Textos sobre Felicidade

Cerca de 78080 textos sobre Felicidade

A vida é uma coisa doida
Difícil de viver, se bem cuidada
E flui mais naturalmente
Quando gente não liga pra nada
Portanto
Os olhos fechados
Nos momentos de profundo pranto
Proporcionam uma visão mais aguçada
Pérfida e sórdida.
Somando-se a isto
A total ausência de ilusão
Muita gente ficaria estarrecida
Ao perceber
Que ela se torna um tanto assim
Menos estúpida
Guardadas as devidas proporções.
Proporciona uma cândida lucidez.
Explêndida!
Repleta da hipocrisia enrustida.
A gente dá voltas ao mundo
Enquanto parado
Ficando estacionado, andando em círculos
Percebe a Humanidade
Praticamente um corpo só
Imbuído de uma mente louca
Investido da rara qualidade
de saber amar
Possuindo pra isto
Um possessivo, enorme e falso
Amor de verdade
Conforme lhes convém
Me perdi
Foi aí que eu encontrei a solução
Se olhar direito, dentro de cada coração
Hoje eu sei:
Não há de se salvar ninguém!

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

Creio eu
Que talvez, o segredo
A bem viver a vida
É guardar sempre pra si
Um pouco de coragem
Misturada ao medo
Saber viver as alegrias
Mas só um pouco dela a cada dia
Penso
Num momento de silêncio
Em meio ao caos
Nem todo mal
Nem todo bem com muito afã
Pra que a vida seja bela
Deixe um pouco da tristeza
Para vivê-la também amanhã
Feche a janela para o Sol
Deixe entrar a escuridão do dia
E você sorrirá
Pra luz do Sol de amanhã
Não se come todo o almoço
Numa única garfada
É preciso tempo pra esfriar
Consolidar, brotar, crescer
Secar e até morrer
Não sinta pressa em livrar-se de nada
Cedo ou tarde as coisas se vão
O tempo é que rege essa vida
E é sempre bom ter lágrimas nos olhos
Pra que se contenha as risadas
Mesmo que elas venham
Vão passar
Pois tudo passa
Tudo e nada
Solidão também faz companhia
Penso eu, que a graça da vida
É saber dividi-la
Não se vive tudo de uma vez
De um fôlego só
Uma só voz
É preciso guardar sempre um pouco
de lágrimas e de sorrisos
E, quem sabe, a presença
de alguém que seja louco o suficiente
Para estar
Sempre presente em nossas vidas
E queira estar com nós.

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

Haverá respostas
Se vivermos por buscá-las
Encontrará quem não viver só pela vida
Como um pássaro pequeno, que não voa ainda
Aguarda em paz
E sabe mais que todo aquele
Que não vê mistério em nada
E tem sido sempre assim...eis a graça e a lei da vida
O conflito interno, a guerra, o dia ruim
A terra embrionária...flores mortas
Que visão mais torta, que dores são essas?
E, sem pressa, estrelas
Esperando lá no céu, para poder ser lidas
Vida celular oculta, secular.
Areia do deserto
A vida, uma arquiteta paciente
Aguarda um dia a nuvem vir chover lá perto
Repletas do saber de Deus
Noite alta de profundos sonhos
Enquanto a brisa leve cruza o mar à luz da lua
Desenhando um novo mundo
Que vem lá de não sei onde
Ninguém sabe a vida e o que ela traz
A parte que te cabe é tentar perceber
A melhor maneira de vivê-la
...ou viver só por viver
Eis a graça e a lei da vida

Edson Ricardo Paiva.

Inserida por edsonricardopaiva

O ato de querer
Nisto consiste a vida
De fato, é isto que impede
Da gente viver por viver
Imperfeito, o coração deseja
Os olhos anseiam
A alma implora
de tanto querer
O coração fraqueja
A alma pesa
Os olhos ... esses choram
Deplorável carência
Louvável vontade que existe
Num triste querer de verdade
Querência ... daquela que dói
Rói o coração
Quase pára, bate lento
Na dor que dói, tão doida
Então, por que será que a gente
Insiste tanto em viver
Se nisto consiste a vida?

