Textos sobre a Passagem do Tempo
Você já observou que quase tudo passa?
Passa o tempo, o grão, a flor, a chama, o chão, o frio, a chuva e o calor;
Passa o valor estimado a coisas, o alcançado, a gratidão, o sim e o não;
Passa a vontade, a suposta amizade, a paixão, a certeza, a incerteza, a ira, a mentira e muita verdade;
Passa a fome, o sono, a noite, o dia, o sol, a lua, o rumo, o ciúme, a lembrança, o perfume...
Passa o conceito, o preceito, a opinião, a razão, o orgulho, a vaidade, o inteiro e a metade
Passa a intriga, a disputa, a força, o foco, a juventude, a carência, o reflexo, a inocência e muita luta;
Passa quase tudo, mas só NÃO PASSA o que é “côncavo de alma”; A SABEDORIA, O BEM, O CARÁTER e o AMOR.
Seja qual for seu dilema, ele também vai passar...mas nunca se abstenha de saber aprender, se valer do próprio valor e pra sempre AMAR.
Nara Nubia Alencar Queiroz
O tempo passa e não notamos
O vento sopra e não sentimos
Suave sensação de angústia misturada ao
desespero de não querer ser apenas mais um.
Mais um boneco de pano, sem os sentidos, inerte
aos traços que a natureza faz.
Quem sou eu senão um insensível ser perdido
em meio ao caos, o caos de uma sociedade cega
ofuscada por uma luz sintética, por prazeres fúteis
e sorrisos falsos.
Parte I
"A vida passa em uma velocidade
absurda, e assim sendo,
não podemos perder tempo com
pessoas e
sentimentos que não merecem
nosso valioso sentir.
Por isso, entregue seu tempo,
o seu melhor, para quem
merece recebê-lo.
Divida seu tempo com quem
te abraça e
não com quem te empurra.
Divida com quem te ancora com
segurança,
mas não te prende,
pois sabe que sua direção é
a mesma que ele também busca
seguir.
Para isso,
use o amor como seu prumo,
como seu norte,
como sua direção,
como seu horizonte."
MÃE
Enquanto o tempo passa, os dias se encarregam de aumentar a nossa ausência. Não me deixando viver sem que a presença da saudade faça parte dos meus dias. Essa saudade insiste e persiste e sei que será assim em todos os dias da minha vida enquanto eu viver, certamente porque eu te amarei até quando eu respirar.
Hoje carrego comigo a lembrança de tudo que vivemos juntas: dos seus abraços, do seu carinho, das nossas risadas mais gostosas, das nossas conversar desde a mais corriqueira até a mais íntima, da sua cumplicidade, da sua companhia insubstituível. É isto tudo que me causa saudade.
Por um instante fecho os olhos e tento sentir a leveza de suas mãos, me acariciando como sempre fazia quando percebia que eu estava triste.
Minha querida e eterna amada mãezinha. Tem dias que a saudade aperta demais meu coração, e me dá vontade de parar o tempo. Mas olho para frente e penso em Deus e em você.
SABORES
Tão bonita é a vida,
Generoso é o tempo
Que mesmo quando passa
Deixa os sabores das lembranças...
Ou cicatriza o que nos feriu,
A brisa sopra,
O sol se levanta,
Mil sorrisos iluminam
O prazer de viver...
Ganhei prata nos cabelos
E bodas no amor
E ainda sonho
E tenho esperança de dia melhor,
Tudo é precioso nas asas do tempo...
Que passa atenta... Voando lenta ao sabor do vento...
Quais são os teus rumos eu pergunto...
- Nalgum lugar onde o sono seja povoado de estrelas
A beira mar...
E eu respondo -
“mesmo que tu sigas estrelas”...
Pensando em vê-las brilhar...
Elas brilham pra ti... No teu olhar!”
As noites ocultam tantos mistérios
Eternizados pelo luar... A mim revelados
E eu te eternizarei...
Ao teu leve toque qual foras uma doce brisa...
A me beijar!
A vida é curta e o tempo passa...
Ultimamente estou fazendo besteira
Machucando quem eu amo
Perdendo tudo que compro
Caindo pela ladeira
Por causa dessa bebedeira,
Eu te prometo vou assumir o
Compromisso não só com você,
Mas também com Cristo
E vou largar esse vício
Não vou continuar nessa vida de cão
Enchendo a cara e caindo pelo chão
Eu sei seu ouvido já está calejado
Com as coisas que digo
Mas hoje eu acordei decidido
Não bebo mais nem um gole de cachaça
A vida é curta e o tempo passa
Não quero ficar sozinho no relento de uma praça
Vendo as pessoas passando felizes
E lamento com um choro sem graça,
Pois isso não tem graça
A minha eterna namorada !
