Textos sobre a Passagem do Tempo

Cerca de 2600 textos sobre a Passagem do Tempo

⁠Tempo

Somos aprisionados pelo tempo
Tempo do relógio que nos controla
Passa solto nesse espaço envolvido
Desse tempo muito corrido.

Em sua grandiosidade, o tempo passa despercebido.
E nesse espaço de tempo avalizamos
Somos amantes do tempo passado
Somos amados no tempo presente
Somos resolutos ao tempo futuro.

Nesse tempo de alento
Lindas palavras elegantes e talvez revoltantes
São usadas, faladas e sentidas.
Deixando marcas registradas
Ofuscando o tempo
E o pulsar do coração nesse exato momento.

Inserida por Janetecs

⁠Estava aqui arrazoando comigo mesma...

Vc passa mais da metade de sua vida esperando grandes acontecimentos... E nada tão grandioso acontece.
Um dia você acorda e reconhece que a felicidade, de fato, é feita de pequenas coisas.
Luxo mesmo é ter uma horta no quintal e se alimentar do que ela produz;
Luxo é poder tomar um café regado a conversas agradáveis com pessoas que lhe são queridas;
Luxo é ter saúde para ajudar aos que precisam, cuidar de si e de sua casa;
Luxo é ter tempo e sensibilidade para admirar a natureza, ouvir o canto dos pássaros e o barulho do mar;
O luxo dos luxos... É você ter paz no coração em meio a tantas tristezas e dificuldades da vida.
"A felicidade é luxuosamente simples... O que passar disso é vaidade e correr atrás do vento"
#eclesiastes 1:14/2:11/4:4/6:9

Inserida por penha_nepomuceno

⁠O Tempo


O tempo,
O tempo passa,
Vai com vento,
E Descompassa.

O tempo só ele entende,
Ninguém mais o compreende,
É como uma corrente,
Passa tão de repente.

Quando pequeno quer crescer,
Quando cresce quer voltar
A gente tem que aprender,
O tempo respeitar,

Por isso vá com calma,
Viva com paixão,
Viva com a alma
Viva de todo seu coração

Inserida por LaviniaRizzardi

⁠"Tornado chega
tornado passa
com tanta fúria
trazendo a desgraça .
O povo aclama
o povo chora
diante dos olhos
mais uma derrota .
volto no tempo, tempo querido
busco o conforto, que foi perdido
volto no tempo, tempo perdido
tornado é de vento, tornado é de vento ....
vento que vem
vento que passa
com sua leveza acalma a alma
O povo respira
O povo se acalma
Fúria e desgraça leveza e calma .
Volto no tempo
tempo é vento
furacão é tempo
que vem e que passa ..."

(Abril de 2014)

Inserida por ChaconViola

⁠Porque o tempo é fractal

Dizem que o tempo passa ...
- Ele tava alí agorinha!
- Foi há alguns anos que se foi ...
- Não perca ele por nada na vida!!!
Fala alguém.
Êh tempo! Quem és tu para afligir a todos? Provoca medo em uns, acelera o ritmo de outros, sempre sorrateiro e constante. É você uma lenda, imortalizada na existência da humanidade? Ou será mais uma abstração que estes criaram, acreditando que era verdade?
Poisé... eu acreditei, aliás por muito tempo! Neste Tempo que é um nada, vigarista de identidade, faz-se de dia, mês e ano, fia no espaço a sua idade. Carrega a culpa, a cura, conta histórias e distribuí experiências, segmenta a si próprio em passado, presente e futuro, alucinando a consciência.
Sabe, isto tudo eu diria ao tempo se pudesse o encontrar. Porém, onde ele está?
Na distância entre nós, na expectativa do abraço até o contato das mãos, no
alinhamento de dois olhares, no palpitar do coração.
O tempo nunca passa, não vai passar e nem está passando. O tempo é a percepção que temos do quão perto ou longe estamos. E o sentimento é o autor presente desta despretensiosa marcação, que conduz em um ritmo fractal o embalar de nossa ação.
Ficamos impressionados como ele está correndo, fugindo de nós, como se fosse algum tipo de vilão, porém caro leitor, não se iluda!
Este tempo tão temido, é apenas um reflexo que elaboramos para elucidar o poder da evolução, mas na corrida para nos desenvolvermos, tornamos ele o ouroborus de nossa própria pretensão.

