Textos sobre infância que encantam todas as idades
Capítulo de minha Autobiografia A.Kayra
Minha infância roubada e ferida ....
Preciso falar, pois na exatidão sinto vontade de gritar, mas infelizmente dentro de minha sanidade não posso, então estes gritos serão abafados como sempre foram!
Nasci em uma família tradicional, berço católico apostólico Romano, uma família respeitada por todos por seu regime militar na educação de seus filhos, mas ninguém sabia o que de fato acontecia dentro daquele lar.
Todos os domingos íamos a missa, fiz catequismo e crisma...e eu sempre via meus genitores louvando a Deus, mas eu nunca entendi quem era aquele Deus que eles seguiam, pois se eles seguiam e pregavam a palavra de Deus em nosso lar teriam que fazer jus àquele Deus, pois Deus é amor não é mesmo ?
Por inúmeras vezes me ajoelhei ao pé de minha cama e com lágrimas de dor conversava com aquele Deus todo poderoso para me salvar daquele lugar, eu ainda uma menininha não tinha forças para lutar, então minha única chance seria aquele Deus maravilhoso. Mas enfim por incontáveis vezes eu recorri a ele em meus dias, noites e madrugadas á dentro suplicando um auxílio e ele não estendeu -me á mão e deixou ali aquela menininha desprotegida passar por monstruosos e temerosos dias, e aquela menininha (eu) não entendia o porque que ela tinha que passar por tudo aquilo sem motivos ou causas aparentes, então comecei á digladiar com Deus, enfim cresci e aqui estou, estudei teologia, religiões, fiz uma varredura em livros de Medicina (corpo humano) e pisicologia e outros, enfim não encontrei respostas cabíveis e aceitáveis para as tantas perguntas, hoje depois de todo aquele penar (martírio ) tenho uma visão de Deus diferente das quais á maioria prega, mais ainda busco respostas! Só posso dizer que acredito no Bem maior, aquele bem que fazem com que as pessoas se sintam felizes e contemplas, um bem que está acima de nós, um bem imensurável que visa somente a satisfação e sorrisos de outrem sem recompensas e até mesmo gratidão, pois muitas pessoas que faz algo á outrem esperam vossas gratidões e quando recebem a ingratidão se sentem injustiçados, e é incoerente esperar algo só pelo fato de você ter lhe feito um bem, pois no meu ver não seria dado ou feito com esmero tão menos caridade seria um troca/troca.
Existem coisas que por mais que você lute para esquecê-las ou extermina-las elas sempre estarão cravadas em você como se fosse um órgão vital essencial para a sua sobrevivência como o cérebro, coração, rins, fígado e pulmões, resumindo não temos poder algum sobre eles.
Nós somos os pais criando os pais do futuro. lembre-se: " As dores e sofrimentos causados na infância será por toda vida e não existirá nada nada que se possa fazer para
modificá-las depois de aplicadas. Então não deixemos que nada os atinjam e os causem dor.
*Jamais bata ou seja agressivo com seus filhos (as) e tão menos pense que isto os educam, porque eu lhes garanto com toda certeza do mundo que isto não os ajudará e sim os derrotará internamente. Falo porque fui experimento e vítima de abusos psicológicos atormentantes e cruéis e além disto fui espancada, pisoteada, golpeada com inúmeros artefatos e até mesmo afogada no tanque de roupa dentre outras coisas horriveis que prefiro não narrar .
Durante minha cruel infância e adolescência fui ferida por inúmeras e incontáveis vezes que resultou em um estado final de acontecimentos conflituosos e conturbados. Sofri imensas e gigantescas lesões emocionais por inúmeras vezes ou seja marcada em minha alma por toda minha existência e não existe nem uma fórmula que possa mudar ou extrai-la de mim.
Todas as lembranças são indissolúveis e elas me atormentam se fazendo presente a cada momento de meu trilhar.
Hoje por conta de tudo que passei tenho dias depressivos e nostálgicos que dilaceram minha alma, mas tento eu driblar estes sentimentos estando com pessoas que me fazem bem, e tento eu fazer o melhor que posso para retribuir todo amor, ternura e esmero que recebo tão docemente.
Ninguém tem o direito sobre outro ser humano mesmo sendo ele seu filho (a) ninguém tem o direito de aprisionar ninguém dentro se seus próprios paradigmas.
Saibam que nem um filho é igual ao outro, cada um nasce com particularidades e defesas diferentes então não queiram igualar-los.
E você parente, tios, tias, amigos, irmãos, colegas e vizinhos que presenciam vêem ou escuta tais abusos e se calam também estão ajudando o opressor a aplicar sua tirania se tornando opressores de igual teor.
