Textos Reflexivos sobre Crianças
Uma certa vez, andando pela praia, avistei uma criança rabiscando com uma vareta na mão; aproximando-me dela, ela me perguntou: "O que é o amor?" - Um turbilhão de pensamentos veio à minha mente; mas não sabia o que dizer, quando parei e achei a resposta e, iria responder a criança; ela havia sumido, mas deixou escrito na areia a seguinte frase: "Assim é o amor! Se você demora para responder... ele simplesmente desaparece."
Criança na rua, menino drogado, há que triste ilusão, que mundo largado, se as almas perdidas pudessem contar, quão diferente seria para quem aprender a nadar... Tem criança sem infância, sem dia, sem alegria, o mundo escondeu os sonhos e trocou por desafios, hoje, não apenas na favela mas do lado externo de fora pra dentro do seu quintal meu caro amigo, veja o olhar frio, um coração que era quente agora grita por abrigo. A vida trocou os brinquedos comuns por outros que matam.
Amor essa noite será uma criança e nós seremos brinquedo, Hoje vamos produzir o nosso som e nenhum ruído vai estragar a musica da paixão,deixa o paraíso se mostrar ,esfrega o seu corpo no meu,teu corpo é algo perfeito dentro dos meus lençóis,o nosso amor vai tocar o céu como um par perfeito agora o meu anjo é você,te amarei, eu sempre fugi toda mulher errada para vir me colar a você! vem de corpo e alma se entregar em mim
"DESPERTE A CRIANÇA QUE EXISTE EM VOCÊ TODOS OS DIAS. A VIDA É DEMAIS PARA SER LEVADA TÃO A SÉRIO. SORRIA, CHORRE, CANTE, DANCE, PULE, AME, TOME BANHO DE CHUVA, E O MELHOR DE TUDO: TENHA O CORAÇÃO PURO!!! QUEM TEM CORAÇÃO PURO, CONSEGUE SENTIR MAIS, VIVER MAIS... LEVE ALEGRIA ONDE ESTIVER, SEJA ALEGRIA ONDE QUISER." Gostosuras ou travessuras??!
Nem nós adultos estamos sempre certos sobre as nossas escolhas, sendo assim as crianças também são livres para escolherem mudar seus planos infantis e decidirem não realizar nenhum deles. É um direito delas surpreenderem-se com elas mesmas diante da possibilidade de sonhar novos sonhos quando não mais residem no mundo encantado tão necessário na infância.
Todos fomos crianças. Todos sem exceção, não importa a condição de vida em que vivíamos, montávamos nas asas da imaginação ao brincar com coisas simples. Me lembro de uma reportagem onde até o repórter chorou ao visitar uma zona de extrema pobreza. Tinha um menino que brincava com ossos, fazendo de conta "que aqui é um boi, aqui é o filhinho do boi, aqui é uma mesa, etc". Faltava-lhe tudo: moradia decente, água, comida escassa, muito escassa. Roupa, só uma. Mas tudo isso não o impedia de voar dentro da sua própria imaginação. Todos fazíamos isso. Me lembro que eu e meu irmão com uma poltrona e 4 cadeiras e uns pedaços de fios, tínhamos uma carruagem do velho oeste. Que montar uma árvore de natal com bolinhas feitas de papel alumínio e algodão nos lembrava na neve que nunca vimos e do Papai Noel que já sabíamos não existir a não ser na nossa imaginação. Um lençol e 4 cadeiras era nossa cabana, que também podia servir como nossa caverna secreta. Hoje sofro de adultice, mas, não deixo meu lado criança de lado. Se consigo ter uma televisão desejada, nova, me sinto como quando meu pai comprou uma: levantava bem cedo de manhã várias vezes até me acostumar, simplesmente para ver se a televisão continuava no mesmo lugar, pois sabia que dali sairiam aqueles desenhos, aqueles filmes, aquelas novelas, e me levariam também ao mundo cheio de imaginação e fantasia. Hoje as pessoas se levam a sério demais, perderam a sua criança interior. Algumas estão comigo: ainda são capazes de sonhar, de voar no mundo da imaginação, deixando um pouco de lado o mundo cheio de problemas a enfrentar. E você? Onde está sua criança interior?
