Textos reflexivos para professores que inspiram a educação

O poeta que socializa o verso, escreve pra todo mundo, alcança o professor e o operário. Faz versos como quem diz a todos, sem distinção, sem encastelamento, sem torre. Dissemina o verso, contamina a moça do caixa, o feirante, a balconista. Poesia não é só isso ou só aquilo, poesia é aquilo e isso junto.

Há poetas de comunicação e poetas de experimentalismos. Sou afinado e aprecio os do primeiro tipo. Não que os outros me desagradem, ou que eu tenha restrições em lê-los. Leio de tudo. Amo ler poesia.

Mas quando penso no poder que a poesia exerce em quem tenha habilidade de compreendê-la e se utilizar dela, penso igualmente em quem dela não se beneficie por ser demasiado hermética e reservada a uns poucos privilegiados.

Salvo a afirmação que brilhantemente Guimarães Rosa aponta "Antes o obscuro que o óbvio", há que se encontrar um equilíbrio. Um meio termo entre o que se dá sem nenhum desafio ao leitor e aquilo que se fecha tanto que o afasta.

Poesia tem que circular em muitos meios. Livre. Poesia, entre outras coisas, tem que comunicar.

Inserida por andre_merez

VERIFIQUE SUA ATITUDE

Convém que ele cresça e que eu diminua.
—João 3:30

Um professor de música com uma voz bem treinada, geralmente, cantava a parte principal dos solos masculinos no coral de uma grande igreja. Um jovem chamado Roberto sem nenhum treinamento vocal às vezes cantava alguns solos menores. Quando a dirigente do coro preparava a cantata de Natal, sentiu que a voz e o estilo de Roberto o tornavam a pessoa ideal para o papel principal. Entretanto, ela não sabia como poderia dar o papel a Roberto sem ofender o professor de música.

A ansiedade dela era desnecessária. O professor teve a mesma idéia que ela e disse-lhe que Roberto deveria receber o papel principal da cantata. Ele continuou a cantar fielmente no coral e foi uma fonte de grande encorajamento para Roberto. 

As pessoas que conseguem deixar de lado as ambições egoístas e, genuinamente buscar o bem de outros têm uma atitude que agrada a Deus.

Você se lembra da reação de João Batista quando as multidões o deixaram e começaram a seguir Jesus? Ele declarou, “Convém que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30).

O que João Batista e o professor de música tinham em comum? Eles foram capazes de superar a “ambição egoísta”. Sentiram-se felizes por outras pessoas serem reconhecidas, quando este reconhecimento era para o bem de todos. Será que o mesmo pode ser dito a nosso respeito? —HVL

Quando nos esquecemos de nós mesmos, 
fazemos coisas que outros lembrarão. Herbert Vander Lugt

Inserida por pao_diario

Dia 12 de Outubro é o dia reservado para professores Moçambicanos.

Professor não é aquele que dá aulas, é aquele que se preocupa em fazer dos seus alunos pessoas que sabem como ou mais que ele.

Este é o verdadeiro objetivo e característica de quem é intitulado PROFESSOR.

Feliz seu dia Professor

Inserida por Jochuaarleteboa

Edifício do professor

Ser professor é uma arte muito difícil.
É difícil a arte, edifício é arte,
É difícil. É arte. É ensinar.

Há dias que me sinto edifício,
Há dias que me sinto arte,
Há dias que nem me sinto.

Em Minas sou fessor
Na Bahia dizem pró
E eu? Eu me sinto arte!

Arte que constrói seu edifício,
Que se destrói, mas é difícil,
Mas assim são os meus dias.

Em alguns planto palavras,
Noutros colho sonhos.
E há os que não colho nada.

