Textos sobre a Escola

⁠Se Deus existe, e a vida é uma escola, você está sendo testado o tempo.
A maneira como você cuida das pessoas que Deus coloca no seu caminho será o seu destino.
Caso você faça alguém sofrer, você será colocado na mesma situação de sofrimento para desenvolver a sua humanidade. E caso não aprenda, esse destino se repetira até que você consiga gabaritar essa lição.
Pense nisso!

Inserida por MarioMassashi

A vida na terra é uma escola, é Deus quem controla tudo aqui, quem se acha demais se quebra e se enrola, quem pisar na bola vai ter que cair.
Esse orgulho é um veneno louco que mata aos poucos e faz destruir, quem leva na mão maldade e vingança, uma hora alcança alguém pra lhe ferir.

O que vou dizer é uma realidade, há tanta maldade solta por aí, o amor e o respeito perdeu sua vez, virou escassez, tenho que admitir.
Já vi muita gente brigar na esquina, por coisa mesquinha ou coisas assim, quem vive na terra espalhando ofensa, assina a sentença que decreta seu fim.

Quem pratica o engano o mesmo se condena, não vale a pena é estrago total, quem faz seu castelo firmado na areia a queda é feia, e se acaba mal.
Quem planta o ódio e semeia a mentira, conspira e cai num abismo fatal, a maldade é uma fera que fere e que mata, é nó que não desata, é laço mortal.

A vida aqui é curta demais, quem faz o bem recompensa terá, quem se corrompe com sua ambição, causa destruição, por ela morrerá.
O homem jamais ficará impune, Deus pune e dele ninguém escapará, quem não se arrepender perde a oportunidade, de na eternidade com ele morar.

Inserida por JeanOliveiraRocha

⁠Lucius é um peregrino. Um viajante do tempo na escola Militar da vida, com seus pés calejados de muito andar (isto é: tendo obtido maturidade precoce). E descobriu, nesta longa jornada, que nem todo Anjo está na Igreja, bem como nem todo Demônio, apenas em lugar profano. Lucius descobriu que têm Anjos disfarçados de Demônios, em cabarés, no tráfico de entorpecentes, no meio da corrupção e nos lugares mais tenebrosos do Mundo que alguém pudesse imaginar.
E viu também que existem Demônios travestidos de homens sacros, com batina, togas, fardas, jalecos, travestidos de indivíduos probos...

E isso tudo assim, apenas por "AMOR" ( ou disputa) às Almas.

Às, 16h49 in 17.10.2023

Inserida por FabioSilvaDN

Alguém muito inteligente, uma vez, afirmou: "Eu não gosto de estudar, eu gosto de aprender".
Mas as escolas não ligam para esse fato. Elas querem robôs que funcionem 24 horas por dia, sem parar! Mas tem dias que me consomem tanto, ao ponto de não me mexer por horas, mesmo que eu não tenha feito nada, de qualquer maneira.
Professores me perguntam se eu estou bem, mas quando eu sofria bullying, ninguém fazia nada, e eles sabiam, eles sempre sabem, apenas fingem que não estão por dentro de cada coisa que acontece dentro de suas paredes.
Pais reclamam que não fazemos nada, que só nos trancamos no quarto durante o dia inteiro, sem ver a luz do sol, mas quando pedimos para ir á um psicólogo dizem que é falta de Deus ou de vergonha na cara.
Eu quero trabalhar, quero me ocupar, mas para isso preciso de um diploma, preciso estudar, porque ninguém é realmente ápto de completar qualquer tarefa se não tiver formação acadêmica.
Como se a vida não ensinasse o suficiente, ensinasse até demais, ensinasse até te sufocar, até doer o peito, até fazer tremerem as mãos, até te desligar da realidade por completo...
Até você precisar esquecer o que te foi ensinado, se não você não vive mais.
Então chame de hipocrisia a minha necessidade de não assistir o noticiário, de não estudar, de não pensar!
Eu já pensei demais e isso me levou a insanidade.
Eu não vou repetir o mesmo erro duas vezes.

