Textos sobre o ser Humano
O ser humano aprende a falar com cerca de três anos, a ouvir, nunca. Aprende a andar também por volta dos três anos, mas, não aprende triblar as pedras do caminho. Aprende a querer, a desejar, e, cai no primeiro não da vida. Aprende que com dezoito anos é adulto, amadurecer, nem sempre. Aprende a magoar, e, não sabe o valor de reconhecer erros. Aprende o pai-nosso, mas, não conhece Jesus. Aprende a ler e escrever, porém, não sabem ler seus dias e a ser autores da sua história. Aprende que não se é nada sozinho, e, faz de tudo para parecer autosuficiente. Aprende a falar te amo e na verdade, não sabem amar. Aprendem, mas, não evoluem.
As fronteiras, religiões, Partidos e outros modos de divisão são apenas simbologias do ego humano, que são justificáveis se olharmos dentro do contexto de evolução social histórica de quando foram criadas. Não defendo o fim de tais símbolos pela importância da diversidade e de seus valores cultural, porém usar deles para romper o elo de amor e compreensão que deveria unir cada forma de vida é um erro incompreensíve
O verdadeiro amor é o combustível que movimenta a máquina chamada corpo humano. Com ele, nossa estima se eleva, a alegria se estampa em nosso rosto, uma felicidade interior que nunca desejamos tenha um fim. Um aditivo muito importante para que possamos viver uma paz completa e a realidade de estar de bem com a vida.
"Fomos feitos para praticar a bondade. Fazer o bem é uma ação natural para o ser humano. Não é espontâneo, mas é algo que pode ser aprendido e amadurecido. Ninguém nasce afetivo e solidário, mas é capaz de se transformar a partir da convivência com pessoas sensíveis. Com esse referencial, cada um será capaz de colocar para fora o que há de melhor em si e praticar a mais genuína bondade."
O mal das pessoas é desenhar um modelo de ser humano que se deseja no outro , criando no mesmo expectativas, que nem sempre são preenchidas, onde recebe-se o nome de "decepção", ERRADO. Deveríamos não esperar nada, e sim aprender a conviver com as qualidade e defeitos, deixando acontecer naturalmente, ninguém é perfeito.
Deus está em toda parte e principalmente na essência da sua criação. O ser humano precisa de sinais que o façam encontrar Deus dentro de si próprio. Só assim será capaz de sentir a presença de Deus ao seu redor. Que cada um possa, com o coração, sentir a potencialidade da sua própria essência divina, e que esta venha a despertar dentro de si a compreensão do seu papel no universo. Você é um pedacinho de Deus em atividade neste mundo terreno.
O ser humano é previsível, vejam só uma simples analogia: quando se acusa alguém sem provas, afirmando também que este alguém se tornará algo que ainda não é, prevendo assim um futuro improvável, é um julgamento precipitado, baseado em si próprio, se revela com certeza o que você faria estando na mesma situação, pois em sua natureza, você já é ou se tornará o que acusa!
Há momentos em que me dá vontade de viver só, para descansar das maldades do ser humano. Porém, perguntei ao solitário a respeito da solidão, e ele me disse que, uma vez dependente, eternamente dependente. Temos que saber lidar com as emoções, ficar espertos com os hipócritas e os perversos, além de muita aceitação com as maldades alheias que não conseguirmos modificar e coragem para modificar aquelas que pudermos.
Ouvir de alguém que o outro ser humano é um derrotado, um fracassado me impele a reflexão... Derrotado aos olhos de quem? Fracassado? Comparado com o quê? Quais são os parâmetros? Estes não são os valores de quem julga? Para o materialista, sucesso é colecionar objetos, para os espiritualistas momentos.... Tudo é relativo... Não queira impor aos outros os seus anseios, os seus conceitos, cada um deve conduzir sua vida como lhe provêm. Não julgue para não ser julgado.
As vezes fico pasma com a capacidade de falsidade do ser humano. Tem verdadeiros Judas que, a exemplo do mais famoso, nos cumprimentam, elogiam e "pelas costas" nos caluniam, apunhalam e tentam nos derrubar. Ainda, como Judas, se vendem por "30 moedas de prata" ou qualquer posição vantajosa que lhe possibilite maiores microesferas de poder. Judas ao menos se arrependeu e estes "seres humanos" só fingem se arrependerem quando suas máscaras caem.
Um ser humano está próximo fisicamente das pessoas e dos objetos, mas virtualmente está muito distante. Essa é a barreira virtual. E isso gera uma solidão intensa, mas imperceptível, que provoca inconscientemente uma ansiedade fundamental[...] Só rompemos a barreira virtual quando beijamos, acariciamos e tocamos alguém. Por isso, o toque é importante.
