Textos sobre o Soldado e o Amigo

Cerca de 19795 frases e pensamentos: Textos sobre o Soldado e o Amigo

SURPRESAS AGRADÁVEIS, E MEU PRIMEIRO AMIGO DE 2018

CRÔNICA
Ontem 03.01.18, regressando das compras do início de mês, tive a grata satisfação de conhecer o nobre cidadão nevense, Edevalter Moreira - empresário supermercadista, da minha região.
Agora nosso conhecimento não é mais somente de vista ou superficial; mas, um relacionamento com mais intensidade e qualidade.
No encontro amistoso que tivemos gastamos um pouco de tempo, um com o outro, que fora muito proveitoso para mim e creio que para ele também.
Comungando dos mesmos sentimentos, emoções e ideários... a partir de então, nos olharemos com outros olhos. Os olhos da alma.
Parlamentamos sucintamente sobre uma temática: a nossa vida e obra.
O amigo Léo Serralheiro como é conhecido, fez uma ponte entre eu e Edevalter – ao compartilhar suas produções literárias no meu WhatzApp e informar a ele sobre meu perfil e material disponibilizado na Internet.
A nossa aproximação, contato e troca de ideias gerou esta crônica e resultou em uma boa amizade que há de perdurar à vida toda. “Quem têm muitos amigos pode congratular-se...”
Com a alegria de um adolescente deslumbrado e encantado com a vida, relatou-me em poucas palavras sobre sua trajetória no mundo das letras. Revelando-me como despertou o seu talento, na arte de escrever; adormecido dentro de si, por muitos anos – que fora despertado, aos poucos.
O conselho Divino é: “desperta o dom que há em ti!...” Muitos já tiveram a oportunidade de revelarem ao mundo, seus dotes; mas outros não. Edevalter segue esta orientação Sagrada desde que deu seu pontapé inicial em 2016. Quando produziu sua primeira frase.
Ao contatar-me pessoalmente com o amigo em questão, não demorou muito e eu já estava com seu caderninho, muito bem organizado nas mãos – onde descansavam seus belos textos originais. Manuscritos e digitalizados, recortados e grudados em suas páginas. “A primeira impressão é a que fica” pensei isso quando percebi a organização que têm com os seus escritos.
Uma surpresa agradabilíssima eu tive ao saber do gosto do Edevalter, a esse seguimento cultural! Bom demais lê-lo; e, ouvi-lo lendo-os para mim com muito prazer e ênfase, foi melhor ainda. Um produto muito bem trabalhado: Produções coesas, coerentes e contundentes...Reflexivas. Posso dizer que, Ribeirão das Neves é mesmo um chão que abriga grandes talentos.
Em dados momentos da nossa conversa, senti-me como uma pessoa muito especial: quando Edevalter interrompeu por alguns instantes o trabalho de sua esposa no supermercado da família, para me apresentá-la.
E ainda ficou radiante de felicidade quando o convidei a participar das reuniões mensais na Academia Nevense de Letras Ciências e Artes (ANELCA), na sede do município; - a qual sou acadêmico ocupando a cadeira numero 03,cujo patrono é J.G. de Araújo Jorge. Entusiasmado, confirmou presença no próximo encontro acadêmico que tivermos na referida academia. Como um bom sabedor que sou de que, todas as pessoas que escrevem, gostariam de ver seus trabalhos publicados e eternizados... O convidei também a participar comigo de publicações nas antologias virtuais internacional: a revista "Eisfluências" e o livro de antologia "Logos, da Fênix",com um texto em cada edição; que logo serão editados, em Lisboa – Portugal. Onde o aceitou prontamente.
Uma coisa é certa, eu e o meu mais novo amigo de 2018, temos algumas coisas em comuns: residimos no mesmo bairro, limítrofe ao Céu Azul; trabalhamos em atividades comerciais; descobrimos nossos gostos pela escrita, com nossos cabelos brancos; e, desejamos mais e mais exteriorizar e por no papel, nossos pensamentos de aprendiz de escritor. Pois, não conseguiremos mais viver d' outro jeito .
Ribeirão das Neves - MG. (04.01.18)