Inserida por jubs_am

⁠Qual é a verdade mais importante que a escola deve ensinar? Conhecer Deus e praticar a presença Dele na vida real. Segundo, entender a origem da vida do ser humano, assumir sua responsabilidade e liderar o destino do mundo. E terceiro, perceber a finalidade da existência humana, que é
construir o mundo ideal.

Inserida por SunMyungMoon

2020 um ano péssimo para estar no 3º ensino médio.
Um ano em que a quarentena surgiu, o isolamento social é regra, justo para aqueles que mais querem estar unidos, para aqueles que vivem uma despedida todos os dias, justo para aqueles que a contagem é regressiva para o fim de um ciclo tão duradouro.
Um ano em que a vontade de abraçar aqueles amigos próximos é maior porque já se tem em mente que isso não acontecerá mais com tanta frequência.
Aulas virtuais não chegam aos pés do que é estar na escola, do que é estar ali sempre se surpreendendo, dia após dia.
Os alunos de 2020 estão fazendo o ano escolar mais especial de todos em casa, a eles não se tem mais o direito de se ter o encanto do último ano.
Isso é dolorido.

O gostoso sentimento de aprender
Leva-nos ao mundo encantado do eldorado,
Da performance, do bálsamo, do ébano.
O gostoso sentimento de aprender
Gera aprendizado mútuo, dual, racional,
Irracional, fracionário, totalitário,
Imprescindível, ameaçador, libertador, revolucionário.
O gostoso sentimento de aprender
Deixa-me faminto, curioso, ambicioso em aprender,
Faz viajar a milhas e milhas daqui! Ir mais além.
Se eu puder deixar algo, digo-te aprenda... aprenda...
Sempre... sempre... aprenda para o eterno sempre!

Inserida por DJAVANsilva

Homenagem aos professores

Infelizmente, na atual sociedade de consumo, sua importância tem sido ignorada por alguns. Estes esqueceram que o conteúdo assimilado foi porque você ensinou, com sua dedicação e esforço.
Não se entristeça ou desanime diante da indiferença, quantas vezes propiciou aos seus alunos transformarem informações em conhecimentos? As sementes foram plantadas e certamente algumas germinarão. Verás os frutos dos dias em que passou planejando e refletindo sobre as práticas pedagógicas. Quantas atividades foram elaboradas, com o objetivo de engendrar as competências de cada um, respeitando o seu tempo?
Você tratou cada ser como único.
Você acreditou no potencial de cada um.
Você incentivou mesmo quando outros diziam: "não tem jeito".
Você buscou maneiras de desenvolver habilidades e talentos ocultos.
A você, agradecemos por tudo o que somos e o que aprendemos.
Sem você não poderíamos ser ou ter profissões.
Sem você a nossa visão sobre o mundo seria reduzida.
Obrigada por você nos mostrar a porta do conhecimento e ao abrir e adentrá-la, nossas vidas são enriquecidas, nos tornando melhores e ampliando nossos horizontes.
Obrigada a vocês a quem chamamos de professores.

Inserida por Sol2012

Pode ser que custe essa e outras vidas... mas os planos de Deus no caos e na ordem, estão se cumprindo sempre..e nós somos meros canais dessa manifestação.
Nossa obrigação é aprender
com nosso centro interno, onde existe clareza. Para isso precisamos liberar emoções, aprender com tudo e com todos, decifrar o enigma do respeito e do amor. Na alegria ou no sofrimento, aprender os valores fundamentais, de SER HUMANO. A cura do passado. A solução para a doença do presente. E a construção de um futuro de paz e bem. É linda essa Escola chamada Planeta Terra! Sou grato.

Inserida por Todeschi

Final do bimestre

Torturando-me estou,
me observando decair,
por meros conjuntos pontuais,
que toda manha são postas
ao que se nota, nada muda
e todos os alentos esmorecem dores
sempre iguais.