Mas como eu disse antes,
Ensinar é uma arte, é difícil,
É também amor!
(Blog: Tg-Doxa)

Inserida por tiago_lacerda

Rendimento Abaixo da Média
De quem é a culpa?
É do professor? É dos alunos? É dos encarregados de educação? É da comunidade? Ou é do Governo?
Bem, a primeira análise parece ser do professor. Será?
A verdade é que o nosso ensino, ou seja, o processo de ensino - aprendizagem é feito com muitos problemas, mas problemas sérios! (refiro-me pelo menos no meu município - Bibala).
Para começar:
- nas primeiras semana de aula os alunos não aparecem à Escola!
- faltam frequentemente e, não se preocupam em procurar um colega para passar a matéria.
- quando assistem as aulas preocupam-se apenas em passar a matéria, quero dizer, em escrever ou copiar sem sequer analisar o conteúdo.
- nas aulas o professor faz algumas perguntas e os alunos não respondem.
- no fim da aula o professor procura saber se há alguma dúvida mas os alunos não respondem e se responderem é não.
- os alunos não se preocupam com a pontualidade, atrasam constantemente.
- os alunos não fazem as tarefas para casa que o professor manda.
Esta é uma série de questões que reparei aos alunos do ensino de adulto, embora haja entre eles alguns bons.
Quanto aos encarregados de educação, não existem! Porque, pelo menos na escola ou na comunidade em que lecciono, quem faz as matrículas, quem justifica as faltas, quem vê a pauta, … etc., são os próprios alunos. E até, se calhar muitos pais não sabem quem são os professores de seus educandos, que classe os seus filhos estão a fazer, quem é o director da escola, etc.
Mas também vejo a culpa nos professores que perderam o valor de mandar chamar os encarregados de educação sempre que os alunos cometem ou mesmo sempre que for necessário. “Cada um é cada um, Deus para todos”. É graça que a Direcção da escola convoca os pais no princípio do ano lectivo para tratarem de algumas questões.
E, actualmente, vejo que a moda é a escola lamentar dificuldades financeiras, para depois concluírem numa contribuição monetária periódica para a escola. Já que alegam falta de recursos para a manutenção da própria escola. Bom motivo mas a solução não é boa. O pior de tudo é que o não cumprimento deste acordo escola – encarregados, a sanção recai para os educandos que serão expulsos das aulas, que verão os seus direitos violados.
Mas, de contribuição na minha escola não é tudo. A escola não tem iluminação suficiente para os alunos estudarem, pois a energia no nosso município é muito fraca e com muita alternancia. Assunto que motivou a escola a exigir dos alunos uma quantia monetária para adquirirem um gerador para o ensino noturno. Conseguido o gerador, as contibuições naqueles alunos (noturnos) não pararam, pioraram, tornando-se constante, para alimentar o mesmo gerador de combustível, até quando tiverem de mudar de escola ou desistir.
É triste! Na última reunião em que participei como encarregado de educação aumentou-se, lamentávelmente, mais uma contribuição, para o pagamento do pessoal eventual que a escola contratou (guardas e empregadas de limpeza), alegando um número insuficiente de operários não qualificados.
Aos professores, aconselho a serem mais sérios, terem a noção de que quando se faz uma avaliação da turma é normal houver positivas e negativas. Na minha escola há professor que quando vejam que a turma saiu-se mal na sua prova, quer dizer, quando há muita negativa na disciplina a qual lecciona, repetem a prova. Não concordo! se o aluno tiver 0, 5, 9 ou 20 valores deve manter! porquê repitir? Será que a matéria avaliada não foi dada à turma? Se não, não devia avaliar. Ou afinal é um jogo de sorte ou azar? Portanto, se quizermos ajudar os nossos alunos, podemos submeté-los à outra prova, mas é para depois achar a Média Aritmética das notas. E, não eliminarmos a nota baixa para considerarmos a maior nota. Assim, conheremos o verdadeiro rendimento dos alunos e da turma.
Para continuar:
Os alunos na sua maioria não trabalham, são membros de famílias com poucos rendimentos, se estudam é por grandes sacrifícios, acredito. Então é normal o aluno não possuir algum valor para contribuir. Anormal é ruar o aluno das aulas por isso e, até é pecado. Como é que amanha esse aluno terá um bom redimento? Se não assiste ou não termina todas as aulas, para não falar de prova.
Portanto, são muitos os factores que contribuem para o rendimento baixo, principalmente a falta de sequencia regular das aulas, porque nem sempre temos ou iluminação boa, ou combustível para o gerador.
Esta é uma reflexão que faço, tanto como professor, como encarregado de educação, como membro da comunidade ao ensino nocturno. Experiência vista e consentida na escola 59 depois da 54 - Lucira. E espero que seja motivo para melhoria do nosso ensino-aprendizagem.
Antes de terminar gostaria de aconselhar que:
1. os alunos não deve pagar pelas falhas administrativas.
2. Os professores não devem ser avaliados só por baixo rendimento de seus alunos.
3. As escolas devem colaborar com as igrejas, com a família e outras organizações sociais para boa educação dos alunos.
4. As famílias devem interessar-se mais na aprendizagem dos seus educandos colaborando com os professores.
5. Os professores devem ser mais sérios no seu trabalho.
Resposta: a culpa é colectiva, falta de empenho de todos. Os professores têm pouco amor à profissão e alguns sem requisitos e dom; os alunos têm pouco interesse ao ensino, querem ser formados sem esforço; a comunidade não quer saber de nada; o governo não está preocupado com as condições práticas e actuais.

