Textos sobre Caminhos

Cerca de 2551 textos sobre Caminhos

Sempre é bom prestar atenção e bem tratar as pessoas
que cruzam nosso caminho...
Algum motivo existe para tanto...

CAMINHOS QUE SE CRUZAM
Marcial Salaverry

Uma coisa é certa em nossa vida...
Nada acontece por acaso,
assim todas as pessoas com quem
cruzamos em nossa caminhada,
tem um motivo para lá estarem...
Alguma importancia exercerá em nossa vida.
Se houver uma afinidade maior entre as almas,
o relacionamento poderá ser profícuo, duradouro.
Mas mesmo aqueles extemporâneos,
sempre alguma coisa vieram nos trazer,
ou nós que levamos à vida deles.
Tudo tem sua razão.
Não devemos procurar explicações,
simplesmente podemos e devemos usar
de nosso livre arbítrio para saber separar o joio do trigo,
e assim ajudar o Destino a cumprir nosso destino,
sempre lembrando que se os caminhos se cruzaram,
algum motivo houve...
Coisas do Destino, para nosso destino...

Marcial Salaverry

Inserida por Marcial1Salaverry

Vejamos bem...
Muitas vezes deixei de viver momentos por esperar que outros momentos viessem a acontecer, sabendo eu que não devemos nos mapear naquilo que não depende definitivamente de nós.
Perdemos pequenos instantes, pequenas alegrias, sorrisos bobos, um saboroso café quente e até mesmo aquela conversa boa.
O mundo atual vivencia uma era podre chamada "cada um por si", a solidariedade é um livro que não se abre mais e o respeito só tem significado no dicionário, não se vendem mais tapetes como antes, pois a grande maioria das pessoas fazem de tapete umas às outras.
Mas, que continuemos a acreditar que até mesmo na próxima esquina a gente possa esbarrar em pessoas maravilhosas, gentis, honestas, simples, carismáticas, pessoas que não medem esforços em oferecer uma mão amiga ou uma pequena palavra de carinho, "palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são verdadeiramente infinitos" já dizia Madre Tereza de Calcutá.

Resumindo, em um mundo onde grande parte julga pela cor. Aprecie o brilho dos olhos, pois eles falam mais do que qualquer língua de lá seus metro e meio.

"Espalhe sempre coisas boas pelos caminhos que passar, afinal, nunca se sabe quantas serão as idas e vindas por estes mesmos caminhos".

Inserida por ErisbertoSilva

O amanhã pode ser melhor, temos que acreditar que podemos mudar o nosso caminho a partir de nossas escolhas.
É muito importante analisar onde falhamos, onde não fizemos o devido ajuste, onde machucamos com palavras as pessoas queridas e amadas que sempre andam ao nosso lado.
Detectando nossas falhas é importantíssimo corrigí-las, e tentar fazer de forma correta o que será bom para a coletividade.
Lembrando também que devemos reavivar os sonhos e projetos que outrora andavam adormecidos.

Inserida por marcos_kito

⁠E agora ?
Assim perguntava a menina para a sua mãe. Isso era rotina, a qualquer problema ou dúvida, ela corria para a saia da progenitora, pedindo ajuda, mesmo que fosse apenas um sorriso de aquiescência ou pela graça do fato. Nem sempre obtinha respostas, mas tentava, sem saber que a cansada mãe não sabia tudo. Cresceu e aprendeu muita coisa por conta própria, experiências boas e ruins a fizeram entende melhor a vida. Este é o caminho - abrir as asas e voar sozinha - enfrentando tombos e sequelas, mas tendo o porto seguro na hora do pouso: o colo da mãe.
Saudade da minha que foi embora há pouco tempo, está em paz e sei que se eu tiver tropeços, ela ainda tem um sorriso maroto como a dizer: filha, bem que avisei...


Direitos reservados

Inserida por neusamarilda

Acho que já está na hora de se arriscar
O mundo em sua imaginação é lindo, mas não é real, no seu quarto é confortável, mas não te leva a lugar algum, fica pausado e assim você vai levando enquanto os outros crescem, casam, vivem... Não precisa ter medo da incerteza, ela te levará a muitos caminhos inesperados que só cabe a você fazer valer a pena.

