Textos sobre Orgulho
Falta capacidade para que consigamos enxergar.
A vida é feita de princípios que nos guiam e indica o que fazer em muitas situações desta mesma vida. Nos regem e norteiam o que somos e para quem somos. A interatividade se faz presente em toda nossa existência, querendo ou não, estamos ligados e sempre estaremos sofrendo as causas e consequências boas ou más de toda esta atividade em comum.
Muitos se julgam superiores e autossuficiente em sua existência, seu orgulho se sobressai a sua humildade em reconhecer que precisa do outro, necessita do outro para existir, nega e tem repulsa pelo que julga inferior, ou não merecedor de sua atenção. Seja o que for, ego, orgulho, arrogância, prepotência, mais cedo ou mais tarde descobrirá que sua existência passa pela interligação da existência de seu próximo.
Mesmo dentro desta pequenez perante ao universo, Deus em sua misericórdia e amor, concedeu ao imperfeito a capacidade de entender pelo menos uma fração do que realmente significa nossa existência, e mesmo assim, muitos ainda somente tem olhos para as coisas insignificantes deste mundo. Temos a centelha de Deus e preferimos a incompreensível razão deste mundo materialista e imperfeito.
Falta capacidade para que consigamos enxergar que somente somos uma peça (muito pequena) numa engrenagem que sequer sabemos o tamanho e sua finalidade. Muitos se julgam os donos do mundo, senhores da verdade, acham que o mundo gira ao seu redor, sem sequer saber e compreender o nosso universo como um todo. Demonstrando com isso a mais gritante insensatez em entender seu próprio universo interior, quanto mais o que nos rodeia.
Acredito que por esta dificuldade em compreender, e não ter discernimento, sofremos e passamos por tantos problemas que talvez pudessem ser amenizados, não evitados, por que são estes percalços que nos fazem crescer e conseguir pelo menos um pequeno entendimento do que significa esta existência neste mundo.
Somos pequenos, somos fracos, somos praticamente insignificantes, mas somos filhos de um criador que mesmo diante de nossas imperfeições, nos ajuda e nos capacita a sermos a cada dia melhores.
Que tenhamos como relevância de vida o agradecimento e valorização de nossa existência.
Temos muito que aprender e evoluir.
Muitas vezes somos questionados e por uma questão de educação ou respeito respondemos ao assunto perguntado. Mas o que me refiro não é a resposta em si, que com certeza respondemos sim, mas dependendo do assunto, será que temos uma justificativa plausível para a resposta ou apenas mais uma desculpa para dar uma satisfação sem se comprometer.
Por que em algumas coisas da vida não conseguimos nem ao menos justificar nossas decisões, ou pensamentos, até mesmo nossos atos. Será que por medo ou por falta de verdade naquilo que fazemos.
Somos sempre impelidos ao no mínimo disfarçar em alguma coisa, por mais verdadeiro que seja a pessoa ou sua personalidade, sempre haverá o que não pode ser justificado. Somos imperfeitos com certeza, embora alguns se achem verdadeiros e acima até mesmo disso.
Como seria bom se possuíssemos a capacidade e a coragem de feitos os atos, os pensamentos, as opiniões, tivéssemos a convicção de revelar a verdade e por que nós a praticamos. Muitas mentiras, enganações, mascaras cairiam por terra. Seriamos menos falsos e coerentes com a realidade de quem somos em essência, em verdade.
Porque é impossível seja quem for, se expor, mostrar-se ao que veio, desnudar as intenções e o porque delas, sem desculpas, sem subterfúgios, não levando em conta os interesses, as ambições, os pormenores escondidos em palavras doces e amáveis, a falsidade das verdades incorretas propagadas como certas.
Temos muito que aprender e evoluir em nosso interior, em nossa essência, em nossas tidas verdades que julgamos as mais corretas e onde deveriam começar nossos questionamentos e avaliações. É preciso sair do orgulho, sair da prepotência, deixar a humildade trabalhar e procurar as respostas mesmo sem saber se vamos encontrar. Mas começar a questionar-se.