Inserida por Cabinda

Querido professor...
...Apesar das dificuldades ou de qualquer motivo que o levem a desistir, lembre-se de mim.
Sou criança, gosto de brincar, de uma boa conversa, de competir, de desafios e de um bom NÃO na hora certa. Dependo de você para progredir. Muitas vezes fico sozinho em casa sem ter com quem contar, pois meus pais quase não têm tempo para nas lições me ajudar. Tenha paciência comigo.
Confio em você, me espelho em você querido professor e amigo.
Acredite que ainda há crianças boas que vão à escola para aprender, se integrar, se divertir. Não deixe que a mídia distorça a minha imagem fazendo com que você tenha medo de mim. Só quero sua atenção, seu olhar especial para as minhas dificuldades e seus elogios para minhas conquistas. Espero por seu impulso que me move para frente. Acredite, tenho muito amor para te dar.
Observo cada passo seu, sei exatamente quando está triste ou com problemas. Quando chego em casa imito seus movimentos, repito suas falas. Você é muito importante para mim.
Você pode não saber, mas me preocupo cada vez que você falta. Sinto saudades, gosto quando me abraça e sorri para mim.
Só quero que saiba que eu ainda existo e anseio por suas aulas.
Querido professor peço-lhe que jamais desista de mim.
Para você mil flores em sinal do meu amor.
Parabéns pelo seu dia.

Inserida por ELIANIMARIA

Para quem ama o professor!

Não sei se você gostava do seu tempo de escola,
Se usava lindas mochilas ou uma boa sacola.
Se custava para entender ou era muito inteligente,
Mas com certeza há um professor gravado em sua mente.

Talvez seja a professora das séries iniciais,
Que com amor e competência lhe fez entender bem mais.
Ou o professor de geografia, que um “novo mundo” apresentou,
E com as aulas de história, mais conhecido ficou.

De repente não se lembra das regras de Português,
Mas lembra da professora e todo o esforço que ela fez.
“Vou explicar novamente!” o da química dizia,
Mas era uma dificuldade e você não entendia.

A matemática, fantástica, foi uma lição de vida,
Mas a Educação Física era sua aula preferida.
Talvez lembre com saudade da professora de artes,
E das aulas de ciências, com as plantas e suas partes.

Talvez de algum não gostasse e sentava já desgostoso,
Mas de um nunca reclamava, o do Ensino Religioso.
Uma era bem bonita, outro era um pouco feio,
Mas muito amigo da turma, até brincava no recreio!

Não sei hoje o que você é: operário ou doutor...
Mas, por favor, não esqueça da classe do professor.
Sei de um que se tornou político bem sucedido,
Mas, que pena! Esqueceu o que tinha aprendido!

Esqueceu que na escola se encontra dignidade,
Respeito, educação, amor, fé e cumplicidade...
E um desejo profundo na essência do professor:
Fazer de cada estudante, na vida, um vencedor!

E já que neste momento, nossa classe está ferida,
Pedimos o seu apoio, nos dê sua mão estendida.
Quem sabe chegou a hora de reviver o amor,
Que certamente na escola, tivesse de um professor!