Edson Ricardo Paiva.

Inserida por edsonricardopaiva

Cada dia na vida
É um dia que se vai
Na noite, perdida
Esquecida
de viver a vida
Essa gente meramente
Pensa em pensar que pensa
E tão intensamente não pensa
Que a vive propensa em longe vê-la
Trazendo nas mãos
Uma enorme porção
de nada, algo disforme
Não sacia a sede
Insaciada fome
A mente vazia
Pensa linda a cena
Sentindo-se plena
Em contato
Com gente pequena
Cuja mente
Mais vazia ainda.

Edson Ricardo Paiva.

Inserida por edsonricardopaiva

Viver a vida
E enquanto vivê-la
Não permitir
Que nada ou ninguém
Transforme o peito da gente
Num solo infértil
Igual a esse enorme deserto infecundo
Existente num local incerto
Que por não saber
Chamamos Mundo
Insistente qualidade obsoleta
Em querer a qualquer preço
dar à essa existência qualquer meta
E depois, mesmo assim
Vivê-la
Pelo mero fato de viver
Botando prazo de validade pra tudo
E estudando a melhor maneira
de piorá-la
A vida pode ser uma pálida passagem
Bólide e sem rastro
Nave que flutua suave, ao sabor do mastro
Não permita que essa vida se transforme
Num problema grave e sem saída
A vida é só isso
Um compromisso com Deus
e ninguém mais
Se houver razão pra estar em paz
Pense no poeta que escreveu a vida
Sem meta
Direção ou seta
Nem justa ou injusta medida

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

Viver a vida
E enquanto vivê-la
Tentar não permitir
Que nada ou ninguém
Transforme a vida da gente
Num solo infértil e infecundo
Parecido com o lugar
Que por não saber seu nome ao certo
Chamamos o lugar de Mundo
Insistente invalidade
Inverdade obsoleta
Tenta a qualquer preço
Exigir-lhe alguma meta
Sem que seja necessário dar a ela
Norma ou forma
Pra depois, infeliz, vivê-la
Pelo mero fato de viver
Pensamento
Abstratamente concreto
Piorando a essa pálida passagem
Bólide e sem rastro
Nave que flutua suave, ao sabor do vento
a soprar-lhe o mastro
Maestro da sinfonia
Não permita
Que a vida se transforme
Num problema grave e sem saída
A vida é só isso
Um compromisso com Deus
e ninguém mais
Se houver razão pra estar em paz
Pense no poeta que escreveu a vida
Sem meta
Direção ou seta
Nem justa ou injusta medida
Portanto, enquanto houver
Estrelas pra ver no Céu
Aproveita a chance de olhar pra elas
Um dia há de restar
Somente a lembrança
do quanto um dia foram belas.

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

Viver a vida
E enquanto vivê-la
Tentar não permitir
Que nada ou ninguém
Transforme a vida da gente
Num solo infértil e infecundo
Parecido com o lugar
Que por não ter
um nome a lhe dar
Chamamos de Mundo
Nosso inválido lar
Sem saber de verdade
O que fazer dele ou da vida.
Viver é a parte complicada
Sofrida e difícil da existência
Tudo mais vai se tornando fácil
Conforme a experiência adquirida
Desde que a gente não queira
a qualquer preço
Exigir-lhe alguma meta
Nem que seja necessário dar a ela
Norma ou forma
Pra depois, infeliz, vivê-la
Pelo mero fato de viver
Pensamento
Abstratamente concreto
Piorando a essa pálida passagem
Bólide sem rastro
Nave que flutua suave
Com o vento a soprar-lhe o mastro
Se eu puder pedir
Eu imploro
Que o Maestro da sinfonia
Não permita
Que a vida se transforme
Num problema grave e sem saída
A vida é só isso
E mais nada
Um compromisso com Deus
Se houver razão pra estar em paz
Agradeço ao Poeta que escreveu a vida
Sem meta, direção ou seta
Nem justa ou injusta medida
Portanto, enquanto houver
Estrelas pra ver no Céu
Aproveito a chance de olhar pra elas
Um dia há de restar
Somente a lembrança
do quanto um dia foram belas.