Com tinta de ouro escrevi o teu nome,
quanto mais o tempo passa, te amar me consome.
Longe de ti não posso viver, tu não és a minha praia.
Mas, sim: O meu oceano, perto de ti, renovo os meus anos.
Tú és a estrela e a luz do meu caminho, sem te eu não posso, seguir sozinho.
Por pior que seja, a minha jornada,
querida tu és: A minha eterna namorada.
... é como o trabalho de um OLEIRO, ele passa um tempo amassando o barro, depois liga o motor da mesa, que gira milhares de vezes em torno daquele trabalho a ser criado, em seguida vai criando o molde sem saber se vai ficar bonito, feio ou amassado, mas o oleiro continua seu trabalho, confiante que uma hora o vaso será terminado com êxito.
Assim deve ser a nossa vida, os nossos planos, as nossas metas. Devemos trabalhar com persistência e dedicação em prol dos nossos objetivos, as vezes não acontecem da forma que gostaríamos, mas se houver amor, paciência e harmonia, a obra será terminada com satisfação.
Escrever
O tempo passa,
As marcas ficam...
Eu faço parte da tua história
Sem entrar na tua vida...
Você, que mora dentro do meu coração.
Quem escreveu o teu roteiro
Não lhe registrou o meu amor,
Mas lhe deu a autoria
Pra escrever a nossa história de amor...
Se em teus escritos
Não me tem por tua vida,
Por te amar assim
É que eu escrevo o meu viver a cada dia...
Edney Valentim Araújo
Te amar
Ah!... menininha linda,
Esse tempo que não passa
Pra você e pra mim...
Não te traz aos meus abraços
E não me afasta a solidão...
Bebeste água pura do meu coração,
Fonte da eterna juventude deste amor.
O brilho dos teus olhos
Revelam os meus sonhos mais ocultos,
Perdidos na inocência deste riso
Que me prende em teu olhar...
Meu coração agora tão cativo
Não encontra outro caminho
Que não seja te amar.
Entre tantas flores
Que floreiam os jardins
Não se vê beleza assim...
Tua pele suave e tão macia
São como rosas brancas aveludadas.
E o vermelho tão intenso de outras rosas
Dão os tons dos teus lábios desejados
Em doces beijos apaixonados.
Teus cabelos reluzentes e dourados
Discorrendo o lindo rosto
Mais parece refletir o sol poente no horizonte.
Quem pode resistir a alguém assim?
Tu que me ganhaste num olhar
Pra toda minha vida eu te amar...
Edney Valentim Araújo
1994 / 1996
O tempo
Ah!...o tempo.
O tempo que não passa para quem ama.
Saudades, lembranças, sonhos e recordações,
Momentos vividos... momentos sofridos... Saldos de alegria.
O tempo que torna essa estrada longa e solitária sem você.
Só quem ama sabe que o tempo não passa,
Nem para esquecer, nem para ser esquecido.
Ah! O tempo nestes corpos amortecidos,
Se opondo ao amor rejuvenescente da alma vivente
Enquanto ele nos prepara o último sono.
Ah!...o tempo,
Que para o amor não é mais que uma fração momento.
Esse tempo que é sempre de amar você.
Edney Valentim Araújo
A vida é tão rápida. E você passa e passa. Tudo passa. O tempo permanece. Um dia passado, um dia presente , um dia futuro. Um dia e o tempo. O tempo que te lembrou que você esqueceu de sorrir em um dia de domingo. Não deixe o tempo passar por você outra vez e te reclamar um riso farto. Seja sua melhor companhia.
Ame-se.
___ Lene Dantas.
Novo Tempo
Mais um ano se passa
dia a dia, ano a ano
o tempo desgasta nossos corpos,
mas nos fortalece como amigos,
mostrando como é bom esse vínculo
de boas histórias e conversas divertidas
de muito carinho e respeito.
Nada nesta vida é por acaso e
diminuirá a felicidade de ter te conhecido,
farei de tudo para que os anos passem
e eu te tenha sempre aqui
para desejar mais um ano de paz,
amor e toda felicidade do mundo
com muita saúde.
Quando a zero hora chegar
estarei pensando em você
pedindo a Deus sempre o teu melhor.
Feliz Ano Novo
Vá entender!
