Textos sobre a Consciência
Muitas das perguntas que todos temos, são respondidas por nós mesmos "os questionadores"!!! Por isso em vez de ir atrás dos outros pra ouvir o que tu mesmo sabe, ouça a tua consciência, pois ela sabe te dar a resposta mais completa de tudo o que precisas ouvir...e para as perguntas que não consegue entender: pergunta pra Deus, só Ele sabe te mostrar o que tu não consegue "Enxergar"!!! Seja qual for o caso, fique em silêncio, pois as repostas não podem ser ouvidas ou entendidas com os barulhos de uma mente ou coração cheio de ansiedades e ou medos!!!
Todo "desbranquecimento" de uma cultura deve ser procedido de forma gradual, nunca de forma abrupta e artificial, para não gerar desconfiança, medo e rancor. Afinal o mundo não pode em um dia, amanhecer, e nem deve acordar negro, índio e amarelo por que os interesses políticos, comunicativos e midiáticos, querem de repente contemplarem um maior numero de pessoas esquecidas e invisíveis.
Sei que estou sendo repetitiva, e continuarei sendo, porque a TV também continua repetitiva. E eu não sei ficar ouvindo calada. Então eu insisto e repito, é a classe social que dita a capacidade de competir, e não a cor. Quanto mais pobre for a pessoa, maior o riSCO de ela ficar pra trás, e de até sofrer violência e de morrer também. Mas parece que preferem colocar a culpa na cor do que exigir do Estado políticas que visam melhores condições de vida pra todos nós, brancos, negros, pardos, indígenas..., uma política comprometida com a erradicação da fome, da exclusão social, e com o fortalecimento da educação... e que isso não viesse a ser só no papel.
A única coisa que eu acho revolucionária é a conscientização – sobre o que é a vida, o que é o mundo, o que são os outros –, que é o que, de fato, evolui a conduta humana. Infelizmente, a falta disso é o motivo por que tão poucos compreendem isso. Alguns poucos, na verdade muito poucos compreendem, sabem, ou podem compreender isso.
Quando algo te magoa profundamente, você se lembra e chora, é um processo natural, pois você está ferido; o tempo passa, com a prática do perdão seu choro irá cessando, até seu coração sentir um alívio, é seu processo de perdão se expandindo. Quando o amor próprio começa a crescer, você se lembra daquilo que lhe magoou e agradece pelos aprendizados em Gratidão. Quando a sabedoria chega você se lembra, e vê que pode usar sua dor ou amor como exemplo para ajudar outras pessoas, isto é expansão de consciência!
Na queda de Adão a comunhão foi rompida, mas a razão mesmo afetada continuou operando no homem. Após a queda, Adão continuou cônscio e lúcido de tudo que havia feito. Se o homem tivesse perdido completamente a capacidade da razão na queda, ele não teria consciência do pecado. Se não tem mais consciência ou razão, também não tem responsabilidade por nada.
É preciso ampliar a visão, principalmente das universidades que não são lugares de militância, mas de conhecimento e reflexão... temos obrigação de mostrar todos os lados da história para que o aluno por si próprio decida seu caminho. E não doutrina-los por uma causa irrelevante que os tiram o direito de pensar livremente e os transformam em fantoches de governos abusivos que enganam e escravizam.
Todos devemos nos conscientizar de uma coisa: o ser humano está nesse mundo para buscar crescimento espiritual e para isso deve aprender a conviver e aceitar as diferenças. Devemos reconhecer que somos todos iguais em direitos e deveres, em nossas qualidades e defeitos, erros e acertos. Alguém uma vez já disse e eu concordo: só existe uma raça... a raça humana.
O dia dedicado à memória de qualquer coisa ou a alguém é um esforço de conscientização oferecido a quem não tem. Esta é a razão deles existirem e talvez este seja o aprendizado mais difícil que trazem: manter a consciência deles mesmos e dos processos relacionados acima das histórias contadas e dos heróis, até que não sejam necessários, pois todos os dias serão de tudo e de todos.
O desejo ardente e incansável de um coração intenso para que a reciprocidade se faça presente, que o seu amor não seja tratado com desprezo, que a falsidade permaneça ausente, que o tempo ao seu lado seja vivido com empenho, usufruído com sentimentos e afetos compartilhados, que alimentem a liberdade do seu espírito, por considerar que viver é raro, assim, não permite desperdício ou ensaios, menosprezar a prudência, seguir apenas a impuslidade, destruir a própria consciência, dessarte, a esta brevidade precisa ser vivenciada com muita consistência.
Posso percorrer o mundo em busca da felicidade, mas onde quer que eu esteja, que eu jamais esqueça que ela depende somente de mim, do meu bem estar, da minha paz de espírito, da minha consciência. Não há no mundo felicidade maior do que a certeza do dever cumprido e isso não tem preço. Somos eternos viajantes, e o que nos torna grande é a nossa capacidade de encontrar a felicidade em nosso íntimo e compartilhar com nossos semelhantes.
