Textos Reflexivos sobre Crianças
A vida é risonha.
A vida é risonha.
Tal qual uma
criança feliz.
A vida é risonha
para aqueles
que permitem
a esperança
lhes abraçar
e o amor os
encontrar.
A vida é risonha.
Tal qual um
dia de verão,
que aquece
o nosso coração.
A vida é risonha.
Mesmo com chuva,
meus olhos
enxergam cores.
A vida é risonha.
Permita - se amar.
Permita - se viver.
Faça dos dias
sempre uma
primavera,
permita - se
florescer.
Seja mais você❣
Haicai
Brinca a criança
de sonhar.
Noite de céu estelar.
Tatiane Oliveira
Debruça na janela
não vê a hora passar.
Estrelas a fazem sonhar.
Tatiane Oliveira
Cheiro de terra molhada,
bolinho de chuva e café.
Quanta paz!
Tatiane Oliveira
Foi tão bem cuidado
que o coração floriu.
O amor lhe sorriu.
Tatiane Oliveira
Janela aberta,
o sol invadiu.
Criança sorriu.
Tatiane Oliveira
Deixou a janela aberta
para as estrelas entrar.
Iluminou os sonhos.
Tatiane Oliveira
Fez -se ouvir
o amor na multidão.
Som do coração.
Tatiane Oliveira
Faz a flor nascer
no amanhecer.
Renasce a esperança,
sorrio feito criança.
Seu amor me acolhe
do mal me protege.
Abraça minha alma,
e diz: Filha, estou contigo.
Caminha ao meu lado,
enfrento as tempestades.
Não esmoreço.
E assim, Deus sempre renova as minhas forças, faz transbordar o amor em meu ser e mais uma vez floresce no amanhecer.
Tatiane Oliveira
Pequena Criança
Na singela flor que colheu,
esperança em seu coração floresceu.
Pequena criança,
protegida está nos braços de Deus.
Se há tempestades lá fora,
ela não esmorece.
O medo não existe
quando a coragem
mora dentro de si.
Há vida florindo em ti.
Não há o que temer
quando o amor transborda
dentro de você.
Não há o que temer
quando você sabe que logo
irá amanhecer.
Pequena criança não
teme a escuridão,
simplesmente agradece
e sorri, pois quem
é amado e ama
não permite a tristeza invadir.
Pequena criança,
uma alma sábia,
que canta e na
simplicidade sabe ser feliz.
Há muitas flores
para colher em seu existir.
Quando se é criança parece que os paradigmas não conseguem grudar na
nossa consciência. Nossa realidade, nessa época, nos blinda com todas as vontades que temos de conhecer o mundo, brincar e divertir-se, o quanto mais se puder - sem parar. Sem questionar muito. Não ficamos remoendo o dia-a-dia, pensando em coisas negativas. Percebeu que quando somos crianças aproveitamos o máximo do tempo presente?
"Que tempo bom aquele de quando éramos crianças, onde nosso mundo imaginário não nos machucava como fazem nossas ilusões atuais. Quantas vezes me peguei rindo pra ursinhos, elefantinhos, algodão doce, cachorrinhos e gatinhos feito de nuvens branquinhas no meio de um lindo e infinito mundo azul. É... Meu mundo infantil é vivo e ainda não perdi a capacidade de sonhar."
-Aline Lopes
Feliz dia das crianças!
Não é por saudosismo mas a citação de Clarice Lispector hoje me foi reavivada: “queria voltar a ser criança porque os joelhos ralados curam bem mais rápido que os corações partidos.”
Eita vontade que tenho de voltar à infância e reencontrar nos pequenos a bondade, a sinceridade, a lealdade, a cumplicidade e o desprendimento das coisas que não são importantes comparado ao relacionamento que possuem.
Vendo Maria luiza brincar com seus primos e amigos me encanto com este relacionamento de trocas de sinceridade (ainda que não afetuosas), farpas, explosões e impulsos de harmonia (ou não). Mas passam uns minutos, pedem desculpas, voltam a brincar e esquecem o que passou.
Admiro estes pequeninos de grandes corações. Eles cuidam um do outro e desde cedo veem que na vida as adversidades e divergências acontecerão, mas acima de tudo há o sentimento de carinho e de amizade e isso sim deve superar as diferenças.
Não foi à toa que no evangelho de Mateus há a descrição dos bem aventurados - nos quais se incluem os pequeninos - e Jesus os chama “vinde a mim...”
São esses pequenos seres que nos ensinam o que é ser feliz, através de Carlos Drummond de Andrade “ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”.
Nesse dia desejo “feliz dia das crianças” para homens grandes e pequenos e que todos sejamos bem aventurados e, independente de qualquer coisa, sejamos simplesmente felizes.