Acho que já está na hora de se arriscar

Inserida por Jvih

Ninguém há de me dizer o que fazer!

Se da estrada que se apresenta por debaixo dos meus pés, rente a minha visão, em horizontes encobertos de passos: largos, curtos, firmes ou titubeantes, só eu sei aonde ir, por onde andar.

Se os caminhos se cruzam e se da faca que corta os perigos, de macios pelos da forjada malícia humana, sei bem amolar. Não sou de força, sou de coragem, e com ela brigo até com vento arrepiante, que seca o gosto, paralisa o ar e faz o riso chorar.

Ah, sem mais pra cá! Fora de mim a dissimulada bondade, composta de certezas impuras, finca e vil expressão da maldade. Coração que canta não bravura desamor! E da voz que se entoa, há de fazer ninar em braços esparsos, inclusive, em tempestade.

Ninguém há de me fazer ser! Porque sou o que ninguém tem nada a ver. Se não me tens apreço, abro atalho para te pôr daqui pra lá, léguas de mim. Não perco tempo nem com exclusão à toa.

Minha vida anda ocupada demais com as colheitas floridas, de frutos doces e de árvores que me fazem sombra feliz, detendo o sol escaldante, que queima a pele e faz cicatrizes profundas de dor.

E, caso por tudo falado, não me fizer pra ti bem explicado, preocupes somente contigo. Sê e faze o que tu quiseres! Vida que da gente é, não precisa de endosso coletivo.

Inserida por GilBuena

Somos filhos dos sonhos. Raízes da liberdade.
Flor que nasce no pomar dos que aprecia borboletas e festeja alegria.
Somos o que decidimos ser, quando a coragem resolve sair da toca e esquece o comodismo, abre caminhos, arranca os espinhos, aduba sementes e faz o acontecer florescer. Porque, só os que se arriscam, vão longe. Só os que não temem o escuro, conseguem ver a luz. Só os que não se assustam com o tombo, sabem voar. Só os que erram, aprendem a acertar. Não desejo pra mim uma vida fria e nem quente. Gosto da temperatura certa. Adapto-me ao momento e faço o meu tempo brilhar. E por mais que queiram me cegar a esperança, não deixo de ter sonhos, de ter liberdade e de plantar as minhas raízes em pomar de tronco que não se quebra, nem se dobra. Minha maior marca é eu ser eu, díspar em vida dos muitos (e tantos) iguais.

Inserida por GilBuena

As peças que vida me pregou em formas de enigmáticas,
Me trazem lembranças que as vezes não quero lembrar
Aflora certas coisas que não quero reviver
Às vezes é melhor cala-se e se recolher para tentar entender...
Compreender muitas vezes o incompreensível
Compreender a vida e seus caminhos tortuosos....

Inserida por valdirb13

Uma promessa

Quando o coração está aos borbulhões.
Quando você se compromete e não pode deixar por menos.
Quando se coloca todas as energias para cumprir tua promessa.
Não podemos colocar à ninguém a tua carga.
Podemos aprender a não aceitar um peso maior do que aquele que se pode carregar, com pena da frustração e de permitir energia espúrias em teu caminho.
Melhor, respirar fundo. Aceitar tua decisão é seguir em frente.
Não cabe reclamar nem colocar o vírus da culpa ou ignorância no aprendiz.
Será Sempre melhor calar, e AGIR para que os "Arcanjos" te protejam e te liberem os caminhos futuros.
Que nossa Luz seja sempre brilhante e plena.