Tanto a família quanto a escola desejam a mesma coisa: preparar as crianças para o mundo; no entanto, a família tem suas particularidades que a diferenciam da escola, e suas necessidades que a aproximam dessa instituição. A escola tem sua metodologia, filosofia, no entanto ela necessita da família para concretizar seu projeto educativo.
"Com respeito ao excesso de informações, é fundamental saber que uma criança de 7 anos hoje tem mai informações na memória do que uma pessoa de 70 tinha há um ou dois séculos. Essa avalanche de informações excita de maneira inadequada os quatro fenômenos que lêem a memória e constroem cadeias de pensamentos."
Escondo-me no silêncio que me acolhe... Quisera poder voltar a ser criança e fugir com os bolsos cheios de doces, e inocentemente brincar de ser adulto em lindos contos de fadas sempre com final feliz. Ainda procuro compreender tantas coisas e por traz de meus óculos de leitura que denunciam que não sou mais um menino, busco respostas, se as terei, só o tempo dirá... (Luiz Machado)
“Tempo de criança é tempo de esperança, tempo que conduz o ser a um mundo de eternas lembranças eivadas pelo frescor inusitado de momentos que não voltam mais... a não ser, através do pensamento que, por sua vez, é capaz de rebuscar e transpor qualquer anteparo que limite o ontem e o agora.
Quais as causas de tantas crianças e adolescentes viverem nas ruas. As respostas indicam três principais:a desestruturação das famílias, os pais carentes que não podem sustentá-las e a falta de iniciativa do governo. São alguns indicadores, mas há outros. A própria sociedade é também responsável pelo problema, por não criar condições de vida familiar digna e não projetar um modelo social mais humano. Procura-se fazer do material e econômico a base de tudo, sem se pensar em outros valores fundamentais...
O olhar de uma criança, é inocente, puro angelical, o olhar de um adolescente, é curioso, desbravador, interrogador, o olhar de um jovem, é de anciedade, eu já sabia, conheço, eu já vi, o olhar de um adulto, é experiente, paciente, o olhar de Deus, é de miséricordia, complacencia, sabedoria, porisso senhor ensina nos a sorrir, e dai-nos sabedoria para entender o sorriso do meu irmão, para que nunca o devolva com indiferencia. pense nisso, paulo guerra.
Precisamos de um tempo para deixar de ser adultos, para amar como as crianças, se emocionar com as coisas mais simples e ver em seus olhos o bonito do céu, o doce da terra , a natureza gritando à vida, amar como se o mundo fosse o quintal de casa e o mais triste fosse perder o programa preferido, deixemos nossa absurda vida por um instante e pensemos que não crescemos e que ainda podemos brincar como a Criança que fomos antes.
"Não tem nada mais doloroso para uma criança do que ter a rejeição dos pais,ou um deles,eu sei como é,eu passei e nunca me esquece de como eu me sentia e sinto diminuída,mesmo sabendo que a culpa não é minha,todos os pais ao redor do mundo amando seus filhos,e por que os meus não? Não era eles que teria que ser a semelhança de Deus na terra,que teria que me ensinar as coisas,me educar,me orientar,mas eu não tive,e por que Deus coloca duas pessoas na minha vida que contrário de amar e cuidar,me perturbam,com a presença,com o nome,eles me lembram esta velha mágoa,por causa deles eu virei esta mulher,eu odeio qualquer acontecimento ligado á família,eu não aprendi a ser uma pessoa boa,e então de quê adianta uma criança vir ao mundo para não ter a razão da vida? De quê adianta ter pais,se eles não amam a criança? Até hoje eu me pergunto,se foi culpa minha."
Quando eu poderia imaginar que outra vez estaria bobo com o coração na mão feito uma criança aprendendo os encantos da vida. Logo eu que me julgava tão firme, forte, experiente vem você e faz uma bagunça em mim, derruba todas as fortalezas que contruí em defesa de meus sentimentos já machucados. Hoje o que existe é o desejo de mais uma vez ter você em meus braços vivendo, sentindo esse amor suprimido. Fazendo com que a razão seja apenas uma palavras fora de nosso dicionario e sem nenhum sentido, a distancia e as incertezas me consomem a ansiedade me deixa louco pois ainda não ter pra mim o seu amor é um sufoco...