Inserida por NemilsonVdeMoraes

"Sensato"

Quem eu dizia ser meu amigo deu as costas para mim,por ser cúmplice do meu crime sem perdão
A pessoa que mais amei na vida foi a que mais machucou meu coração,é assim,quando estamos desesperados achamos paixão passageira amor eterno,quando começamos a se amar,vemos que o nosso amor não foi o suficiente para completar a pessoa errada
Até minha sombra me deixou quando o sol deixou de iluminar meus passos
Eu são tão novo,e meu coração ainda não conhece os caminhos da vida,não sabe os segredos do mundo
Quando digirimos a realidade,estaremos propensos a tirar cacos cortantes que dilaceram nosso coração dos anos passados enquanto estávamos vivendo ilusão
Que um dia minha mente seja minha amiga,a consciência seja meu porto seguro,tomara que um dia meus erros seja lembrança para eu enxergar a realidade e tirar meus pés do caminho da maldade onde já andei no passado
Eu sou tão novo,meu coração ainda não conhece os caminhos da vida,não sabe os segredos do mundo,espero que um dia eu me torne sensato

Inserida por PedroFigueiredo18

O tempo é um verdadeiro amigo!
Faz você pensar, agir e ver as coisas e/ou pessoas, totalmente diferentes.
O que lhe incomodava, hoje não incomoda mais! Sabe porquê? Porque o que se vai com o tempo "passado", é melhor substituído pelo que vem em um tempo "presente", e o futuro? Não se preocupe com Ele, entregue a Deus e espere, pois somente Ele tem o melhor para nos dar.

Inserida por SandraNevesRibeirao

Contando a vida para um Marciano

Meu amigo celestial,
Sinta-se em casa!
Quero hoje, te apresentar um ser essencial
Para a vida da nossa raça.
Cercada por casca,
Ou as vezes, um caule fino.
E ser magnifico,
Não poderia ter outro gênero
Que não o feminino.
Mãe das mães!
Representa a luta no tempo.
Reluta contra o cimento,
Saltando as calçadas.
As vezes sufocada
Por um quadrado de trinta.
Mas da gosto de ver as trincas.
Algumas são frutíferas,
Outras dão flor.
Umas dão cheiro,
E ainda aliviam o calor.
Aprenderam a fazer o fruto viscoso.
Para que animais se alimentassem.
E como contra partida
Semeassem.
Uma vida de entrega,
Para nosso planeta terra.
Querido amigo, vem conhecer,
Qualquer dia.
A gente se aperta que cabe.
Aqui em Minas,
Visita é sinônimo de alegria,
E amor, você já sabe,
Nasce na mina.

Inserida por AldoTeixeira

Me lembro do dia que nos conhecemos, fomos apresentados por um amigo, naquele momento surgiu um sentimento meio estranho entre nós dois, a verdade é que naquele instante não sabíamos o que dizer um para o outro, até nós nos sentirmos confortável um dia. Não nos demos os braços e nem dizemos os nossos nomes um ao outro, com o passar do tempo as coisas foram ficando cada vês mais estranha, aí não sei o que houve só me apercebe que tu estás apaixonado pela minha pessoa.

Como o tempo não parava, você ficou por aí me incomodando com seus sms, no princípio eu acha que é uma chatice, mais chegou um certo momento na minha vida que eu não percebia qual era o motivo e o objectivo dos seus sms. Nem mesma eu entendia o porquê os sms e nem sabia o que fazer com suas palavras lindas mais anónimas que deixavam meu coração alegre e me sentido amada por alguém que não a conhecia.

A verdade é que eu nem lembro o momento que passei o número do meu celular e o meu nome do Facebook para você, tudo me parecia estranho, e nem conseguia entender até naquele exacto momento como e onde conseguiste toda informação sobre a minha pessoa. Mais o que me deixou mais assustada e confusa sobre a sua pessoa, é nos momentos que eu ficava triste recebia sua ligação dizendo liguei porque sei que estás triste e seu sms que me deixavam alegre naquele mesmo instante.

