Textos sobre Liderança
Buscar sair de profundas crises organizacionais, deixando de priorizar a formação de lideranças que estabeleçam rumos e propósitos, implementar métodos disruptivos de coalizão e desenvolver continuamente novas competências para câmbios estruturais para navegar em um oceano azul, é como tentar se salvar de um afogamento puxando-se pelo próprio cabelo!
Alguns líderes da reforma protestante cometeram uma grande falha quando não retornaram até ao Cristianismo dos pais da igreja (Ortodoxia) até o 3º Século. Infelizmente eles só retornaram até ao Cristianismo de Agostinho, que nesse período já era heterodoxo, pois estava fermentado por variadas superstições e cheio de brigas politicas pelo poder. Isso gerou um grande prejuízo para as próximas gerações, que ficaram sem conhecer a fé genuína dos primeiros irmãos e irmãs.
''O maior erro de uma instituição Religiosa,é que seus lideres ou associados não reconhecem ser pecadores ou falhos,se acham os limpos e santos,e os outros são um bando de seres que não vão se salvar nos fins dos dias,Hey!!!Jesus não tem religião e nem placa de igreja,diz nas escrituras:''E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de TODO O MUNDO''.(1joão:2)E Deus Iavé nos houve quando clamamos seu perdão através de Jesus,e não precisa de igreja pastor ou papa...isso é só nós e Deus''
Todo líder que se preze tem alguns compromissos essenciais para assumir. Entre eles, com certeza: assumir a responsabilidade pelo sucesso das operações de sua equipe; determinar caminhos a serem seguidos; não abandonar um comandado à própria sorte; defender intensamente os pontos de vista estabelecidos.
John MacArthur, um pastor calvinista e cessacionista disse: “Se você for a uma igreja onde a liderança é de uma mulher, então essa igreja não tem pastor”. Também digo: Se você for a uma igreja onde o pastor é machista, essa igreja não tem pastor. E se a igreja tem uma pastora e ela é uma feminista, essa igreja também não tem pastor. Em Cristo “(...) não há homem ou mulher” (Gálatas 3.28). Em Cristo, o fundamental, é ter o coração do Bom do Pastor (João 10.11).
O líder de excelência não faz acepção de pessoas, seja por gênero, intelecto e tampouco por diversidade de pensamentos, haja vista, que se o colaborador é competente, pouco importa todas essas coisas. Lembrando ainda, que caráter é aquilo que somos quando ninguém está vendo, ou seja, existe uma grande diferença entre manipular e influenciar, que faz com que sejamos respeitados por aquilo que verdadeiramente somos e não por aquilo que fingimos ser.
Tem muito disso no nosso meio muitos só querem acumular ao invés de repartir,liderar ao invés de servir ,pedi mais ao invés de agradecer pelo que tem ,valoriza mais posições do que o ser humano ,é triste !Não querem saber de um Jesus que condena o pecado .Hipocrisia e preconceito são infindas .
Era um líder por instinto, coordenava e auxiliava a equipe como ninguém. As pessoas tinha orgulho e ver ele falar. Mas agora, deixou tudo isso de lado, virou chefe e chefe, só sabe dar ordens e mandar. E ainda quer que todos os ame... As aparências enganam e este aí, já não consegue enganar ninguém.
Nem a minha oração, nem o meu empenho na obra, nem a minha vontade de trabalhar, nem a minha liderança, nem os meus sentimentos, nem os meus dons, nem minha comunhão com Deus, vão se abalar quando o inimigo se levantar, vou permanecer e crer pois maior é o que está em mim. E pode se levantar o que for o Deus que eu sirvo não me deixa desistir, isso está mais que provado. Dizer que confia em Deus e continuar como está, é a maior mentira que pode existir. Se você deixa a sua vida Ser guiada por Ele, o inimigo não te toca.
Novos líderes, certamente, hão de ter a devida sensibilidade no entendimento prático de que foram eleitos pelo seu povo para o atendimento da necessidade do seu povo sem a escravatura de outros povos, rumando eles na capacidade, na competência, numa seriedade sem precedente em busca de riquezas, sobretudo, riquezas sociais, a ponto de implodirem num atendimento total e eficaz em prol do seu povo, de maneira que outros povos sejam ajudados por eles devido ao excedente de suas riquezas, sobretudo, riquezas sociais, que por isso, transbordam também em favor de outros povos espalhados no mundo inteiro., não estou falando aqui de comunismo e nem de capitalismo, estou descrevendo sim, o mínimo que devemos fazer uns pelos outros como seres humanos que somos, e não como seres animais selvagens como alguns têm sido.
