Textos sobre a Morte

Cerca de 4725 textos sobre a Morte

⁠Flores para Vicente

Neste mundo onde
viver comemorando
o quê nos traz a morte
tornou-se costume,
Eu apenas procuro tudo
o quê nos torna eternos,
Eu celebro a vida
e toda a resistência
contra tudo isso
que nos coloca em perigo,
Com meu buquê
poético e colorido
tornando-o um
ofertório a Vicente,
e meus versos rebeldes
para todos os povos.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O Sol do Amor profundo
que gloriosamente venceu
a Morte se ergueu
e iluminou a minha cidade,
Páscoa tem sabor de chocolate,
de oração e de Humanidade

Ainda nesta manhã fria
e silenciosa em Rodeio,
o meu coração agradece
por tudo o quê o Senhor
nos deu sem receios e por inteiro.

No meio do Médio Vale do Itajaí
aqui se escreve poesias
com o coro da passarada
e com verdades doloridas
para a utopia de um
mundo novo e em liberdade.

Assim vem se cumprindo
a poesia do nosso Médio Vale....

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A tua existência nos
une ao fio do destino,
a vida e a morte,
inscrito está o romance
e o desejo flamejante
que não têm a ver
com o senso comum
ou com o quê dizem
ser fator de sorte.

Gigante, inabalável
e imensurável,
é assim que te vejo
mesmo no oculto.

Você me pertence
no ritmo eterno
da seda do céu noturno
descida solene
sobre a Terra dando
passagem a procissão
de estrelas que
se funde ao oceano.

Na tuas mãos vestida
de Acropora speciosa
me vejo comprometida
e sem pensar em regresso.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A partida física é apenas uma mudança de rota confundida com a morte.

Morremos quando deixamos de acreditar em tudo aquilo que é necessário para manter e a obter a paz.

O amor que portamos é aquilo que nos leva a iluminar onde for preciso e a única comunhão com a eternidade.

Os verdadeiros mortos são aqueles que acreditam na guerra.

Deus Forte, Santo e Imortal permaneça conosco e com
todos aqueles que amamos
onde quer que eles se encontrem.

Porque creio que o amor ensinado por Ele sempre será mais forte do que a morte.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Direitos nunca tiveram a ter direitos
O ciclo da morte não parou,
Riem e zombam deles o tempo todo.
Infernizam sem sentido e sem parar,
Outros zombam só por zombar,
A tragédia não tem mais como calar:
Os bombardeios estão a estourar.
Minhas orações só vão aumentar,
As nossas queixas ninguém vai calar,
Respostas do destino hão de crescer,
Amanhã a História pode se repetir.
Podem até tentar nos arrefecer,
A reação do destino será maior,
Liberdade e a lei existem para todos:
Errado é quem se acha o melhor.
Sem paz acham que vão dominar
Todo o mundo que já sabe de tudo,
Inventam e reinventam mentiras,
Não há ninguém que mais aguente
Aturar esta tragédia imparável.
Ver tudo isso e sem poder nada fazer,
Aumenta diariamente a minha
Indignação existencial com o poder.
Sem alma e sem coração,
Esse domínio há de acabar,
Resistir é obrigação a invocar,
Liberdade é direito a se cultivar
E ninguém jamais pode nos furtar!

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Sem receio de caminhar
com a minha utopia
na bagagem pelas rotas
da morte e da vida
que levem ao teu encontro,
Nunca haverei de perder
a coragem de ser eu mesma,
Porque sei só de me render
ao brilho dos seus olhos
onde está a minha pertença,
No final somente o amor
haverá de ser a única sentença.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Tereza de Benguela

O Rio Guaporé ainda
chora a morte da Rainha,
Sim, a História relembra
o quão tráfico ocorreu
no Quilombo do Quariterê,
Os algozes foram pela História
alagados e Tereza de Benguela
está mais viva do que nunca,
para mim e para todos nós,
neste mundo que gira veloz.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Às vezes penso que
o meu continente
está mergulhando
lentamente no lago
parado da morte.

Na América Latina
não tem sido nenhum
pouco diferente,
E imparável só penso
a cada dia mais
em resistir porque
junto eu não
vou e não quero ir.

O atraso processual
anda castigando
os presos e as paredes
das prisões e existe
um oceano de gente
que finge não ver.

O velho tupamaro
originário segue
em martírio há
mais de vinte dias,
E a Comandante n°2
em situação infernal:

(países diferentes
num pesadelo igual
com ideologias
e tragédias coincidentes).

Não é segredo que
corações maus levam
qualquer ideologia
à total deriva e tudo
o quê leva na vida
tempo para conquistar.

Em Fuerte Tiuna
estou entre aquilo
que muito machuca
e tudo aquilo que
é muito impossível
de compreender.