Estas linhas estão sendo traçadas com lágrimas em minha face, lágrimas de uma dor que nunca cessará e juntamente com elas travo uma batalha dentro de mim inunda de sentimentos e sensações que me dilaceram.
Os opressores esquecem seus feitos mas suas vítimas os carregará por toda sua vida, e no final das contas você se tornará à vilã por não esquecer daquilo que lhe foi feito.
Não me venham falar de perdão e tão menos de versículos bíblicos para tentar persuadir minhas dores à não ser que você tenha uma poção que me faça sofrer de amnésia e se você for portador deste tesouro venha à mim por favor pois estou disposta a pagar qualquer preço para resgatar-me de volta.
Se você tem ciência de alguém que esteja sendo vítima destes lobos não mantenha silêncio, saia de sua zona de conforto e os ajude imediatamente.... Você estará salvando estas vitimas de grandes tormentos e consequentemente libertando estes tirânicos de seus demônios internos.
Nunca permita que qualquer adulto refira-se ao seu filho com autoridade.
Procure estar atentos a tudo e todos que os rodeiam.
Jamais em hipótese alguma humilhe seu filho (a) na frente de outras pessoas tão menos no particular.
Eduque seu filho (a) para o mundo e não para você, esteja ciente que seu filho(a) não é de sua propriedade e sim um empréstimo.
Trate-o com respeito, amor converse sempre com carinho e dedicação, deixe-o sempre confortável e seguro em lhe dizer suas verdades sem temer ou caso contrário ele vai começar a mentir por sentir medo.
Tenha paciência esclareça suas dúvidas e se caso não estiver preparado para esclarecê-las procure ajuda para assim você poder ajudá-lo (a) da melhor forma possível.
Os ame e os respeite-os sempre, eles serão os adultos do futuro e pai de seus netos!
Autora A.Kayra
A verdadeira felicidade só se encontra na plenitude da infância.
Quando somos crianças sem medo algum deixamos a alegria nos invadir, transbordar e preencher a quem estiver ao nosso lado.
É uma fase em que há apenas pureza dentro de cada sorriso, cada olhar de descoberta. Em cada passo dado existe jovialidade e nestes a alegria está constantemente presente.
Lá atrás no tempo
A minha infância
Recordar me traz a alegria
São sempre lembranças floridas
Regadas de intenso amor
Recordo de não ter tudo
Mas nunca faltou me estudo
No dia ainda escuro
Levava me a minha mãe
Em meio a risos contentes
Observo algo estranho
O tempo passou correndo
O tempo passou voando
Como a andorinha do ninho
Vai e retorna sem cansar
Eu recordo minha infância
E torno a despertar
O dia era pequeno
Para tanta aventura
A gente fazia da rua
Um lugar para amar
Se por uma arte ligeira
De criança verdadeira
Toma-se uma sentença
De afastar-se de um amigo
Aí o tempo se arrasta
E a gente sente na alma
E a aprende a esperar com calma
Que aquele vil prazo se expire
Que alegria encontrar
Amigos daquele tempo
Que ainda revivem momentos
Que ficaram lá atrás
Foram bases de amizades
Que enfrentaram o tempo
Não morreram num momento
Mas marcam a eternidade
Victor Thales P. de Limas
Na infância, quando navegamos, traçamos os alicerces daquilo que necessitamos, serviço em favor do projeto divino nesse planeta, a lembrança é fator necessário e primordial no progresso arquitetônico, que chega na forma e com movimento harmonioso, a incidência dos desajustes são causadas pela repressão condicionada, principalmente na educação (atual).
Tais desajustes modificam a experiência e propósitos da expressão daquilo que verdadeiramente somos, com isso, se implanta o surgimento do caos com todas suas interferências, atingindo o bem estar interno, de um (para) o todo, propagando desajustes em todas os setores da sociedade, incluindo a natureza.
FABULOSA
Sem medo de ser feliz
Ando pelos quintais
Da minha infância
Procurando os caminhos
Já esquecidos da vida
Mesmos que seja sem sentido
Brinco com a vida
Que o tempo me tem dado
Enganando os medos
Que me atormentam
Vou sorrindo
Brincado às escondidas
Sem ter de pisar na vida
Vida esta fabulosa que tenho tido.