Quem somos realmente? Temos a verdade como ponto principal de nossas vidas? O que queremos ser de verdade para quem convivemos? O que posso fazer para me tornar uma pessoa melhor?
São tantas perguntas e questões que muitas ficarão sem respostas com certeza. Mas feliz de quem percebe e tem o discernimento de procurar as respostas para seu melhoramento com pessoa neste mundo.
Saudades
Hoje eu senti saudades da gente
Das nossas conversas
Das nossas risadas
Hoje eu senti saudades da gente
De nossas brigas
E reconciliadas
Hoje eu senti saudades da gente
E não matei
O orgulho tomou minha mente
Deixei de lado o sentimentalismo
Mirei avante
Seguir em frente
AUTOANÁLISE
Qualquer desconforto que sentimos que não é justificável e nem compreensível diante de certas situações ou reações que são desproporcionais aos acontecimentos em torno de nós devem ser considerados como indícios de que existe uma fraqueza em nós que precisa ser trabalhada...
Sempre se confronte com perguntas diretas e objetivas: Por que isso me incomoda? Por que eu reagi assim? Seja sincero em suas respostas e só termine o interrogatório após chegar ao cerne da questão e concluir a investigação. Muitas pessoas poderão descobrir que o "incômodo" que sentem tem nome de Inveja ou Orgulho ou Complexo de inferioridade ou Soberba ou Hipersensibilidade ou Rancor entre outros... Feito o diagnóstico a notícia boa é que tem cura para isso, pois Jesus liberta!
Que ruas escutam vossos passos?
Quais das pedras mudas e inertes testemunham por ti?
Onde anda agora a vossa vida repartida?...
Que outrora foste minha companhia...
E que agora, pelas estradas, tua alma tão sozinha...
Onde um dia fostes rei...
Agora é impuro plebeu...
Já não és importante...
És repudiado pelos teus...
Aos solavancos do destino...
Que embebe o ar de calafrios...
Tudo é orgulho e inconsciência...
E que por isso tanto dói...
Escolhestes o antigo degredo...
Já me tardava este espinho...
Agora tão longe...
Eu cá tão sozinho...
Sandro Paschoal Nogueira
Ó vida vivida na agonia minha,
Contemplo minha autoestima em dor explodida,
E atuo como se dos outros não me importasse,
Mas verdadeiramente sei, distante estou do que aparento.
Orgulho inebria meu ser, impossível pedir auxílio,
Preso em abismo sombrio, sem saída vislumbro,
Clamo por alguém, que em misericórdia, me ampare,
E me resgate deste fosso profundo em que me encontro.
A verdade que almejo confessar é a necessidade de ajuda,
Contudo, a concepção de quem seria no gozo da felicidade,
Permanece encoberta, como um véu sombrio à minha visão,
Aguardo, anelo e imploro por um desfecho que me redima.
Na tormenta da existência, eis meu fardo,
Um coração sofrido, em chagas marcado,
Minha alma aflita, em busca de alento,
Esconde-se em véus de orgulho e tormento.
Oh, sublime consorte, que paira além,
Piedade, compaixão, tua graça contém,
Suplico, pois, que de teus lábios doces,
Receba eu o néctar, que os males apazigue.
Incapaz sou de conceber o ser que seria,
Se num júbilo pleno a vida me inundaria,
Mas anseio renascer como ave ferida,
E alcançar, enfim, a paz tão desvanecida.
Que em teus braços, ó divina benevolência,
Encontre refúgio, cura e resplendência,
E que ao romper as correntes do pesar,
Eu descubra, enfim, a luz de me (re)encontrar.