No meio desta
gente que precisa
de paz para se entender,
todo o santo dia
quero saber da tropa,
do General e do mapa.

No Guadacapiapu-tepui
do Esequibo Venezuelano
por todos e tudo isso
insisto nos meus versos
latino-americanos com a intimidade
que todos ali transitam
(contando tudo isso e mais um pouco)
e nos outros onze tepuis habitam.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠VII

Vem, me dá a sua mão,
subimos seis degraus
para saber como afastar
o Deus da Morte,
e faltou fôlego para explicar
direito o sexto degrau,
Não dá para deixar passar
quando alguns que regem
o mundo fazem incessantes
propagandas que dividem
brutalmente uns dos outros:
é preciso diante de tudo se ligar.

Entenda que seja em situação
de paz ou de guerra
se você for obrigado a se mudar
para uma situação ainda pior,
é porque querem te eliminar
para definitivamente a história
do livro da sua vida apagar.

Outra coisa que quero lembrar:
são dez os degraus para afastar
o intento do Deus da Morte
e daqueles que estão querendo
muito com a sua vida arrasar,
muitas das vezes sozinhos
não têm como se livrar;
e quase sempre é preciso buscar
apoio no caminho para se salvar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠IX

Para alcançar os degraus
para afastar o Deus da Morte,
Vocês nesta subida devem
ter pensado, mas que diabos
esta mulher não sabe contar?!
Sim, é claro que sei contar
do primeiro ao oitavo degrau,
na verdade estava organizando
é o meu pensamento porque
para transmitir a mensagem
que desejo é também um processo
de compreensão para alcançar
este nono degrau e depois o décimo.

Quero que vocês entendam o seguinte:
o genocídio começa pelo discurso,
nem sempre ele vem por disparo de bala,
e recomendo que vocês se apropriem
dos sinais que nem sempre são integrais
e geralmente começam parciais.

O genocídio em qualquer fase
é desprezível e sempre será
punível mesmo que não
chegue na conclusão final,
Porque uma vez aberto o frasco
de veneno do extermínio
a sociedade muito
dificilmente voltará ao normal.

(A medida mais sã para nos proteger
é nos unir contra tudo aquilo
que nos coloque num caminho brutal,
Somos dignos de ser felizes e de escolher
a mais tranquila maneira de alcançar o final).

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠X

Chegamos no décimo
degrau para aprender
a afastar o Deus da Morte,
você agora sabe que
genocídio é um processo
construído que só
pode ser combatido
com todo o povo unido.

Entendam o seguinte
que o Deus da Morte
antes de matar corpos
ele mata as reputações,
para afastar o Deus da Morte
é preciso ativar as percepções.

Os enviados do Deus da Morte
são capazes de fazer muitos
acreditarem que a melhor solução
é que eles acabem até mesmo
com você e assim surgem
as reiterada fomentações
de desumanização e extermínio
até chegar no ponto das negações
que eles não fizeram nada
do que até mesmo você não tenha
em vida merecido ou agindo
como você nunca estivesse existido
ou como se nada tivesse acontecido.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Salvar os vivos

Os teus olhos têm um pouco
de morte e um pouco de vida,
um pouco de deserto e de jardim,
você nasceu perfeito para mim.

Para uns olhar para trás tem sido
mais crível do que salvar os vivos
estarei pronta ser o tal castigo
contra a tal macabra convenção.

O enamoramento com a coerência,
a paciência e a placidez fará com
que o oportunismo perca a validez.

Toco a cítara do tempo sob o poder
da razão tudo o quê há de trazer
a paz para cada coração se refazer.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Arcadismo para Rodeio

Vejo o amor no Sol que nasce
que nasce no céu de Rodeio,
e a morte quando Sol se põe,
O casamento do Universo
quando o Céu se encontra aberto,
e a solidão da Lua que brinda
a nossa noite com poesia.

Vem, fuja da cidade e se permita
ter os olhos beijados pelo verde
das matas e dos arrozais,
E se deixe levar neste Arcadismo
feito para Rodeio e não queira
volta a ser o mesmo nunca mais,
você pode ser feliz e viver em paz.

Nos teus olhos encontro o amor,
a morte, o casamento e a solidão,
Podemos viver tudo na imensidão
e com o fogo perpétuo da paixão.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠I

Existem dez degraus que
precisam ser conhecidos
para afastar o Deus da Morte
dos nossos caminhos.

Sempre que nos dividirem
entre nós e eles é o início
para tomarmos cuidado,
é o perigo avisando que
chegará por todo o lado.

Você está sendo avisado
para que o perigo real
seja de fato afastado:
depois não diga que não foi alertado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠V

Percorremos quatro degraus
de como até agora afastar
o Deus da Morte,
nem sempre a regra é ter sorte.

Aqui não somos Alices
e nem temos um coelho
para nos dar um relógio,
que muitos estão desacordados
tem sido óbvio e notório.

