Textos sobre Inveja
Quando o silêncio é a manifestação da sabedoria?
1- Diante da fé e em oração,
2- Na mediação de um conflito,
3- Quando suas palavras têm apenas intenções destrutivas ou humilhantes,
4-Se estiveres possuído pela raiva,
5- Se por ventura aflorar a inveja ou a vingança,
6- Quando não conseguir enxergar mais nada além de defeitos,
7- Se o objetivo for regido simplesmente pela fofoca...
Nᴀᴍᴏʀᴏ ᴅᴇ ʜᴏᴊᴇ ᴇ́ ᴜᴍ ᴅᴇsᴀғɪᴏ ᴇ ᴅᴇᴛᴀʟʜᴇ, ɴᴀ̃ᴏ ᴇ́ ᴍᴀɪs ᴀ ᴅᴏɪs, ᴍᴀs ᴇǫᴜɪᴘᴇ.
1 homem
1 mulher
1 ex infernizando e tentando acabar e envenenar
1 amiga mentalizando energia com inveja
1 amigo em segredo torcendo para dar errado para poder ter mais atenção na "amizade"
1 falso sutilmente plantando discórdia.
1 encalhada espalhando fofoca, 90% fofoca de dor de cotovelo.
1 ou mais cachaceiros chamando pra farra.
Nota: *Fora as que nunca davam bola, mas quando vê com alguém, pensa logo: não queria agora eu quero. (valorização do passe)
O valor dos invejosos
“Aqueles que são invejados entristecem-se com o rancor que sentem à sua volta; se são orgulhosos, por receio de algum prejuízo; se generosos, por compaixão dos que invejam. Mas depressa se alegram: se me invejam, isso quer dizer que tenho um valor, dos méritos, das graças; quer dizer que sentem e reconhecem a minha grandeza, o meu triunfo. A inveja é a sombra obrigatória do gênio e da glória, e os invejosos não passam, de forma odiosa, de admiradores rebeldes e testemunhas involuntárias. Não custa muito perdoar-lhes, quando existe o direito de me comprazer e desprezá-los. Posso mesmo estar-lhes, com frequência, gratos pelo fato de o veneno da inveja ser, para os indolentes, um vinho generoso que confere novo vigor para novas obras e novas conquistas. A melhor vingança contra aqueles que me pretendem rebaixar consiste em ensaiar um voo para um cume mais elevado. E talvez não subisse tanto sem o impulso de quem me queria por terra.
O indivíduo verdadeiramente sagaz faz mais: serve-se da própria difamação para retocar melhor o seu retrato e suprimir as sombras que lhe afetam a luz. O invejoso torna-se, sem querer, o colaborador da sua perfeição.”
Giovanni Papini, in Relatório Sobre os Homens
"Se a minha felicidade lhe incomoda. Ótimo! Estou fazendo um bom trabalho vivendo a minha vida do jeito que eu gosto, do jeito que eu quero, essa vida a qual você almeja ter incessantemente, tem inveja dela;
Inveja essa ao qual você sente agonia no âmago de sua alma, pois você não é eu, e gostaria de estar em meu lugar.
Ao invés disso, você deveria estar buscando algo que te faça feliz, assim como eu faço, e não fico preocupado com a sua vida medíocre de invejoso."
Você está feliz por ter pintado toda sua casa e aí toca a campainha, chega uma visita, ela entra, olha tudo e não diz nada, aí em certo momento ela exclama: Nossa você viu aqui, tem um cocozinho de MOSCA nesta parede!!!
Pronto, foi detectada uma pessoa INVEJOSA!!!
PS: O invejoso detesta ver alguém feliz!!!
Não Fale De Ilusões,Muito Menos De Tristezas,Extravase Sua Alegria Como
Uma Donzela Sua Beleza
Não Feche Seu Coração Para o Amor
Nem Sinta ódio Ou Rancor,Sinta a Felicidade Como o Perfume De Uma Rosa Exalando Seu Orlo
Não Crie Pensamentos Com Ideias Absurdas,Nem Escreva Letras Com
Filosofias Mudas,Porque a Razão Da Vida Está Nos Atos,e Não Naquilo Que Se Usa
Não Prenda Suas Emoções ,Nem a Liberdade De Viver,Não Fale Palavras Tristes,Nem Se Deixe Abater
Não Se Deixe Acumular Com Muita Obsessão,Inveja,Orgulho e Cobiça
Na Maioria Dás Vezes Ás Pessoas
Não Valem Pelo Aquilo Que Elas
Demonstram,e Sim Pelo Que Elas São.
Carinho
Aonde vais os pássaros a ti
acompanham.
Caminhas leve, e a tua graça
se espalha pelos cantos.
O sol inveja tem, dos olhos teus,
são eles duas luzes diferentes que
encantam e aquecem.
Sorriso aberto, jeito meigo, és a
luz dos dias meus.