Inserida por marciacristtiane

[Geração "Coca-Santa"]

Podemos primeiramente nos perguntar: "O que motiva tantas pessoas a buscarem viver uma vida de santidade que aparentemente estaria tão ultrapassada?"
A primeira resposta a dar é que essa vida é mais atual do que parece e mais real do que possamos tocar, pois podemos mais do que tocá-la, podemos sentí-la, vivê-la.
Muitas pessoas vivem uma vida aparentemente feliz, mas concretamente sem sentido.
Querendo compensar, sem se darem conta, o amor que falta dentro de si, elas se enveredam por muitos caminhos, se entregando a muitos momentos, mas não experimentando nada.
Estão cada vez mais vazias, mais determinadas em preencherem seus corações, mais vulneráveis as ofertas que o mundo vos apresenta como solução rápida e fácil para acabar com esse vazio interior.
Na mesma velocidade que o mundo avança nas estruturas físicas, muitos de nós retrocedemos nas estruturas espirituais.
Já passamos por várias gerações: X, Y, Z, até mesmo pela geração "Coca-Cola".
Hoje passamos pela geração Vazia, vazia de ideais, de valores e de esperança.
Uma geração que colhe os frutos ruins de escolhas ruins feitas por nós e por quem no passado, deveria ter deixado para nós apenas árvores boas.
Deixamos para as pessoas a falta de esperança como herança e hoje colhemos seus frutos.
Precisamos neste tempo lutarmos contra as utopias pregadas pelos ídolos que não preenchem nossos corações, que não nos trazem Paz, utopias fantasiosas que só degeneram e matam nossa alma, utopias que são capazes de preencher apenas nossas mentes, menos os nossos corações.
Precisamos acreditar que esta vida é mais, muito mais do que apenas "sexo, drogas e rock'n'roll".
Existe um caminho verdadeiramente rico, verdadeiramente feliz, verdadeiramente alegre e extremamente compensador, este caminho é o caminho da santidade.
A santidade é uma verdade que o mundo nos apresenta como mentira, o mundo é uma mentira que se apresenta como verdade.
Não tenhamos medo de amar gratuitamente e desinteressadamente.
Enquanto muitos que vivem o amor egoísta que o mundo prega, se sentem cada vez mais infelizes, nós vivemos o amor desinteressado e somos revigorados no corpo e na alma.
Se queremos renovar e fortalecer nossa alma, vivamos a santidade, vivamos o amor, pois a santidade é amar, e o amor é o esporte que fortalece a alma.

Inserida por samirfranca83

Eu aprendi a voar sem sair do chão,
Aprendi ficar em silêncio em meio a multidão,
Aprendi a sonhar de olhos abertos,
Aprendi a destruir meus caminhos incertos.
Vida que se esvaia pelos ventos,
Toma forma pelos caminhos dos desatentos,
De olhos fitos na estrada turbulenta
Seguindo atenta,
Ao inverso do verso da poesia desse mundo falido,
Cansado e sofrido,
Que rema contra a maré Do que É é só Ele que É.

Inserida por LeticiaDelRio1987

Não sou de deixar "gente" pelo caminho da vida, muitas delas é que optam por seguirem direções muito diferentes e com outras pessoas. São as escolhas e circunstâncias da vida! Isso faz parte do viver!
A livre escolha é um direito sagrado de todos, e respeito o livre arbítrio, porém, depois, não posso ser cobrado pelas decisões tomadas por essas pessoas que, em alguns momentos, fizeram parte da minha caminhada pela vida!
Estarei sempre disposto a recebê-las, novamente, ao meu lado ou até disposto a mudar meu caminho para ir ao lado delas, se eu entender que existem outros caminhos mais consistentes!
Mudar e aprender a desaprender é a prática da sabedoria!

