Textos sobre o ser Humano

Cerca de 3324 textos sobre o ser Humano

Uma das grandes marcas da contemporaneidade, e a propositura e reafirmação do ser humano em um completo e constante estágio no vazio, na angustia, perdido e vagando para lugar nenhum, melancólico e reprimido, atormentado e inquieto, atribulado e em constante embargo, aflito e diante de incertezas/ inseguranças/ dúvidas, amargurado e muitas vezes sem um norte, fugindo/ se escondendo da voracidade e do implacável real- propiciando sempre os dogmas e incongruências do ideal e do possível. É em síntese um retrato fiel das condicionantes que nos completam e nos amordaçam, perante a trajetória no acaso, do íntimo e do voraz silêncio que nos aflige. Essas são características sólidas, palpáveis, alternadas de desconfiança e incompreensão nos passos no deserto. Não visto e revigoro o drástico à toa (me atesto e me aprimoro), não contemplo a tragédia (apesar de acha-la fascinante e necessária, grosso modo), me debruço e encarno o cético (procedimento fundamental na construção do pensamento racional). Tenho simpatia, afinidade e uma leve sensação de espanto com o Niilismo (uma etapa a fundo- no abismo das garantias e incoerências das relações humanas).

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

É incrível a soberba do ser humano. A maioria das pessoas (maioria cada vez maior) sempre se acham superiores mentalmente, acreditam ter uma inteligência inquestionável, mas quando não têm argumento, atacam: "se informe"; "estude"; não sabe de nada"; "alienado"; “burro”; "estudei na UF tal"; "sou doutor nisso". Isso é triste, não há mais respeito, não há empatia. Falam de uma Democracia, mas vivemos sob uma Hegemonia, onde poucos comandam a vontade de muitos, fazem suas ideias e pensamentos, os fazem "donos da verdade".

Inserida por 100grandesescritores

A tolice do ser humano consiste em querer algo que não lhe pertence na expectativa de felicidade; ora, enquanto tira a felicidade alheia acha que encontrarás a tua? Saiba, enquanto buscar contentamento através de infelicidades encontrarás o mais amargo veneno; sem saber que o mesmo encontra-se dentro de ti .

Inserida por GondwanaLazaro

A vida dos animais e de toda a natureza está no poder de construir ou de destruir do ser humano. Se destruirmos a Natureza automaticamente nos destruimos, somos todos irmãos e dividimos esta vida no mesmo espaço. Mesmo estando aqui por pouco tempo temos que ter a grandeza de preservar nossa morada. O respeito é algo muito importante, em muitos casos, mais importante que o amor. Não precisa amar os animais e as árvores, mas pode respeitá-los, são seres vivos como nós!

Inserida por maurawatan

"O ser humano é um ser social! É (entre tantos conceitos possíveis): uma construção biológica e genética, também, cultural e coletiva (social). O “primata dos primatas!” Não existe um homem ou uma mulher (isoladamente), um grupo de pessoas, um conjunto de grupos, que não tenham cultura, que não apresentem uma soma de conhecimentos, costumes, crenças, visões da realidade, imaginários, mentalidades, mitos e ações peculiares. A cultura (no sentido de ser específica) é dinâmica, adaptativa e sofre e atua com influências nas outras culturas. Antes do advento da escrita, a humanidade com sua criatividade e busca de satisfazer suas necessidades, inventou de forma dialética, várias coisas, transformando o ambiente em que vivia e diferentes e diversos materiais."

Inserida por protestapoeta

“Antes da Filosofia... O que na mente do ser humano havia? Muitas coisas: Mitos, crenças, religião, arte, medos, costumes, universo em claustrofobia! Depois da Filosófica: tudo, todas essas coisas continuam a existir, contudo, estão constantemente sob a crítica ameaçadas de ruir... Ou mudar... Filosofia: contínuo perquirir!”

Inserida por protestapoeta

O ser humano tende a classificar fenômenos como confortável e desconfortável, feio e bonito, útil e inútil. Isso fecha a porta dos olhares amplos de outros ângulos. Isso mostra que precisamos fixar um saber aprofundado das coisas, certamente a amplitude do saber faz com que as relativas compreensões ergam uma ideia concreta do tudo.

Inserida por LCZion

Não acho que o ser humano ame seu semelhante, prova disso é a sociedade que vivemos, no fim isso não importa, burrice tá que, gostando ou não você terá que conviver, isso é sobrevivência evoluímos assim, não foi atoa.Só sobreviveremos se todos sobreviverem, por isso nos juntamos em sociedade, quando pararmos de agir como lobos talvez convivência no mundo torne-se mais agradável.O egoísmo está nisso, cada um acha que vive sua vida, mas existem interligações entre tudo e todos..

Inserida por gessemiranda

Ainda impressiona muito, a insensatez, de uma insensibilidade latente. O ser humano que ainda se esforça para conquistar outros planetas não consegue matar a fome da sua própria espécie. O homem, emoção e carne-frágil. O homem, medo, receio e solidão. O homem, tristeza e desunião. E no emaranhado de sensações, o poeta se camufla de palavras sozinhas e fica à deriva diante de seu próprio comportamento de incapacidade. Compreenda humanos: o sentimento pelo outro nunca deve morrer, ainda que seja por outro ser humano encharcado de tantas verdades, feiuras e imperfeições. Eis que a caminhada, árdua, triste e, por vezes nada harmônica, há de ser longa."