O que seria de mim sem
tua existência?
Nada, acordo e em ti penso.
És um carinho feito mulher,
meu presente de Deus.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista.
Membro Honorário da A.L.B/S.J.do Rio Preto
Membro Honorário da A.L.B/Votuporanga
Membro da U.B.E
Um dia quando um visitante entrou no jardim, ouviu reclamações de tds os lados. A mangueira dizia que preferiria ser uma palmeira cheia de cocos. Por quê? Pq a árvore td é útil - o fruto,os galhos, e o tronco, enquanto que da mangueira só o fruto era útil. E o coqueiro estava invejando a mangueira pq seus frutos eram muito apreciados e até exportados,sendo uma boa fonte de renda para o país. Tds plantas tinham inveja uma das outras,cada uma pensando que a outra estava contribuindo mais que ela própria.
E a história continua: os olhos do visitante pousaram sobre a florzinha amarela,abrindo-se alegremente no seu cantinho.
- Pq vc não reclama como as demais?
- perguntou.
- A flor respondeu:- Eu costumava olhar o coqueiro e invejar suas folhas balançando ao agito do vento. Desejava produzir frutos lindos e suculentos como a mangueira. Então pensei que se Deus quisesse que eu fosse uma palmeira ou mangueira, eu não seria a flor que sou. Ele deve ter desejado que eu fosse uma florzinha amarela; por isto quero ser a melhor florzinha amarela.
Maldades do coração; o transtorno está no coração, ele maquina coisas ruins continuamente, semeando discórdias, seus pensamentos estão sempre maquinando em como praticar o mal, se vingar, causar dano mesmo que por mero prazer leviano.
Não há valores em seu coração, fora tomado pela ira, pelo engano, a língua má e maldade faz parte de seu cotidiano, apressa em causar danos, a maldade dá-lhe as mãos como amiga, em todos seus atos os frutos são dor e sofrimento, este é o rastro de seus passos;
a inveja é sua mãe, pois tudo que seu semelhante possui, rega-lhe os olhos como sangue suga, as palavras que saem de sua boca sempre são: dá, dá, dá, nunca esta satisfeita.
Desprezas o que tens, a insatisfação é seu pai, como vento no moinho levando tudo ao ar, não retém nem mesmo o que lhe é importante, como tola despreza a sabedoria.
Em seu coração acredita estar em vantagem, quanta vaidade de tolice, esquecem que são propriedades de um mesmo senhor, desferindo danos ao próprio dono.
Vai invejar o mal alheio? Não! E quanto ao bem? É melhor admirar do que invejar. Cada um tem o seu tempo para ser, para ter, para receber etc.
E o jeito para cada um é diferente do outro. Mas cada um desfrutará do que é propriamente para si. Por isso, não há necessidade de ninguém invejar ninguém. Cada um deve se contentar com o que possui, pois cada um é agraciado da maneira que lhe é apropriada. (1 Tm 6:8; Ec 8:15) Deus sabe o que é melhor para cada um; basta crer, e jamais invejar.
Simplesmente não é recomendável ouvir certos tipos de pessoas, pois se você observar, essas mesmas pessoas que aconselharam-te, julgaram-te e ainda observam-te, estão no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas e tendo as mesmas vidas.
Tal vida que queriam para ti, a qual queriam prender-te, sufocar-te na mesma cidade, vendo as mesmas coisas, sofrendo os mesmos desamores, pois por falta de fé ou caráter não acreditavam que tua capacidade não lhe deixaria permanecer ali.
Por fim, essas mesmas pessoas que perderam tempo minando-te ao invés de espelharem-se, não caminharão o abismo que andaste e nunca chegaram aonde tu traçaste.
A graça de Deus nós torna grátos em todos os aspectos da nossa vida por intermédio do espírito Santo.
Portanto não inveja o sucesso do /a outro/a
Mas aplaude para que também no teu sucesso fação o mesmo .
Pós a trajetória do/a outro/a pode ser mas difícil do que a tua trajetória.
Pós o sucesso do/a outro/a pode ser a sombra do teu sucesso.
Deus sabe sobre o teu passa do e está preparar você no presente para seres alguém no futuro.
Crê, suporta, aguenta,ama, não aborreça o espírito Santo é por meio dele que virá a tua benção em nome de Jesus.
Para muitos é difícil reconhecer, elogiar, torcer de coração pelas conquistas do outro. Na cabeça destes ficar feliz por alguém é quase se diminuir.
A inquietude de uma invejinha desmedida prevalece ao bom senso e normalmente seus comentários são sempre precedidos de um “mas também...”. Esse tipo de gente normalmente não disfarça o ranço, não do outro, mas sim da própria mediocridade.
O progresso, a felicidade de outrem só incomoda àquele de alma apequenada e profundamente infeliz.
Ninguém liga pro que você tem
Ninguém quer te ver bem.
O mundo está consumido,
De ódio, estão todos perdidos.
