Textos sobre o Soldado e o Amigo

Cerca de 19554 frases e pensamentos: Textos sobre o Soldado e o Amigo

⁠Oh! misericordioso Pai de bondade,
Lançai sobre mim, fonte de graça,
Da humildade, do amor, da esperança,
No louvor ao Senhor, com caridade.

O amor que vem de ti, é puro, é salvador.
Dá-me força pra vencer serenamente,
Dá-me vida perene eternamente,
Ensina-me, Amor Ágape Senhor!

Livra-me do mal, oh! Senhor Jesus,
Conduz-me por este vale tenebroso,
Com tua Mãe e minha, torna-me corajoso,
É para glória celeste que me conduz.

Livra-me de todo mal, sou pecador,
Purificai meu corpo e minha alma,
Nos verdes prados meu sentido se acalma;
Isto é. por tua misericórdia , meu Senhor.

Inserida por GERALDOQUINTAO

⁠Pequeno sábio

Eu não sabia nada
Sobre mim e ainda não sei
Me faço pequeno
Não quero ser rei
Tenha fé e tudo
Fará sentido
Ou sentido nenhum
Mas a jornada é certa
Vários tropeços
Eu me vejo no espelho
E enlouqueço
Pelas ruas mais distantes
A alegria é sempre mais importante

Se você quiser caminhar comigo
Vou do seu lado, mesmo que vamos
Pro lado errado.

Inserida por JRAL

⁠Sobre julgamentos
.
Tenho minha teoria de quê, talvez, os nossos sentidos nos enganam muito mais do que pensamos. Não é seguro confiar na nossa percepção das coisas, somos tão acostumados a mentir que o nosso corpo aprendeu a mentir pra nós mesmos, por isso nem tudo que olhamos é da forma que vemos, nem tudo que escutamos pode ser ouvido e o sabor das nossas palavras variam para cada língua. .
Temos que nos assistir mais vezes, parar para se ouvir, processar cada palavra que sai da nossa boca, e saber que tudo que dizemos vai parar em algum lugar, mesmo que você ache que não, palavras mal ditas nunca desaparecem, elas são sempre revisitadas pela memória de alguém. .
Devemos sair de nós mesmos, ficar refém dos nossos sentidos é perigoso, porque tudo que dizemos e fazemos pode ser justificado, todos os nossos erros são acompanhados de desculpas convincentes e que conhecemos de cor, enquanto condenamos os erros “injustificáveis” dos outros.
.
Convenhamos que sempre vamos amenizar os nossos atos e não há nenhum problema em ser bondoso consigo mesmo, é até saudável. Mas precisamos entender que os nossos erros não são menores que os dos outros e que se temos justificativas para errar, o outro também terá, é preciso compreender que a balança que usamos para comparar os nossos erros com os de outras pessoas não é justa. Então não peça que aceitem suas justificativas, quando você é impassível para as razões dos erros que não são seus.

Inserida por h4yllon

⁠O ENCONTRO

Sem perceber que a vida é bela tava ali sentado ao lado dela, na cadeira de bar sobre a mesa nossas vidas exposta em palavras tendo como teto o céu estrelado, noite de sereno com a brisa fria, que momento não avia agonia sim alegria, meu coração bateu tão forte quando toquei as mãos dela e meus olhos olhavam para ela com tanta admiração que as pupilas dilatam, a noite acabou não fizemos amor apenas semeamos o desejo com Um beijo.

Inserida por MarcosGuedes

⁠“Sede de Conhecimento”

Sobre minha contribuição
Em rodas de conversas e reflexões
Acerca do que trago
Para ofertar
Digo-lhes
Ofereço minha dúvida,
Meu não saber,
Ora, pois me constituo em ser faltante.
Eu sou aquela que tem sede
E em tendo sede,
Venho em busca da água.
Onde?
Onde existam pessoas que tendo saciado um pouco de sua sede
Tenham água fresca a oferecer.
E neste sentido
Só poderei beber desta água
Em silêncio!
Se falo, não bebo
Se bebo, me calo!