As coisas foram aparecendo mais clara e identificada quando recebe a inesperada surpresa vindo dum meio desconhecido que falava comigo pelo celular e no facebook sem eu ter a total certeza que já havíamos nos conhecidos em algum lugar. Até eu ter recebe a sua supresa e ter lido seu bilhetinho de bom dia na sala de aula, me senti amada, por alguém que tem interesse pelo meu coração que batia por dentro da minha pessoa.

Sou muito grata pelo amor que tens mim encantado com ele todos os dias, não sabes como é bom acordar e ler seu sms de bom dia amor..

Inserida por Lubanzadio

Amigo não é só aquele que fica por aí fazendo self contigo, levar você nos lugares bonito e etc. amigo é aquele que está presente no nosso dia a dia a qualquer instante, não precisa aparecer no momento em que a gente está numa situação difícil.

Amigo é este que tem a coragem de apresentar a seu/ua namorado/a para o/a outro/a, sem ter o medo que haja uma má reação. Saber confiar e acreditar na capacidade de seu amigo, amigo nunca deixará você cair no mesmo buraco duas vezes, ajudara há não cometeres os mesmos erros.

Amigo, amigo, amigo sempre vai te criticar por uma boa razão, não importa se estás errado, nunca sairá por aí estendendo você sobre os seus erros. Amigo nunca vai permitir que você seja magoado, nunca vai deixar cair vossa amizade por um simples erro.

Amigo ajuda você a realizar seus sonhos e alcançando seus objetivos, ele acompanhara você a cada passo que deres para não te deixar tropeçares. Amigo não vai só dizer que te ama, também vai demostrar o quanto es especial e importante para ele, vai está sempre presente quando precisares e não precisares dele.

Amigo nunca permitirá que a saudade seja o motivo do vosso encontro, nunca permitirá que o silencio fale mais alto que a vossa amizade, amigo tem um objetivo muito importante na nossa vida, muito bem que pode ser irmão. Amigo tem como finalidade de nos mostrar que mesmo sendo imperfeito, ainda temos em quem confiar e acreditar.

Amigo saberá como te ensinar a viver a vida, sem permitires que a sua vida seja feita de erros. Amigo sabe cuida, amar, proteger, ensinar, valorizar, respeitar, dar carinho, dar atenção e guiar a gente.

Inserida por Lubanzadio

Poema para um amigo.
Àquele que me encanta e inspira,
meu desejo nesse dia;
é de paz, saúde, alegria...

Que a esperança em teu coração se renove, e o amor de Deus que envolve todo ser,
seja sempre com você

Receba meus beijos e abraços, e fique com esta certeza; que alguém com tanta gentileza,
é impossível esquecer!❤😍

Li Maranhão

Inserida por Ly_maranhao

Dois Náufragos e um Colete!
Nunca deixem de ouvir os conselhos de um amigo que te quer bem, é preciso saber distinguir um verdadeiro amigo de pessoas que se aproximam de nós por pura conveniência. O verdadeiro amigo nos acompanha nos momentos felizes e tristes, os outros nos colocam em certas situações que nos fazem sentir como se estivéssemos em um barco que está afundando com "Dois náufragos e um colete", onde apenas um sairá com vida!

Inserida por WallaceBarbosa

2017,
Você foi exigente demais comigo e me exigiu mudanças demais. Você foi meu amigo e me abraçou com pessoas que me transbordaram tanto, que eu até pude derramar um pouco de mim nelas. Você foi o meu maior inimigo e pisou nos meus sonhos enquanto eu procurava ainda entender o que estava acontecendo a minha volta. Você me fez tão feliz, mas tão feliz, que eu não consigo pensar em algum outro ano tão feliz assim. Você me deixou tão triste que eu não conseguia cessar meu choro nas madrugadas enquanto tapava os buracos feitos na minha alma, pelo mundo. Você, só você e com você, me fez me perder, me achar, cair, levantar, ter cicatrizes e entender seus significados. Você me levou muito, me deixou muito, me ajudou a descobrir muito, me fez muito (de bom e de ruim). É caro amigo ano, eu acho que vivemos 365 dias de intensa emoção em? Entre choros, risadas, quedas e alavancadas nós íamos nos conhecendo cada vez mais, eu vi em ti um espelho de mim, de quem eu era, de quem eu era na essência, de quem eu me perdi. Agora, o sentimento é de saudade, dor, desapego, de partida. Espero que seu irmão que já chega me cuide como tu me cuidou, e que daqui pra frente, com tua família, eu aprenda lembrar de ti, e dos antes de ti, de forma tão brilhante que me seguem os olhos tanta luz que vem de vocês.
2017, te amei, me amei, te serei eternamente grato.Obrigado!

