Textos Reflexivos sobre Crianças
"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade. Então que tenhamos com ela o Respeito, o Amor, a Autenticidade e que saibamos aprender com ela o Perdão, a Inocência e a Felicidade vivida, segundo a segundo. As vezes aprendemos mais com elas, do que possamos ensinar."
Amor e amar são exatamente a mesma coisa,eu sou uma criança com um coração de um adulto vc que está vendo isso não saia dessa pagina pois o oque tenho a dizer é muito importante.Amar é bom,porem machuca se voce já amou alguém de verdade já deve saber como é bom e como dói,eu sei disso por que eu ja olhei de perto alguém sofrer por amor as vezes o amor é muito forte e até fraco de mais + então saiba que não é facil amar mas também não é impossivél
Mais uma esquina e nenhuma bola, bicicleta ou gritos. Ruas vazias, crianças recolhidas em seus aconchegos. Vento frio em noite escura. Hoje não tem lua. Pelos se arrepiam no anúncio da ausência de alguém que já faz falta por não estar perto. Dia após dia - decisões, planos, expectativas, aprendizagens.
É Visível, consigo ver, em uma criança, em um adulto,na televisão,na rua, no trabalho,consigo ver influência de pensamentos sobre o desejo constante sem fim,a quem estamos alimentado. vamos deixar morrer de fome!,vejo imagens entrelaçadas, com historias e sentimento, em um continuo vai e volta, mais ela não esta aqui agora,aonde esta...
Amor é ver um sorriso nascer na face de criança, e ver os olhos marejados dos pais depois de ver que a vida venceu. Amor é aquilo que te torna em um ser humano melhor. A paixão tem seu mérito também, ela traz entusiasmo. Mas em excesso, a paixão oxida as pessoas. Paixão é prata, Amor é ouro. Amor é o pássaro, não a gaiola. O amor carece de cuidados senão vira câncer. O amor pega a dor pelo colarinho, e transforma em generosidade. E você pode morar em Caxias, em Sampa, no Cairo, Amsterdã. Mas se não entender que o Amor flui como o rio Sena, e que o silêncio é a música que o amor toca. Nunca vai sentir e poder se doar. E muito se engana quem acha que o amor só tem vertentes românticas. Se não for prático e te fazer crescer, é apenas paixão. E paixão é um anjo sem asas.
Mundo cruel de gente cega tateando no escuro, Crianças trabalhando onde deviam estarem na escola. Que pena, infância perdida em um país tão rico de pessoas pobres. Me corta o coração quando vejo isso. Uma lástima mundial, a quem culpar? o governo em que nós elegemos? ou a nós mesmos que fingimos estarmos cegos mesmo usando óculos.
“Tempo de criança é tempo de esperança, tempo que conduz o ser a um mundo de eternas lembranças eivadas pelo frescor inusitado de momentos que não voltam mais... a não ser, através do pensamento que, por sua vez, é capaz de rebuscar e transpor qualquer anteparo que limite o ontem e o agora.
Quais as causas de tantas crianças e adolescentes viverem nas ruas. As respostas indicam três principais:a desestruturação das famílias, os pais carentes que não podem sustentá-las e a falta de iniciativa do governo. São alguns indicadores, mas há outros. A própria sociedade é também responsável pelo problema, por não criar condições de vida familiar digna e não projetar um modelo social mais humano. Procura-se fazer do material e econômico a base de tudo, sem se pensar em outros valores fundamentais...
O olhar de uma criança, é inocente, puro angelical, o olhar de um adolescente, é curioso, desbravador, interrogador, o olhar de um jovem, é de anciedade, eu já sabia, conheço, eu já vi, o olhar de um adulto, é experiente, paciente, o olhar de Deus, é de miséricordia, complacencia, sabedoria, porisso senhor ensina nos a sorrir, e dai-nos sabedoria para entender o sorriso do meu irmão, para que nunca o devolva com indiferencia. pense nisso, paulo guerra.