Jussara Inez Juhem de Castilhos
Em 05/09/2014

Inserida por jussarainezcastilhos

⁠Uma língua humana, ela é capaz de dar vários adjetivos sobre uma pessoa. Fulano é falso , desonesto, verdadeiro, amigo.
Em língua de falador você vai de bom a mau. Significado disso, é que em vez de ouvir sobre mim pelos outros.
Me conheça , me ouve , me veja. Assim saberá quem sou. Se resta dúvidas me pergunte.
Não sou uma história contada por terceiros , eu sou apenas eu .

Inserida por Ilmarcardoso12

⁠Sobre os moinhos de vento... (19 DE DEZEMBRO DE 2012)

Eu queria ser o tipo de pessoa explosiva, nada ficaria guardado, eu te diria tudo o que estou sentindo, eu daria ultimatos, mas é verdade é que, bem eu não sou, definitivamente eu nunca vou ser, guardo tudo tão bem guardado que acho que uma hora eu vou implodir de tantas coisas armazenados aqui dentro, mas isso é quem Eu sou, penso que não vou mudar tão cedo e na verdade nem sei se eu quero mudar, passei por muitas fases nesse meio tempo 6 anos é muito tempo, eu mudei, não por você, não pra você, mas eu mudei, meus ideais infantis foram embora, aceitei os seus defeitos como parte de você, e te amei inclusive por eles, nunca desejei que você mudasse quem você é por mim, é claro não vou ser hipócrita e dizer que não há coisas que me incomodavam e que secretamente eu esperava que você mudasse de atitude, mas essencialmente eu te amava do jeito que você era, e por favor não me pergunte as razões, se existe algo que eu aprendi nesse meio tempo é que quando o amor entra pela porta a lógica foge pela janela.

Você por vezes me disse que eu era modesta, eu nunca te contei mas nunca foi modéstia, era falta de auto-estima mesmo, eu te amava tanto que eu desejava que você encontrasse alguém que te fizesse feliz, eu sou sombria e complicado demais e você também, então sempre achei que o que você precisava era justamente o antítese de quem eu era, eu não achava que podia te fazer feliz, e torcia para que você encontrasse alguém que fizesse, e claro secretamente eu esperava por um milagre, que de alguma forma de algum jeito seria eu??! Não é ridiculo?

Eu fui sua de corpo e alma, provavelmente mais corpo que alma do seu ponto de vista, mas eu fui sua toda sua, e sim tenho plena consciência que você nunca foi meu não de alma, nem de corpo, não realmente, isso dói, até conhecer você eu nunca tinha associado a ligação coração e amor, mas o que dizem é a mais pura verdade dói no peito as dores de amor, cada mágoa é como um soco, a dor é fisica!

Minha inteligência não se aplica quando se fala em você, tola que sou mesmo quando tento me convencer que acabou metade de mim ainda espera um milagre, me agarro as lembranças agridoces e espero que a dor passe, para o bem ou para o mal, tantas vezes desejei esquecer você, e tantas vezes vou desejar, te disse uma vez que que eu não era força que me fazia ficar longe, era minha fraqueza, porque sabe? Dói, e a dor não vai embora, eu não queria precisar de você mas eu preciso, eu não quero precisar de você, mas eu preciso, eu preciso de um milagre e principalmente eu preciso deixar de amar voc, acho que eu nunca conseguiria te odiar, mas tudo bem, sempre acreditei que antitese do amor fosse a indiferença, é isso o que eu mais queria ser indiferente a você, a indiferença é vazia, mas sabe nesse momento é justamente o que eu preciso, porque eu não posso mais, cheguei ao limite das minhas forças, não quero pensar nos "se", "se fosse assim", "se eu fizesse isso..."

Quero ser amada, quero pertencer de corpo e alma ao meu amor, e quero que ele seja meu de corpo e alma também, e se você não é essa pessoa então porque eu não consigo esquecer você??? Não há barreiras só desculpas, o que nos impede de ficar juntos não são dragões, são moinhos de vento, e eu não posso lutar contra moinhos de vento... Não mais!

