Textos sobre o ser Humano
Eu simplesmente não consigo entender o porquê que o ser humano sempre vive buscando algo, muitas vezes, algo abstrato que nem sabe definir direito o que é que realmente busca. Será que essa procura desenfreada que por inúmeras vezes nos confunde nos deprime leva à algum lugar? Fico me perguntando o que leva algumas pessoas a sempre quererem ter alguém por perto? Que necessidade absurda é essa? Nunca está bom com ninguém, nunca dá certo com ninguém... será que a culpa é sempre dos outros? Não está na hora de se submeter a um exame de consciência e enxergar onde está o erro? Essa corrida, essa necessidade não passa de uma busca frustrada, uma felicidade forjada, maquiada e deturpada. Pra mim, isso é falta de amor próprio, de confiança em si mesmo e mera futilidade – pessoas que valorizam a aparência, o exterior e esquecem do mais importante: A ESSÊNCIA – que é o que somos verdadeiramente.
Acho que todos deveriam provar um pouquinho da solidão, pra valorizar as verdadeiras companhias. Pensando bem, a solidão nos faz um bem danado! É nela que reavaliamos todos os nossos atos, nossos erros e acertos – é a oportunidade exata para analisarmos nossa conduta e realmente dar a devida importância aos momentos e pessoas que nos fizeram bem. A solidão é um momento de reflexão, é a hora de curtir um mundo que é só teu... e nele, uma oportunidade de viver da maneira que você sempre sonhou. A solidão, é um estado de espírito, onde você fica com a pessoa mais importante da tua vida: VOCÊ.
É impressionante a capacidade que o ser humano tem de ser falho...
Como diz o ditado: Errar uma vez é humano, duas é até compreensível... mas três, é burrice. Persistir no erro é burrice... é dar murro em ponta de faca o tempo inteiro. O melhor é deixar de fato o passado no passado e não mais permitir que ele possa de alguma maneira intervir em suas decisões daqui pra frente...
Uma das coisas mais interessantes que o ser humano pode vivenciar é a esperiência. Não devemos ter remorço algum em conhecer as coisas que a vida nos apresenta, mesmo que depois nos arrependamos. Aliás, o arrependimento deveria ser um sentimento que olhassemos com bons olhos e de forma alguma ser associado ao remorço, pois só ele nos faz perceber o quanto prezamos por aquilo que realmente faz sentido para cada um de nós.
Luduan, 2012.
Melvin Jones, um ser humano de índole incomparável, e um sentimento de igualdade indiscutível, deu para o mundo um presente na qual esse nos traz grandes orgulhos, o Lions Clube, e consequentemente o LEO Clube, que é uma verdadeira escola para a vida, onde quem participa aprende a valorizar cada oportunidade que a vida nos oferece, o sentimento de fazer o bem, o companheirismo, e o amor pelo próximo.
'Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo'
"É incrível a capacidade do
ser humano de se auto passar
por idiota.
Detesto traição seja de quem for,
pode ser de amigo, irmão, principalmente
de namorado...
não tem perdão.
Só que te perdoei agora quero
que você me mostre que não errei
ao te perdoar.
Eu tentei não te imaginar com aquela menina,
só que não da...
Por conta disso pensei muito em terminar...
O ser humano que erra
Insiste em insistir
Em algo que nunca deu
E nunca dará certo
Por que então tanta insistência?
Compensa a pseudo alegria?
Se já se sabe o fim da história!
Momentos rápidos de felicidade
Que resultam em decepções já esperadas...já vivenciadas
Ser humano complicado, não identifica o erro
Permanece naquela que acredita ser a zona de felicidade
Doce ilusão
A solução não é saber o que é errado, e sim ter coragem de mudar
Colocar um fim a fim de sofrer, por uma última mas única vez.
Qual sua fuga para afugentar os fantasmas que constroem teus medos?
O ser humano vive a busca constante pela felicidade, pelo êxtase, pelo estado mental e corporal onde todos os sentidos sejam contemplados.
Mas a estrada chamada felicidade tem muitos obstáculos. Não é fácil simplesmente acordar, olhar ao redor e dizer ao mundo que se sente pleno. A totalidade do ser caminha rumo aos desvios constantemente. A estrada é sinuosa; nem toda curva sinaliza que logo ali em frente há um buraco chamado tristeza que vai te obrigar a mudar os mapas da jornada.