Inserida por exnassi

Parabéns, muitos anos de vida, muita paz e amor.
Obrigada por ser um ótimo amigo e por fazer minha prima feliz, obrigada por ser amigo da minha mãe skksk, obrigada por me dizer o que eu preciso entender, obrigada por ter aqueles papos cabeça marotos, obrigada por me ajudar, obrigada por ler o que eu escrevo e por me mostrar o que você escreve, obrigada por ser quem você é, obrigada por contar as tragédias da sua vida e, acima de tudo, por fazer parte da minha família. Eu gosto da maneira que você enxerga a vida, é quase como a minha.
Espero que você tenha um ótimo dia, que alcance seus objetivos sempre, que melhore como pessoa, amigo, filho, enfim que alcance a glória. Eu te amo!

Inserida por brunoleitao

Meu próprio verso

É meu amigo, entre ser feliz e ter razão,
Prefiro eu seguir na contramão.
Meu própio verso,
Estar feliz dentro de meu universo;
Entre as inúmeras vezes que já nos vimos sozinhos,
E nossos monstros que já se tornaram vizinhos,
Prefiro seguir e escrever mais um poema,
Continuar resistindo a este dilema,
Minha vida ainda há de transcender esse sistema.

Inserida por Ancassuerd

Venha cá meu colega,
Venha aqui se sentar,
Pois uma breve história de um amigo,
Preciso lhe contar.

Um camarada ingênuo,
Sempre achava ter razão
Acabou por supérfluo,
Perdendo-se de antemão.

Dentro de seus pensamentos, pensava avistar
Sob próprios fomentos, começou a turistar.
Triste história sobre qual imaginar entre
Suas palavras perdia o amar, iminente.

Venha cá meu colega,
Vamos nos encontrar,
Pois essa breve história de meu amigo,
Não quero que vá reencenar.

Inserida por Ancassuerd

Se só por alguns instantes nos colocássemos no lugar do outro
(amigo ou não) e nos perguntássemos:
"Como eu me sentiria se estivesse no lugar dele?" ,
muitas atitudes desrespeitosas não seriam cometidas.
A insensibilidade, o desrespeito, a falta de solidariedade
são atos que só se corrigem quando nos doem na própria carne.
Cika Parolin

Inserida por CikaParolin

- E aquele nosso amigo em comum, como ele está?
- Morreu.
- Morreu? Mas o que aconteceu?
- Não sei. Uma doença estranha. Estava cada vez mais cheio. Cheio de dizerem para ele como deveria se comportar, o que dizer ou o que não dizer, das tramoias, das traições da luxúria, das mentiras, do egoísmo reinante, das invejas, das fofocas, das competições, dos falastrões, das cobiças em cima do que tinha, das avarezas, dos poucos casos com as vidas humanas, das negociatas, dos palpites de pessoas interesseiras e dos abertamente interesseiros também, das brigas e iras dentro da família, das caras feias quando ele queria ser somente ele, do mau humor dos outros, do pessimismo alheio, das preguiças das pessoas que nunca quiseram mudar em nada para ser feliz ao lado dele, da mesmice, principalmente das soberbias das pessoas e de algumas muitas coisas que não teve tempo de me contar. Não aguentou, encheu tanto a vida dele que explodiu o coitado!
- Nossa! Fiquei triste por ele agora...
- Não fique. Ele me confidenciou antes da morte que deveríamos ao máximo evitar o que ele passou. Me disse que morreríamos magrinhos e felizes. Resta descobrir o que ele não teve tempo para contar... mas já é um começo.