🍂 💖2018
🍃❤Verdadeira infância😘💭
"Quem disse que em minha infância eu precisava de um tablet, smartphone, video game, ou mesmo brinquedos caros para se divertir?!...,as vezes um mero barbante amarrado, um balanço, um pedacinho de madeira com rodinhas que imitava um carrinho, com pistas feitas na terra, ou mesmo um pé de árvore e alguns pedaços de madeira para fazer cabanas,..., e o melhor de tudo era muito feliz,e não reclamava por não ter um video game novo,brinquedos novos,...,sonhava como toda criança é claro,mas não reclamava,apenas se divertia com o que tinha ao máximo,... #EraMuitoFeliz.
Já as crianças de hoje em dia jamais saberão o que era fazer cabana, brincar na rua com os amigos pós escola,toda semana arrancar o tampão do dedo na rua jogando bola,..., infância hoje em dia baseia-se em chegar da escola video game por 10 15 horas, depois tablets smatphones....
#NãoHáInfanciaNisso
#PropriosPaisSãoOsCulpadosPorIsso
#NãoTemTempoParaEnsinarEMostraUmaVerdadeiraInfanciaParaSeusFilhos
#EsqueceramOqueESerCriança
#Triste...
😢💭🍃👊🎢🎭🎮🎨⛺🎢🎡
Você também é daqueles que acreditam que a tecnologia tirou a infância?
EU acredito que não.
Nossos comodismos é que está alterando um período, ou tempo de cada ser.
Cada passo dado rumo ao que é novo deve-se repensar em qual tipo de infância estamos nos referindo e aderindo.
A grande massa como lembra Zé Ramalho em uma musica, `` Temos vida de gado, povo marcado, sofrido; mas um povo feliz´´, ainda que entorpecidos em química,
'' Desde a infância, todo homem é condicionado a se comportar e a sobreviver nesse mundo
competitivo e orientado para a eficiência. Ele se une à luta e à corrida ambiciosa por dinheiro,
sucesso, fama, poder, respeitabilidade e status social. Ainda criança, já aprende a adotar os
objetivos e os valores dos pais e professores, padres e políticos, e todos os interesses institucionais,
sem nunca questioná-los. ''
Lembrei de minha infância vivida nas Minas Gerais,fiquei nostálgico,um comportamento normal em pessoas que se afastaram de sua terra.
A musica de Dorival Caymmi a respeito do pescador,`tem dois amores,um de terra e outro de mar,em que ouvia quando menino,pois o meu irmão adorava,me faz pensar em dois amores.
Venho dos morros e colinas de Minas Gerais,de onde venho não esqueço jamais||
Voltar matar a saudade das minhas origens,meu passado faz parte da minha história,momentos tão especiais e inesquecíveis vivi lá,Minas é um de meus amores,talvez minha mãe.
O outro amor,São Paulo,onde a vida se tornou escola,me transmitiu uma energia estimulante,tive oportunidade de descobrir o fascínio do mundo adotado por ela,me deu dois filhos e um amor apaixonante pela vida.
Lembrei de minha infância vivida nas Minas Gerais,fiquei nostálgico,um comportamento normal em pessoas que se afastaram de sua terra.
A musica de Dorival Caymmi a respeito do pescador,`tem dois amores,um de terra e outro de mar,em que ouvia quando menino,pois o meu irmão adorava,me faz pensar em dois amores.
Venho dos morros e colinas de Minas Gerais,de onde venho não esqueço jamais||
Voltar matar a saudade das minhas origens,meu passado faz parte da minha história,momentos tão especiais e inesquecíveis vivi lá,Minas é um de meus amores,talvez minha mãe.
O outro amor,São Paulo,onde a vida se tornou escola,me transmitiu uma energia estimulante,tive oportunidade de descobrir o fascínio do mundo adotado por ela,me deu dois filhos e um amor apaixonante pela vida.
O silêncio reatou-me aos laços de infância, de pequenezes que fazem falta...
O silêncio que trago, carrega uma voz mansa, de menina que dança com ritmo inventado, de sobriedade invadida por estampas de borboletas, de brilho de girassol, de nuances sem destino.
A menina que sacode o silêncio, perpetua leveza, en(canta) com a penumbra do crepúsculo e ensurdece como a dama do mar, embala um som que enfeitiça esse silêncio, que jaz, eterno naqueles dias de ventos, desses varais da vida!
Infância
Na infância de hoje não há liberdade,
Na de antigamente você era livre para voar.
Na infância de hoje não há imaginação,
Na de antigamente você voava pelo ar.
Na infância de hoje não há diversão,
Na infância de antigamente ela corria livre e solta.
Na infância de hoje não ha brincadeiras
Antigamente nos escondíamos atrás de uma moita
Desta infância eu irei contar
Sem diversão, sem liberdade
E sem voar
Na infância passada, a vida era bela,
A imaginação corria solta
Sem passarinho preso em uma sela.