A questão é escapar da consternação, sem que isso afete o trajeto, o tempo ou a velocidade dos passos na caminhada. Esta fuga é conhecida como válvula de escape. Todos, absolutamente todos tem subterfúgios para suportar o caminho, é isso que faz renovar a esperança diante de cada dificuldade que surge.
Mas as fugas, assim como as dificuldades, não são sempre as mesmas. O que hoje te acalenta, amanhã pode ter perdido seu valor balsâmico.
E cada dia nublado, uma forma de ver o sol é descoberta, ainda que inconscientemente.
E se os fantasmas se afastam, aquela fuga é adicionada a bagagem e o conforto desta é absorvido durante o percurso.
Muitas vezes a fuga é tão somente isso, comer um chocolate para que o sabor do cacau possa retroceder a tristeza, flertar como se um olhar cativante tivesse o poder de repelir a melancolia.
Eu também tenho minhas fugas. Medos e fantasmas que teimam em escurecer minha estrada. Tenho flertado com sombras e encarado mistérios, como se estivesse apaixonada; mas na verdade só quero fugir do que me rouba lágrimas, descobrir um abrigo onde os fantasmas não me alcancem.
Amizade
Palavra que resume a sutileza e a sensibilidade de um ser humano.
E pode acreditar que quando uma pessoa se revolta contra você,fala mal e não te da a chance de defesa .É Deus atendendo as suas orações.
"Livrai -me de todo mal senhor"
Um amigo de verdade fica de frente ,olha nos seus olhos e explica a amargura do seu coração,jamais fala por traz,alguem de valores ,respeita a integridade de um amigo.
Claudia Dias Betto
Para lhe dar com o ser humano,
Temos de ser humanos...
Por mais fortaleza que pareça,
É provável que cair aconteça.
O tombo machuca,
A queda envergonha,
Mas com o olhar ao nível do chão,
Temos outro foco de visão.
Nenhum sentimento há de passar em vão,
De tudo se aprende uma lição,
Ou assim deveria ser,
Se quiser mais rápido crescer.
Como explicar o sabor,
Se nunca provou do licor?
Sou humana...
Ser humana...
Estou buscando a mão,
Que me elevará a visão,
Mas guardando bem a sensação,
De como é estar no chão.
Quando for ajudar meu irmão,
Lembrarei da situação,
E ai então, com humildade
Posso ajudar de verdade!
Não se trata de um pensamento, somente um registro.
O MAIOR IDH(Indice de Desenvolvimento Humano) BRASILEIRO, É DE SÃO CAETANO DO SUL, CIDADE PAULISTA.
O que mede o IDH: Renda per capita, alfabetização e expectativa de vida); tem mais de dez anos que ostenta a maior nota nacional essa Cidade do ABC Paulista.
O Ser Humano...
E tão estranho o ser humano...
Por que nunca vêem o lado bom dos outros?
Por que se empenham tanto em achar algo errado com os outros seres humano?
Não somos da mesma especie?
Então para quê diferenças?
É tão estranho ser um ser humano...
A todo momento procurando os defeitos dos outros,
E esquecedo dos meus.
Falando mal dos outros,
E esquecendo do eu.
É tão estranho fazer parte da especie humana...
Sempre reclamando de um pequeno problema,
E nunca vendo o quão grande pode ser o problema do outro.
É tão Estranho pensar e agir como um Ser humano...
Você nunca é o pior,
E o outro não tem nada de bom.
Eu sempre sou a vitima,
E o outro já está com pena decretada: Culpado.
É tão Estranho fazer tudo que um ser humano faz...
O jardim do Outro é sempre mais verde e florido que o seu,
Porém segundo você é por que ele rouba seu sol com aquela arvóre enorme.
Estamos sempre procurando em quem por a culpa...
Cheguei a conclusão de que não gosto de ser um ser humano,
Cometer tanta injustiças,
E nunca descobrir que são injustiças.
Fazer o mal e ainda ser o bonzinho da história,
Sofrer Derrotas e desistir...
Realmente não gosto dessa especie,
Que somba dos outros seres vivos por serem os único Capazes de pensar,
Pois eu queria ser um desses seres que não pensam...
Assim seria poupada de pensar o quanto estúpida é a vida de um Ser humano...
É do ser humano sentir dúvidas, ficar sem saber o que fazer, diante do sentimento sentido, ou do sentimento não sentido,mas é também do ser humano dar-se as oportunidades que a vida oferece, é do ser humano saber esperar o coração nos dar a verdadeira resposta, aquela que realmente nos serve.
É do ser humano não sentir prazer, não amar, não sentir-se bem com certas pessoas, mesmo sabendo que essas pessoas nos amam de verdade, mas também é do ser humano, dar-nos uma chance, e a quem nos ama.