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

Vivendo a vida
É assim que se vive a vida
Viver é coisa tão simples
Que a gente não vê
Em qual altura da vida
O viver se tornou complicado
A vida nada explica
Apenas fica
Viver a vida
É dar tudo que tem
Pra quem
Faz festa e nem te convida
Vivendo a vida a gente vê
Que nesta vida
A gente chega sem nada
E fica
Aos poucos
Tudo complica
E
Ao que tudo indica
Um dia a vista enfraquece
A cabeça passa a esquecer
O quanto a vida esqueceu a gente
Então
Simplesmente se vive
E se erra tudo novamente
E vai vivendo na marra esta vida
Tempo perdido
Dedicado a fazer
E vai fazendo por ser lembrado
Tendo ao lado
A vida
Esquecida e complicada
da qual
Um dia a gente sai
E quando vai
Não leva nada.

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

Dizer que aprendi a viver...
Eu não posso
Mas eu posso dizer
Que habituei-me à vida
Adaptei-me ao mundo
Percebi a existência do inverso
A força da leveza
Na ausência da vaidade há beleza
Escuridão na luz
Quando o mundo
Busca a luz na escuridão
O bem no mal
Qual se isso fosse igual
A alcançar sua velocidade
Abraçar a verdade do universo
Sem nenhum apego
Dizer que se sabe viver
Não cabe a ninguém
A vida não é uma luta
Muito menos um jogo
Aprendi somente a não tratá-la assim
Pois o vento traz canções
Mas a voz do silêncio é a que fala no fim
Feliz de todo aquele
Que se cala para ouvi-la
Porque tudo é um mero sonho
Pendurá-lo numa nuvem não basta
É preciso depois
Dela afastar-se
Simulando a cautela tranquila
No momento mais exato
Que pro jogo e pra luta
Enveredem
Eu jamais aprendi a viver
Sei somente
Quando não fazer igual
Porque sei
No final
Todos perdem.

Edson Ricardo Paiva.

Inserida por edsonricardopaiva

Um dia
Alguém vai te perguntar
Se soubeste viver a vida
E o que fizeste de teu tempo
Tua senda
Não precisaste
Plantar as flores do campo
Nem pintar estrelas no céu
Ou aquecer o Sol
A tudo encontraste feito
De um jeito tão perfeito
Que a gente o jamais faria
Buscaste sempre
Um defeito ou emenda
Um dia
Alguém há de te perguntar
Por que será que foste tão exigente
No teu dia-a-dia
E ponto
Visto que quando acordavas
Teu dia já estava pronto.

Edson Ricardo Paiva.

Inserida por edsonricardopaiva

Quanto mais, em minha vida
Eu procurei descobrir
O valor, o sentido e também
Uma forma de viver sob a Luz
Tanto mais eu descobri
Que não decido meu destino
Há uma força maior
Muito superior a mim e a tudo
E então, simplesmente me leva
Me serve de escudo
Me afasta das trevas
Mas me fez viver a vida toda
sob a cruz
Cruzou meu destino
Com pessoas
A quem eu não queria conhecer
Fez-me cruzar
Com projéteis ogivais
de ponta em cruz
Levou-me a cruzamentos
sem saída
apenas para ver me decidir
e conduzir-me novamente
a caminho de outra cruz
A Cruz que carreguei
Se chama vida
Lugar de pouca Luz
Se fui feliz
Este não era meu destino
Não nesta vida
Aonde já se encontrava
escrita e decidida
Espero ao menos
Que algo tenha valido
Nesta escura busca
Aonde me parece
Ter sido apenas eu
A entender o sentido
da Cruz que Deus me deu.