Por isso vou lhe dizer,
Na infância passada
Eu podia viver
Infância tem seu valor
Ei, psiu! Deixe a criança “criançar”!
Robô, só se for para a fantasia de carnaval, ser educada é uma coisa, robotizada é outra!
Ei, psiu! Deixe a criança sonhar!
A criancice hoje está acabando, as crianças estão perdendo o “trem” da linha do raciocínio!
Está difícil atualmente até “criançar”, meninos com tênis importados que não possa tirar, e o salto nas meninas, que lá na frente não quero nem imaginar! Importar mesmo seria apenas com o sentimento desses “serezinhos indefesos”.
Socorro Papai do céu!!!
Crescer não é muito divertido, não! Onde está a sensibilidade? A emoção? Ninguém mais importa com o conhecimento humano! Agora só quem tem dinheiro, seja lá de onde venha, tem importância.
Poupem as minhas criançinhas! Ninguém ensina mais “Aquarela”, já entregam o quadro pronto, com a letra do “therere Gustavo lima e você”. A tinta não pinga mais, o Sol não vale mais nada, ficam trancafiados nas salas abarrotados de computadores, “ai como pode”...” “ai como não pode”!
Tantos parques para brincar, árvores para plantar, incentivando a preservação da vida, a responsabilidade de cuidar!
Criança querida, não se “adultalize” antes do tempo para entrar na boate, o ar puro, só aqui fora vai encontrar!
Ah, menininhos...é triste ter que deixar as fantasias de falsos super heróis por aí. Mas é só através dessa fantasia infantil que poderão ser criadas uma geração mais realista, mais inteligente emocionalmente, observando que, voar só é possível quando se tem informação, atitude, amadurecimento e muito pé no chão.
Preparem-se! Não para o show das poderosas, mas para uma sociedade abarrotada de grandes profissionais de sucesso, porém, carente de pessoas especializadas e profissionalizadas para cuidar; não seja apenas mais um bonitão sarado com grana para gastar, ou a garota mais popular do colégio! Se vierem assim, talvez não gostem das consequências que terão que arcar por toda trajetória de uma longa caminhada pela vida!
O mundo acredita e necessita de vocês! Sua coragem, seus sonhos de mudar todo o mundo, sua capacidade de lutar por um ideal. Seu ânimo juvenil misturado com inteligência, empreendedorismo e capacidade de fazer dos erros, uma forma de crescimento e exemplo de como não errar no futuro ou ainda, apenas saber lidar com frustrações existentes.
Não tentem ficar lendo pensamentos, não importem se o outro te julga, humilha, ameace. Apenas o tempo nos dá a perspectiva das coisas! Continuem a brincar porque uma criança feliz torna-se um adulto melhor. Sinta seu coração, isso basta, por enquanto!
Patrícia Renata
O adolescente emerge da infância vivida entre sonhos. Viver era bom, as pessoas eram calorosas, o universo era belo. O mundo era bem ordenado. Tudo ia bem, como se fosse o melhor dos mundos. Era a época em que a fantasia permitia o idealismo.
Ora, de repente, em apenas alguns meses, enquanto o olhar no momento da adolescência se faz mais agudo e mais penetrante, o jovem sai do mundo feérico, para mergulhar no mundo da realidade. Ele descobre, então, que dos sonhos que havia alimentado à realidade que descobre, não há nenhuma relação.
Fernando Cesar
Relembrar da Infância , é algo sublime
as vezes contraditório ao que vivemos hoje .
Mas é eterno aos pensamentos de quem fez acontecer da melhor forma possível , mesmo sem saber que a melhor forma era aquela pra se viver ... Pois apenas queríamos viver um momento que seria eterno , mesmo sem saber que seria eterno em nossas lembranças ... Pois pra nós bastava o sentimento de apenas querer viver ...
O que foi que fiz de errado
Estudamos juntos na infância uma classe de 30 alunos entre nós meninas e meninos. Jovens cheios de vigor e saúde. Com o passar dos anos concluído aquele tempo, fomos nos dissipando. Uns foram embora morar fora ou em outro bairro. Um pouco apenas trocaram de escola e foi-se seguindo a vida.
Ficamos adultos uns formaram-se outros trilharam caminhos tortuosos, mas a maioria seguiu o que chamamos de normal. Porem sempre há no meio da turma um grupinho mais chegado que são mais fiel que sempre consegue chegar ao topo formando-se, profissionalizando-se. Um dia desses voltei a minha cidade natal pois casei-me e fui morar em outro estado; e com os poucos que encontrei relembramos as picuinhas festa namoricos, Bagunças, coisas de infância e adolescência. Teve noticia boa e ruin, mas que o bom e saber que nem tudo se perdeu! Pelo menos a essência ficou de alguns e o mais importante estatisticamente não viramos estatística, ultrapassamos a barreira do pressuposto.