Inserida por swamipaatrashankara

Como é bom ter um amigo
sincero e bem humorado
quase sempre compreendido
estando certo ou errado
ter sempre com quem contar
sempre ali para ajudar
te dizendo siga em frente
também mandando parar

ter amigo é compreender
ensinar e aprender
é viver e ser vivido
fazendo por merecer
é desejar o melhor
e nunca te deixa só
tá ali sempre do lado
não deixar abandonar
ter amigo é ser assim
ter alguém para dividir
momentos bons ou ruins

saber que pode contar
com alguém especial
é viver despreocupado
nenhum problema faz mal
é saber o que é certo
aprender a ser esperto
Tendo sempre a certeza
que tudo vai ficar bem
com bom amigo por perto

Inserida por rubens_andrade_1

Amigo.!
Amigo e aquele que esta ao seu lado quando todas as outras pessoas se distanciam!
Amigo e aquele q chora quando você chora ! E aquele que se emociona quando vc se emociona! e aquele q se for preciso brigar por vc,ele briga.! Á amigo e aquele que mesmo longe se fará presente com vc pelo resto de sua vida..!

Inserida por SandroLucioAlves

Vozes perseverantes

És deficiente, claro amigo!
Sim, uma casa bem construída,
Mas não se faz um abrigo,
Não sentes o amor desmedido...

Verdade! Meus olhos não veem.
Confesso, sonhei enxergar,
Vejo com o coração, não minto!
Enxergas, mas teu afago não sinto!

Não tenho pernas fortes!
Cadeira, rodas... Sina minha.
Você comigo não caminha
Mas sou asa mesmo sozinha!

Dizem que é lindo o cantar.
Gonzaguinha, Keréto, o sabiá...
Mesmo sem ouvir, voam cantos.
Muitos me ignoram, são tantos!

Sei que a fala sempre me faltou,
Nunca a encontrei na língua.
Deixas-me no silêncio profundo
Mas meus gestos reviram o mundo!

Estou na estrada e sou como você,
Nado, brinco, faço o acontecer...
Do cume ao fundo profundo do ser
Surfo, paraquedas... Menos temer

Inserida por Laurosouza

Mar,
Ah meu querido amigo, tua imensidão me constrange, teu azul profundo me deixa envergonhado, mas ainda assim eu me enxergo tanto em ti. Assim como eu, tu afastas de ti as pessoas quando se encontra estressado, tu as aproximas quando se sente vazio, e as abraça aos fins de tarde quando todos estão pensando que o dia acabou e por isso devem ficar tristes. Ah mar, tu és tão sábio, tolos são os que não aprendem contigo, os que não aprendem a te ouvir, te sentir, te deixar tomar conta dos seus corpos que boiam em suas águas salgadas. Ah mar, me dá tua serenidade, que eu te prometo que sempre volto e te dou um pouco do meu amor.

Inserida por exnassi

Meu melhor amigo.
Aquele que me ouve em todo tempo,
aquele que nunca me deixou só,
que sempre me estende a mão quando preciso.

Meu fiel amigo.
Aquele que apesar das minhas falhas,
me ensina o caminho a andar
para que eu não venha tropeçar.

Amigo verdadeiro,
que me amou primeiro desde o início
e ao passar do tempo nunca me esqueceu,
é nesse amigo em quem confio.

Meu amigo Jesus.

Inserida por rogeriomacena

Não se engane amigo... Não é nos momentos de lucidez que temos os melhores sonhos,mas nos momentos de loucura que encontramos onde realmente fazemos parte neste vasto universo.
A solidão não é a ausência de algo e sim o complementa de tudo, da mesma forma que vemos na matemática moderna, o Zero (0) já não é zero,mais sim elo infinito do antes e do depois... Apende-se que a importância do mesmo é a parti do modo que se é usado e não da sua origem.
Da mesma forma é nossos sonhos, lutas e amores, não importa a dor para conseguir mas compreende que tudo em nossa volta tem seu valor, se amar alguém hoje doí, lhe rasga o peito, não deixe este alguém ir embora se senti que de certa manheira o mesmo o amo ainda, lute com todas as suas forças, pois o veneno da sua existência hoje é a cura da sua alma amanhã.

Inserida por lucascatanduba