É do ser humano ter coragem de tentar algo novo, mesmo sabendo que poderá não ter um final feliz. É do ser humano buscar a felicidade, onde parece ter nem um rastro sequer dela,é do ser humano encontrar o mais belo sentimento no mais intenso desamor.
É do ser humano ver o que não se ostenta, encontrar o que não estava perdido, sentir o que não se deve sentir, amar quem não se deve amar, esperar quem talvez nunca voltará. Acreditar no que não se vê,sonhar com o impossível, voar sem ter asas,sentir o coração pulsar por alguém, chorar por frustração, chorar de alegria ou de tristeza. Voar por entre as nuvens dos sonhos, viver pensando no futuro, no passado, esquecer o presente, viver reclamando do que tem e do que não tem, ser feliz, ser triste.
Ignorar a vida, e a presença de Deus, destruir o seu próprio mundo e colocar culpa nos outros, criar o que parecia impossível, curar....
O ser humano entra em guerra constantemente com suas próprias criações, com seus próprios sentimentos, é um paradoxo sem fim, que quanto mais tem, mais quer ter, buscar,procurar,dar nome a tudo e todos,procurar razões, soluções,acabar com o próprio ser, se superar...
Para o ser humano nada está bom, nada está em ordem. O ser humano era um ser perfeito e acabou por se refazer da mais suprema imperfeição!
Todos os dias são uma novidade. Não existe um dia igual ao outro mas as vezes o ser humano precisa de um sossego, de uma certeza de que aquele dia não lhe trará surpresas desagradáveis. Assim vive o ser humano, numa eterna expectativa do que virá. A maior alegria é a novidade e a maior triste é a incerteza.
02/09/10
(Caminho sem fim )
Sou como você
Um ser humano
Um ser que ao mundo veio nu
Mas que com o passar dos anos
Descobriu a vergonha da nudez
Aprendeu como se deve viver
Caminhar ele aprendeu
Cujo caminho ele ainda não entendeu
Pois os passos dele são guiados por Deus
Ao tropeçar nesse caminho
Pensou que não tinha mais a Deus
Só depois então ele entendeu
Deus jamais o deixou
Mas ele por seguir um rumo contrário
Foi pouco a pouco do Criador afastando-se
Arrastando-se para onde o vento o levasse
Sendo assim, ele próprio
Desviou-se do caminho certo
Criando um novo caminho
O qual ele não sabe se encontrará um fim
Então ele seguiu apenas em busca do fim...
Andamos por vários caminhos
Onde tropeçamos, caímos e levantamos
Quando levantamos nem sempre
Temos forças para seguir em frente
E quando não temos forças
É preciso lembrar que nunca estamos só.
Pois há, um ser muito superior cuidando a todo momento de nós.
Amor Negro
Coração negro da morte,
Absorvente de todo semblante humano,
Criador do inesperado sentimento amoroso,
Sinalizador da visível paixão negra,
Dilatador de ossos e pupilas,
Circulador do sangre negro e devasso,
Deste amor negro não correspondido,
Recíproco aos olhares terrenos,
Mortos pelo amor negro da compaixão,
Amor negro! Traga-me de volta a paz de espírito,
Cicatrizando a ferida da saudade e da indecisão,
Cabeças se perdem numa tenebrosa dúvida,
Negro como a noite levada e sentimentos ilícitos,
Amor negro! Traga-me de volta o medo, obscuro e o tenebroso.
Coração negro da morte,
Vigilante do centro do infinito,
Leva-me minha alma e o meu espírito contigo,
Eternizando o amor negro em minha vida.
O ser humano e sua infinita capacidade de criar...de descobrir... de ir atrás do conhecimento.
A filosofia não se esconde...quer abalar os edifícios mais sólidos...questionar
as respostas mais conhecidas...derrubar os altares...abalar as estruturas...
" Pois quem são os verdadeiros filósofos", perguntou Platão...
" Os que amam contemplar a verdade...", respondeu...
Cristo também disse que " SÓ A VERDADE LIBERTA "... a verdade e a filosofia são irmãs
siamesas...impossíveis de serem desconexas...
Porém a verdade é algo interior...algo que está pronta em nossa alma...em seus confins
cósmicos e inconscientes...por isso Sócrates dizia que...