Tínhamos grandes sonhos, e rogo graças ao universo que seja assim também com nossos filhos e que todo esse turbilhão de informação sirva para apaziguar nossas guerras e conflitos pessoais. Nosso poetinha querido Rubem Alves disse cerda vez que ``tudo emana do ensino onde há uma urgência em alterar o modo de como se ensina´´; o que concordo plenamente. Mudar a cabeça de alguns para formar um novo mestre já no maternal e prezinho pois o bom professor tem que ser ótimo aluno, onde a barreira da mesmice tem que ser superada pra formar gente digna. Que a paz esteja sempre em seu coração ou quem sabe em sua mente. Enxergando sempre o além do nosso entendimento, perfeição e restauração.
Amigos.. Tem os de perto, os de longe, os de infância, os da rua, da igreja, da escola, os virtuais, os que você nem sabe de onde veio ou como conheceu, entre outros.
Mas não importa de onde vieram ou como o conhecemos, o importante mesmo é o bem que eles nos fazem, é poder ver o presente mais valioso que temos que é a amizade!
Ser amigo é compartilhar momentos únicos, quer sejam eles especiais ou simplesmente fúteis, mas que independente disso é vivido junto; com intensidade!
SAUDADES DA INFÂNCIA:
Eu era pequeno de nada sabia
Brincava e corria exposto ao sereno
Naquele terreno de grande tamanho
Hoje não me acanho em exaltar ele
Pois tomei nele meu primeiro banho
Oh! Como se foi depressa janeiros
E após dezembro
E com muita saudade me lembro
Do tempo que ali passei
Não é que o encanto da vida de idoso
Eu não compreenda
Mas a vida de menino
Nunca me sai da lembrança
E como nuvem de fumaça
Nunca, nunca esquecerei.
MARIA DE MINHA INFÂNCIA
Interessante e misteriosa é essa vida,
mesmo distante do útero,
mesmo cortado o cordão umbilical,
o filho continua ligado à mãe,
sentindo a mãe,
se agradando com ela
e a ela
como se tudo tivesse ligado biologicamente.
É interessante quando nosso consciente nos conduz às loucuras
e muitas vezes o nosso inconsciente
se torna a razão,
que mesmo sem perceber nos leva ao passado
e em muito do passado
nos faz redescobrir o verdadeiro amor
e novamente encontrar o riso da felicidade.
Nossa,
não entendo as loucuras da vida
mas a amo,
vivo
e experiencio.
É incrível
como mesmo distante da mãe
eu continuo ligado a ela
e desse modo
descubro
que o amor
acontece
mesmo quando não desejamos,
que adormece mesmo quando queremos que morra
e acorda quando menos esperamos,
em atos pequenos
mas significativos
e cheio de mistério.
Mais uma vez me espanto
como sendo outro
continuo a achar na beleza da vida
que eu e a mãe somos um
Desde a minha infância apresentaram-me Alguém. Diziam-me que este Aguém tinha uma amor muito grande por mim, disseram que era maior do que o amor que os meus pais possuiam pela minha vida. Relataram-me que um dia Ele se entregou por mim, que Ele morreu em meu lugar para que eu fosse livre e tivesse vida. Contaram-me que esta Pessoa estava comigo em todo o tempo, que Ele conhecia o meu coração, que Ele via as minhas lágrimas e que Ele podia me ver em qualquer lugar, até mesmo nas profundezas do mar ou no mais alto monte.
Entretanto houve um dia em que já não era mais criança, meu grau de entendimento tinha aumentado e, então, pude compreender coisas que antes não entendia. A vida começou a fazer sentido e eu comecei a entender e conhecer aquele Alguém que tinham me apresentado. Conhcê-lo foi como tirar uma venda de meus olhos; como se eu não tivesse uma visão apurada. Eu apenas tinha escutado falar dEle, mas daquele dia em diante eu O conheci verdadeiramente. E eu O amei! Amei porque Ele me amou primeiro.
- Relacionados
- Frases sobre infância para abraçar nossa criança interior
- Textos sobre lembranças da infância que são uma viagem ao passado
- Lembranças da infância: frases para celebrar e reviver momentos
- Texto de Alegria de Crianças
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
- Frases de Emilia Ferreiro para refletir sobre a infância e a educação