Inserida por edsonricardopaiva

A vida é uma maçã
Que às vezes
Tem gosto de limão
Viver é caminhar
E às vezes
Deparar com coisas
Espalhadas pelo chão
Coisas que guardávamos
Com tanta esperança
De ter sempre preservadas
Respeitadas
e talvez admiradas
pertinho do coração
Para poder sempre dividir
Como se fossem
Compotas de Maça
Palavras importantes
Para as quais não deram importância
Sonhos de criança
Sonhados hoje
Muitos anos após a infância
Esfacelados
Pisoteados
Simples palavras cultivadas
Massacradas
Por outras palavras
Infelizes e maledicentes
A vida poderia muito bem
Ser igual à uma maçã
E às vezes é
Mas tem gosto de limão.

Inserida por edsonricardopaiva

Não tenho medo da morte
Nunca tive
Meu medo era viver
Esta vida
Na qual não se vive
Nunca tive medo de tempestade
Tenho medo deste Sol que arde
Não Existe apenas a chuva
O problema é a palavra
Que me vem e tanto machuca
São lembranças
Piores que a morte
Que fizeram estes cortes
Sem cura
Não tenho medo do escuro
Meu receio é a claridade
Ela invade a vida
E me impede de esconder
Ou de esquecer
A dor
de ver tanta vida
assim
Perdida

Inserida por edsonricardopaiva

⁠ não não me ensine o que é a vida nem me conte os segredos do viver
Não não me fale do amor que faz a vida mais bela e perfeita eu não quero que me revele os mistérios da vida porque os conhece não não me diga nada deixe-me viver e experimentá-las quero descobrir o amor e viver os mistérios da vida não me conte nada do que posso viver deixe que tudo seja novidade para mim não não fale nada não me conte nada deixe que a vida me surpreenda

Inserida por marcio_henrique_melo

⁠Ouve um momento na minha vida que eu não suportava mais viver as coisas e sofremos na alma
Então eu bati de frente com o que eu achava ser a verdadeira causa de todo meu sofrimento
"Deus"
Sim ele me devia respostas
E eu peguei tudo que me fazia sofrer tudo que doía em mim
E o culpei no meu próprio tribunal usando meus próprios argumentos
Eu sentenciei a Deus ao esquecimento
Eu me senti aliviado e leve
E por um bom tempo absolvido
Mas com o tempo comecei a me sentir só solitário e sabe aquela sensação de leveza?
Bom era eu tentando me enganar
E a absolvição?!
Eu nunca fui mais absolvido que culpado
E a sentença que dei a Deus a coisa do esquecimento!?
Na verdade só havia um culpado naquele tribunal este era o meu ego com minhas escolhas
Uma vez meu mestre e professor me disse que
A culpa existe pra nós mostrar que somos humanos e falhos.
Tive bons mestres isso foi bom pra mim
Eu sei que a vida é dura
Cheia de perdas e decepções
Mas, me pergunto e recomendo que faça o mesmo
Devemos viver como culpados ou culpando alguém ou Deus e o diabo?
Ou aprender a superar com o perdão,
Reflita!

A culpa

Inserida por marcio_henrique_melo

Vale a pena viver, se viver valer a pena

Somos apenas uma geração das muitas que aqui estiveram e das muitas que aqui estarão. Dessas, muitas no esquecimento cairão.

Não importa o tempo, não importa a idade, o que importa é que faças algo para que a tua vida não exista por mera contabilidade.

As mudanças só serão sentidas a partir das ações, as ações resultam em acontecimentos e as consequências poderão fazer da vida, algo que não seja em vão.

Semear o amor, partilhar a dor, cooperar, fazer parte, somar na sociedade, faz a vida ter mais sabor.

Pois se há uma outra vida não temos certeza, mas da certeza temos a memória, daqueles que fizeram da vida, uma bela história.

Inserida por fabiano_de_abreu

⁠Amar e viver!