Inserida por almartini

OS PEIXES DE UM SHOPPING


Estava eu tomando solitariamente um café em um shopping quando observei uma mesa em frente a uma lagoa artificial, lagoa esta, construída na área de lazer do empreendimento. Não pensei duas vezes e para lá eu fui. Assentei meu corpo relaxado na cadeira e coloquei o copo de café sobre a mesa limpa. Após essa grande atividade física comecei a observar mais atentamente aquela lagoa artificial e pude ver que dentro dela havia alguns peixes de coloração alaranjado. Estudei cada trajeto que aqueles pequenos seres de cores vibrantes faziam e percebi que eles não se cansavam de realizar o mesmo caminho várias vezes por minuto. Ali naquela pequena lagoa eles estavam totalmente seguros. Não havia predadores. Eles tinham alimentação controlada, água limpa e admiradores o dia todo. Admiradores observadores, distraídos e até mesmo aqueles que pensariam profundamente sobre a maçante e segura rotina daqueles pequenos peixes. Comecei a pensar que eles fariam o mesmo trajeto utilizando suas nadadeiras freneticamente dia após dia até chegar o fim de suas simplistas vidas. Esse pensamento me causou aflição e me fez refletir sobre várias coisas que estão ao meu redor. Aqueles peixes só conheciam aquela lagoa. Aquele pequeno território geográfico. E se eles tivessem a oportunidade de conhecer um rio e sua feroz correnteza, uma lagoa de verdade e um mar de infinitas possibilidades. Seriam eles mais felizes? Mesmo estando a poucos centímetros de terríveis predadores? Possivelmente durariam menos, mas poderiam trocar a ração oferecida pelos funcionários do shopping por qualquer banquete desejado, nadar em correntes quentes e em correntes frias, não teriam admiradores convencionais, mas os mais excêntricos possíveis. Seriam eles peixes sortudos ou peixes condenados a uma crueldade sem tamanho? Mas como os peixes podem se sentir condenados se eles só conhecem aquela pequena lagoa? Para aqueles peixes aquela lagoa é o mundo. Os peixes só irão condenar aquela lagoa quando conhecerem o que transcende a barreira de concreto pintado de azul. Quantas vezes em algumas situações e momentos em nossas vidas pensamos conhecer o mundo, suas leis e suas verdades, mas nos esquecemos de que em nossa volta, assim como aqueles peixes tinham aquela barreira de concreto, nós temos várias barreiras impostas por mim, por você e pela sociedade. Barreiras que nos limitam. Barreiras que nos aprisionam. Barreiras que nos tiram do verdadeiro caminho de nossas vidas. Ousando quebrar essas barreiras você poderá encontrar assustadores predadores. Poderá durar até menos, em contrapartida poderá levar a vida que quiser, a vida que de verdade sentir. A nossa ignorância nos transformou em pequenos peixes de uma lagoa artificial de um shopping. Estaríamos nós nos condenando a crueldade?

Inserida por marianegm4

Não quero pensar mais do que preciso
Mais do que preciso para que eu não repita pensamentos,
Do que espero, não são milhões,
Mas milhões de sonhos eu ainda tenho,
Poucas realizações, das quais me orgulho muito,
Das quais jamais poderei reconquistar,
O amor de uma mulher, a vida dos meus pais e as ondas que vem com o mar.
O saber é poucos sabido por nós,
Nos achamos donos de nossa razão e dos nossos passos, mas não somos nada além de seres rumo ao desconhecido amanhã, ao prazeroso momento de surpresa pelo sabor da vida que nos alegra
Que nos traz temor e receio, mas que não passa de mais um dia em nossas páginas rasuradas, manchadas e até em branco, de nossas vidas.

Inserida por Renatoviajante

Hoje compreendo o significado dos sentimentos, sei que nem todos duram pra sempre e as vezes mudam de tempos em tempos...
Hoje sei o que é melhor pra mim, vou em busca de um sentimento que me faz feliz e abandonar outro que nem sei se ainda existe dentro do meu peito...
Cada um em seu caminho, rumo ao seu destino em busca de um sentimento puro e verdadeiro e encontrá-lo não é só dever mais também um direito...

Inserida por Enailly

Vamos juntos nesse trem?
E tudo que estiver atrapalhando nos trilhos
que saibamos retirar com sabedoria e paz.
E nos vagões da alma carreguemos somente
o amor,fé,caridade,esperança e muitos
sorrisos e abraços sinceros.
E nas estações destino deixemos
que a ternura convide mais passageiros
par compartilharem os bons sentimentos.
Se por acaso faltarem trilhos; chamemos
a união , e ela se encarregará de que os
passageiros recomponham o caminho a trilhar
Nesta linda viagem, onde o AMOR é o condutor
do caminho, de infinito horizonte, nos resta a
esperança de que tudo é possível.
Mas, se mesmo assim, em alguma estação
quiseres desembarcar, te desejamos felicidades
Levas contigo um pouco do nosso bem querer e
lembras de tudo que o caminho nos fez aprender.