Inserida por goulart_esdras

⁠O Tempo passa!
Nem sempre será apenas dias de batalhas, em nossa vida!
Os momentos bons, lembranças, histórias, temos que guardar com carinho no coração!
É tão gratificante conquistar algo que tanto almejamos na raça, ou depois de um dia cansativo, depois de uma dificuldade!
Depois que a batalha passar nos resta recordar. Recordar tudo que você passou, te forjou no que você é hoje, uma pessoa mais forte, conquistando seus sonhos, conquistando o mundo!
Quem acredita sempre alcança!!!

Inserida por thalisson_portella

Utilize seu tempo com sabedoria pois a juventude passa sem dó...
Você ganhou o direito de pensar então não tenha medo de estimular seus neurônios eles foram feitos para serem usados, quando você ocupa sua mente com coisas boas não tem tempo pra pensar em besteira então a vida fica bem mais tranquila .

Inserida por ingridbrumatti

o tem passa rápido. quando conseguimos parar no tempo e pensar, chegamos a conclusão que nada é como imaginamos. para cada resposta que encontramos na vida sempre surgem varias perguntas. pessoas especiais se tornam insignificantes, e pessoas que vc jamais imaginaria.. são capazes de mudar toda sua historia.
nessa vida aprendi muitas coisas,
sorrir:
chorei:
brinquei:
briguei:
aprender a falar quando necessário. a me calar se preciso... a gritar se for for a unica solução.

Inserida por deboracanibal

A cada dia que passa é uma realidade a mostrar uma evidência que muitos ignoram, a de que o dia e a noite são apenas meros instrumentos que o tempo sinaliza para mostrar o óbvio, que as ilusões do cotidiano não são o caminho para a felicidade.
Mais nas reflexões da vida jamais se analisa o tempo que passa na velocidade da luz, e sim a razão pautada nos acontecimentos diários. Aliás, este é um pretexto sempre usado por quem gosta de enganar a si mesmo.
Quando se sente calor intenso durante o dia, reclama se do sol mas, durante a noite admira se a lua cheia que nada mais é que o reflexo da luz do sol.
Em céu de diamantes durante a noite há um encantamento com as estrelas que ficam distantes anos-luz da Terra.
Durante o dia uma estrela bem próxima ilumina a vida daqueles que vivem a sonhar com as estrelas distantes.

Inserida por isaiasribeiro

TEMPO INEXPRIMIVEL

⁠O tempo passa...
Túnel do tempo;
Labaredas de fogo incinerando...
Fogo constante;
Tomara que não me alcance!
Tomara que não me engula!
Mas vai.
Somos expectadores...
Pobre de mim que sei!
Pobre dos que não sabem!
Em silencio me guardo...
O tempo não e' nosso.
Passamos a vida a fio, como
um passarinho desconsolado
num fio.
Passarinho canta uma vez.
Uma vez passarinho canta,
Sacode as asas e voa.
Voa passarinho sem remorso!
Esta' na hora! Esta' na hora!
A bênção, PAI!

poeta_sabedoro

Inserida por andre_gomes_6

⁠"O tempo pode ser areia numa ampulheta...
O tempo pode ser o vento que passa por entre as folhas marcando as estações ...
O tempo pode ser sentido pelo amadurecimento em relação a vida...
A passagem do tempo é inexorável!
E será através do Tempo que seremos modificados e conquistaremos nossa LIBERDADE!

Inserida por BibianaMachado

⁠No piscar dos olhos

Tudo passa tão rápido, não importa se alguns estão andando ou vagando pelo tempo, estranhamente os giros e o ritmo descompassado de como as coisas acontecem, tem nos devorado impiedosamente.Prefiro não confiar nos meus olhos, temo que tudo seja verdadeiramente passageiro.

Inserida por Ricardossouza

⁠⁠Como sempre, o Tempo segue determinado, nunca se cansa e ainda parece estar cada vez rápido, passando por dias, meses e anos em segundos, minutos, e horas por uma constância de futuro, presente e passado, o que pra ele não importa, já que tudo isso está conectado.

Nós por outro lado, sentimos muito o impacto inevitável da temporalidade, gradativamente envelhecemos, saboreamos o cansaço, seguimos num ritmo lento, desacelerado, se compararmos com velocidade incansável do Tempo.

Muito diferente do Tempo, não somos eternos, entretanto, podemos usufruir intensamente alguns pontos da sua passagem, desperdiçando a nossa brevidade o mínimo possível, mantendo o máximo da nossa jovialidade, guiados por Deus, nutrindo amor, veemência e simplicidade.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠O Tempo

Um, dois tic toc,
O tempo passa!
E nós ficamos,
Todos passam por nós,
Jovens a mais tempo estamos,
Tic toc .. O tempo não passa!
Nos é que passamos,
A lembrar das coisas passadas,
Tempo vira saudade,
Aí não é a idade,
É o que deixamos, em um espaço sem lamento.
É inverso de arrependimento.
E em tempo de isolamento
Um abraço sempre penso.