Minha guerreira, minha rainha
Minha coroa, minha vida inteira
Meus passos quando eu era criança
Minha direção des da infância
Minha professora com pouca sabedoria
Minha educadora da vida meu guia
Sua preocupação não tinha limites
Quando eu estava ausente e ela toda triste
Pela grande saudade que eu fazia
Então sozinho eu me sentia
Uma dádiva foi se fazendo
E mais um ciclo se passou
Você completando mais um ano de vida
Minha flor meu grande amor.
O Mundo dá muitas voltas.
Quando criança
por ti fuicriado
Quando tu envelheceu
Por mim fostes abandonado.
Te joguei em um asilo
Para alguém de ti. cuidar
Eu fui tão miserável
Que nunca fui te visitar.
O tempo passou
E eu me casei
Criei os meus filhos e não
os abandonei.
Mas, a velhice me alcançou
E com a mesma moeda eu paguei
Hoje estou no mesmo asilo papai
Onde te coloquei.
Sou criança
O quê mais buscaria a minh’alma apaixonada
Se me vejo tão completo em teu amor?
O tempo e o espaço
Em tudo se desfaz se eu estou nos teus abraços.
Fugirei da solidão pra me abrigar
Aonde possa te encontrar,
Dentro do meu coração...
Minh’alma na tu’alma lá está.
Estou rendido a esse amor
Feito passarinho em alçapão...
Sou criança sem destino
Conduzido por tuas mãos.
Farei saber-te o meu encanto,
Farei saber-te o meu lamento,
Farei saber-te o meu pranto,
Quanto ao amor, já sabes tu que eu te amo.
Edney Valentim Araújo
Criança
Queria eu ser assim
Como dantes éramos,
Estarmos perto da inocência
Absolvidos pelo amor...
Porque deixar de ser criança
Onde sonhar é tão real?
Pudesse eu, como eu quero,
Eu voltaria novamente
Nesse tempo de criança
Onde os olhares se revelam,
Eu me veria em nosso mundo
Bem juntinho a minha bela
Se transformando em donzela...
Mas por que tem que ser assim?
Nossos sonhos lá pequenos
Muitas vezes crescem tanto
Que não cabem em nosso mundo,
Só agiganta o coração...
Agora ela é uma dama
Mui mais bela que outrora
Longe do mundo grande que sonhei.
Por que deixar de ser criança
Pra não estar ao lado dela?
Edney Valentim Araújo
1994...
Criança
.
Ela foi formada pelo Criador e desejada pelos pais,
chegou pequenininha nesse mundo de gigantes.
Assistiu como criança o seu mundo se encolher
Deixando os brinquedos e brincadeira de bebê.
.
Sem que percebesse deu lugar a muitos sonhos,
E o mundo que era grande já não cabe os teus planos.
De outrora criancinha é agora adolescente,
Moça debutante de olhares atraentes.
.
Saiu de uma caixinha de mistérios
Pra bailar os corações,
Não se dá a qualquer um
Que não lhe seja mui amado.
.
Edney Valentim Araújo
OLHOS DE CRIANÇA
Eram olhos grandes…
Pareciam dois faróis na tempestade
A iluminar na mais pura claridade,
O escuro dum mundo ainda a descobrir.
Eram olhos na ânsia de muita esperança
Daquela que ao longe ainda está por vir...
Eram olhos mágicos a anunciar bonança.
Eram dois pesos fiéis de uma balança
Que um dia pesarão as coisas em fundo,
Na conta do peso e da medida
Da sua inocente e tão verde vida.
Deus te guie e salve, lindo infante
De teus pais vaidosos do semblante,
Desses cabelos aos caracóis, triunfante,
Esperança e bonança para o mundo.
Mesmo quando a vida pula e avança
Deus meu, por favor ilumina e conserva
Estes olhos de criança!
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 19-01-2023)
A PORTA: Separação e Encontro
Entram pais e entram crianças, com as mãos dadas e com olhos curiosos, adentram juntos ao universo ESCOLA.
Na porta, a separação entre pais e filhos se fazem, o encontro entre famílias, crianças e professores também.
Ainda na porta, apresentam-se amigos, combinados, brinquedos, espaços e saberes.
É vasta as pluralidades, possibilidades, aprendizagens.
Adultos, papais, mamães, e ou responsáveis, se afastam e alguns esboçam sorriso tímido, verbalizando ali mesmo na porta, ora ou outra, suas ânsias e inseguranças sobre como ficará sua criança no decorrer do tempo que estarão distantes.
Funcionários, Gestão e Professores acolhem, explicam, acalmam e confortam e se calam muitas vezes, diante de suas próprias questões, também ali à porta.
E ainda assim, quase como HERÓIS e HEROÍNAS, a equipe escolar segue, transpassando suas questões, se fortalecendo em estudos, coragens, e ousadias, seguindo sempre e sempre, além.
Caminham confiantes que sua prática, experiências e saberes, propiciará o melhor a cada um dos envolvidos nesse processo educativo.