Inserida por ElenilsonNascimento

"Quem é superior, uma Pedra ou o Ser Humano? A pedra não é um ser vivo, não pensa...não age por conta própria e não se expressa. O ser humano vive, evoluiu, age e pode acabar com qualquer coisa inclusive com uma pedra, mas...será mesmo que ele é superior? A Pedra é Imortal, justamente por não ter vida, e não prejudica ninguém, ela sempre estará lá até o fim, e não precisa de nada nem ninguém pra estar lá...ela é útil de várias formas, mas não utiliza de ninguém, não precisa de ninguém e não sofre nada, será mesmo que ela é inferior? Mas, claro...você difícilmente já pensou isso, pois nunca foi uma pedra, e sua natureza egocêntrica nunca deixou você ser uma."

Inserida por OldCat

Como ser humano aprendi a amar, perdoar, transmitir paz, respeitar, cuidar, cultivar, sonhar..... mas, muito mais que tudo isso, aprendi a filtrar tudo o que escuto, tudo aquilo que não faz bem para a alma, tudo que magoa e aquilo que não faz crescer, aquilo que não me ensina nem transforma..... meus filtros não permitem que a tristeza tomem conta de mim!

Inserida por AdrianaLeal

Sigmund Freud disse uma vez, "todo ser humano ateu, não é um ateu é um atoa". Anos mais tarde, Freud tornou-se um atoa também... Mas eu o entendo. Tem de ser forte para acreditar no inverossímil, ser atoa é a forma mais fácil, pacata e baixa de ver a vida sem imaginação. Sem imaginação não há criatividade, e sem criatividade não há progresso ou evolução.

Inserida por Fabi16

Tudo que se coloca acima do ser humano, que o afasta e o faz odiar o seu semelhante, não é nada mais, nada menos que a pura idolatria, pois se não vê a presença de Deus no seu próximo, então nada pode tirar daquilo que segue e idolatra, porque, além de o cegar o afasta daqueles a quem Deus se faz oportuno e acessível por experimentá-lo verdadeiramente na caridade e na fraternidade.

Inserida por Paulinopax

Oh percurso que mostrou a atrocidade humana para com o mais humano dos homens(JESUS) também ratificou a nossa impossibilidade de por ele passarmos, tendo em vista que possivelmente hoje já proferimos algumas palavras solta ao cabo da reclamação, enquanto o celebre homem da cruz o fez em silencio total e quase ao fim do espetáculo atroz quanto falou, usou uma bela frase "está consumado"............

Inserida por Jacksalves

Uma das maiores indagações que o ser humano pode ter, é se se haverá outra vida além desta. Isto porque, dentro de nossa alma, há algo enraizado, que nos dá a percepção da eternidade. Nos apegamos aos pais, aos amigos, à uma pessoa especial, e até mesmo ao emprego. Ou seja, criamos uma raiz, uma sensação de que nunca irá se acabar, somos eternos por natureza, essa é uma excelência de Deus. A eternidade não é uma consolidação de algo que se resistiu ao tempo, é porém, a solidificação de diversos momentos, quer sejam bons, quer sejam ruins. Mas nada deixa de ser eterno.

Inserida por henriquerodrigues7

A maior busca do ser humano é encontrar a felicidade ... As vezes não entendemos o porque de uma pessoa lutar tanto pela outra e criticamos tanto ela por isso que acabamos esquecendo que ela tem o livre arbítrio de escolher quem ela quiser ... Afinal é nesta tal pessoa que ele ver toda felicidade do mundo a sua volta ...

Inserida por rosasilva9

Não há defeito maior em um ser humano do que a covardia. Entende-se por covardia a falta de coragem de admitir uma verdade... Covarde é todo aquele que usa o orgulho como escudo para defender-se de si mesmo e dos próprios sentimentos. É aquele que conquista o coração de uma pessoa sem ter a menor intenção de fazê-la feliz e para piorar ainda mais, a faz sofrer.

Inserida por rosasilva9

Somente por ainda acreditar no ser humano é que ainda procuro doar um pouco da paz que habita em mim, busquei por isso uma vida inteira, e trago na certeza de que, somente quem doa o melhor de si, pode abrir espaço no coração para que seja preenchido com sentimentos bons; e assim, alcançar a verdadeira evolução espiritual

Inserida por Santos21

O amor é o que ser humano tem de mais puro... é a essência da vida humana. O amor está em tudo que possa existir... está penetrado nos corações dos mais humanos, e transborda no peito dos mais sensíveis. Pena que algumas pessoas não querem deixar o amor entrar em sua alma... alguns possuem medo, outros não acreditam que possa existir, porque nunca provaram. E ainda outros acham que o amor perdeu sua trilha, e ficou frio; como uma geleira do próprio coração. Mas a medida que podemos limpar a sujeira da alma, aquecer o coração, eliminar as poeiras da mente; E mostrarmos o caminho da felicidade, essas pessoas descobrirão que sem o amor, sem a batida do coração, a vida não teria sentido...

Inserida por AmiltonPolycarpo

Arte é o amor que está profundamente dentro do coração de cada ser humano; Acariciado dos melhores sentimentos e habilidades possíveis de amar. E o sangue que jorra nas labaredas do amor, transcendente do mais alto sentido espiritual da alma. São rios da compaixão, iluminados pela beleza de viver, a felicidade da vida.

Inserida por AmiltonPolycarpo