O quê, começou com um simples Oii,se tornou um,eu te amo, de toda manhã,O quê, começou com Duas pessoas, terminou com três,O quê começou com uma incerteza, terminou com uma certeza, de que levaria esse amor para toda vida, O quê começou com uma insegurança, terminou com um noivado, Não devemos ter medo de amar-se outra pessoa,devemos ter medo é de não amar outra pessoa, o amor é cheio de: carinho, compreensão, Companheirismo é afeto, cheio de altos é baixos como por exemplo: Dor, Solidão
Até mesmo um coração quebrado tem solução, Só basta encontrar a pessoa certa é encontrará a razão de viver, Aprender-se a amar o próximo,é a valorizar as pessoas, não pelo oq elas são é sim pelo oq elas é
Deixar-te esse orgulho de lado é vai para o doce abraço de seu amado, aproveite não temos todo o tempo da vida
Resumindo=você precisa sim,de alguém para ser feliz, independente de quem você é,sempre vai ter alguém te amando,só basta perceber-te
É sim, eu tenho o orgulho de falar que eu amo meu amado, é não tem ninguém que me vai fazer mudar de ideia.
Lucas, vinte e dois anos, Helena, vinte o são,
Como pai, meu amor é incondicional, sem não.
Lembro dos lugares que chamamos de lar,
De Cachoeira na Bahia a Belo Horizonte a brilhar.
Sei das lutas e dos sacrifícios que enfrentaram,
O quanto de sonhos e desejos renunciaram.
Lamento pelos momentos de peso que causei,
Pelas tempestades que em suas vidas deixei.
Conviver comigo, não foi tarefa fácil, eu sei,
Impulsivo e estourado, erros cometi, chorei.
Busquei dar o meu melhor, com força e devoção,
Hoje sinto falta, em meu coração, de sua conexão.
Orgulho sinto pelo que vocês se tornaram,
Lucas e Helena, a quem tanto amo e admiro, aclamam.
Herói e vilão, mediador e aplicador, cupando uns aos outros sabendo-se que a culpa não é de ninguém.
"Deuses" que escrevem e publicam a lei e nós culpando quem achamos quem o fez, sem saber que "oramos" para esses "deuses" e é você, sou eu, somos nós os culpados dessa vez.
TBT com a mulher que me mostrou que a vida ainda nos dá chances verdadeiras.
Mulher de caráter admirável.
Mulher que poucos tiveram a oportunidade de conhecer como eu conheço.
Mulher de sorriso que ilumina, mas que muitos confundem...
Mulher com postura de mulher, de verdade e respeito.
Mulher guerreira e que entende que segundo lugar não é o primeiro lugar.
Mulher 4x4 que vence qualquer barreira e que quando vê que está na lama, sai no melhor estilo... Jogando lama na cara de quem desacreditou...
Mulher que executa com destreza sua dádiva de ser mãe, pai , amiga e chefe de família... Orgulho.
Mulher que não depende de ninguém, mas sabe reconhecer um Porto seguro. Isso é saber o que quer.
Mulher que não aceita que ninguém diga o que ela tem que fazer, mas sabe reconhecer uma opinião bem colocada e reavaliar situações.
Marcas da vida? Sim! Quem não tem, né? Mas o que te faz diferente, e o seu foco em dias melhores, em modo geral... Buscando o melhor p vc e sua filha...
Tenho aprendido muito com vc e acredito que vc também tem aprendido comigo nesse tempo, que por mais que seja pouco, tem sido muito agradáveis estando ao seu lado.
2 histórias que precisou do dedo de Deus para se juntar... Tão perto um do outro, mas que precisou de uma pessoa de São Paulo para colocar a gente no mesmo caminho... Só Deus! E com essa certeza que hoje tenho em relação à você, o único entendimento que tenho é que foi ele que me deu você no momento que eu mais desacreditava na vida.
Não te ponho no pedestal, pq você não é mulher disso... Mas como disse à você, te ponho a minha direita para lutar ao meu lado e juntos vencer as batalhas da vida...