" Uma vida que não é refletida...não vale a pena ser vivida "
É preciso pensar...e como diria Pascal..." Pensar bem "... pois é essa capacidade de raciocínio
e emoção que constrói o que chamamos de filosofia...e a eterna busca por respostas e pensamentos
mais elevados é o ofício do filósofo...e todos somos filósofos... a raça humana filosófa por natureza...
busca e cria por natureza...desobedece por natureza...
No meio do século 19 Marx dizia ( criticando a religião que acabava de perder sua hegemonia) que novamente a filosofia ganhava lugar na vida humana...
" Agora que o mundo da verdade se apagou...cabe aos filósofos descobrir a verdade desse mundo "
Os chamados primeiros filósofos gregos e hindus foram os primeiros a alertar o homem para seus mundos internos,
e a necessidade de pensar e agir bem...Voltaire dizia.." Séculos foram necessários para se conhecer
uma parte das leis da natureza...Um dia é o quanto basta a um sábio para conhecer o caminho de um homem "
São as famosas portas da percepção de Blake... a filosofia ve as coisas à luz da eternidade, à procura
do infinito...por isso ela sempre se questiona e ao mundo em seu redor...
Nietzche da uma boa definição do filósofo..." a vida, para nós, significa estar sempre transformando
em luz e chama tudo aquilo que somos e com que deparamos " por isso dizia Voltaire que o
" Filósofo é um amante da sabedoria, ou seja, da verdade "
Em um mundo onde as aparências contam tanto como o nosso...a filosofia é essencial...pois como
pensava Marx..." aquele que enxerga a aparencia...não consegue enxergar a essencia..."
Um mundo de aparência... colocado em nossa mente como verdade...nublando nossa consciência.
O psicanalista Wilhelm Reich nos dizia assim..." Você pensa que determina livremente suas ações?
Que nada! Seu pensamento consciente é apenas uma gota num mar de processos inconscientes,
os quais você nada pode saber " e depois ele ainda acrescenta... " isso...concerteza...
ofende intensamente sua vaidade... " O filósofo Michel Foucault era outro que defendia que não
temos liberdade real, as formas de sociedade e de indivíduos moldam nossa razão, ao ponto de não
termos uma liberdade de pensamento, dúvidas e conclusões; ele chamou essa cadeia de
" Microfísica do Poder " (que também é um título de um livro seu). Por isso karl Marx havia dito em 1846...
" os filósofos se limitaram a interpretar o mundo...o que importa é transformá-lo "
Na época que Marx escreveu isso, a sociedade humana passava por uma era de revoluções e podemos
dizer que nem o capitalismo estava consolidado ainda... mas ele não perde sua razão...o ideal para um filósofo
não é apenas interpretar o mundo...mas "transformá-lo"... porém não vivemos numa época de
revoluções e a filosofia não tem tanto destaque na vida dos humanos como tinha a 200 anos...
Mas se queremos realmente ser livres temos que pensar, refletir sobre as idéias que parecem mais
óbvias e verdadeiras para nós, temos que pensar sobre as coisas e idéias que vieram antes de nós,
senão Foucault sempre estará certo ao afirmar que não temos liberdade real em nossa vida em sociedade.
Henry David Thoreau, o filósofo que escreveu no próprio EUA " A Desobediência Cívil " nos adverte:
" Ser filósofo, não é apenas ter pensamentos sutis, nem mesmo fundar uma escola, mas
amar o saber a ponto de viver, segundo os ditames desse saber, uma vida de simplicidade,
independência, magnanimidade e confiança."
Temos que sair da caverna e ver o mundo como realmente é...como nós realmente somos...
A " Matrix" da sociedade tenta nos dizer o certo e o errado, o bom e o mal, a ilusão e a realidade...
Mas não! Procuraremos por nós mesmos nossas dádivas e nossos erros..nossa coragem e nosso medo...
Como dizia o poeta Emerson..." Em cada homem tem algo que eu possa aprender com ele...e nisso...
sou seu discípulo " é o que Leonardo da Vinci chamou de " o mais nobres dos saberes, a alegria
de compreender " e o Renascentista Francis Bacon também deixou seu recado para nossa geração moderna...
" Procurem primeiro as boas coisas da mente.. e o resto lhes será proporcionado,ou, então, a falta
do resto não será sentida "
Desmoronamento das ilusões materiais fixadas em nossa alma, convertendo o humano em senhor de si mesmo,
ordenando a sua vontade... a vida e a morte... o céu e o inferno... elevando-se acima de si mesmo e das
mais distantes estrelas do firmamento...libertando os momentos...a vida e o pensamento...
Ninguém melhor que o velho Sócrates para dizer a nós como agir diante da filosofia...