Inserida por MIssias

Há o tempo de sonhar e de chorar,
e tudo passa logo,sem dó,
há o tempo da semente germinar,
Ah,bendito tempo, tens poder de sermos pó!
Na poeira da estrada que se curva
ao desconhecido que nunca saberemos,
seguimos passos em compasso de espera,
cada um é o pequeno segundoque vivemos

Desse tempo soberano que maltrata,
nada seguramos de fato,
ele vem, d´vida, nos leva e mata,
é o relógio invisível que tememos !
O tempo sempre nosfascina,
porque não o podemos medir,
mas ele nos ensina
e as lições dele temos que seguir !

Inserida por neusamarilda

⁠#O #TEMPO E O #VENTO

Tem o amor a arte de tornar tudo eterno...
Passam-se eras...
Passa-se o tempo...

Tenho voltas a dar e vou à minha vida...
Sigo estradas, cruzo veredas...
Dobro esquinas...

Onde às vezes as auroras crescem...
E as madrugadas findam...
Encontro meu coração sempre em festa...

- Haverá vento ainda?
Pergunto desfrutando minha sina...

A noite existe e a vida vale esse momento...
Por um tempo...
Por mais tempo...
Haverá ainda o vento?

Das coisas que se tocam pelas vistas...
Talvez eu espere simplesmente...
Que passe o tempo...
Enquanto o indolente vento...
Beije minha face...
Em todos momentos...

Sandro Paschoal Nogueira

facebook.com/conservatoria.poemas

A prise do tempo.

⁠Tem gente que quer recuperar o tempo
depois que ele passa; daí querer fazer
o que era para ter sido feito.

- N Ã O D Á!

A prise do tempo não tem marcha à ré.

Essa engrenagem tem todas as faculdades
de te levar para a frente, só para a frente.
Pode dar asas aos teus pés e te fazer voar.

S E F O R D A T U A V O N T A D E!

☆Haredita Angel

Inserida por HareditaAngel

⁠Certo tempo, em outra estação, para os grãos de areia que acompanharam a evolução e a passagem da tempestade de areia no deserto – o eu lírico – andara sem destino nestas terras áridas. A tempestade de areia passou e a estação mudou. As miragens deste deserto me fez lembrar o jardim que eu cultivava, da flor que, por um momento, pensei que fosse a minha rosa, mas, era um girassol que eu regava. Neste jardim de belas flores tinha uma abelha rainha pousada em um girassol a espera do seu tão sonhado zangão, ela estava sentindo o aroma que borrifava em seu rosto através do néctar. Pousei bem entusiasta no girassol, bailando para mostrar os meus talentos de zangão para a pequena abelha rainha. No fim, os nossos pólens não se conectaram, estávamos em estações diferentes, ainda não era tempo de colheita. Talvez esta não conexão viesse para dá mais vida ao zangão, mais momentos para voar. Desse amor, só se troca pólen uma única vez com a abelha rainha, depois disso, somos ceifados para outra estação, morremos. Como zangão, imagino que tive a oportunidade de me reinventar e bater asas para um novo jardim, de ser ceifado em um momento em que a conexão de pólens ocorrerá de forma plena e intensa com o néctar da vida. A estação não chegou, porém tudo mudou quando o zangão voou.

A passagem do livro de Eclesiástico, capítulo 3, nos ensina sobre a importância do tempo, ressaltando que há um momento oportuno para plantar e um momento adequado para colher. Contudo, a colheita que aguardamos está intrinsicamente ligada ao que temos semeado ao longo de nossas vidas. Muitas vezes, dedicamos anos almejando a felicidade, enquanto semeamos sentimentos negativos como ódio, intriga e inveja, mas desejamos colher amor. Portanto, reflita: que tipo de semeadura você tem realizado ao longo dos seus dias?

O tempo não é apenas dimensão de passagem — é operador de inscrição psíquica. Não escorre fora do sujeito: deposita-se dentro, como sedimento que modifica a estrutura sem que se perceba o processo. Cada experiência deixa rastro que reorganiza, ainda que imperceptivelmente, a economia psíquica. Quando se tenta mensurar o tempo, o que se mede não é ele: é a extensão da transformação que operou sobre a carne e sobre o aparato de percepção. O sujeito que acredita que o tempo passou descobrirá, se interrogar com cuidado, que foi ele quem cedeu ao desenho paciente que o tempo traçou por dentro.