Na complexidade da mente, tentar persuadir alguém a abandonar convicções irracionais é uma tarefa árdua. A sabedoria sutilmente sugere que, muitas vezes, a razão não conquistada não cede ao raciocínio. É no delicado entendimento pessoal que as sementes da verdade devem ser plantadas, esperando pacientemente para florescerem na consciência.
Cada palavra absorvida é um tijolo na construção da sua identidade. O que você lê, ouve, assiste e pensa molda o ser que você está se tornando. Nossa mente é um jardim, e cada pensamento é uma semente. Cultive sabiamente, pois o que você planta, inevitavelmente, florescerá em sua realidade. Seja seletivo no alimento para sua mente, pois ele é a força que determina sua essência. Ao direcionar a atenção para influências positivas, cultivamos um solo fértil para o crescimento pessoal. Seja o arquiteto consciente de sua própria narrativa, escolhendo construir uma história alinhada com seus valores mais profundos. O poder de transformação reside na consciência de cada escolha, pois, ao prestar atenção, você forja a trajetória de quem você se tornará.
A verdadeira motivação nasce quando compreendemos que cada momento é único e irrepetível. Viver bem não é correr contra o tempo, mas estar inteiro em cada instante. É agir com propósito, mas também saber pausar. É sonhar grande, sem perder o encanto pelas pequenas conquistas diárias. O equilíbrio vem quando aprendemos a honrar o agora — nem presos ao passado, nem ansiosos pelo futuro. Respirar fundo, agradecer, seguir com leveza. Cada escolha feita com consciência se torna um passo firme no caminho da realização. Viver bem é viver presente, e dar o seu melhor… exatamente onde você está.
A vida é um constante convite à reflexão. Cada dia nos oferece a chance de olhar para dentro, reconhecer nossas imperfeições e buscar ser melhor — não para os outros, mas para nós mesmos. Viver com consciência é despertar para o presente, desapegar do passado e não se perder nas incertezas do futuro. É encontrar equilíbrio entre o que sentimos e o que fazemos, entre o que desejamos e o que realmente precisamos. Quando nos permitimos viver o agora com presença e gratidão, a vida ganha novas cores, os passos se tornam mais leves e o coração, mais sereno.
Viver de forma consciente é compreender que o momento presente é tudo o que realmente temos. Não há necessidade de se perder em lembranças passadas ou ansiedades futuras, pois a verdadeira força e clareza surgem quando estamos plenamente aqui, agora. Tudo aquilo que buscamos — paz, amor, equilíbrio, felicidade — não está do lado de fora, mas habita silenciosamente dentro de nós, à espera de ser reconhecido. Quando nos aquietamos e nos conectamos com nossa essência, percebemos que somos inteiros, completos, capazes de acolher nossas emoções e aprender com cada experiência. Viver consciente é assumir a responsabilidade pela própria vida, percebendo que o mundo externo apenas reflete o que cultivamos internamente. Assim, seguimos despertos, com o coração aberto, desfrutando a beleza do instante e permitindo que cada respiração nos aproxime ainda mais da nossa verdadeira natureza.
Os ciclos se desenrolam, repetindo-se, como uma sinfonia inaudível. Nas entrelinhas do quotidiano, a superficialidade obscurece a visão, impedindo que as pessoas percebam a sutileza dos ciclos que moldam suas vidas. A falta de consciência e discernimento age como uma venda nos olhos, tornando-as subjugadas pelo automatismo, inconscientes dos matizes da existência. Nesse estado de letargia, perdem oportunidades que poderiam transformar simples atos em experiências profundas. Romper com essa inércia é desvendar a riqueza escondida na essência, é despertar para a vida além da superfície, onde cada ciclo é uma oportunidade de crescimento e compreensão mais profunda.
Se divertir espalhando boatos, mentiras e calúnias são atitudes de quem tem um bloqueio mental, um filtro por onde só chegam ao cérebro as notícias irresponsáveis de seu interesse, e assim vai ao longo da sua vida inútil, desperdiçada, fútil, acumulando mal feitos, ocupando um espaço existencial para prejudicar a vida alheia tornando inútil a própria existência, sem bagagem existencial, sem consciência.
" Sintéticamente falando, na terapia, a mediação de conflitos envolve facilitar a comunicação entre pessoas por meio de um terceiro imparcial. Isso vai ser útil tanto para a resolução de problemas quanto para a mediação de conflitos. Estratégias como aceitação e entender valores individuais, considerar emoções e ativar a compaixão, podem ser aplicadas nesse contexto."
É passado o tempo para refletirmos sobre o discurso da separação entre os seres humanos, pois as grandes bolhas já estão no limite da irracionalidade. Esse é o sinal dos tempos, para uma transformação mais à altura com o Grande Plano traçado pelo Verdadeiro Autor da Vida, desde que tenhamos consciência disto!
- Relacionados
- Preocupe-se mais com sua consciência
- Tenha consciência dos seus atos
- Frases sobre a Consciência Negra que fortalecem a luta e inspiram
- Dia da Consciência Negra: Frases de resistência e orgulho
- Consciência Tranquila
- Consciência
- Citações sobre adoção para escrever com emoção e consciência