"Eu espero que a vida te trate bem
E eu espero que você tenha tudo
Tudo o que você sonhou.
E eu lhe desejo alegria
E felicidade.
Mas acima de tudo, eu te desejo amor."

Inserida por carlacbatista

Então me vi ali, dentro daquela pequena história de rimas sutis e cheias de apereza sobre o menino sonhador que colecionava sonhos, metas, objetivos e que vivia efervecido pelo calor de cada um dos projetos que alimentava em seu peito;

PAUSA

Balde de água fria, mais um não. E AGORA? O menino sonhador que tanto planejou acabou, de novo, mais uma vez, perdendo a chance que mudaria tudo e aquele era um momento de se questionar: E eu? E quando? E como? E nunca?

E de sonho em sonho o menino sonhador foi se agarrando e seguindo e indo até não conseguir mais, era o que ele achava mas também nem tem como dizer o fim, porque no fim, o fim, não tem fim, porque está tudo apenas no começo.⁠

Inserida por exnassi

⁠Pensando sobre o que nos move. 🤔
Estamos em movimento pela emoção?
Levando em consideração a própria raíz da palavra emoção que vem do latim movere-mover.

Todas as emoções são, em essência, impulsos, legados pela evolução do ser humano, para uma ação imediata, para planejamentos instantâneos que visam lidar com a vida.

Trajetória de reflexão ✍️📝⏳⌛🕛

Inserida por Jbdas75

⁠O quanto de poder você dá a alguém sobre sua vida? Suas decisões sempre são baseadas no que essa pessoa lhe diz e quer?
Precisamos aprender a pôr limites e a sermos dependentes e focados no que o Senhor quer para cada um de nós.

Não podemos ser dependentes das pessoas, e sermos levados a vivermos e a querermos sempre o que elas querem para nós, porque acham ser o certo, e não digo que estão com más intenções ou querem te prejudicar, mas digo que devemos saber por nós mesmos o que queremos ou não, e o porquê queremos.

Quem comanda sua vida? Você ou sua família, amigos, filhos...? E me diga aonde e quando Jesus entra nesta história?

Não estou dizendo para você se revoltar e não aceitar conselhos de ninguém, estou dizendo para você se ouvir também, e impor limites as pessoas que ás vezes de tanto quererem ajudar acabam atrapalhando e te deixam confuso(a) e até incapaz.

Você pode ouvir, e pensar sobre o assunto, mas a decisão cabe a você, pois é você quem terá que lidar com ela.

Inserida por AnaChahin

Sobre minhas reflexões, digo que são opiniões e reflexões, e com isso peço que tenha cautela ao considerar.
Digo coisas que acho boas para mim, e acho bom dizer a vocês; elas envolvem reflexões bíblicas e de vivência.
De minha mais profunda crença que: meu Deus é a verdade, meu senhor é Jesus, que é Cristo, a palavra é eterna.
Mas nem por isso tudo quedisse, sou, ou oque digo é necessariamente bom, pois todos podem falhar, eu no escrever e ainda vocês no ler.

Inserida por Otav

⁠Ao enxergar o mundo na perspectiva da eternidade da alma sobre a temporariedade da vida humana , eleva-se o teu encontro com teu eu maior, sente-se a fluidez e reduz-se, naturalmente, os sobrepesos e importância excessiva da conflituosidade humana e do não-controle.
À resistência, resiliência.
Ao medo, nossa presença.
Ao aparente insolucionável, o Tempo como grande mestre e maior parentesco de Deus e de nossa alma, a oportunidade do exercício de amar sem apegos

Inserida por Offernandes

⁠Sobre pessoas que se vão...

Pessoas vem e vão em nossas vidas pelos mais diversos motivos. Desde mudanças de endereço, telefone. Carreiras profissionais diversas e etc. Algumas idas são alívios. Outras eternas saudades. Agora, quando leio ou ouço sobre "descartar pessoas" simplesmente por "incompatibilidade de ideais" isso me machuca. Me dá idéia sobre a "descartabilidade" de uma pessoa. "Hoje você me serve. Amanhã já não mais". Isso é falta de visão além de pura irresponsabilidade emocional. Cortar laços as vezes é necessário. Mas gosto das coisas claras e bem esclarecidas. Coisa mais doida do que a morte é a dúvida da vida.

