida barata
cigarro amassado,
cronica de bebedeira,
sonsa vestimenta,
nudez que se da a toda hora,
transcende as luzes
as nuvens de fumaças
que intoxica num desejo atroz.
o espelho reflete o sentimentos
que afogam os momentos passados
diante da verdade até ilusão.
entre julgo aparente
o regaço do tremor do prazer,
pairando a ousadia de balbuciar,
eternos vultos que se calam na madrugada...

Inserida por celsonadilo

ESCREVER

Faz tempo que não escrevo
Falta tempo, assunto, vontade?
Falta empenho, desejo, saudade?
Nada direi
Se escrevo algo que para mim é quase tudo
Ou se escrevo tudo que para mim é quase nada
Vejo que falta me faz
Esse momento solitário entre as palavras e eu
E mais ninguém
Um belo dia, quando a inspiração for meu guia, escreverei
Quando houver motivo, mesmo sem nenhum aviso, eu ousarei
E neste dia, sem receio ou nostalgia
Seja prosa ou poesia
Eu por fim renascerei

Inserida por ANACECILIAPORTO

⁠O DOM DA ESCRITA

Escrever alivia a alma, enriquece o conhecimento e da voz aquele que não há tem.
Dar a vida a um texto é se expressar de uma forma especial, é uma via de mão dupla entre o escritor e o leitor, onde aquele que escreve se teletransporta através de suas palavras, mas também faz com que aquele que está lendo se sinta no mesmo cenário, dentro de um mundo cheio de palavras ricas e com sentimento.
Não importa o gênero escrito, se é uma história, reflexão ou até mesmo um poema, tudo que se escreve sempre terá um endereço certo e a devida importância a alguém.
Os sentimentos, incertezas, dores, alegrias, tudo é transformado em palavras.
Cada palavra tem seu significado, sua forma de enxergar o mundo, de confortar, alegrar e pode até indagar.
Através da escrita podemos compreender o que há de mais profundo e o que talvez não vemos com os olhos e muito menos percebemos sentir, pelas palavras torna-se compreensível e puro.

Inserida por CarolinaLSantos

⁠Linhas

Não gosto de versos complexos
Palavras matam ou curam
Matou-se não há retratação
Curou-se então a dose foi certa
Não sou o melhor orador em momentos de dor sempre me atrapalho.
Então o abraço sincero dado ou recebido é minha saída e cura.
Tais cotidianos vêm com a idade.
Que sejam a plenitude do bom conselho onde a bronca de amigo vira afago.
Que sempre haja bons ouvidos para desabafo que ao invés de matar cure ambos os lados.
Como um Deus te abençoe todos os dias, abençoa quem fala e recebe.
Assim semeando com boa palavra que trás felicidade.
Tomara que mate a angústia, decepção e ansiedade.

Inserida por marciobragarjrj

⁠Se em algum momento eu pudesse voltar no tempo, eu escolheria não ter dito algumas coisas, e teria me poupado de outras.
As palavras costumam ser pior que arma de fogo quando se trata de "matar" alguém da sua vida, e às vezes a gente aniquila uma relação sem nem se dar conta disso, e confesso que queria que as coisas fossem diferentes, mas afinal quem nesse mundo não quer ?

Inserida por Jvih

O CÁRCERE

O frio da minha alma
Espalhada como gotas d'água
Na escuridão da incerteza
Que até tem sua beleza
No amor libertado
Pelas próprias palavras
Que reinam nas páginas
De um livro em branco.

A razão da irracionalidade
Presente no erro acertado
Que justifica o injustificável
Encontra um motivo
no caminho incompreendido
Dos conflitos desse cárcere
Que envolvem o meu espírito.

Escrevo,
para não silenciar o meu grito.

(Por: Ket Antonio e Marjorie Rocco)

Inserida por ketantonio

sentimentos no âmbito da emoção,
patilha alma consumida pelo pecado,
no desfrute da beleza o fruto da luxuria,
encantamentos em sussurros ao meio da noite,
esperança linda e formosa traços que destino se encobre,
mas, vida derradeira se torna faminta pelo amor,
alimento, num poço sem fim clama o amor...
lhe digo paixão mera ilusão, sendo o dia a noite por mais amor,
desculpas, de homicídio involutório, o ciumes é culpado...
tantos queres apenas um desejo amar para sempre,
sentimento de posse e perca para sempre,
o desfecho trágico se dá pela felicidade.
clamar por palavras semântica se dá clara no luar...
tantas palavras e num amor verdadeiro...
apenas mais um dono sem emoções...
nas virtues esquecidas um dia amou de verdade será...?
os poréns idealizados condizentes são apenas frutos do pecado...
seja o vento calado o mar aberto sua face será o amor verdadeiro...
passado tudo se esquece se apaga de formas inodoras tens se a vitória da derradeira jornada do amor...
senil o esquecimento belos olhares...
dá se por vencida tão bela como despedida de amantes floresce o desejo de novo.

Inserida por celsonadilo

amar o teor do coração,
viver por viver além do querer,
sois quaisquer no querer do amar,
abate se nos maiores dos sentimentos,
a dor que transfere tudo já sentiu
no momento uniforme se clama por amor
nesse que é o máximo desta vida meu querer...
sob o destino traiçoeiro se abate o doce amor,
vida que se dá melhor do sentimento...
palavras ao vento, resultado do sofrimento,
amor que desaba da imensidão...
tanto querer apenas mais um dia na solidão,

Inserida por celsonadilo

As pessoas não minam o teu conhecimento, capacidade e o teu jeito de ver o mundo, elas minam as tuas emoções.
O preconceito, o descarte e as falsas promessas vão te destruindo aos poucos e deixando feridas na tua alma.
Em um belo amanhecer, pode-se desejar o anoitecer sem um belo entardecer
e um pôr de sol esplêndido.

Inserida por regismeireles