Textos sobre palavras
O que espero do fim.
Eu gostaria que as palavras escritas aqui, pudessem fazer todos entender o que estou sentindo, eu gostaria de poder alterar a química do meu cérebro, eu gostaria de poder passar um dia sem chorar, sem me martirizar, sem sentir essa angústia tão sufocante.
Infelizmente eu não consegui encontrar um motivo para viver e nem ter um sonho azul, azul da cor do mar como o Tim fala, eu continuo sofrendo, eu não consegui!
Eu entendi que fiar presa a esse mundo não faz mais sentido, pois é como se eu vivesse todos os dias em uma guerra, onde eu me vejo obrigada a levantar da cama e cumprir minhas obrigações como ser humano que precisa “vencer na vida”, mas o que é vencer na vida?
Eu busquei incansavelmente dentro das minhas limitações o tal sucesso, o reconhecimento, eu procurei de todas as formas ser o orgulho, mas isso não aconteceu e quando eu fazia isso eu tinha um motivo para viver pois eu tinha um objetivo...
Mas para que? Para quem? Com que objetivo?
Vencer na vida hoje pra mim seria ser minimamente feliz e não sofrer tanto, todos os dias, eu estou cansada meu psicológico acabou comigo.
Quem sou eu? O que eu gosto? Quem gosta de mim? Quais são os lugares que eu gosto?
Nada mais importa, nada mais faz sentido, como dizia Raul “eu devia estar contente porque tenho um emprego”, mas isso não é o que me faz feliz, eu sou grata, mas não sou feliz, tudo sempre é e sempre foi difícil, cheguei em um ponto que não aguento mais lutar.
Muita gente não vai entender o que quero dizer, mas se soubessem o quanto é desgastante tentar e tentar todos os dias.
Espero que depois daqui não exista mais nada, pois eu só quero descansar!
O poeta é um ser que vive entre mundos
Um sonhador que busca a verdade nas palavras
Um artista que pinta com tinta invisível
Um músico que toca com notas silenciosas
O poeta é um guerreiro que luta com a caneta
Um explorador que viaja através do tempo
Um filósofo que questiona o mundo
Um amante que busca a beleza na vida
O poeta é um mago que conjura a imaginação
Um alquimista que transforma a dor em poesia
Um profeta que vê além do horizonte
Um visionário que sonha com um mundo melhor
O poeta é um amigo que caminha ao seu lado
Um companheiro que compartilha suas alegrias e tristezas
Um confidente que guarda seus segredos
Um conselheiro que orienta seus passos
O poeta é um ser que vive entre mundos
Um sonhador que busca a verdade nas palavras
Um artista que pinta com tinta invisível
Um músico que toca com notas silenciosas.
Desilusões
Eu...
Eu acreditava que era verdade,
que suas palavras fossem palavras chaves
e
que crer nas palavras pudesse se tornar
verdades...
Eu acreditei,
desejei ,
sonhei
e me apoderei.
Todavia, toda verdade tem uma mentira,
toda magoa tem sua via
e toda esperança tem sua anistia.
Sentimentos frustrados,
emoções fragilizados
e
coração desapontado...
Dane-se o que vem por ai.
Dane-se o que eu vou sentir.
Dane-se a forma que eu vou agir.
Dane-se as palavras que irei lhe dirigir.
Dane-se o que você via de mim.
as ilusões acabaram e apenas sobraram as desilusões.
Por isso, esqueça que eu estava feliz com o pensamento
de que eu era especial,
que era reciproco,
que era real....
Foi por minha causa que me iludi, e por sua que me desiludi.
Por isso, viva sem mim.
Fardo.
Quantas palavras escrevi, mas não disse?
Quantas vezes senti, mas não transmiti?
Quantas vezes tive de aguentar fardo de outras pessoas, mas não consegui?
Quantas vezes eu disse as tão belas palavras que eu queria ouvir?
Eu me sinto vazio.
Por que eu me sinto quebrado?
Eu fiz de tudo para você, eu me quebrei em pedaços para te ver feliz.
Eu queria me sentir bem ao seu lado, ao seu lado e o de mais ninguém.
Quantas vezes eu te disse as palavras que queria ouvir?
Quantas vezes eu te elogiei com elogios que queria ouvir?
Foram incontáveis, incontáveis vezes.
Sei que o errado fui eu, esperei um milagre em meio ao pecado.
Esperei uma ação do Divino, em meio a humanidade falha.
Busco me agarrar em cada memória de você; sei que falta pouco para te perder.
Eu tentei, eu juro que tentei. Cada lágrima derrubada prova isso. Lágrimas amargas, como o seu olhar.