Fabio Junqueira Franco

Inserida por vader_silva

⁠[A HISTÓRIA DE HOJE SOBRE UMA OUTRA ÉPOCA, É UMA REALIZAÇÃO DA NOSSA PRÓPRIA ÉPOCA, E TRAZ AS MARCAS DE NOSSA ÉPOCA]


Ainda que certamente úteis para compreender as épocas que estudaram, as obras produzidas pelos historiadores de todos os tempos não deixam, também, de falar enviezadamente sobre suas próprias épocas [...] Ao escrevermos sobre Zumbi, e sobre a revolta e guerra de quilombolas contra um poderoso sistema escravista que os violentava, falamos também das nossas desigualdades atuais – muitas delas herdadas do período escravista – e das variadas formas de lutar contra estas desigualdades. Zumbi, Chico Rei, Xica da Silva, ou outros personagens históricos negros – além do que tenham sido efetivamente na história que ficou para trás no tempo – representam também distintos modos de ação ou programas de luta contra desigualdades que precisaram e precisam ainda ser enfrentadas, nas diferentes ressignificações que os historiadores lhes dão. A História é este fascinante gênero literário e científico no qual os diferentes tempos se entrelaçam através de discursos e esquecimentos. Ao falar ou silenciar sobre os índios que habitam ou habitaram nosso continente em diversas épocas, ou ao mostrar interesse em ler um livro de História que fale sobre estes, os homens e mulheres que habitam as nossas cidades falam também de suas relações com os índios da atualidade. Falam de sua admiração pelos índios, de seu estranhamento, culpa, solidariedade, preconceitos, sentimentos de identidade e alteridade. Falam dos projetos públicos de preservação das populações indígenas, ou das ameaças de extinção e aculturação que as espreitam em nossa própria época.


[trecho extraído de BARROS, José D'Assunção (org.). Petrópolis: Editora Vozes, 2022, p.10]

Inserida por joseassun

⁠[A COMUNIDADE HISTORIOGRÁFICA E SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS HISTORIADORES]


Como em todo campo de saber – da Física à Biologia ou à Antropologia – os praticantes deste campo que é a História também precisam de seus pares, não se achando deles descolados, ainda que conservando a sua evidente autonomia. Esta comunidade invisível e indefinida, mas bem real, pressiona cada historiador de muitas formas, impedindo que ele se afaste significativamente da matriz disciplinar da História sob pena de que seu trabalho perca a legitimidade entre os praticantes reconhecidos da área. A comunidade historiográfica – formada por todos os historiadores atuantes no campo – pressiona cada um dos seus pares conforme o seu lugar na rede humana configurada pela totalidade de historiadores. Estes enfrentam os limites que o campo lhes oferece em cada época: podem desafiá-lo, inovar, introduzir desenvolvimentos inesperados, propor novos temas, mas sempre enfrentando pressões para que não se afastem muito daquilo que se espera de um historiador em cada momento da história da historiografia. Obviamente que, se não tivessem coragem ou vontade para desafiar em alguma medida o campo, ainda que respeitando os limites implícitos, os historiadores sempre escreveriam as mesmas coisas e do mesmo jeito, e a historiografia como um todo se modificaria muito pouco. Mas não é isto o que ocorre, como sabemos, pois existe uma relação dialética entre cada historiador e a comunidade historiográfica como um todo. Se a comunidade historiográfica pressiona cada historiador a observar os seus limites , níveis de reconhecimento e interditos, também cada historiador que faz parte do campo – e todos eles em combinações diversas – são capazes de exercer pequenas ou grandes pressões na comunidade historiográfica como um todo e com vistas às mudanças que vão ocorrendo na historiografia de cada época.


[BARROS, José D'Assunção. "História e Historiografia – todas as interações possíveis" In A Historiografia como fonte histórica. Petrópolis: Editora Vozes, 2022, p.29].