O que seria melhor? O amor do ser humano racional, ou amar como os animais tidos como irracional!
Em meu mundo, tento amar vc racionalmente, porem se olhar a fundo da situacao, estou de uma forma que poderia dizer que sou irracional, e sem nocao do certo ou errado, porem isso me faz bem! nao quero ser diferente de nada mais que um lindo cachorrinho, que ama irracionalmente teu dono sem pensar no minimo de problemas que a vida dos racionais poderia ter!
Tento entender a racionalidade como a capacidade de tomar decisões baseadas em pensamentos lógicos, porem vejo que amuitos outros bichos que podem ser considerados racional. “As evidências revelam que racionalidade não esta ligado somente no modo de pensar,como tambem, estao ligados mais ainda em nossas acoes...
Quando nasci, fui tirado de minha e jogado na rua, triste por andar sem dono e embaixo de marquizes ou procurando comida aqui e ali, na esperanca de um dia talvez tentar encontrar um dono, para poder corer atras de uma bola, ou talvez tentar ama-lo como fui destinado a ser!
‘’Nao consegui! e talvez essa luta me fez tentar amar o que nao se pode!
‘’De muito andar de porta em porta ja sem muita esperanca por ti minha amada dona!
Tentei de varias maneiras te encontrar e de alguma forma poder expresar meu amor irracional a ti minha amada, nao consegui e. Entao Dezisti!
E fui procurar em outros mares o que me foi destinado,’’Amar! chegando la, encontrei um lindo gato tentando maltratar e talvez ate se alimentar de um lindo peixinho. ‘’Como pode ser isso!!, Eu, aqui sozinho em um mundo tao grande a procura de um amor, e alguem para poder comartilhar meus sentimentos que nao cabe mais dentro do peito, encontrei alguem que conseguiu um ser tao lindo e meigo e fragil, e assim como eu tentando dar o que tem de mais lindo, o amo!
Será que a distância separando os humanos dos outros animais realmente é tão grande assim. Sera que o amor entre os seres humanos e maior e mais sinceros que os dos animais tido como irracional? Nao. Nao mesmo!
Quando a encontrei, pude defendela e protegela de todos que ali tentava aproximar-se e com isso nossa amizade e Convivencia foi crescendo e entao descobri que ali tinha encontrado minha amada, e poderia com ela viver meu sonho de amor, porem desconri uma triste e logica realidade!
‘’ Oi meu peixinho como v cesta ai nessa agua que pareci ser tao fria e solitaria? Nao meu cachorrinho aqui nao e frio e nem solitario e o meu mundo e ah muitas coisas interresantes aqui em baixo, acredito que vc poderia vir viver aqui comigo.

Inserida por FLAUSINOBARBOSA

⁠O mundo é um lugar cruel, é engraçado como as pessoas competem, totalmente irracional impor que a vida seja um checklist, é vergonhoso como tratamos o sentimentos do próximo!
Sempre me pergunto, até que ponto o ser humano consegue ir para ser considerado “perfeito” aos olhos da sociedade...
Sinceramente, precisamos de muita paciência para saber filtrar e aprender absorver os pequenos detalhes e atitudes. @meacs🌼

Inserida por maria102

⁠ Quando você vive da terra:
Querendo possuir, conquistar e consumir
A sua experiência é limitada
Quando voce se volta para Deus:
Você passa a ser um canal
Da consciência de Deus
Aqui em nosso planeta
E então
O poder absoluto
Se manifesta em sua vida
As bem aventuranças
Te acompanharão...
E Deus andará sempre contigo:
Em seus pensamentos e na sua consciência...
Manifestando o Seu poder em sua vida, diária.
Você sentirá a sua onipresença
A sua paz
O seu amor
E uma imensa alegria em viver
Em amar e ser amado!!!...
Por onde você caminhar,
Através do seu pensar
E até no seu desejar
A beleza do Reino de Deus
Estará de guiando e influenciando...
Se envolva com esse lindo amor
Esse é o presente
Que trago para voce:
Meu amigo e irmão do coração!...
Seja feliz com esse poder
Em sua vida
Paz no coração

.Peregrino Correa

Inserida por PeregrinoCorrea