A inveja faz um ser humano matar outro
Todos a cada momento ficam mais loucos.
Ninguém mais se sabe ao que veio
Do próximo sentimos receio.
Creio que haja uma solução
Mas não está tão próxima, não!
Sei que é difícil e irá passar
Mas confesso que não consigo suportar.
Olhe para o próximo,
Faça a sua parte ao máximo.
Mas não deixe isso te atacar,
Pois o mundo todo passou a se perturbar.
“Santificado seja o teu nome”
Ao dizer “Santificado seja o teu nome”, Jesus quer nos lembrar que o Nome do Senhor, ou seja, o próprio Senhor deve ser tratado como santo, reverenciado e temido.
Esta condição da santidade de Deus contrasta com o caos moral em que viviam os deuses do paganismo. As mitologias egípcia, cananeia, mesopotâmica, grega, romana, só para citar as mais conhecidas, eram tecidas de adultérios, traições, mentiras, invejas, rixas, etc. Era um nunca acabar de deus engolindo deus. Mais adequado seria dizer que os deuses do paganismo moravam num lodaçal. O panteão era um pântano podre. Era vergonhosa a licenciosidade do comportamento deles.
Certa vez, um novo crente me perguntou: Se os evangélicos não adoram santos, por que a Bíblia fala tanto neles? Vendo que ele estava misturando as coisas, respondi com uma pergunta: O que é um “santo” na Bíblia? Será um ídolo na parede? Um ícone iluminado? Uma estátua? Alguém aureolado? Não. O santo é aquele que foi separado do mundo para viver de acordo com a vontade de Deus.
Se você precisar de uma razão para ser santo, Deus lhe dará. Ele disse: “Sede santos, porque eu sou santo” (Lv 19.2; 20.7). No Novo Testamento, Pedro copiará e colará esta mesma frase em sua primeira epístola (1Pe 1.16). Precisamos de razão mais forte que esta?
Paulo escreveu: “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (1Co 6.9-11). Como identificar um crente de verdade? O autor de Hebreus responde: “Procurai viver em paz com todos e em santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
Pr. João Soares da Fonseca
O Universo é delimitado pelo tamanho que damos as nossas ins e aspirações. Felicidade mesmo é ter a arte na veia e a poesia latente nas canções. A magia do que vem não é para se jogar ao léu. Não estou aqui para competir nem tampouco gladiar, mas quero que a mensagem toque os céus.
Já tenho meus próprios anjos e demônios e só o amor para poder exorcizar.
A xerox é uma marca, sinal vital que se deve sempre continuar...
Será que estamos nos dando conta
de tudo que está acontecendo?
São as famílias divididas, os filhos à
mercê do que a rua lhes oferece.
O pais em completa correria do
cotidiano para poder dar o mínimo
de dignidade aos seus.
E se alguns se destacam, outros
tantos iniciam com a inveja, inventam
algo para retirar o brilho daqueles que se
esforçam para alcançar seu sonho.
Mas,apesar de tudo não devemos deixar
nos abater diante das dificuldades,
e se for para chorar então que o
façamos em frente ao espelho, e ao
vermos o pranto cair trataremos de
modificar e daremos passagem ao
sorriso gostoso e espantaremos o que
de ruim nos entristece.
Logo a esperança se renovará; não
desanimaremos e nem queremos que de
nós tenham pena.
Bastará olharmos, que há pessoas em
piores situações.
Manteremos a família unida,focada no
auxílio de todos, assim não daremos
chance para que hajam brechas
em nossos muros.
Se esta é a solução para todos os lares?
Não sei !
Mas sem DEUS, fé, verdade e amor;
famílias não existirão mais.
Em ti aflora a criticidade
Crítica sobre críticas incabíveis
Irreais e fantasiosas
Vive-se na mentira
Atrás da falsa máscara
Ser o que jamais foi
Eis a questão.
Nada se foi ou se é,
Mas se quer ser!
Tudo é mentira,
Outrora falsidade.
Envolta numa composição de inveja e imbecilidade!
Queria abraçar o mundo e curar toda sua dor, intensificar suas alegrias e se perder nas fronteiras dos seus amores.
E depois que o meu coração se perder diversas vezes entre seus medos e decepções, minha alma olhará para trás e verás um caminho trilhado.
Uma vida se abre como uma rosa se protegendo com os seus espinhos das maldades, inveja e desamores...
Uma luz forte brilhará na escuridão ...
Só queria abraçar o mundo.
Só queria preencher esse mundo de amor.
"Quienquiera que me desee el malo. Le digo...- ME DAS PENA, que no puedas alegrarse con mi felicidad como lo haria yo."
"Qualquer um que me deseja o mal?! Eu digo: -Me da uma lástima que não consiga se alegrar com a minha felicidade como eu me alegraria com a sua." Vitória incomoda rsrs
—By Coelhinha