Quantas desculpas eu disse, sendo que eu que queria ouvi-las?
Quantas vezes em meio ao silêncio, tudo que eu queria eram palavras confortantes?
Eu não te julgo por isso, eu nunca serei capaz de te julgar.
Esse é um dos primeiros poemas pelo qual vou escrever, quando eu te perder.
Esquecerei o opaco do seu olhar, o castanho da sua íris.
Esquecerei sua doce voz, pela qual você tanto odiava.
Esquecerei seus perfeitos cabelos, dos quais eu só queria passar dias acariciando.
Esquecerei das suas pequenas demonstrações de amor, pelas quais me encantavam.
No final, nada vai sobrar, nem mesmo memórias.
Me perdoe por não ter suprido suas expectativas, eu sei que não fui capaz de ser aquele pelo qual você amou.
Quem eu sou?
O que devo fazer?
Quem devo ser?
Quais palavras devo
escolher?
É complicado,
a mente não ajuda,
Me sinto maluca,
Tudo se acumula.
O medo me amarra,
A emoção embala.
Quero fugir, mas para
onde ir?
Respostas? Nada.
Me sinto em uma vala,
sem ar, prestes a sufocar.
Talvez melhor saída não há.
Emoções à tona
Tecelão literário...
Entrelaça palavras.
Diz tudo sem dizer nada.
Usa meias-palavras pra tudo dizer.
Esconde-se atrás das brumas.
Revela o irrevelável.
Mostra a crueldade do mundo com palavras amáveis.
Palavras amenas não canta o amor apenas.
Elabora sem medos do submundo os segredos...
Compõe os fios da vida.
Tece esperança.
Emociona.
Vive de trazer emoções à tona.
Te foste
Ah! As cicatrizes...
Os meus olhos de silêncio.
Sempre que me cortavas...
Palavras duras.
Palavras silenciadas.
Lembro-me do quanto odiava os dias assim.
Mas não conseguia me desvencilhar.
Estava amarrada.
Presa.
Colada.
Sangrava a pele.
E um algodão-doce me adoçava.
Hoje já não sinto tua falta.
Nem do algodão-doce.
Te foste, graças a Deus, de mim te foste.
Em um ano marcado por palavras dolorosas, aprendi que tudo passa. Inícios confusos e inovadores trouxeram sentimentos novos a cada dia, fortalecendo minha maturidade. Descobri que meu silêncio é reconfortante e meu abraço tem aconchego.
Explorar o piano e vivenciar o carnaval com desconhecidos revelou a magia dos sentimentos, acolhimento e solidão que acalmam. Ao retornar à minha terra, senti falta dos abraços e sorrisos, compreendendo que o tempo dedicado a mim mesma foi necessário.
Ao me aventurar em novas experiências e investir integralmente em mim, redescobri o amor próprio. No processo, errei, chorei, magoei e fui magoada, mas entendi a importância de cultivar e regar as flores diariamente, mesmo quando parecem sem vida. Lembrar de se esticar sob o sol com a bergamota e contemplar o céu com a ilusão óptica mais bela, é como criar um poema da vida.
A Dança das Palavras
Numa tarde amena, entre sombras e raios dourados de um sol prestes a se despedir, permita-me conduzi-lo por um passeio pelas vielas da linguagem. Não é uma viagem apenas de palavras, mas sim uma dança, uma coreografia intricada que molda nossas mentes e corações.
Comecemos pelos alicerces, pelos tijolos invisíveis que erguem o edifício da nossa compreensão do mundo. As palavras, como artesãs habilidosas, entrelaçam-se umas nas outras, formando uma tapeçaria que nos envolve desde o momento em que pronunciamos nosso primeiro "mamãe" ou "papai". Essas sílabas iniciais são como pedras lançadas em um lago calmo, criando ondulações que ecoam ao longo de toda a nossa existência.
À medida que crescemos, as palavras nos acolhem em seus braços, tornando-se uma extensão de quem somos. A linguagem não é apenas uma ferramenta de comunicação; é um espelho que reflete nossa essência. Como dançarinos em um palco, expressamos nossas emoções, pensamentos e anseios através de um balé de verbos e substantivos, cada frase uma pirueta que revela nossa narrativa única.
Contudo, a dança da linguagem é complexa, pois cada cultura contribui com seus próprios passos e ritmos. Somos moldados por idiomas que carregam consigo a bagagem de séculos de tradições, mitos e filosofias. O português, por exemplo, tece sua teia de sonhos de forma diferente do inglês ou do espanhol. Cada língua é uma pintura única, uma paleta de cores que pinta o mundo de maneiras distintas.