Com tudo isso, a queda de tais líderes torna-se inevitável e muito melhor para o povo que os elegeu. Posto que, enganara-se com esses “representantes” que tinham o dever de representar o povo de suas Nações, e não dignaram-se a isto., senão, vejamos; Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, França, Itália..
"Manaceis José, como supervisor da vigilância ambiental, sua liderança é fundamental no planejamento e execução de ações voltadas à preservação e monitoramento do meio ambiente. Sua dedicação e expertise garantem que nossa equipe atue de forma eficiente e comprometida, assegurando a qualidade de vida e a sustentabilidade em nossa região. Parabéns pelo excelente trabalho que realiza!"
Quando se segue justificando um líder sem caráter não há como escapar de um destes entendimentos: a pessoa não se informa, e a ignorância fá-la crer que é esperta; ela ainda olha para seu mundo de faz-de-conta com “olhar de poliana”; ou – o que é pior – ela tem o caráter tão distorcido quanto o líder que apoia. Mas encaixá-la sempre neste último tipo não revela uma visão menos distorcida e indigna do que qualquer outra.
Pobre da mente que precisa de um líder ocupando o espaço que deveria ser da consciência. Pobre do coração que dependa de um salvador para agir como deveria. Pobre do cidadão que precise de vigilância para não fazer aquilo que faz quando não tem ninguém olhando. Pobre do homem cuja lisura dependa de que outros a exaltem.
Liderança não é apenas uma questão de ter um cargo de poder. Toda vez que alguém usa sua influência para causar mudança nas ideias e ações de outras pessoas, esse alguém está praticando liderança. Desse modo, você pode ser líder como pai ou mãe, marido ou mulher, como amigo ou como cidadão.
Ser líder não se resume a focar a própria forma de atuar, deixando em segundo plano a motivação da outra parte envolvida. Uma liderança legítima exige sensibilidade para perceber sua equipe, onde reconhecer seu comprometimento e mensurar periodicamente os avanços não podem estar desvinculados da contrapartida em forma de ações efetivas que coloquem as expectativas das pessoas sempre à frente do já oferecido a elas em estágios anteriores. Sempre que a cobrança por resultados é a única coisa que cresce por parte do líder, não se espere que a satisfação pelo hoje subsista, que se gere motivação para amanhã ou que se preserve o acordado entre as partes, pois que o respeito se mostra unilateral e insustentável.
Se procuras pelo líder que não irá trair teus ideais não te limites ao seu histórico: ele pode apenas não ter tido chance de mostrar a que veio até aqui. Também não te norteies pelo que promete realizar: quando alcançar o poder tudo pode se revelar o oposto. Insensato ainda apoiá-lo pelo que combate: talvez possa empreender ações bem piores que essas. Estejas, porém, muito atento às suas IDÉIAS: essas é que efetivamente falam do que ele poderá te oferecer!
Liderança eclesiástica é uma combinação de estratégias espirituais para o rebanho, mediante a competência, zelo e fidelidade de seus ministros, onde o pasto é o campo de atuação, crescimento e edificação das ovelhas, sendo conduzidas pessoal e publicamente aos seus ministérios e às suas realizações em família.
Por causa das tradições religiosas das doutrinas católicas e espíritas, os líderes deixaram de anunciar ao povo brasileiro as verdades das profecias divinas, que expressam as raízes do rebanho e do poder de Deus na pessoa de Jesus Cristo, Autor e Consumidor da nossa fé, hoje reveladas nas Sagradas Escrituras.
Os recursos dados por Deus para a liderança da igreja levantar ministérios para o crescimento dela são todos conhecidos: oração, humildade, fé, conhecimento, perseverança, fidelidade, alegria, sabedoria, motivação, altruísmo, determinação, zelo, responsabilidade, confiança, amor, evangelismo, alvos, treinamento e obras.