O nosso amor é a raiz de uma flor, é o cantar dos pássaros, é o sorriso liberto de uma criança. O nosso amor é vida que continua, é pressa que nunca chega ao fim, é a música que nos faz dançar, o silêncio que nos preenche. Pois, o nosso amor é tudo que eu nem sei dizer, porque do amor nada se diz e tudo se entende, ou melhor, tudo se sente; e sente bem, e sente forte e sente... Nada mais do que sentir, num sentimento de grande êxtase, de profundo acordar, onde faz o coração adormecer e o mundo parar. Onde faz tudo simplesmente do amor em ser, eu e você.
Sabe o que essa criança aqui aprendeu? Aprendeu, que a vida passa das nossas concepções. Que o que parece ser o fim, pra muitos trata de um recomeço. Que contos de fadas existe sim, basta acreditar. Que amor verdadeiro às vezes te fará sofrer. E que os sonhos nunca acabam, se renovam, adaptam a cada nova fase da vida. Chega um dia, uma hora, que dará vontade de sumir, explodir, e é nessa hora que conhecemos quem verdadeiramente nos quer bem e por perto. Descobri também, que quem te ama, nem sempre te dirá apenas o que quer ouvir, mas sim o necessário. Levantar a cabeça e prosseguir a cada queda é o essencial pra se manter firme nas reviravoltas da vida. O tempo pode não estar a seu favor, no entanto, encare-o pois é mais um de muitos obstáculos que enfrentará. Se deixar abater nunca é a solução, só fica no chão quem quer. O mundo, as dificuldades não passam de uma falta de interpretação. Lute, caia, lute, corra, lute, morra, mas lute, lute por você, lute por lutar apenas, mas lute. O ciclo da vida é apenas um teste de sobrevivência, onde só ganha quem for mais sábio, seja forte ou apenas finja ser forte, mas a sabedoria vai reinar numa constante infinita. Nem todo mundo precisa saber de suas fraquezas. Ao menos, isso é o que eu entendo de mundo, de vida até então, mas tudo é variável, só tenha uma certeza: Estamos aqui pra tudo. Viva!
A fases da vida começa com a pureza de uma criança, as descobertas de um adolescente e maturidade de uma vida adulta. Ao recordar de lembrança de criança não existia nada melhor do que a simplicidade, na adolescência os sentimos começa a floresce, o primeiro beijo, a paixão inocente as palavras que não tinha sentido. Ao chegar na vida adulta você começa a percorre um caminho entre altos e baixos. Questionamento, sentimentos, amores, frustrações e desilusões. Buscando momentos para ter a sensação de não estar sozinho.
Valorizo as pessoas que têm a essência de uma criança porque têm a ingenuidade de se contentar com amizades simples que oferecem ombro amigo quando se necessita, palavras sinceras, sorrisos que nos iluminam por dentro porque sabemos que são verdadeiros. Pessoas com a verdadeira essência de ser humano. A essência daquele que sente o simples, vive o singelo e faz o outro feliz por ser uma pessoa tão digna a ponto de se entregar de coração e mostrar que tem a imensidão na alma e o amor de Deus em seu coração. Sim, porque só quem tem Deus no coração sabe ser verdadeiro!
Quando criança gostava da fresca da noite. Sentava na calçada junto aos meus colegas... ficávamos a olhar a lua e apreciar as estrelas. A rua ficava enfeitada de bochichos, risadas, e olhares perdidos... Hoje, as calçadas ficam vazias; a lua nasce, cresce, diminui, some e poucos apreciam sua grandeza. As estrelas cintilam no infinito, e poucos se preocupam com o seu brilho. E as ruas? Bem vazias! Não tem mais com quem sorrir.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Texto de Alegria de Crianças
- Frases para Refletir sobre Crianças
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
- Poemas sobre crianças que celebram a pureza infantil
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Pensamentos para Crianças