Tive uma boa infância, não posso reclamar. Acho que sou uma das poucas crianças que nunca pediu para crescer antes da hora. Adorava acordar cedo e ir brincar, mesmo sendo filha única e fazendo isso quase sempre sozinha. Ia logo cedo ajudar meus avós com os afazeres, tomava um copo de leite puro, adorava o bigode branco que ele me proporcionava por alguns instantes. Me sentia feliz, tinha amigos imaginários que sempre se divertiam comigo quando eu tinha quase um time completo de futebol, mesmo estando só. Porém, em minha imaginação eu tinha um time completo, dos bons, que só entrava para ganhar o tal campeonato. Me lembro como se fosse hoje das tardes em que me debruçava sobre a barriga do meu avô enquanto ele dormia, e ele me fazia cafuné até eu pegar no sono. Esperava ansiosamente a hora em que minha avó me chamava para ver a sessão da tarde e comer um delicioso pão com presunto e queijo (confesso que até hoje nunca comi um igual). Pena que minha infância passou rápido, me lembro de muitas coisas como se fossem ontem. Confesso que continuo com o coração de crianças e amo cada uma delas, por sua pureza, alegria e sinceridade. Ah que saudades de minha infância.
Quantas crianças não devem estar precisando de um abraço agora, de um carinho de mãe, de um aconchego de alguém, de falar e de ouvir, de entender como as coisas acontecem... quantos porquês não devem estar surgindo a cada minuto em suas vidas? Eu peço a Deus por elas, por todas as crianças indefesas, para que não se sintam tão sós assim.
Ser mãe não é simplesmente gerar uma criança, é algo muito mais sublime. É amparar, cuidar, acariciar, brincar, alimentar, vigiar, repreender, incentivar, acompanhar, auxiliar e principalmente ensinar a ter responsabilidade, respeito, limites, pensamentos e hábitos sadios, superação diante dos obstáculos e muito amor no coração.
Não precisa perguntar a minha idade. Respondo: quando estou sorrindo ou chorando, sou uma criança. Quando com com raiva, sou a burrice. Quando sonhando sou a eternidade... Não precisa perguntar quem sou. Posso dizer: Amo a Deus sobre todas as coisas,tive filhos,escrevi um livro e plantei uma árvore.Não tenho medo ou vergonha de dizer que te amo. E se você não pode dizer o mesmo, fique tranquilo, não vou morrer por isso...
Quando eu era criança eu queria muitas coisas, queria ser professora, cantora, engenheira. Queria me casar, ter uma família, eu queria uma vida normal como a de todo mundo. Eu não pensava em fugir, eu tinha medo de arriscar. Eu tinha medo das pessoas e do que elas iriam falar. Eu achava que era bom ser adulto e queria crescer. E hoje? Hoje eu vi o quanto eu era inocente. Hoje eu só quero viver.
Nem nós adultos estamos sempre certos sobre as nossas escolhas, sendo assim as crianças também são livres para escolherem mudar seus planos infantis e decidirem não realizar nenhum deles. É um direito delas surpreenderem-se com elas mesmas diante da possibilidade de sonhar novos sonhos quando não mais residem no mundo encantado tão necessário na infância.