Eu tenho um orgulho do caralho de você... Ninguém pode mudar isso e hoje tenho mais orgulho ainda... De dizer que Dayane Lopes é minha namorada...
Palavras singelas com muito respeito e carinho... Carinho esse, que você conquistou e fez por merecer cada letra aqui digitada.
O sorriso falsário
Tememos a nós: o mal
Pregamos a todos: união
Ao próximo? Espraguejamos!
Palavras de trevas e escuridão.
Das crianças: são requeridas o respeito
Educação, compostura,
Mas se é o próximo: um adulto?
O tratamento é fel e sem doçura.
Aos velhos: é idealizado
Experiência e sabedoria,
Mas a juventude: não os tolera!
Jogam nestes, baldes de água fria.
Pela nação somos fiéis
Com a bandeira nas mãos: o hino cantamos!
Mas se algo de grave acontece?
Sem piedade e patriotismo, à condenamos.
Sobre tudo temos razão
E a culpa? Nunca para nós sorriu!
Altivo é o nosso orgulho,
Resta saber...
Qual dos dois fingiu?!
Incrível como me perco em teu olhar ,
enquanto você disfarça em me olhar,
finge não se importar, luta para não se entregar e finge não se importar.
Mesmo que não acredite ou não aceite racionalmente, existe o algo a mais que vem do seu coração, a emoção toma forma e aflora no arrepio do teu corpo , na mensagem perdida e na ligação não atendida , o que parece ser uma luta inconstante , nada mais é que Amor !
Autor: @andriws_wense
ARREPENDIMENTOS...
Por vezes me lembro de coisas que falei no ímpeto da raiva e do despeito, então me arrependo por ter me levado pelo ego... Por mais que haja razão em partes, por mais que eu afirme algo fundado em alguma verdade, nunca é bom se desviar da humildade. Sei que o Espírito Santo não se agrada com o orgulho, então me arrependo e revejo os meus conceitos, porque reconheço que não sou perfeita, mas desejo — de coração — melhorar e achar graça diante de Deus.
— Jucelya McAllister
Quando afirmarem que sou uma pessoa orgulhosa, sempre direi que sim, sou a pessoa mais orgulhosa que existe, o orgulho encarnado em uma pessoa, assim como não conheço os limites para o quão orgulhoso possa ser.
E quando perguntarem do que tenho tanto orgulho, provavelmente não responderei, pois você não esta ali comigo e apenas se você estiver comigo vou dizer que sou o ser mais orgulhoso que existe.
A verdade e que estar sempre a seu lado é te amar como nenhum outra pessoa jamais vai te amar é a coisa da qual mais me orgulho, este é meu maior orgulho no qual nenhuma outra pessoa será capaz de superar nem sequer depois da minha morte.
A Velhice, todos nós temos medo de um dia chegar lá, contudo sempre pedimos que se levasse muito tempo até que chegue à hora de partir para uma melhor, assim diremos a morte (apesar de que não interpreto assim, enfim). Mas uma coisa é certa, pouquíssimos pensam que devem chegar lá acompanhados, e essa companhia é para o resto da vida, até porque no final de tudo só vai sobrar algo: o amor construído ao longo dos anos.
O amor é um dos sentimentos mais bonitos a serem cultivados e um dos poucos que paramos para nos ater a ele. Em boa parte das vezes só é notado (apesar de sempre estar ali), depois que perdemos a nossa fonte, e quem dirá: “o bem amado”. Às vezes por erro de ambos, ou individual, mas sempre haverá erros de ambas as partes, nada do que o outro possa evitar. Há também sentimentos não tão bons, mas que nascem conosco e ultrapassam muitas coisas, inclusive nossa racionalidade, como orgulho, raiva, ódio, egocentrismo, medo entre outros. Ser racional não significa agir com orgulho ou pensar exclusivamente em si, mas em um todo, ao seu redor. E nem agir por impulso, estimulado por uma raiva. Amar, em primeiro de tudo, é ser racional, é entender e compreender, posso dizer por tudo que já vivenciei. Amar é uma eterna paixão que pensa e que não dá passos a frente, mas que rasteja lentamente e que muita cautela, sem nível, sem contestação ou preconceito. E pelo fato das vezes o amor agir com essa cautela, acabamos deixando-o sozinho e às vezes até pisando com a nossa pressa. Infelizmente, os sentimentos de angustia nos causam essa pressa, e toda a cautela nos dada pelo nosso amor é deixada de lado, ao ponto de chegarmos a passar por cima de tudo, inclusive de quem amamos. Como diz a cantora Joanna em uma de suas músicas: “... É loucura não ouvir o coração. Desse jeito a gente pede pra sofrer...”. Realmente é verdade, não é tanta loucura, mas é entrar em um sofrimento.