Entre o medo e os desejos,
O tempo e os passa tempos,
A euforia e a paz,
O recordar, e o viver,
Parte de mim, ou dentro de mim, existi um amor ou uma necessidade,
Falta uma explicação, reside uma confusão de sentimentos, vá entender!
Na superfície rasa a vírgulas, na profundeza do azul do mar não quero pontos finais.
14:14
Tempo,quanto tempo
quanto tempo eu espero,
quanto mais o tempo passa,
mais eu me desespero.
Choro,mas sorrio
Sorrio,mas choro.
É a primeira vez que eu me sinto
como Fernando pessoa.
Como Clarice eu escrevo,
penso um pouco como Nietzchie,
Com Tesla vejo relevo,
mas Curie não se atreve.
Um belo dia vejo Einstein
chamando todos para o jantar,
Thomson traz pudim de passas
mas ninguém parece gostar.
Curie vem com um chá verde,
com muita radioatividade.
Todos olham,mas não bebem,
pois isto seria futilidade.
Amelia vai de avião,
todos aguardam suas chegada.
Será que ela está no portão
ou chegará de madrugada?
Tesla é o útimo a chegar
poque rodou 3 vezes a casa,
e com toda essa enrolação
já são 14:26 da tarde.
PORTAS PARA O PRESENTE
O tempo passa...
E atravessa ruas, pontes, medos, bosques, ideologias, cidades...
E atravessa minha existência, a sua, e os meus dias...por medo ou pressa, e o fruto cresce e o pé dá o fruto
O livro do sábio deixa branco o que não é...
O que te falta nesse coração...
Será que é a falta de dinheiro
Esse é o nosso tempo de viver
Não existe outro, é aqui e agora
Que o passado abra suas portas para o presente e traga presentes para o futuro
O amanhecer...
O amanhecer...
O amanhecer, será que virá ou o amanhecer é o presente de todos os dias...
Amém!
❝ ...Nem um dia é igual ao outro.
O tempo passa rápido demais,
e aquela vontade louca de se arriscar
pelo impossível, passa diante de seu olhos
e chance que teve e perdeu... E você perdeu por ser
devagar demais... Só é feliz quem busca a
felicidade, só é forte quem enfrente de frente
os obstáculos. A dor te torna mas humano e
o ódio impede de você ver a beleza e a grandiosidade
das pequenas coisas. Só é completamente feliz aquele que não
tem medo de se arriscar...❞
----------------------------------------Eliana Angel Wolf
Metamorfose da Alma
O tempo voa. Tudo passa e nada é pra sempre. Doe o que não precisa mais de você. Crer que é capaz é o despertar. Domine a situação, não a deixe dominar. Cada ser tem sua luz e caminho. Na luta atípica, Deus nos levanta. Agora, sou de fases, colhendo o adubo. No Carnaval? Vou me virar do avesso.
Lu Lena
Por vezes quando o tempo passa...
Em horas dentro de mim...
Passa um nada meio acontecido...
Uma saudade que não tem mais fim...
Na penumbra de minha casa...
Escondido sob o luar...
Na artéria estendida do silêncio...
No vão do patamar do tempo...
A procurar...
Pressupondo um olhar para trás...
Por tudo o que eu vi e sei...
No curso veloz da vida...
Corri, subi e voei...
Agora grito...
Para rasgar os risos que me cercam...
Insensatos...
Não me servem de consolo...
Tolos...
Inúteis...
Pueris...
Fartam-me até as coisas que não tive...
Fartam-me com tudo o que sonhei...
Fartam-me o tanto que desejei...
Outrora escalar os céus, imaginei...
Tudo era igual...
E tudo me ruiu...
E entrei abandonado na esperança...
Entreguei -me a ela e ela me possuiu ...
Em combustão secreta...
Ao silêncio me abri...
Hoje entre as pedras procuro...
Aquilo que perdi...
Não paro...
E se necessário volto atrás...
Quantas vezes necessárias forem...
Até reencontrar...
O que nunca esqueci...
Dizem todos que é loucura...
Bem isso eu sei...
E muito ouço e muito já ouvi...
Tenho um caminho marcado...
E se agora não encontro...
Vou procurar no passado...
Revolvendo as cinzas...
Até descobrir...
Sandro Paschoal Nogueira
- Relacionados
- Parabéns atrasado: 41 frases de desculpas para quem esqueceu do aniversário
- Textos sobre Tempo
- Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- O tempo passa depressa
- Frases o Tempo Passa
- Como o tempo passa rápido, filho