Inserida por joseassun

Meu caderno está cansado, rabiscado de tantos desabafos meus sobre você
Tantas poemas que nunca lerei em voz alta
Coisas que da minha boca você nunca irá escutar
Não é que o amor não exista
Mas não sabemos amar
Nem remar
contra as ondas do mar
que nos cercam
Nossos braços estão cansados
Mas podemos contemplar esse céu estrelado, que por debaixo há tanto caos
Céus, como há.

Inserida por Reprofundando

Em 30/04/2004, escrevi esta cronica, sobre um menino baiano que completava 90 aninhos,
e que agora está compondo e tocando sua música para o Amigão,
deixando uma lacuna que jamais poderá ser preenchida...
Bom passeio menino baiano, nós que aqui ficamos, jamais te esqueceremos...
Fica esta homenagem para o querido e já saudoso menino baiano DORIVAL CAYMMI,
que tantas alegrias e felicidade nos deu...
Nunca é demais homenagear Caymmi, então aproveito para republicar o texto de 30/04/2014...

SAUDADE DE UM MENINO BAIANO
Marcial Salaverry

Existe na Bahia, um menino que ainda vai dar o que falar... Tenho certeza de que ainda será conhecido, pois tem um certo talento musical digno de nota. Podem acreditar no que estou falando. Esse garoto não se cansa das coisas da Bahia, ele adora passear em Maracangalha, e de vez em quando pega um ita no norte, e vem ver as coisas do sul. Também acha que é doce morrer no mar, ou então numa lagoa escura, arrodeada de areia branca. Ele se chama Dorival Caymmi. Guardem esse nome, pois ainda será conhecido...

Esse menino na flor de seus 90 aninhos, sempre impressionou por sua alegria de viver, por sua maneira de encarar as vicissitudes da vida. Sempre passou incólume por situações políticas, por ditaduras, e também por certos conterrâneos. Ele simplesmente é uma lição de vida. Nunca se ouviu histórias que pudessem lançar quaisquer duvidas, por menores que fossem sobre sua vida. Simplesmente é um personagem da vida brasileira que pode servir de exemplo para qualquer pessoa que queira levar uma existência digna, calma, sem maiores sobressaltos.

Claro que seu início foi difícil. Até formar seu nome, teve que mostrar seu talento. Há que se notar que na época, sem os recursos da mídia de hoje, os artistas tinham que vencer por seu talento, ainda mais em se considerando os preconceitos que existiam contra os artistas de modo geral, sempre encarados como marginais, como pessoas que deveriam viver à margem da Sociedade, apenas servindo como entretenimento. Não podiam se misturar “com a gente de bem...” Felizmente esse pensamento mudou, e foram nomes como Dorival Caymmi, Ary Barroso, e tantos outros artistas de escol os responsáveis por essa salutar mudança.

Então, esse jovem baiano chega a essa idade, fazendo com que todos sintam um certo orgulho de sabe-lo brasileiro, e um brasileiro amado em todo o mundo. Creio não existir nenhum cantinho deste nosso planeta onde não se saiba quem é Dorival Caymmi, e que não saiba cantarolar uma de suas músicas. Sou testemunha disso, pois escutei no interior do Congo, um garotinho assobiando Maracangalha, sabendo tratar-se de uma musica brasileira, e quando perguntei onde a tinha escutado, trouxe-me uma fita cassete de Dorival Caymmi... Não preciso dizer que quase caí de costas, ao ver que até lá, naquele canto perdido do mundo, nosso menino baiano já era conhecido...
Parabenizo Nana e Dori pelo pai que tem. E chega a ser emocionante o carinho com que eles se referem ao menino Dorival.

Dorival Caymmi... Espero estar novamente falando sobre você daqui a 10 anos, comemorando seu centenário, pois será sinal de que nós dois continuamos vivos e em atividade, e vou adorar falar mais um pouco sobre você, que sempre foi um de meus ídolos maiores.

