Textos sobre Felicidade
Breve história do sentido da vida
Nasci numa cidadezinha muito distante
Onde as luzes nunca foram inibidas pela modernidade.
Esse mundo distante fez parte de uma historia de vida.
E eu fiz parte da historia da vida deste lugar.
Hoje aos 80 anos, sentada na varanda de um apartamento no 12 andar de um prédio no centro de São Paulo
Cheguei a conclusão que a vida são pedacinhos de momentos que vivemos, os lugares, as pessoas, os animais e tudo que sentimos, tocamos e conhecemos.
Você foi feliz?
Sim, eu fui.
Claro tive momentos tristes, mas descobri porque estive por aqui.
E isso nunca terá preço.
A VIDA, O TEMPO E OS PLANOS
A vida, o tempo e os planos
Passamos a vida inteira responsabilizando o tempo por amenizar nossas angústias e frustrações. “Calma que o tempo dará a resposta”, “o tempo vai passar”, “é só com o tempo”. Acredito que essa seja apenas uma maneira de motivarmos as esperanças por dias melhores novamente, não?
Eu não contesto a sabedoria do tempo e até acredito na necessidade dele, mas enquanto esperamos por isso a vida continua acontecendo. E ela não espera e precisa de novos estímulos para dar continuidade ao seu ciclo.
A partir daí entram os planos. Todo ser humano é movido ao planejamento seja ele a curto, médio ou longo prazo. Planejar o futuro, desejar conquistas e traçar metas para alcançá-las é o que realmente dá sentido as nossas vidas, diariamente.
Só que às vezes fazer planos demais pode ser arriscado e é sensato ter a consciência de que eles podem falhar a qualquer momento. Tudo é risco, principalmente quando se faz planos coletivos cuja realização não dependa apenas de nós. A queda é grande e a gente custa a se levantar, mas o mais belo é que a vida nos retorna à realidade e mostra o quanto é possível seguir em frente e começar de novo.
Às vezes é possível retomar sonhos que ainda não foram concretizados. É permitido ser feliz de formas diferentes que ainda não conhecíamos e para isso basta acolher as oportunidades. Se você tem ao que se apegar então [fé, família, amigos, alguém especial] isso se torna mais fácil, na verdade bem mais fácil.
Fazer novos planos é um grande aliado no combate ao sofrimento. Porém é importante reconhecer que sofrer também é importante, pois embora não pareça, nos faz mais fortes e experientes tanto quanto os arrependimentos.
E depois de tudo isso, em algum momento, vamos entender [e eu espero firmemente por isso] que ao longo da vida nunca houve tempo perdido, apenas tempo pouco aproveitado, mas que nada deixou de ser um grande aprendizado.
Ela só!
Ô mania!
De tentar me arrancar um cheiro
De moldar o meu mundo inteiro
Me arrastar para tua dança
Ô mulata!
És a magia que me enlaça
Tentação de virar a cabeça
Inspiração das minhas poesias
Mas que coisa!
Teu olhar quebra o meu anseio
Teu ritmo, um samba perfeito
Alivia a minha vida confusa
Minha nega!
É só essa tarde, vamos voar
Sei lá, tentar
Espalhar o amor, seja onde for.
Desilusão
Mas eu apenas sorri
Sem forçar
Apenas ouvi
O sussurro que vinha de dentro;
Apenas sorri
E o olhar da mulata também
E olhei, cantarolei
E o sentimento voou mais além;
Essa triste melodia que sai de mim
Define o mar de emoções que se esconde
E o choro leva o pesar que está no meu peito
Quero voar para os teus braços, querida
E me alimentar do teu amor
Respirar tua essência
Sentir teus prazeres, decifrar teus enigmas...
Mas essa distância ilude um desesperado coração
Vítima da desilusão
Não seja a vida, querida
Que se desfaz de todo sentimento verdadeiro
Ah, esse meu coração!
Quero resgatar este amor que senti, pois foi tudo que vivi de mais belo em toda a minha vida, em relação ao amor Eros. Foi um amor único, puro, lindo e verdadeiro. Um sentimento jamais vivenciado. Foi o que me fez ser MENINA/MULHER.
Foi um amor diferente, por isso, eu preciso desse amor, do seu amor mais que tudo! Eu confio que o seu amor tem poder pra curar dores.
Eu sei que me conheces, sabes tudo o que eu preciso, antes mesmo de falar! Me amas e o teu amor é bem maior, do que eu possa imaginar!
Nunca imaginei que eu seria um passado dentro de um presente existente no futuro tao sonhado que não existiu, pois não foi nada disso que estava reservado para nós dois.