" Não te preocupes se os professores de filosofia são bons ou ruins, mas pensa na Filosofia
propriamente dita. Tenta examiná-la bem e com sinceridade;se ela for má, procura afastar dela
todos os homens; mas se ela for o que acredito que é , segue-a e serve-a, e fica contente "
É...como dizia o historiador Will Durant em sua " História da Filosofia "...
" A verdade não nos fará ricos...mas nos tornará livres. "
Acredito que o ser humano em seu ego,
Deva buscar sempre, o aperfeiçoamento,a maturidade,
Ter o controle de sua própria vida, ter uma opnião, uma personalidade, onde não deixe que outros se imponham, onde o medo em sí não crie barreiras, onde possa viver cada momento con intuito de se tornar melhor, de buscar o melhor pra sí, De se fazer feliz.
O medo sufoca laços, cria intrigas, inibe as possibilidades, gera desconfiança, destroi, vidas.
* Cada individuo, deve buscar #'SER' importante o suficiente pra ser lembrado.
* Deve #''CAUSAR'' Nele mesmo, nas pessoas que o cercam e na sociedade onde vive, mudanças consistentes em prol de melhorias.
* Deve # 'EXISTIR , que é aproveitar cada instante proporcionado a ele sem medo de perder, sem medo de arriscar.
Liberte-se de seus medos.
Sendo assim '' SEJA, CAUSE, EXISTA ! ''
CRÔNICA DA BUSCA
A vida do ser humano é um eterno caminhar pela escuridão quando a rotina impera ; subitamente aparece um frio na barriga, uma bifurcação nos leva a escolher um novo caminho, a dúvida aparece, a covardia ou a coragem, qual é o certo, qual é o errado ? Não importa, independente da escolha, continuamos a caminhada e pensamos estar acertando sempre, em algumas vezes ledo engano, e o que tinha tudo para dar certo, dá quase tudo errado, quase tudo, porque sempre há frutos, algumas dádivas, crescimento, amadurecimento, ficamos mais fortes para aguardarmos a próxima bifurcação e para novamente escolhermos o caminho da coragem, da ousadia, do investimento na felicidade. De toda a obra de Aristóteles o que mais se destaca é que o homem nasceu para ser feliz e é isso o que devemos buscar sempre, a minha parte estou fazendo, nunca vou abrir mão de procura-la , nesta ou em outras vidas.
Assumir após um erro não é o ideal;
Pois todo ser humano sabe plenamente que errar é natural,
E assumir a verdade após uma mentira é elemental;
Pois a pessoa no qual você assume te odiará no atual,
Pois no futuro você será a pessoa pra qual a outra se revelará,
E certamente,e finalmente a sinceridade prosperará.''
Eu vejo que compartilha é algo de tamanha importância, em questão da sobrevivência do ser humano. Todo conhecimento que obtemos e não é compartilhado se torna inútil. Nenhuma invenção é privada, ninguém cria algo com a pretensão de esconder. Nada faria sentido se não houvesse essa troca, essa forma que demos nome como "compartilhar"; todos gostamos de compartilhar coisas ao nosso respeito. E devemos isso um ao outro; com o passar do tempo, de nossas experiências individuais como seres humanos, os aprendizados que vem através de erros; tudo isso só tem importância quando passamos para frente, quando compartilhamos.
O mais interessante de tudo, é que dessa forma podermos evitar uma série de situações que prejudicaria a outra pessoa, podemos aprender com um erro alheio, que foi compartilhado quando exposto. É muito importante observar, entender que tudo o que se recebe de informção é algo que nos foi compartilhado, algo que possa nos acrescentar conhecimento, ou uma aprendizagem, ou algo como exemplo para nós. Eu digo no geral, a partir do momento que se expõe, tornou a ser compartilhado, quem viu aprendeu, quem viu sabe.
Hoje eu aprendo, e amanhã eu ensino, então, logo após estarei sendo ensinada novamente, e com isso aprenderei mais, que por minha vez estarei tendo mais o que ensinar. Isso tudo se chama "construção", e isso tudo se forma com tudo o que é compartilhado por nós, por outros, por todos que estão ai, não importa se de perto ou de longe, a questão é que temos todas essas formas de aprendermos, e em todas elas deviamos aproveitar; e por fim, compartilhe todos os seus dias, compartilhe tudo o que fizer parte de você, pois assim tudo terá sua importância reconhecida, seu valor atribuido, e seu significado dado! Compartilhe, aprenda, e ensine!