Mas cuidado, pois as palavras também têm o poder de aprisionar. Elas podem criar grades invisíveis que nos mantêm dentro de limites estreitos, definindo quem somos e quem podemos ser. As etiquetas que nos são atribuídas, os adjetivos que nos acompanham, tornam-se muralhas que nos separam do vasto horizonte de possibilidades que a vida oferece.
E assim, nessa dança constante entre a liberdade e a prisão, construímos nossas identidades. Somos marionetes e coreógrafos ao mesmo tempo, manipulando as palavras para contar a história que queremos que o mundo ouça. E, no entanto, não podemos esquecer que somos mais do que as letras que formam nossos nomes ou os adjetivos que nos seguem.
Então, à medida que o sol se despede e as sombras se alongam, permita-se mergulhar na poesia da linguagem. Celebre as palavras que dançam em seu coração, reconheça o poder que elas têm de criar e transformar. Pois, ao final dessa jornada lírica, é a dança das palavras que nos faz humanos, conectando-nos uns aos outros, entrelaçando nossas histórias num tecido único e eternamente fascinante.
O remédio pode estar nas palavras
Escrever acalma
A raiva se dispersa em versos enrolados
Em uma prosa sem legenda
Tradução nada literal de conflitos íntimos
O sentimento ainda está lá, contido
Guardado, trancado
Ele existe, se omite
Volta sem avisar
O remédio está nas palavras
Escrevi, estou calmo.
Joxe Mari se deixou guiar. Recebeu ternura, carícias, palavras amorosas sussurradas no ouvido, e gostou. Esse foi o problema. De noite, sem conseguir dormir, entendeu de repente, e foi como se o teto da cela tivesse caído em cima dele, que estava perdendo o melhor da sua vida. Não é que não tivesse pensado nisso antes. É que então teve pela primeira vez a sensação física de que havia jogado fora sua juventude. (...)
Tempos depois, Aintzane parou de escrever. Bem, deve ter encontrado outro. São coisas que acontecem. Só que na cadeia elas doem mais.
ROMA -
No desejo das palavras por dizer
que o silêncio guardou na voz de cada fonte,
Terra d'heróis que não nos cabem conceber,
trago de repente Roma no horizonte!
Tudo me grita outro tempo ao passar
por entre mudas estátuas que se erguem
a cada canto desta Roma singular
que meus olhos rasos d' água já não temem.
E vejo-me passar por entre a neblina
revejo-me nos olhos, nas vozes desta gente,
cruzo-me comigo nas ruas, a cada esquina
como se voltasse a um Passado 'inda Presente.
Como se meu túmulo fosse um túmulo de pedra
às portas de tantas Glórias aqui adormecidas;
passa a vida mas o sonho nunca medra
e voltamos ao ponto das despedidas.
Estou em Casa mas tenho saudade...
A distância faz-me perto por meu mal!
De regresso ... volto à minha cidade
mas sinto saudades de Roma em Portugal.
(Escrito na Igreja de Santa Maria in Trastevere
junto ao Palácio de S. Calixto em Roma)
Para ser sincero, não sou muito bom com palavras
Mas alguns momentos como este me fazem tentar dizer
Eu não sei o que é isso
Se é bom ou ruim,
Me alegra ou me deixa triste
É um fato que as memórias são de alegria e as tristezas são fruto da minha cabeça
Mas por que elas veem?!
Aprecio o foco, mas nem sempre eu o utilizo.
Meu Deus é muita coisa e a escolha é óbvia é o momento e há pouco tempo.
Relato amplo, pois nem eu sei o que queria dizer, talvez depois relendo eu entenda melhor.
Para meu futuro Esposo..
Oi amor, tô com tanta saudade de você. As palavras aliviam a ansiedade que eu sinto de te encontrar, enfim. São dias difíceis, parece que a espera não terá fim.. prefiro ficar deitada, calada, de olhos fechados imaginando você .
Não demore à me encontrar, não adie essa conexão. Preciso te ver.
Agora, neste instante meu coração pulsa cheio de adrenalina, os olhos se enchem de lágrimas de.. saudade amorosa .
Eu sinto que você está me esperando, e, que neste exato momento está pensando em mim.
Espero que você esteja muito bem, e, que esteja se cuidando. Sobre o amor; te darei quando nossos olhos se cruzarem.
Recife, 22 de JULHO de 2024
Haverá momentos em sua jornada em que ouvirá palavras cuja melhor reação será o silêncio. Isso significará um grau de maturidade. Existem coisas que não vale a pena entrar no mérito, pois o sujeito estará com a arma carregada de frustrações e disposição total para poluir sua paz.