Tal uniformidade, se dá apenas
por tenebrosas situações,
que se apegam as mais complexas obras
e mais impetuosas ,dificilmente
incorrigíveis questões

Até que em parte sei agradecer,
por ser de meu o mal esforço que atina
na consciência,pois com ausência desse amigo
me pego sem palavras a escrever.

Como disse uma vez:
Não passo de libertino,
um mero vagabundo,
perambulando pelas classes
e corredores,
um mero simplório aluno,
um mero simplório aluno,
um mero simplório aluno,
vagando de vez em outro mundo.

Gabriel Silva Corrêa Lima

Inserida por GabrielSilvaCorrea

Olho ao meu redor durante uma aula e me esforço para interpretar o olhar que cada pessoa emana. Passo tempos me perguntando se sentem o que eu estou sentindo, se pensam tanto quanto eu penso, e não descubro a resposta. E como poderia, eu, explicar algo que nem eu mesmo consigo compreender, mas que vive martelando minha cabeça?
Simplesmente sinto que está tudo errado, mas fico confuso, pois quase ninguém parece tão incomodado quanto eu. Eu me incomodo vendo a maneira que as coisas são, me incomodo vendo a valorização de uma nota e não de um conhecimento efetivo, me incomodo vendo tantas pessoas inteligentes se considerarem burras por não serem boas em atingir a média bimestral. É a pergunta que fica na minha cabeça é: Por que?
Porque é necessário que todos sejam bons nas mesmas coisas? Porque devemos tomar decisões se nem conhecemos a nós mesmos? Porque não temos liberdade de buscar um conhecimento sem nos preocuparmos com o que as pessoas vão dizer, ou com o que as notas vão ditar? Ainda não sei a resposta para essas perguntas e acho que não quero saber, apenas quero dizer que não consigo ser como estas pessoas, não consigo ser como a maioria que está bem com essa situação, porque eu não estou. Não consigo me sentir confortável acordando todos os dias para presenciar essa reprodução diária. Só para deixar claro, não estou dizendo que o sistema educacional é totalmente falho, pois concordo que cada um de nós necessita de alguns conhecimentos básicos; porém, de nada adianta colocar tanto peso nas nossas costas se não possuirmos conhecimento de mundo, uma inteligência mais externa, uma visão mais ampla que não se resuma apenas em uma concorrência de notas para determinar quem é melhor que quem. Porque nascemos predestinados a estudar, entrar em uma faculdade, trabalhar e morrer? Porque a vida tem de ser uma prova de alternativas onde é proibido não marcar nenhuma? Deveríamos ter um tempo da nossa vida dedicado a nós mesmos, ao conhecimento das nossas próprias vontades, nossas próprias idéias e à busca do entendimento de ser o que somos. Ninguém sabe certamente o que é, e no sistema em que vivemos de nada isso importa. Sou jovem, muito jovem. Se um dia eu for fazer uma faculdade-pois não me sinto nessa obrigação- será por vontade e pelo simples prazer de me dedicar em algo que eu gosto. Mas hoje, a única certeza que tenho é a de que não sou como a maioria, e quanto mais eu penso nisso nisso, mais eu perco o medo de não seguir esse padrão. Não tenho mais medo de me sentir desencaixado, não me considero mais burro vendo minhas médias perdidas, não tenho medo de dizer que aprendo muito mais em uma conversa com boas pessoas do que na escola. Pelo contrário, sinto orgulho de dizer que sou assim. Viver uma incerteza não me incomoda, me excita. O que posso fazer agora é aguentar o que é resta e torcer para que um dia eu possa desfrutar e aprender comigo mesmo, para que eu tenha o direito de viver nessa busca da minha essência-que não terá um fim-e possa morrer procurando por essas respostas.

Inserida por pedroscodeler

O estudante é a pessoa mais importante de sempre nesta escola...pessoalmente, por telefone ou por e-mail.
Um estudante não depende de nós...nós somos dependentes do estudante.
Um estudante não é uma interrupção do nosso trabalho...o estudande é o propósito dele. Nós não estamos fazendo um favor servindo o estudante...ele está nos fazendo um favor, dando-nos a oportunidade de o fazer.
Um estudante é uma pessoa que nos traz o seu desejo de aprender. É o nosso trabalho lidar com cada estudante numa forma benéfica para o estudante e para nós mesmos.

William W. Purkey
PURKEY, W., Becoming an Invitational Leader

Graças a Deus estudei em uma ótima escola publica, estudei em uma instituição de ensino superior particular como bolsista, tenho um bom emprego, tenho computador e acesso a internet onde amplio meus conhecimentos. Graças aos estudos e esforços tenho minha casa, meu carro e uma boa alimentação.
Mas quantos não têm e não terão as mesmas oportunidades que eu tive?
Quantos não podem se alimentar adequadamente porque o preço é alto?
Quantos estudam em uma escola em condições mais que precárias?
Quantos não terão nem a oportunidade de poder se matricular em uma universidade porque não conseguiram terminar o ensino médio, pois tiveram que trabalhar para sustentar a família!
E desses quantos, sem estudos, eles terão um bom emprego?
E estes ainda, terão acesso a internet? terão acesso às informações certas?

NÃO!
Eles continuarão a assistir aos telejornais e as novelas, porque não tiveram um estudo adequado que lhe propusessem chances de discernir o certo do errado.
Continuarão manipulados pelas coisas que a mídia apresenta e a maior alegria desses quantos ai é consumir o que as mídias empurram goela a baixo,
Como já dizia Mamonas Assassinas "a minha felicidade é um crediário nas casas Bahia".

E ainda o Governo e as mídias dizem que não temos um propósito pelas manifestações?
A minha luta não é por mim e sim por esses quantos que não tiveram as oportunidades que eu tive e se continuar assim nunca terão!
A minha luta é por esses quantos que nem sabem ao certo a causa disso tudo, e que acreditam que nossa manifestação é pelos R$0,20 de SP.

Eu luto por eles, eu luto por um Brasil melhor!

VEM PRA RUA VOCÊ TAMBÉM!

Ensina poetisa.

O amor é uma escola
Que ensina sem ensinar.
P'ra aprender com esse amor
É só saber amar.

E quem não ama não aprende.
Sabe nem amar ninguém
Se tu ama, tu aprende
Aprende com esse alguém.

Você é pura poesia,
Aprendo nas estrofes a rimar.
Se tornou meu poema favorito
Quando me deparei com seu olhar.

Amo tanto esse amor.
Amo tanto teu bem querer.
Amo, você todinha.
Amo muito amar você.

Ela me ensina a ser poeta...

Amo o quanto vc me ensina
Sabe bem ser professora.
Na arte de amar...
Oh dó, fica tão boba.

Me libertar, amor
Com esse amor.
Obrigado, amor
Sou teu leitor.

E você é esse poema,
Que mexe com o meu ser.
Sou poeta, mas quando canso
É você que eu tendo a ler.

Inserida por Jean_Quintino

⁠REFLEXÃO

Não importa de onde você vêm, não importa se estudou em escola pública, se suas notas não eram as melhores e muitas vezes até sofridas para ficar na média, se tinha dificuldades com determinadas disciplinas, se não tinha interesse em aprender e muitas vezes ia para a escola somente porque era obrigado por seu pai ou sua mãe para não levar aquela surra, se seus pais eram simples e não tinham muitas condições financeira para lhe propocionar os melhores colégios e professores, não importa se as pessoas te subestimavam e olhavam para você com ar de superioridade e achavam que eram melhores do que você.

Nada disso importa se você acreditava em você, se você aprendeu o princípio e a coisa mais importante que seus pais lhe ensinaram, que são: confiança em sí mesmo, humildade, simplicidade, muita, mais muita força de vontade e fé em Deus.

Saiba que muitas vezes pode parecer ou até mesmo ser muito difícil, mais, jamais será impossível.

Você é! E sempre será capaz de chegar aonde quiser. Nunca duvide disso e jamais permita que os outros te convençam do contrário.

Seu limite! Só você decide!

Ailton Bahia,

Inserida por AiltonBahia

A Vida é Coisa de Aprender

A vida que a gente leva é uma coisa de aprender,
Pois lição não se recebe só na escola que ensina a ler,
Mas todo dia que se tem massa pra sovar com as mãos
E se tem nota e letra pra fazer uma nova canção.

Se há pincel e tela posso compor uma obra de arte,
O mundo é meu atelier e o aprendizado faz parte
O mundo é meu colégio e minha faculdade
Por isso faço exame a partir das dificuldades.

Tiro a nota no corre-corre das cotidianas lidas,
Tomo a média das vitórias e das lutas perdidas
Passo de ano ou tento outra vez até a colação
De grau em grau sigo para a última celebração.

Vou estudando porque sou apenas aprendiz
Os acontecimentos são minha cartilha e meu giz
No sofrimento e no prazer, no voo e na queda
Minha confiança é meu livro e meu paraquedas.

Somente não deixo de fazer meu mestrado,
Os fatos são disciplinas para meu doutorado
E a banca que me julga é minha consciência
Espero conseguir meu diploma com excelência.

Já não sem demora concluo este poema
Pedindo que não desanime com os problemas
Porque os professores tanto mais exigentes
Mais colaboram com a formação das gentes.

Aberio Christe

Inserida por Christean

Professora

Você aprende na escola
E logo aprende mais na faculdade,
Depois disso pega seu diploma...
Então talvez olhe para a vida e diga:
Agora eu tenho muito que aprender contigo!

Mas se não fizer isso,
Não se preocupe,
Pois querendo ou não,
A vida será sim a sua
Última professora!

Inserida por Pergentinojunior

-⁠ educação-

Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo o que se aprendeu na escola. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.

Inserida por jhonatanmoreira12

Tentei falar com você, mas não sei por que você não quis me atender... Eu te procurei na sua casa, na rua e até mesmo na escola. Nenhum sinal de vida, nada. Será que foi embora pra outra galáxia? - Não. Estava acompanhado(a) em outra praça, de mãos dadas e novamente amando numa boa...

E eu aqui... Morrendo de saudades suas...

Inserida por FrancklesWerivan

Tempos de criança
Há quem faça pouco caso dos desejos das crianças, eu não, sempre analiso e procuro entender o porquê de alguns anseios infantis. Dizem os psicólogos e psiquiatras que os acontecimentos repercutem por toda a nossa vida e acaba formando nossa personalidade, um dos motivos de tentar entender o que se passa na cabeça dos pequenos é o fato de eu já ter sido criança (claro), e na minha infância tive inúmeros desejos que jamais foram atendidos. Lembro dos tempos de escola, início das aulas pra ser mais exato, ficávamos eufóricos, loucos pra saber qual seria a novidade no nosso material escolar, o que os adultos não sabiam é que a partir desse aparato escolar, faríamos sucesso ou não na nossa turma, um material legal era imprescindível para ser um aluno descolado, um material ruim acabaria com nossa vida social e consequentemente nossa auto-estima. Lá estava eu aguardando o material chegar, chegou, me dei por satisfeito com o material que me foi dado, mas o que pouco sabem é que o demônio mora na comparação. O primeiro dia de aula é especial, tão especial que eu acho que até tomava banho antes de ir para escola. Ao chegar, todos vindo de férias, tanto tempo sem fazer nada que nos fazia até sentir vontades estranhas, como vontade de estudar, por exemplo, vontade a qual não durava mais de uma semana. A tragédia aconteceu, um colega tira um estojo, estojo que me parece mágico na lembrança, cada botão apertado revelava um aparato; borracha, apontador, régua, tesoura, olhei para o meu, feito de tecido, simples, o fecho era apenas um zíper, senti uma tristeza, já era a vontade de estudar. Chegando em casa pedi para comparem um estojo daquele pra mim, que eu precisava dele, sem ele não poderia estudar, ele era peça essencial para o meu aprendizado. Assim que acharmos o estojo compraremos pra você, eles disseram. Em agosto faço 37 anos, até hoje espero o dia de ganhar meu estojinho...

Inserida por professormariocelio