Inserida por IrmaJardim

O CAMINHO DO CORAÇÂO
"No mundo da mente, você é um robô repleto de informações, mas vazio de experiências, vive na superfície, anda em círculos como um CD que só é capaz de reproduzir aquilo que nele está gravado, mas não conhece de verdade o seu conteúdo... Não caminhou... Está longe de si. Para reaproximar-se de si mesmo, urge que você desça da cabeça para o coração, da razão para o amor... Isto não significa que voltou à sua verdadeira natureza, que está em casa novamente... Mas que está em sintonia com o amor universal, perto de si mesmo e distante da mente. O caminhar não pode existir, a menos que se conecte com o coração... Entre os órgãos do corpo físico, o coração é o mais importante. Ele faz a vida pulsar, e é a coisa mais próxima de você, que se comunica com o divino. Quanto mais se conectar com seu coração, mais próximo da divina existência você estará. Sinta o seu coração, ouça o convite que a cada pulsação lhe faz, e diz: ”Confie e vá adiante sem pensar, mas com amor!” Caminhar no espaço do coração é a maior bênção, nele você é você mesmo. Lá vivem seus sentimentos, ainda não é liberdade, mas está muito mais próximo dela. É um espaço de puro amor. Apenas aquele que ama a si mesmo, trilha pelo Caminho do Coração, e é capaz de se entregar à vida com amor!"
Siddhartha

Inserida por aiyshah

Outra vez

Se o acaso nos quisesse, seriamos dele por todo fim.
Mas resolvemos dizer sim a caminhos diferentes,
No fim da noite na hora de dormi.

Costumávamos a lembrar das coisas bobas da infância, que podiam ainda existir.
Mas o acaso não nos condenou a sermos assim,
Por uma coisa boba, pagamos o preço no fim da tarde, na hora de ver o sol partir.

Lembra-se dele, eram tantas coisas, tantas cores, de mil formas e infinitos sins.
Era teu sorriso, era tua forma de me dizer fique aqui,
Era teu sorriso, que cantava em meus olhos, era tua boca, enroscada em meu rosto de mil formas sem fim.
Era tua voz, era tuas músicas que me embalavam em teus braços, meu sono acordado sem fim.

Era teu sorriso, era tua forma, teu jeito exagerado,
Exagerado jeito de expressar o teu sorrir, intenso e delicado eras tu ser sem fim.
Eram tantas coisas, tantas cores, de mil formas e infinitos sins...
E se, o acaso nos quisesse, outra vez,
Você diria sim?

Inserida por LOMiranda

Dizem ser a vida um jogo de cartas marcadas; nunca soube entender esse ditado.Acho que é porque eu nunca fui boa nisso, não somente de não compreender ditados, mas nunca fui boa com as cartas. Poderia jogar poker só pelo ato de blefar, persuadir, ludibriar, envolver, seduzir, todavia, quanto às cartas eu não saberia dizer, talvez nem saiba quantos naipes um baralho possui.

Na verdade acho que a vida observa o baralho “novo” e em ordem de cada um, embaralha todo ele e espera que nós possamos ou organizá-los de volta ou jogar com o que temos, com o que restou e com as cartas disponíveis.

Há como sentir-se como a Alice no país das maravilhas, no momento o qual as cartas do baralho discutem no jardim enquanto ela observa. Pode-se preferir um outro jogo, não um tabuleiro marcado e pré-destinado a um caminho ou rota, preferir uma mágica, a surpresa, o diferente, o inusitado o original.

Não obstante, existem cartas embaralhadas, às vezes curinga, carta importante saltada diante das outras cartas, eu novamente diria: não sei jogar, você saberia, você ousaria?

Temos que aprender a jogar (a viver) com as cartas que temos, com as que não temos, com as que vamos ter, e com as que perdemos (jogar com o baralho/vida incompleto) mas temos que aprender. Não há manual, mas há VONTADE e a atitude provém daí.

Que tal um poker agora?!