Hoje, nossos corpos separados, palavras que não chegam ao coração, olhares que não se tocam mais, duas vidas que não têm mais vida.
Tudo é incerto
Neste mundo de onde escrevo
Não há nada de sucesso
Para além do pouco
Que escondido e louco
Não deseja ser-lo;
Tudo é falso
E nada o é
Porque se o fosse,
O falso era o tudo
E nada era nada;
Dos poucos que com o nada se contentam,
Porque pouco mais têm
Que o nada,
Não sei se sou,
Porque nada eu tenho
Para saber o que é ter.
Nunca fui bom com palavras
Talvez porque palavras
São para ser sentidas
Coisa que eu não faço
Pouco sinto e menos penso;
E muito minto.
Quem me dera ter desejos
Eu que nem ambições tenho
Porque sem ambições não me decepciono
Ao falhar como tanto faço;
Nunca é diferente
Não mudo, não penso
Pouco sinto;
E muito minto.
Por vezes sinto que nada sou
Por vezes sinto que muitos sou
Só sei que o sou
Porque se não o fosse
Nada seria;
Pouco sei
Não por querer
Mas por desistir
O saber não é algo meu;
E daqueles que sou
Um deles de algo sabe
Eu que eram todo
E agora sou muitos nada
Que dos muitos
Pouco sabem.
Nós somos os do fundo.
Piores do que ser nada,
Somos os que não se aguentam de pé
Pois nem pernas tem
Porque as perderam na queda.
E os que em baixo nos colocam
Os de mente poluída
São os que almejamos ser
Para sermos mais que nada
E sermos tudo.
Quem nos dera ser os outros
Que percebem o que digo
Sendo que nem eu, o nada,
O percebo.
Eu sou nada e eu sou tudo
Porque tudo é nada
E ninguém é algo;
Somos um mundo de nadas
E assim o seremos
Até que tudo acabe
Ou paremos de fingir que já não acabou;
Os outros que vêem a verdade
Não sabem se os ilusionistas a sabem
Pois será que sabe a lua que não brilha
Pois eu sei que sou tudo.
TEMPO
"Porque quando estou ao teu lado, invade-me uma vontade enorme de transformar os dias em décadas.
Mas como não tenho nem ao menos o domínio dos meus pensamentos - que tolice essa de controlar o tempo - fico transformando as décadas em dias, juntando o que se foi com o que é...
Fazendo com que todas as emoções e sentimentos de uma década completa fiquem presas em uma centelha de momento e nos fazendo, por um instante, unidos por uma vida inteira.
E assim vou mantendo os meus segredos, com o dedo em riste diante dos lábios, rezando baixo para que eles não me preguem uma peça e deixem escapar palavra alguma contra minha vontade.
E quem não os tenha que se atire da primeira pedra . Ora, quão fácil é se atrapalhar com segredos e rochas.
De repente, tal como um riso franco, um segredo bobo daqueles tantos que guardo com um cuidado descomunal, escapa-me maroto, e com as mãos ao alto tento alcançá-lo para de novo mantê-lo guardado.
Descubro que esses segredos são ágeis, e levados por Hermes já chegaram ao seu ouvido... Tarde demais.
Assim, percebo a fragilidade que temos quando falamos de tempo. Tracejamos tênue linha sobre o sofrimento e, de quando em quando, falseamos os passos e acabamos por sofrer. É assim, não tem jeito. Então se for para sofrer que soframos logo.
As chaves que achamos que tínhamos presas em riste nas mãos agora jazem ao chão, mirando com certo deboche desta nossa
debilidade.
E como não sofrer, quando chegada a hora? O que fazer com essa aflição? Pois o instinto me leva a correr para a saída.
Jogar-me no vazio inevitável ao qual todos somos submetidos... Somos vigiados, espreitados a todo o momento, como tão logo se perceba, estejamos sendo devorados por um monstro que nos ladeia silencioso.
Vou dando conta de que o vazio é sempre uma incógnita. E por ser um vazio, não sabemos do seu tamanho, nem do seu tempo.
E com o passar do tempo, juntamos as chaves, os cacos, os espólios... Pois quanto mais nos aprofundamos em algo, mais inevitável é esse sofrer. Quão tolo querer dominar o tempo, tolice maior é não se aproveitar dele.
E partindo nessa mesma aflição, dessa mesma inquietação e de tantos outros preceitos, descubro que já não quero mais alcançar chave alguma. Recupero a razão, deixo-me ser abraçado com carinho. Farto-me até ser preenchido, aprofundando-me em teu aconchego, roubando o meu sossego, mudando as horas do meu tempo.