Eu fico a cada dia mais abismado com o comportamento humano cego, viciado e circundante em torno do TER, quer seja por poder ou por dinheiro. Cego porque ele, mesmo assim, acha que é virtuoso; viciado porque, mesmo cego, não consegue se livrar desse mal; circundante porque, mesmo tendo todo o mundo para circular, não consegue fugir do seu próprio veneno.
Às vezes, procuramos algo em outros lugares pelo simples instinto humano de explorar o novo. E, quando esse novo se revela diante de nossos olhos, muitas vezes, preferimos voltar ao ponto de partida, porque encontramos mais beleza, pureza e verdade no que já tínhamos do que iremos, ilusoriamente, ter. Antagonicamente, precisamos algumas vezes ir para voltar, para nos dar a certeza de que: há lugares que nunca deveríamos sair e há pessoas que nunca deveríamos deixar.
Humilhar é uma das piores maldades que o ser humano pode cometer. Diminuir, inferiorizar, constranger, são atos de pessoas que foram humilhadas, e que não aprenderam a perdoar... e se acham no direito de praticarem o mesmo, porém com os seus subordinados, ou pessoas próximas. Esses seres esqueceram que o perdão, parte do coração de cada um, de ambas as partes. E dentro do coração, a compaixão reluz em uma vida mais bonita; Porque se praticamos a maldade com os outros, dentro de nós o mal se propaga em diversas raízes. Mas se alimentamos o amor, dentro de nós ele floresce nossa alma, entrelaça o coração, e nós contemplativos, somos elevados a amar para sempre. Como num sonho de amor a vida e ao nosso irmão. Já que não sabemos, como será o amanhã, e poderemos precisar uns dos outros.
Não confie nas pessoas, confie em Deus! Mesmo que sejam muito amigas e chegadas, todo ser humano falha por conta da natureza humana que tende para o erro. Quando o homem e a mulher se alinham com Deus através do reconhecimento de Jesus Cristo como único caminho e Salvador pessoal, passam a adquirir consciência de seus erros e limitações, passam a buscar e receber em Deus, através de Cristo, o aperfeiçoamento necessário para que se cuidem bem e cuidem bem de seu próximo também.
Inclusão e respeito de um ser humano para outro, não passa pela aceitação ou pela tolerância, mas sim, pela educação e educação é um patrimônio intelectual que só se ilumina com interesse pelo aprendizado e entrega, adquirindo assim, uma visão estética do amor fraterno que favoreça a (re)descoberta e a lapidação de nossos próprios valores!
*Seja mais humano (a), use de mais fraternidade com as pessoas, pare de ser tão egoísta e orgulhoso(a) isso não leva ninguém a nada. Tenha tempo para ouvir o desabafo de um amigo, as vezes aquela pessoa só precisa mesmo que alguém a escute, faça uma visita a um doente, seja solidário com o sofrimento alheio, mesmo que não possa ajudar em termos materiais mas só o fato do seu apoio já representa muito para quem precisa. Sempre se pode ajudar, há formas e formas de ajuda, uma palavra amiga, um sorriso, um abraço apertado valem muito.Portanto não se omita falando que não pode fazer nada em benefício de alguém, pode sim, todo mundo pode é só querer. Hoje é ele (ela) o necessitado(a), porém amanhã pode ser você!! Fica a reflexão!!*
O ser humano vive uma ilusão, ele acredita que terá felicidade e será totalmente livre somente quando conquistar tudo que deseja. Sonhar, desejar e conquistar é maravilhoso, mas devemos aprender que a felicidade e a liberdade vive na simplicidade da vida.Veja um passarinho, não construiu grandes castelos, não acumulou grandes riquezas, e mesmo assim é livre e feliz.
Tales de Mileto afirmava que o mundo foi criado pela agua, pois os Reinos Animal e Humano precisavam beber as suas riquezas existentes na cosmologia fundamental da natureza, ou seja, significa que para o mar se formar se precisa das ondas e do vento que move as folhas das florestas, dos rios que formam as cachoeiras, podendo ser tranquilas e agitadas, quando chegamos perto do oceano vemos o horizonte do Sol brilhar diretamente pela Luz que vem do Norte e Sul. Diferentemente da Lua que ao olhar as estrelas sentimos os flocos de neve se derreter no calor da temperatura dos corpos e do frio do ar infinito e puro quanto lindo
O amor humano vem mesclado de tantos elementos fisiológicos, lúdicos, sociológicos etc., que não passa de um vestígio remoto, uma sombra ou mesmo uma caricatura do amor divino, mas nem por isso ele deixa de ser real na sua própria escala. O amor divino devolve os mortos à vida, ao passo que o amor humano às vezes mal chega a aliviar um pouco os sofrimentos da pessoa amada. Mais do que todos os males e pecados, o amor humano é a prova da nossa miséria. O santo que intercede por nós tem um coração mais ardente de amor do que todos os amantes de todos os séculos. Levei setenta anos para perceber isso.