Inserida por ninnagag

Você gosta de aventura ou tem medo de altura?
Não importa sua resposta, pois se estou a deslizar a caneta no papel é porque sou fruto de uma aventura que um dia já foi medo da altura. Aventura do prazer de duas pessoas e o medo do que elas passariam.
Aventura na qual a vida nos coloca e quando abrimos os olhos a sensação é de estamos diante há uma tirolesa. Ou você para no lugar que esta e fica a olhar as pessoas pularem, ou você sente o calor no corpo e se impulsiona a saltar, tendo a recompensa da qual muita gente esquece, no medo, que é sentir o frescor do mergulho após o pulo.
Em fim, você se encontra em terra firme, mas parece estar perdido no meio de uma floresta. A altura agora é horizontal, um caminho você tem que seguir, ou deixara o medo lhe parar as pernas e vegetara na mata? Sinta o ar que lhe enche o pulmão para desbravar a trilha, pois se você pulou tem um propósito a realizar.
Aparentemente parece legal, você abre o caminho se sentindo Pedro Álvares Cabral, o assobio dos pássaros é como canto para seus ouvidos, o verde é como uma tela artística para os olhos e o cheiro de pureza mexe com seus sentidos lhe trazendo conforto.
O sol chega ao meio do céu e as necessidades fisiológicas se manifestam. O que fazer para supri-las no meio de uma floresta quando já estamos acostumados com as mordomias urbanas¿ Quem tem fome busca o que comer, quem tem cede busca o que beber, e para tanto precisamos saber como buscaremos essas coisas. A caça precisa ser planejada e o ataque feito na hora certa, o liquido de difícil locação precisa ser levado em recipiente sem furos para que não haja vazamento e cheguemos com o pote vazio. No modo de preparo até aqueles que não são dotados na culinária, se cuidadoso e cauteloso saberá desenvolver um belo prato.Feito, saboreado e ainda satisfeitos queremos algo a mais, a sobremesa para equilibrar o sal na língua,
O entardecer vai chegando, e parece que nos sentimos árduos do sol. Avistamos belos cogumelos, aquela sobremesa da qual precisava, mas não sabemos se estes são doces ou envenenados.Você pode experimentar, e correr o risco de passar mal , mas ao tocas na língua sentira o amargo e o deixara cair no chão ou se guardara para encontrar belos frutos adiante.
A noite chega nos deparamos com situações nas quais exige um pouco mais de nós, caminhar no escuro, o que é perigoso para quem não conhece o caminho e mesmo pra quem já trilhou o caminho, as situações e imprevistos nunca serão iguais.O melhor é descansar, ascender uma fogueira para se esquentar e esperar esclarecer para continuar.
Lá de cima da tirolesa parecia um caminho curto. O problema é que do ângulo de visão que estávamos não conseguimos ver o que tinha por dentro da floresta, mas por nossos sentidos já era de se esperar. Pois bem, se aqui nos encontramos, busquemos então sabedoria e discernimento pra chegar há algum lugar.
Seria tão fácil se assim como na cidade tivéssemos sinalização, placas, avisos e mapas. Assim seria mais fácil acertar o caminho e evitaria o erro de entrar em caminhos perigosos ou sem saída.
Não posso dizer onde você quer ou vai chegar, mas é natural adivinhar pela lei da vida. Todos nós habitamos este mundo com a passagem pela vida no intuito de ter uma boa viajem, seguindo as instruções da companhia turística que tem um dono observando tudo.
Ambos buscamos conhecer e passar por todas as estações, alguns desviam o caminho em busca de aventura, mas vai saber se nos encontraremos no fim, os que seguem o guia não deixam de ter suas aventuras e estão seguros.
Na vida você não tem aquelas placas e sinalizações da seatran, mas tem as leis do criador e os ensinamentos de seus pais, alem das regras estabelecidas em cada estação da vida e que pode ser negociadas por vocês mesmo de acordo com a necessidade e gosto de cada um.
E por um acaso de você errar o caminho ou entrar em caminhos sem saída, não desanime, pois no tempo de viajem estava incluso os imprevistos, nos quais você teria para retornar e corrigir o seguimento ou a descoberta de uma nova saída para o caminho fechado.


Por tanto passageiros...
Boa viajem!

Inserida por adrianelomas