Para desviar do sortilégio
é preciso entender degrau por degrau,
ser solidários seja aqui
ou em Bangladesh é fundamental.

Não quero obrigar ninguém a nada,
apenas peço que não esqueçam
que temos dez degraus
para afastar o Deus da Morte
que conspira até contra saraus.

Olha, presta atenção quando
o Olimpo de papel machê
quer correr atrás de você
com os seus mandados,
ele irá patrulhar, ordenar e prender.

Eles são capazes de tudo
formalmente ou informalmente
independentemente na vida
de quem quer seja,
quando eles querem acabar
para sempre com um ou mais de um,
não põem o tempo a perder,
por isso suba estes degraus estreitos
porque está na hora de aprender.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Continuar entre os vários
tipos de Morte de cada dia
como a Ilha Deserta
da nossa Santa Catarina.

Independente da maré ser
o forte rochedo, a coragem,
a Ressurreição e o reinício
diante de todo o desafio.

Crer que o tempo jamais
será o seu inimigo,
e tenha fé no seu caminho.

Não importa se está sozinho,
o Sol do Universo sem você
perceber guia o seu destino.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O vento, a fome o medo
a pouca sorte
e a visita periódica
da morte
Não me importa
O importante
é corrigir a vida torta
As notícias que nos chegam de manhã
dizem que o Mundo amanheceu pior
Pior seria se não tivesse amanhecido
eu não veria
a flor pintada em teu vestido
Já não posso mais correr como eu corria
mas ainda passo caminhar no fim do dia
Perdoe minha falta de atitude
Eu não sabia
das vicissitudes da vida
eu não sou nada
Sem você por esta estrada

Inserida por edsonricardopaiva

Sinto alguns medos
Não por mim
dei de frente com a morte
Algumas vezes
E, feliz ou infelizmente
Até agora ela optou
por me deixar aqui
Eu sinto medo
de segredos
Guardados nos corações humanos
Alguns deles
Legítimos antros de falsidade
Escondendo planos que
Se ocultos não fossem
Revelariam
Toda sorte
da sua ausência de humanidade
Não tenho o menor medo
da Justiça de Deus
Não tenho medo de leões
Nem de crises
Nem de trabalho
Não tenho medo de não ser feliz
O que me assusta de verdade
São certos atalhos
Que o mal sempre nos revela
E que a maioria ignora
Mas aos olhos de gente ruim
Lugares assim
São verdadeiros oásis
onde vão
beber e abrir as asas
Quando asas lhes dão
Acredite
Existe neste mundo
Muitas pessoas assim
E seus voos
Apesar de efêmeros
e tão baixos quanto o seu caráter
Muitas vezes
Causam estragos imensos
Antes
Que a sua maldade os consuma
Meu medo daquilo que é mal
é que muita gente se compraz
Outros acham bom
E querem fazer igual
Eu sinto medo porque
Isso acaba se tornando banal
E todo mundo se acostuma
Pois
A gente sempre encontra
gente assim.

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

Pra cada dia uma noite
Uma morte a cada vida
E pra cada norte um rumo
Vários ventos sem direção
Em cada mar, muitos naufrágios
A saudade que se vê tão só
A pá de terra sobre o tempo
O erro que me acerta
A resposta certa eu nunca soube
A tarde que não me cabe
Antes que o Céu
Desabe por sobre essas nuvens
Há pra cada chuva, um Céu
Mas não sei dizer
de quantos Céus há sobre nós
Sob meus pés
Estrada e pó
Simplesmente mais nada
Pra cada vida
Uma morte apenas
Viver de espera
Termina
Na serena morte
De sorte que ela vence no final
Pra cada um
Há outro igual
Só não se sabe onde.

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

De quem será que foi a ideia
de inventar a morte
dividindo assim a vida em dois
Será que pensou antes no "antes"
Para que o suspense, chamado existência
lhe desse a grata satisfação
de fazer a gente aguardar tanto tempo
Pra saber o que existe depois
Será que vai causar decepção?
Então
Quem foi que inventou a vida
E jogou tanta gente no Mundo
Sem ao menos dar preparo
Quem criou o desamparo
o desespero
a espera
o inverno e a primavera
eu já sei
que quem inventou a distância
queria vender saudade
mas achei muita maldade
alguém ter criado a infância
e outro ter feito dela
uma coisa assim, tão curta
a criança inocente e absorta
não percebe que o tempo lhe foge
não vê que perde tanta coisa
enquanto brinca de querer crescer
sem saber que a discrepância
entre o ser e o querer
é uma linha muito tênue
e que ela a embaraça, ingênua
perdendo assim o lado bom
da parte que vale à pena
viver assim, sem perceber
é muita falta de sorte
Quem será que inventou a Morte?

Inserida por edsonricardopaiva