Comprometimento com a igualdade, valoração da diversidade e das produções humanas, criações, descobertas, ressignificações e transformações.
E ainda ali, diante da porta e para além dela, o caminhar tem o propósito maior para a construção de pessoas e de um mundo melhor.
KIM -Erika Silva.
Luto dos entes mais novos,
Nossas crianças se despedem mais cedo
E nos deixam com uma imensa tristeza
Para sempre nossas lindas lembranças
Que vimos crescer e seguir em frente
Chegando no grande universo, encontre
Tantos amigos e outros lá desfrutando
De seu eterno descanso, tendo sua paz
No dever terreno cumprido a sua missão
Continuaremos aqui, com muitas saudades
E com Deus confortando os seus familiares
E quem sabe um dia, entendermos o sentido
De conviver com as perdas e sermos eternos
ANJOS SÃO PROTETORES PERMANENTES DAS CRIANÇAS
Geralmente a criança é bem protegida do mal pelos anjos (ou espíritos de luz) e a entidade ruim dela se afasta pois, se a criança morre, como tem o coração puro, ficará próxima a Deus, provavelmente também como anjo. Isso o mal não quer. Assim, quando pedimos a Deus para proteger nossas crianças, geralmente anjos são enviados para protege-las. Além disso, os anjos protetores que todos têm nunca delas se afastam. No caso do adulto, este deve procurar manter um coração puro, assim, o mal se afasta e seu anjo protetor (ou espírito protetor) estará sempre presente. Ressalve-se que, às vezes, a pessoa nasce, mas é pré-destinada, antes da concepção, a morrer ou sofrer ainda na infância, tendo isto um propósito que somente o lar espiritual, em que seu espírito vivia antes da reencarnação, saberia.
Anastomosados e Entrelaçados Rios
Tudo o que dorme, é criança novamente. Talvez, porquê no sono, não se possa fazer mal e se não se dá conta da vida, o maior criminoso, a mais fechada e egoísta arquitetura visual, ao estar longe de nossos demônios que vivem ao apagar das luzes, e que corre pelos corredores ao tocar apagador, enquanto dormimos, há a segurança e, o eterno retorno, nos desperta e não nos fazem mais espertos, nos coloca diante do corredor e do apagador, que, pode estar aceso ou apagado. O tempo passa rápido é água de rio que não volta.
Que a criança dentro de mim hoje levante para sorrir, que meus olhos brilhem que possa cantar e dança afinal ninguém é obrigado a crescer, por isso vou aproveitar
E selebrar a vida ficando feliz por ter chagado Tam longe.
Os sonhos ainda dão os mesmo
E mesmo que eles ainda possam parecer distantes aí da somos jovens para esse mundo e tempos todo o tempo do mundo para viver tudo que quisermos.
PauloRockCesar
"Criança: uma criatura amada por todos"
Criança, tu és a cura da minha loucura, a razão do meu sorriso e a luz que me ilumina quando estou triste.
Criança, tu és o meu cajado que sustenta os meus passos, o alarme do meu levantar e o motivo da minha existência.
Criança, teus olhos resplandecem a luz que ilumina os meus passos. Tu és a criatura que todo humano quer ser e ter.
Criança, tu tens o amor verdadeiro, incondicional e incomparável.
Tu és tudo o que as palavras não conseguem dizer, és simplesmente tu, criança.
Se o dia não tem sol
Divirto-me com as nuvens
Como brincadeira de criança
Cada formato uma lembrança
E quando vem a chuva redescubro em cada pingo uma pequena porção da minha melhor versão
Assim cresço,
Assim permaneço
Agradeço
E quando o sol voltar cada raio vou
aproveitar
Me abastecendo da luz
Que a vida sabiamente nos dá
Janela da alma
Quando olho pela janela e não vejo mais as crianças brincando lá fora. Pergunto-me, o que aconteceu?
O que aconteceu com a espécie humana que estava aqui, na bolha artificial do mundo?
Um vírus! Um vírus, meu Deus, está acabando com os seres humanos.
Mas, espera! Veja! Alguns humanos ainda sobrevivem e usam máscaras.
Máscaras, não da vergonha que são alheia, mas da proteção. Pessoas morreram, crianças nasceram. Uma nova sociedade está surgindo com o nascer do Sol desta manhã. Lá fora, pela janela da alma, já não vejo, no silêncio das grandes cidades, a ansiedade humana. Nem a luxúria do consumismo. Apenas vejo o horizonte e, no silêncio, distante de mim, o inconformismo da ignorância alheia. E eles usam máscaras, parecem humanos, mas ainda resistentes. Ainda resistentes, meu Deus, a luz do novo mundo que vai surgir!
- Relacionados
- Textos de Escritores Famosos
- Mensagens para o Dia das Crianças: textos que inspiram sorrisos
- Poemas sobre crianças que celebram a pureza infantil
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Pensamentos para Crianças
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