Revolvendo as gavetas, vejo no fundo o brilho levemente opaco e já empoeirado; eis ali a chave, bem ao lado daquele já tão conhecido silêncio. E com um medo desmedido, fecho-a rapidamente antes que algum outro segredo ladino fuja.
E se sofrer, então, é inevitável; deixa-me com os breves momentos de alegria e de amor, desses que preenchem uma vida inteira em singelos segundos...
Frágeis segundos, frágeis vidas, ledo engano do domínio.
Então aceita desta feita e permita-me jogar as chaves fora e viver, mais uma década que seja, todo inteiro ao teu lado.
Quem quer encontrar as chaves, que pule da primeira pedra.
Já o tempo, tão abstrato... tão frágil, tão efêmero, tão tempo, tão tão...
Que é melhor deixar que se defina sozinho"
Imagino um novo equilíbrio no planeta
Penso que é como a organização que fiz em casa esse final de semana: "Pra arrumar a gente tem que bagunçar", essa bagunça que o mundo hoje se encontra pode ter um bom propósito se agora servir pra tirar tudo o que não serve e deixar apenas aquilo que é útil, apenas o que precisamos.
Desapegar da escuridão _/\_
Meu ponto de vista sobre a vida, é que nós somos apenas o inconsciente. Um inconsciente sem rumo, sem destino, perdidos em prol de nada... Mas que é controlado pelo consciente! O consciente és luz, és amor translúcido, és aprendiz do verdadeiro
É como olhar de fora pra sí. Duas partes... Interna e externa, iluminado e luminoso, erro e sabedoria, a dúvida e a certeza. O inconsciente tenta, o consciente alcança, o inconsciente pergunta, o consciente responde, o inconsciente respira, o consciente és o ar. A cria e o domador...
Nós somos o erro, a gente desconstrói. A consciência é a tentativa de nos controlar e guiar. Somente são escolhidas as consciências que conseguirem domar seu inconsciente e guiá-lo aos melhores caminhos. Sua consciência é sua alma, e nós somos a imperfeição.
Quando aqui acabar, vossa consciência será julgada. Sabe aquela voz que te livra, te responde, te diz o que é melhor? Ela é a consciência! Aqui, no final nada valerá, seu corpo é capaz de errar, ele é físico e por aqui morrerá. Já o consciente não, o consciente deseja se elevar, voar para o paraíso, conhecer o começo do infinito, onde tudo é eterno e verdadeiro.
Talvez eu tenha tido esse pensamento com o a minha consciência, ou não. Talvez meu inconsciente tenha pensado!
Essa incerteza, é o que nos restará.
Poema :
Uma nova chance
Quantas vezes me veio o desejo de olhar nos seu olhar elegante e tímido
Sentar diante de ti o ouvir o timbre de sua voz
Acalentado o prazeroso instante do balançar dos seus cabelos tocados pelo vento deslumbrando-se
Oh doce amada que me encantou sem igual
Do dia chuvoso a garoa a nos molhar diante um abraço singelo e aquecido
Juntos em um sentimento envolvente de alma e carne eternas, dis-me a meu paladar o seu gosto
Cala minha boca com beijo seu ardente pimenta
Vinte e um dias ou será anos que não vi passar
A fim de surgir em outra dimensão e me deparar em seus braços
Adormecer até o outro dia chegar, acordar com os sussurrar de amor ao meu intimo ser até o mundo acabar
SURPRESAS DA VIDA
A vida é cheia
de surpresas...
Uma estrada
de erros e acertos
muitas veses paramos
e refletimos.
Qual será o nosso futuro?
Vivemos o presente,
mas não sabemos o
que o futuro nos reserva
Mais isso é bom!
As surpresas, o amanhã
que não sabemos.
Que graça teria a vida
se não fosse cheia de surpresas?
Não, não teria graça.
O que são os erros?
Os erros são a trilha
de nosso aprendizado.
O que são os acertos?
São os sinais que estamos aprendendo
e adquirindo experiencias.
Vivendo cada dia …
como se não houvesse o amanhã.
Vivendo cada dia …
como se fosse o último
expressando nossos sentimentos.
A vida terraquea é
só uma e passa rápido que ás veses
não nos damo conta
por isso escolhi viver intensamente,
por isso valoriso a vida,e
as surpresas que ela nos dá.
Incertezas da vida
Eu seu que não deveria
me entregar assim por inteiro
sei que não deveria
mas no amor não existe um roteiro.