Ninguém é perfeito, todos têm problemas e falhas, mas esses podem ser corrigidos. Não há como chegar à perfeição, até porque não existe definição para tudo, mas nada que entre em um consenso de opiniões. Alguns dizem que não são capazes de mudar, pelo contrario, todos somos, acredito que isso seja um jargão de preguiçoso ou de orgulhoso sem ter, nem se quer, o amor próprio. Podemos mudar, podemos vencer, podemos conseguir, somos capazes. Não dá para simplesmente se olhar no espelho e achar tudo bonito e legal, é você ali, mas você não está em um mundo sozinho, precisa de outros, assim como precisou de sua mãe, seu pai, irmãos e amigos. E a sua aparência não passa de uma casca que vai envelhecer e apodrecer um dia, mas seu caráter, esse sim será seu reflexo para o resto da vida. Não podemos enfrentar tudo a sós, claro que existem as exceções para alguns casos que se devem pensar sozinho e tentar organizar as idéias.
Quando aprendemos a amar algo, é de costume nos adaptarmos aquela coisa, ou ser, para que as idéias sejam encontradas, contudo nada é perfeito. Principalmente quando se trata de outra pessoa, existem divergências e sempre existirão. Agora vai da consciência e racionalidade de cada um saber lidar com elas. Certas coisas não mudarão da noite para o dia, e as vezes não vão mudar (apesar de eu ter dito que podemos mudar), porém em certos momentos há opiniões que são impostas socialmente e temos que conviver com elas mesmo não concordando. Nada que um belo jogo de cintura não resolva. O maior problema quando essas opiniões são frutos de um mero orgulho. O orgulho, aprendam, é como se fosse uma droga, te dá uma sensação de poder, mas te leva a coisas horríveis, inclusive a perda do próprio amor e até da vida. E você jamais será capaz de enganar a si mesmo. Isso dá pra ser mudado, se livre do vício do seu orgulho, seja racional e não orgulhoso. Como já diz o ditado: “Gentileza gera gentileza”. Seja gentil acima de qualquer coisa. Procure ser educado, se não der, silencie. O silêncio nem sempre será uma boa ação, mas garanto que é melhor do que falar coisas que vão te arrepender depois. Teremos tempo para resolver as coisas, para pensar e ajustá-las, contudo estará toda a eternidade para se arrepender. E por último, seja racional, mas jamais deixe de amar, nem deixe todo seu amor de lado, pois foi ele que te colocou onde você estar agora e que ninguém jamais viverá feliz sozinho.
Estamos aqui nessa dimensão das formas instáveis
para experimentarmos e descobrirmos a nós mesmos.
Fomos escondidos e presos dentro de uma concha,
que se deteriora a cada dia e nos fizeram acreditar
que somos ela,
enquanto nossa essência de pérola-luz está oculta
e invisível.
Temos duas maneiras de encontrar a luz
que mora dentro de nós.
Pela dor e sofrimento do orgulho partido,
ou pela alegria humilde da simplicidade.
Pelas lágrimas amargas ou por grandes sorrisos.
Qual caminho escolherás?
Eles te confundem
Falam que é importante,
Mas quando você percebe
Roubam seu dinheiro.