J.R.
Na penumbra das palavras, onde o silêncio se entrelaça com o mistério, encontramos a verdadeira essência da personha. Ela dança entre as sílabas, escondendo-se nas entrelinhas, esperando ser decifrada por olhos atentos e corações vigilantes. A personha não é apenas o que dizemos, mas também o que calamos.
Os interesses pessoais, como fios invisíveis, tecem sua trama. Eles nos impulsionam a falar ou a calar, a revelar ou a esconder. A maldade, como um veneno sutil, se infiltra nas entrepalavras, corroendo a confiança e minando a sinceridade. A manipulação, como um jogo de sombras, distorce a realidade, fazendo-nos dançar conforme suas regras invisíveis. E a covardia, como uma máscara frágil, esconde-se por trás das palavras, evitando o confronto direto.
Mas nós, os sábios, escolhemos o silêncio como nossa armadura. Não por fraqueza, mas por discernimento. Sabemos que nem toda palavra merece resposta, nem todo segredo deve ser revelado. No silêncio, encontramos poder e proteção. Nele, guardamos nossa verdadeira identidade, nossos valores e nossa integridade.
Assim, quando a boca sussurra, quando a personha se desvela, permanecemos firmes. Observamos, avaliamos e decidimos. E, se necessário, respondemos com a eloquência do silêncio, deixando que nossas ações falem por nós.
Soneto das Lágrimas e Feridas
Quando busquei afeto, em dia tão cruel,
Recebi palavras duras, frias, sem alento,
Críticas cortantes, frias como o vento,
Ferindo a alma, amargando o papel.
Coração magoado, lágrimas quentes, mãos frias,
Boa noite num visor, gelado e distante,
Em prantos queimei velas, num clamor constante,
Soluçando à lua, em noites vazias.
Calei-me para dar-te voz, cedi aos teus caprichos,
Quis fazer parte, mas só encontrei distância,
Fechei os olhos aos teus deslizes, em relutância.
Perdi-me, murchei-me, dividi-me em fragmentos,
Deixei de lado meus desejos, apaguei-me no escuro,
Enquanto eu era um vulcão, eras apenas um fósforo
A distorção das palavras é capaz de fazer uma grande destruição moral em indivíduos, além de também sujar a imagem das pessoas de bom caráter e índole, portanto, seja seletivo e muito sábio quando falar alguma coisa, e triplique a sua sabedoria e inteligência, quando for falar com alguém. Em muitos casos, o silêncio é de grande valia.
(DVS)
Inspirada pela arte das palavras,
Sábia em letras e saberes,
Amante da literatura em todas as suas formas,
Bela mente que entrelaça disciplinas,
Educa com paixão e inovação,
Leciona com tecnologia e tradição,
Lúdica, encontra nos jogos um mundo de aprendizado,
Amorosa com cada página virada.
Sensível à poesia da vida,
Ouve as histórias com o coração,
Zelosa guardiã do conhecimento,
Ziguezagueia entre clássicos e modernos,
Ama a magia que reside na educação multidisciplinar.
Ispirata da mondi letterari,
Sognatrice tra le pagine di ogni storia,
Amante della narrativa e dei giochi,
Bellezza e intelligenza si fondono nella sua arte,
Educando con passione e tecnologia,
Luminosa guida per i suoi studenti,
La sua classe è un palcoscenico di idee,
Abitatrice di mondi fantastici e reali.
Saggezza e conoscenza in ogni lezione,
Ogni studente è un'avventura,
Zelante nel suo amore per l'insegnamento,
Zampillante fonte di ispirazione,
Affascinante viaggiatrice tra le discipline.
Cá estou eu, ascendo o
quarto cigarro consecutivo
e anseio pelas palavras
certas escrever, como se
isso fosse me fazer esquecer.
Não penso mais tanto naquilo
quanto antigamente, mas,
ainda é como aquele livro
na minha cabeceira que nunca
termino de ler, parece me olhar
com um tom de julgamento e
eu escolho ignorar e
deixar para outra hora.
Nesse momento a fumaça
preenche meu pulmão, bato
o cigarro no cinzeiro e lembro
de quando era teu meu coração.
Cadê o isqueiro? Não quero
me entorpecer de uma mera ilusão.
- Relacionados
- Frases românticas com palavras bonitas de amor
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Mensagens de luto para amiga com palavras de conforto
- Frases para discurso de formatura que inspiram as palavras certas
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Frases de amor curtas: poucas palavras que revelam grandes sentimentos
- Frases de perda de um ente querido para encontrar conforto em palavras