Todos fomos crianças. Todos sem exceção, não importa a condição de vida em que vivíamos, montávamos nas asas da imaginação ao brincar com coisas simples. Me lembro de uma reportagem onde até o repórter chorou ao visitar uma zona de extrema pobreza. Tinha um menino que brincava com ossos, fazendo de conta "que aqui é um boi, aqui é o filhinho do boi, aqui é uma mesa, etc". Faltava-lhe tudo: moradia decente, água, comida escassa, muito escassa. Roupa, só uma. Mas tudo isso não o impedia de voar dentro da sua própria imaginação. Todos fazíamos isso. Me lembro que eu e meu irmão com uma poltrona e 4 cadeiras e uns pedaços de fios, tínhamos uma carruagem do velho oeste. Que montar uma árvore de natal com bolinhas feitas de papel alumínio e algodão nos lembrava na neve que nunca vimos e do Papai Noel que já sabíamos não existir a não ser na nossa imaginação. Um lençol e 4 cadeiras era nossa cabana, que também podia servir como nossa caverna secreta. Hoje sofro de adultice, mas, não deixo meu lado criança de lado. Se consigo ter uma televisão desejada, nova, me sinto como quando meu pai comprou uma: levantava bem cedo de manhã várias vezes até me acostumar, simplesmente para ver se a televisão continuava no mesmo lugar, pois sabia que dali sairiam aqueles desenhos, aqueles filmes, aquelas novelas, e me levariam também ao mundo cheio de imaginação e fantasia. Hoje as pessoas se levam a sério demais, perderam a sua criança interior. Algumas estão comigo: ainda são capazes de sonhar, de voar no mundo da imaginação, deixando um pouco de lado o mundo cheio de problemas a enfrentar. E você? Onde está sua criança interior?
Ao pensarmos na responsabilidade social, moral e cívica de nossas crianças, é indiscutivelmente imprescindível lançar mão da reclusão partidária do nosso egoísmo espiritual tendencioso e iniciarmos uma trajetória de busca pelo conhecimento, pelo saber, e este só vai ocorrer na medida em que houver pessoas comprometidas com Deus e não com o meio.
Ser mãe , não sei como traduzir ser mãe ! Não me imaginava sendo mãe apesar de sempre amar crianças . Mas de repente , puff ! Virei mãe , e tudo mudou , mudou o corpo , mudou a mente , mudou o tempo , mudou a liberdade . Mas o que mais mudou foi o amor que recebi , amor verdadeiro , amor em toda sua proporção . Me senti amada e especial , útil e essencial . De todas as decisões a de me tornar mãe foi a única que fez sentido , foi a única que me tornou mais flexível e a única que me fez agir com precaução . Esse dia das mães eu quero dizer a minha mãe que hoje entendo o quanto nós mães nos sacrificamos por nossos filhos , o quanto temos que engolir sapos e o quanto as palavras de repreensão tinham sentido . Eu tenho plena certeza de que nada que eu me tornasse me faria tão completa e tão segura quanto ser mãe . De todas as minhas certezas a mais firme é de que estou exercendo meu papel de mãe mais que perfeitamente , dedico meu tempo á eles , meu carinho e amor . Sem vocês eu não teria dia das mães , ia viver comemorando carnaval eternamente , mas carnaval não tem amor , carnaval não tem carinho e carnaval não vale a pena ! Muito obrigado pela oportunidade Senhor de ser mamãe desses dois amores , lindos , amados e saudáveis . Davi e Sara , amo vocês infinitamente !
Uma certa vez, andando pela praia, avistei uma criança rabiscando com uma vareta na mão; aproximando-me dela, ela me perguntou: "O que é o amor?" - Um turbilhão de pensamentos veio à minha mente; mas não sabia o que dizer, quando parei e achei a resposta e, iria responder a criança; ela havia sumido, mas deixou escrito na areia a seguinte frase: "Assim é o amor! Se você demora para responder... ele simplesmente desaparece."
Criança na rua, menino drogado, há que triste ilusão, que mundo largado, se as almas perdidas pudessem contar, quão diferente seria para quem aprender a nadar... Tem criança sem infância, sem dia, sem alegria, o mundo escondeu os sonhos e trocou por desafios, hoje, não apenas na favela mas do lado externo de fora pra dentro do seu quintal meu caro amigo, veja o olhar frio, um coração que era quente agora grita por abrigo. A vida trocou os brinquedos comuns por outros que matam.
- Relacionados
- Poemas sobre crianças que celebram a pureza infantil
- Era tão Melhor ser Criança
- Texto de Alegria de Crianças
- Textos sobre infância que encantam todas as idades
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Pensamentos para Crianças