Eles te elogiam
Te enchem de falsos brindes,
Para poder superfaturar
Pedaços de chão e giz.
Fazem propagandas bonitas
Pagam seu gás, compram silencio,
Para você continuar como cordeiro
Em uma republica de bananeiros,
Enquanto os lobos se alimentam
Do medo do povo.
Jogando pelo ralo sujo
O que ainda lhe resta de orgulho,
Mostrando que o cidadão não passa
De um moribundo.
tittle: no fundo queres
composer: tom K!SS
(estrofe1)
a tempos que a luz dos teus olhos, vem focando em mim,
baby eu confesso que é, dificil resistir,
diz-me quando este jogo,vai ter um fim,
diz-me quando vais, cuidar de mim.
pare este filme porque,realmente estou afim,
baby estou a fim, de um carinho de ti.
e tudo eu farei, para o ter de ti,
tudo eu farei, pra te ter pra mim.
bem la no fundo tu sabes o que queres.
bem la no fundo tu queres o que eu quero.
bem la no fundo, baby nos queremos.
bem lá no fundo, baby eu te quero.
(coro)
bem lá no fundo tu queres
mas teu orgulho nao te deixa viver.
bem lá no fundo tu sabes
que a razao da luz nos seu olhar sou eu.
(estrofe2)
o meu desejo é puro como, o teu sorrir
o teu desejo se desvenda, quando sorris,
baby pare e olha, para mim,
ve o quanto tu, completas-me.
nao prolongue este jogo, baby
marque logo este, penalti.
tudo o que eu desejo é, voce pra mim,
turo o que eu quero é, te amar sem fim!!!
bem la no fundo tu sabes o que queres.
bem la no fundo tu queres o que eu quero.
bem la no fundo, baby nos queremos.
bem lá no fundo, baby eu te quero.
(coro)
bem lá no fundo tu queres
mas teu orgulho nao te deixa viver.
bem lá no fundo tu sabes
que a razao da luz nos seu olhar sou eu.
(ponte)
nao deixe que o orgulho
sufoque os teus sentimentos
nao deixe que o orgulho
destrua o que pra sempre podes nos unir!!
bem la no fundo tu sabes o que queres.
bem la no fundo tu queres o que eu quero.
bem la no fundo, baby nos queremos.
bem lá no fundo, baby eu te quero.
(coro)2x
bem lá no fundo tu queres
mas teu orgulho nao te deixa viver.
bem lá no fundo tu sabes
que a razao da luz nos seu olhar sou eu.
Nós, Nerds, estamos
por todas as partes,
uns mais discretos,
outros mais escrachados,
mas todos temos
histórias e personagens
que ganharam o nosso afeto
de livros, desenhos animados,
quadrinhos, filmes e seriados,
animes, jogos eletrônicos
e de tabuleiros,
gostos bem diversificados,
cada um do seu jeito
ajudaram e ajudam a lidarmos
com algumas difíceis realidades
mostrando que
"Com grandes poderes,
há grandes responsabilidades",
que podemos ir "Ao infinito e além",
e quando pensamos
"e agora, quem irá me defender?"
Fortalecem-nos dizendo
"Que a Força esteja com Você"
e por estas e outras
que o Nosso Orgulho Nerd
nunca irá morrer.
As emoções, mesmo ruins, transformam a vida pra melhor. Sentir culpa pra pedir desculpa. Medo pra pra buscar mais força. Orgulho pra conquistar. E raiva pra gerar impulso. Essas emoções ruins servem pra nos transformarmos. Mas muito tempo nelas você adoece. Sentir culpa e não pedir desculpa vira remorso, o medo não enfrentado vira ansiedade, o orgulho fora da segurança vira arrogância, e quando a raiva não é jogada pra impulsionar mudança vira mágoa. Fique de olho, porque as emoções são boas pra pensar e transformar. Só não deixe elas virarem estados de alma.