Vamos juntar-nos num demorado aplauso, que é a melhor maneira para se saudar esta figura ímpar da arte brasileira. E vamos todos ter UM LINDO DIA, porque desta vez, a jangada ainda não voltou só... O garoto continua no leme...

30/04/2004

O Amigão está precisando de gente de talento lá em cima, e resolveu não permitir que o menino baiano pudesse chegar ao centenário... Em todo caso, espero poder fazer minha parte, e possa comemorar o centenário de nascimento deste genial menino baiano, e que estou fazendo agora, 30/04/2014...

Descanse em paz, querido menino, e do céu, continue nos encantando com sua arte, que jamais será esquecida por quem souber viver com amor no coração...

Marcial Salaverry - 20/02/2022 - De Santos para o menino baiano...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠Reclamar é diferente de criticar…
Reclamar é não propositivo, sobre fato pessoal, particular, é geralmente uma conduta egoísta! Não busca solução, somente alívio personalíssimo.
Criticar é questionar uma situação de iniqüidade(“mesmo que a situação pessoal sirva como estopim )“, se propõe a solução axiológica “erga omines”
Muitos por má fé, torpeza ou maldade, na incompetência de refutar a crítica ou falta de vontade de implementar a solução, adjetivam criticas como se fossem reclamações.
Crítica fundamentadamente é sinônimo de “questionar”
Reclamar infundadamente é sinônimo de “resmungar”

Inserida por ADRIANOGARCA

⁠Pai - meu filho tu não sabes o que diz, ainda é jovem e imaturo, supérfluo sobre seus ideais e escolhas.
Filho- Eu não entendo o que tu diz, tão enigmático que me irrita!
Sinto que discuto com um personagem muito bem elaborado, não meu pai.
Pai - Realmente meu jeito irrita os outros, não é o primeiro que me diz isso.
Filho - Eu preciso de ajuda só isso, eu não sei mais o que fazer, se ela não voltar, não me responder, me dizer algo.
Pai - Ela não vai voltar, tu fez as escolhas como um bêbado joga baralho e a perdeu, traiu-a e escondeu o incidente, foi covarde e fugiu da verdade até quando pode.
Filho - Eu não deveria te ouvir, fez o mesmo quando a mãe estava grávida de mim e diferente de ti eu ainda a quero comigo.
Pai- É claro que quer, nós sempre queremos tudo.
Filho - Como assim?
Pai - Está se tornando adulto garoto e não te culpo por ainda não saber dos traços que nos tornam humanos.
Assim como queres ela de volta também irá querer no amanhã as amigas dela.
Nos dias que vierem vai perceber que seu serviço já não basta e que precisa de um que receba o dobro.
Depois um banco que cuide de qualquer fortuna que virá de seu esforço.
Uma casa, carro, livros jamais lidos, filhos com mulheres recíprocas, que logo os mesmo nascerem, tu irá procurar uma mulher muito mais mãe que elas.
Até que um dia, meu filho, chegará em um marco que rira dos teus desejos.
Irá querer algo que toda suas preces não poderão lhe integrar, o tempo, sua juventude imatura, suas ideias únicas, meus pêsames meu filho.
Nesse dia já não estarei aqui.
Mas se após a morte alguma de minhas preces for ouvida
Desejarei sempre que não caias na ganância que um dia me joguei de corpo e alma como o grito que ecoa no abismo.

Inserida por Bortokui

⁠Eu Não Aguento por Saik

Saudade e arrependimento
Não aguento mais escrever sobre isso
Escrevo pra me livrar do sentimento
E isso quase se tornou um compromisso

Já faz dias que não paro de escrever
E nem me importo se ficou ruim ou não
Eu estou tentando ao máximo esquecer
Tudo que me causou essa solidão

É dificil prestar atenção em outro pensamento
Voce diz que talvez dê certo ou não, em outro momento
Eu não queria esperar, mas espero por isso sem paciencia e muito atento

E sim, é tortura, é sofrimento
E sim, voce sabe que faz tempo que me arrependo
Eu não durmo, não me divirto, e mal me alimento

Inserida por RagfSaik

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp