Textos sobre como Curtir a Vida
Sabe aquelas pessoas que gostam de espalhar espinhos em sua vida? Aproveite que estamos na primavera e espalhe flores nos caminhos delas. São pessoas desorientadas, infelizes, desequilibradas espiritualmente, psicologicamente, amorosamente. Não fique triste com os espinhos! Retire-os e plante flores!
Dedique sua vida à um bem maior. Seja feliz e compartilhe felicidade, mas não faça isso passando por cima dos outros. Seja humilde, tenha caráter. Conquiste seu espaço, ganhe seu dinheiro honestamente. Trace suas metas e se esforce para alcançá-las. Não julgue as pessoas pelo que vê ou pelo que acha, aliás, não julgue nunca. O que faz a nossa vida ter sentido, depende das escolhas que fazemos, dos erros que cometemos e das lições que com eles aprendemos. Siga em frente, tenha fé, tenha amor e esteja em paz com sua mente e seu coração.
Vivo nos sonhos que a vida me deu. Neles estão espelhados os meus sentimentos e desejos... Quais? Não posso dizer às vezes não me lembro, apenas sei que sonhei. Acredito que neles foram sonhados a alegria, sofrimento, a tristeza, enfim momentos vividos e até esquecidos. Não acontecem por minha vontade... são apenas sonhos, doces sonhos!
Algo que aprendi na vida, e que realmente tem fundamentos, é que ninguém inveja o feio e nem odeia o fraco, venhamos e convenhamos que nem toda crítica, ou desagrado é questão de inveja, porque se eu acho uma roupa feia não quer dizer que eu a queira, concordas? Ou seja, é muita coisa questão de opinião, e opinião cada uma tem a sua. Ninguém agrada 100%. Mas às vezes realmente tem fundamento, se eu acho uma roupa feia, não preciso arrancá-la e pisoteá-la pela sua feiura, a ignoro logo, já quando eu acho uma roupa linda, mas ela não esta acessível (se é que vocês me entendem $$), tenho uma espécie de raiva dela, vontade de convencer a ela mesma que ela não é linda. E é isso que muitas vezes acontece, algumas pessoas tentam nos menosprezar por não estarmos acessíveis as elas, por elas não conseguirem ser algo parecido, ou melhor, fisicamente ou mentalmente. E passam a tentar ofender, e ver o quão forte você é para se deixar levar, e a inveja e o ódio passam a ser tão pequenos que você começa a digerir e devolver tudo com amor, e quem ama, te digo, se torna mais bela, mais confiante, quem ama a si, a Deus, tudo se torna detalhes reversíveis e fim.
Na vida a coisa mais feia é gente que vive chorando de barriga cheia ". Aí uma frase que se encaixa perfeitamente nos dias de hoje, principalmente nos "jovens". Tô cansado de ver pessoas com saúde, casa, comida na mesa todo dia, amigos, dinheiro, nenhum tipo de deficiência, família, diversão, etc e etc, e mesmo assim vive a reclamar, a falar que a vida tá ruim, falta isso ou aquilo. Não valoriza o que tem, usando de modelo outras condições de vida e esquece de ser feliz com o que tem, da pra ser feliz com pouco. Vejo muito doente com vontade de viver, e gente com saúde apenas fazendo estatística. Só de ter nascido, já é um presente de deus, e já se deve ser grato, se falta algo, pare de reclamar da vida e corra atrás, reclamar não melhora e nem vai tirar você do lugar, vamos viver e aproveitar esse presente chamado VIDA.
O engraçado é que durante toda a minha vida, eu nunca fui de ninguém, e ninguém nunca foi meu. Quanta falta de adjetivos possessivos! Eu era tão singular… As vezes eu queria ter a chance de ser um pouquinho no plural. Eu era tão sem graça, que chegava até a ser engraçada. Eu tinha uns pedaços soltos por aí, e você devagarzinho venho juntando tudo… Chegando perto, se aproximando, me deixando sem fala, sem graça, me deixando ser sua. E eu adorava a ideia de ser pelo menos um pouco sua. Mal sabia você, que esse quebra cabeça que era eu, não possuía peça alguma que se encaixava. Não com você por perto, assim, de forma que eu possa ouvir sua respiração. Não com você com os olhos grudados no meu gritando que eu sou sua. Não com você se aproximando dessa forma perigosa. E quer saber? Eu nunca me senti tão bem vivendo em pedaços.
Muitas vezes passamos a vida lamentando... Reclamamos dos amigos, do namorado, da família, de nós mesmos, enfim, reclamamos da vida... Da nossa vida! É uma fase que faz parte da nossa caminhada na terra, digamos que seja um pedaço de estrada de barro com pedras e buracos por onde temos que seguir, pode ser um trecho curto ou bem longo só depende de como vemos a situação. As lágrimas são como a chuva que molha o barro fazendo-nos assim atolar naquele pedaço tão difícil da jornada, e agora o que fará? Ou você sofre cada lágrima que cai assim como uma gota de chuva no seu dia cinzento ou pede a Deus uma manhã seguinte ensolarada com pássaros cantando a certeza de um lindo dia e acreditando que Ele assim fará para que então possa seguir em frente. Assim como eu, você deve ter passado por essa fase ou ainda passará e espero que assim como eu você fique sempre com a segunda opção, pois ela é a única que nos dá sempre a chance de seguir adiante. A beleza da vida está nos olhos de quem vê!
Sabe quando você não tem mais argumentos pra explicar a Deus o que você quer, quando a vida começa a judiar demais de você e seu coração não consegue entender o porquê disso tudo, quando todos os seus sonhos não saem do seu travesseiro e então você se pergunta; por quê? Porque é tão difícil se chegar onde quer? Porque a vida tem que nos dar tantos obstáculos, tantas provações e tanto sofrimento para nos conformarmos e para aprendermos que o caminho é duro mesmo, que a vida é dura e ponto final. Pois é meus caros, tem certas coisas que passamos quando criança que só depois de adultos é que podemos entender para que servia, ou você não se lembra da palmatória? Doía não é? E se desde crianças aprendemos apanhando, quem sou eu agora pra dizer que não quero mais apanhar? E é com grande tristeza que digo que vai continuar doendo sim até um dia aprendermos que o problema não está na forma que explicamos a Deus o que queremos, Ele já entendeu perfeitamente. O problema é nós entendermos que antes da nossa vontade vem a dEle, pois quem realmente sabe se o que anda desejando é o certo para sua vida? E eu, enquanto não aprendo tudo isso, continuo aqui, apanhando um pouco mais da vida e pedindo a Deus só uma coisa; Grita Senhor, grita em meus ouvidos tua vontade, grita para que eu aceite e que possa enfim acalmar minha mente, minha alma, meu coração. Sabe quando você não tem mais argumentos, nem forças, nem vontade...? Pois é, você não sabe.
E a cada dia que passa, a vida nos surpreende, fazendo caminhos inesperáveis, nos jogando em cantos onde jamais imaginaríamos estar. E assim nossas vidas vão se construindo e assim vamos aprendendo com as vitórias e derrotas. A vida é um quebra cabeça gigante, você pode não imaginar o que será daqui pra frente, mas já pode ir entendendo o que se passou, o que já se construiu. E cabe a você entrar em suas conclusões e aceitar. Pois nada é por acaso, só não desista de terminar ao meio de montar a sua vida.
Nessa sua breve caminhada pela estrada da vida, permita-se transitar cada momento, buscando ser uma pessoa melhor. Não permita que o medo, a insegurança ou orgulho sejam seus guias. Abra-se para novos eventos e renove-se a cada passo.#11;O seu destino, ao invés de ser um local, será um tempo onde você terá muito prazer e orgulho de ter vivido da melhor forma possível.
Quando Deus quer mudar algo em nossa vida, e estamos dispostos a permiti-Lo, Ele começa por cortar tudo o que é desnecessário nesse processo. Despoja-nos do que possa prejudicar nosso crescimento futuro, a fim de preparar-nos para produzir bons frutos. Nesse período a vida poderá parecer estéril, mas na verdade Deus estará livrando-nos do que não gera vida.“TODAS as coisas cooperam para o bem daqueles que AMAM a Deus, daqueles que são chamados para Seu propósito” Romanos8:28 Um dia abençoado para todos vocês
Ouço muitas pessoas dizendo que a vida castiga. Que mais cedo ou mais tarde a vida vai te ensinar, da pior maneira, o que é certo ou errado. Eu discordo. A vida é muito boa, as pessoas é que não sabem viver bem as suas vidas, não sabem aproveitá-la. É muito fácil não assumir a culpa pelas nossas frustrações, por isso quando não se tem a quem culpar, a culpa é da vida que se tem, e não da pessoa que a leva.
“Se um dia me perguntarem se o Espiritismo é uma Religião ou uma Filosofia de Vida, responderei que sobre a luz do Espírito Santo essas duas definições se tornam uma só. O problema gerado por essa indagação de que o Espiritismo é uma Religião ou uma Filosofia de Vida foi criado pelo descuido dos homens ao saírem definindo e dando conceito a tudo com base em sentimentos de medo, duvida e amor.”
Liçao de vida, e para a vida toda. Saia bem dos lugares que passar. Deixe amigos e portas abertas, se acontecer algum mal entendido no trajeto, cabe a você esclarecer. Se ficou chateado com algo, com certeza deixou alguém magoado tb. Seja grato e demonstre isso nao so com palavras, mas com gestos. Se portas lhe foram abertas, deves agradecer e respeitar quem as abriu, pois certamente essa atitude facilitou imensamente sua caminhada. Exercite a humildade sem medo. Errou? Peça desculpas. Lembre_se q todas as estórias tem três versões e não há garantias que a sua seja a correta. A vida passa muito rapido , não perca seu tempo com egoísmos baratos e nãos desnecessários.
Erga os olhos para ver o sol nascer, assim sua vida já começa com o espetáculo da natureza. Veja a vida como ela deve ser, tudo nessa vida é um aprendizado. Não aprende nada quem só fica parado. Apresse seu passo enquanto há tempo para viver. Se você não fizer nada, ninguém fará por você! Viva a sua vida e faça acontecer!
Chegando até aqui, começo a comparar a vida, até de uma forma surreal, imaginária, mas com um certo sentido, com um parque de diversões. Daqueles com milhares de brinquedos que quando chegamos perto, ficamos vislumbrados, encantados, loucos por descobrir cada um. E quando ganhamos o passaporte da alegria para entrar nessa loucura alucinante, achamos que temos o tempo necessário para usufruir de tudo. É claro, somos iniciantes e vamos, a partir de agora, descobrir. E aí, despreocupadamente e com o tempo limitado, começamos perceber que não vamos conseguir. É a hora de descobrir as frustrações. Observar que alguns lugares, nem vamos chegar perto. Outros tantos vão ficar no nosso imaginário e nos dando apenas o sabor da vontade/desejo. E ainda vamos ter que ficar observando o amigo, aquele que soube planejar o tempo, que foi astuto, aproveitar mais que todo mundo. E ao sair, ter aquela sensação que podíamos ter tudo, mas não tivemos. Talvez esse paralelo mostre que devemos aproveitar o máximo nosso tempo nesta vida com o que realmente vá nos tornar "grandes" como pessoas. Parar de esperar um cometa cheio dos nossos sonhos e desejos cair no nosso quintal. A lição mias clara da vida é que ela, durante nossas idas e vindas, quedas e superações, vai nos proporcionar muito, mas não será tudo. A vida é feita de escolhas, tenho dito.
Toda a perfeição, nesta vida, é mesclada de alguma imperfeição, e todas as nossas luzes são misturadas de sombras. O humilde conhecimento de ti mesmo é caminho mais certo para Deus que as profundas pesquisas da ciência. Não é reprovável a ciência ou qualquer outro conhecimento das coisas, pois é boa em si e ordenada por Deus; sempre, porém, devemos preferir-lhe a boa consciência e a vida virtuosa. Muitos, porém, estudam mais para saber, que para bem viver; por isso erram a miúdo e pouco ou nenhum fruto colhem.
E continuamos errando, ambos e todos. Mas não importa, a vida real é assim, continuamos perdendo e achando, juntos e sozinhos, entre achados e perdidos. O presente deve ser muito mais que um intervalo para reflexões passadas e planos futuros... E se o presente é o único momento que temos a ser realmente vivido, que seja vivido bem... Conosco, um segundo por vez, assumindo o amor que temos presente em nós, existente, correspondido ou não. Se do que passou, mentiras, sabidas, ocultas e incertas, formou-se a base das ilusões que constroem o que vem, a realidade restante é o presente do que somos agora... E o mais importante, o sentimento é real... verdadeiro... Pois nos faz companhia, mesmo que sozinhos, presente, longe ou perto, agora, ainda e sempre. E só assim nos tornamos presentes, quando somos reais e sinceros e fiéis a nós mesmos. A tristeza, que acompanhava as incertezas, deve morar no passado e ainda que surja de novo em novas projeções futuras, não tem lugar no agora; por que a felicidade ocupa todo aquele espaço infinito do presente... Se continuamos errando, é porque buscamos o acerto, que só o tempo de uma forma ou de outra tende a trazer, independente, quanto a felicidade, mora apenas na certeza do que sentimos hoje.
Um amigo, estoico, ensinou-me... Breve é a vida, coisas e pessoas fúteis não merecem atenção, desperdiçarão meu(seu) único e valioso bem (o tempo). Ensinou-me que a morte não é coisa do futuro, morre-se diariamente. Ensinou-me que sorrindo é que se leva a vida, AMIGOS... nós não temos tempo para o mal humor. Dance enquanto seus pés ainda sustentarem o seu peso.
Eu já to cansado de viver essa vida, onde tudo é imperfeito, nada é bom, onde você se sente sozinho mesmo rodeado de pessoas. A responsabilidade de viver já não é boa, hoje você vive por obrigação, não por amor, por paz, por felicidade. Para as pessoas do jeito que ta ta bom, mas algumas ainda vêem a vida diferente e querem mudar o seu próprio destino tentando fazer diferente daquilo que ocorre na sociedade. Muitos tentam fazer com que você viva a vida sem graça igual à deles, mas se você não quer, não vai viver assim, você vai fantasiar, vai ver tudo lindo, vai ver flores no seu jardim, você vai ver vida em tudo, vai ver amor no coração de todos. Uns irão te chamar de louco, mas pra quem sabe, ira ver que você esta vivendo de verdade.