Nao, não existes roteiro
não existe previsoes,
regras e nem coisas planejadas.
Estou me sentindo como
errado e certo ao mesmo
tempo das escolhas que estou
fazendo no momento.
O errado é que não é o certa
e o certo é que é o errado.
Entrei nessa sabendo
que posso me machucar
mas sera que não posso ser feliz ?
Sera que não posso amar?
Sera que não posso arriscar?
Talvez termine bem talvez termine mal
pelo menos lutei ate o final.
Espero não me arrepender.
Mas se o pior acontecer
pelo menos vou aprender.
Dança, não é divertimento.
Dança, é compromisso
É suor, é energia
É corpo em movimento
É trabalho
É dificuldade
É humilhação e exaltação
É muitas vezes desânimo e reanimo
É vontade de morrer e viver em cada passo.
Somente quem vive a dança, entende minhas palavras, e muitos poderiam acrescentar até mais. Porém, quem não entende, faz um favor, não banaliza a profissão.
Quem pensa a dança como "diversão" deveria fazer uma aula e ver a realidade dos Bailarinos de verdade.
Tenho me sentido leve
que o peso do rancor
das coisas que me causaram dor
de eternas, tornaram -se breves
Está tudo mais leve
tão leve que o vento carregue
como folhas de outono
breves como flores de inverno
Sentimentos bons ganham espaço
O amor é mais intenso
e mais forte que o aço
que fase boa e serena
Sinto o cheiro das flores
a brisa toca-me suave
vejo o mundo com mais cores
e a vida com mais sabores
Sou grata a Deus
A família
e amigos meus
e todos que permaneceram
em minha vida.
Café com leite, pão com manteiga.
Descubro pelo Google que a minha trinca matutina tem cerca de trezentas calorias.
Combinam com as trezentas que eu gasto na esteira da Smart Fit quase todos os dias. São quatro quilômetros, na velocidade seis, por quarenta e cinco minutos, tempo aproveitado para exercitar o cérebro, que não para de ruminar o passado, o presente e tenta prever o futuro.
No almoço como sempre uma salada com grãos variados, folhas verdes, tomate, pepino, berinjela bem temperada e uma azeitona preta, tudo com muito azeite extravirgem, acompanhada de pequena posta peixe ou de peito de frango.Uma ou outra quarta-feira, como um arremedo de feijoada, arroz, feijão-preto, couve e três ou quatro rodelas de calabresa e uma mini bisteca. Às vezes num domingo, como bacalhau com batatas e arroz.
Meu o almoço diário raramente passa de trezentos e cinquenta gramas bem pesadas, sempre no excelente Restaurante Bambuzal.
Uma vez cada nunca, como no La Plage um Mc Donalds ou um capeletti do Bella Giulia.
Também não dispensamos, eu e a Amanda o filé à parisiense ou camarão à grega, no Monte Carlo do Zé Geraldo, sempre rachando o prato, lembrando que essas gordices são exceções e não posso ser acusado de glutão.
É raro o dia em que eu não tiro minha soneca depois do almoço que o europeu chama de sesta. Revigorante faz bem para o corpo e para a alma.
Eu e Amanda não jantamos. Às seis da tarde comemos um espartano lanche ou algum prato feito por ela com amor, que não enche barriga, não dá azia, má digestão nem pesadelo.
Lá pelas nove horas da noite como uma pequena salada de frutas bem variadas e lá se foi mais um dia de quem come com simplicidade só para viver.
A vida não se resume nisso, mas nem isso levaremos dela.
"Temos urgência em escrever uma história, esta nasceu no momento da vida que todos nós temos, o dia em que tudo se passa numa câmera lenta ao nosso redor e temos certeza que, por causa disso, nossa vida irá mudar, tomar outro rumo.
Quando sabemos que aquilo que estamos vivendo marcará para sempre nossos destinos, um amor novo, um emprego melhor, uma reconciliação familiar, uma conquista no trabalho ou alguma coisa material desejada. Enfim, algo que seja importante para cada um, com suas particularidades e excentricidades.
Nos momentos de dor são aqueles em que o ser humano consegue extrair lições de vida, é o tão almejado amadurecimento humano e daí lembro-me de uma fase do poeta Tennyson: 'Dizem que a dor nos torna sábios'.
E, além dessa sabedoria dolorida, não são só tristezas. Pois, é claro, existe a história de amor. Esse sentimento tão abrangente e necessário para cada um de nós. Não importa de que maneira aconteça em nossas vidas, o amor sempre marca, deixa raízes ou cicatrizes, quando se vai, quando permanece; assim é a vida."
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