Inserida por andreiauggioni

Como não lembrar de certos professores...
Aquele professor super gente boa que fazia você até gostar de matemática.
Ou aquele professor que pegava no seu pé. Rs
Ou aquele que arrancava suspiros de todas suas amigas na sala de aula. KKK
Parabéns professores e muito obrigada pela paciência, porque eu era super chata e sempre perguntava demais ou porque eu corrigia sempre alguma vírgula ou erro de ortografia na lousa. Rs
(;

Inserida por Dnas

Tem gente que reclama da escola do filho, tem professor que reclama de alunos apáticos,tem escola (direção )que reclama da indisciplina dos alunos, bem,acho que chega uma hora que reclamar disso ou aquilo, não resolve.
Temos que fazer a nossa parte,temos que ser pais participativos na vida escolar de nossa prole,dando condições de estudos ,mostrando que o mundo é maior do que imaginam e que existem inúmeras maneiras de ser feliz ,mas também temos que exigir responsabilidade dos mesmos,somos omissos e condescendentes demais.
Os professores precisam se mostrar interessados em mostra ao aluno como é bom ter esse tempo para aprender,ensinar é um dom que deveria ser exercido somente porque realmente o possui,pois ,quando se ensina com paixão,o contágio é eminente e sem duvida faz com que nossos alunos se interessem pela sua aula.Ensinar o que se gosta é maravilhoso,para jovens interessados então é o máximo.
Com relação a escola,é um absurdo nos dias de hoje com tanta tecnologia e facilidades as escolas (independentemente do governo) não se envolvam com sua clientela,que queiram uma nota maior no tal Enade,mas não conseguem fazer com que os alunos se apaixonem pelo seu patrimônio.
Enfim, não podemos exigir de nossos filhos interesse se não nos interessamos,comprometimento,se não nos comprometemos,participação ,se não participamos .

Então,interesse-se ,comprometa-se,participe,aí então teremos uma população mais educada,civilizada,saudável ,interessante e feliz.

Inserida por 011083gildo

Comentário de Claucio Ciarline, professor e historiador,escritor e poeta,sobre o livro JOAZ JEANETE Uma história de vida e de amor. de autoria de Yeda de Moraes souza Machado:

"Príncipe e princesa...

Personagens imortalizados pela história...

de livros , registros e jornais...

Eternizados por seus grandes feitos, por suas belas realizações...

Através dos olhos e sentidos por sua herdeira e escritora...

Que bem os pintou...Em tela suave...límpida...

Com a leveza da alma,e a textura do coração...

Que hoje nos mostra, na verdade,escancara...

Toda a emoção de uma vida, dedicada à família...

De encontros e ensinamentos,

Percepções e aprendizagens...

Ela, que é, dentre inúmeras outras coisas...

O fruto do amor, da união, da amizade...

Desde casal que bem nos soube nos legar,

a mensagem mais importante de todas...

E qual seria...Se não o Amor?

Juntos ...sempre juntos...Eles estavam...

O Príncipe e a Princesa desta maginífica obra...

Destinados à paixão e a tantos sentimentos,

que podem e que rodeiam os casais mais eternos...

E assim permaneceram...entre sorrisos, beijos e abraços...

carinhos e palavras, declarações...

Viagens...suspiros e emoções...

Até que um dia, uma lamentável dia...

O Príncipe partiu de encontro ao Rei, como bem a filha citou..

Deixando lágrimas e muita saudade...

A quem tanto o amava e o queria por perto...

sua família - O seu porto seguro!

Porto Seguro esse que vários outros poetas já bem definiram...

que pude ter...de conhecer...e mergulhar...

Descobrir.redescobrir...

Ler e sentir...este porto seguro em especial...

essa família, esse amor...

Da linda e envolvente história de ...

JOAZ e JEANETE!"

Inserida por yedamsm

Quem está certo?
Quem está errado?
Quem se deixa dominar?
Ou quem domina?
O bom professor não se da por satisfeito até que o aluno aprenda
O mau professor põe os pés na carteira e fica só observando as cabecinhas fracas que o permitem ganhar dinheiro sentado
Ele ri, coça a cabeça e pega um livro bem cumprido sem explicar o conteúdo para que nós o copiemos todo
Continuamos presos a mesma lamentável realidade, indo de mau a pior, e de pior a péssimo intelectual-mente
Assim acontecem nas escolas estaduais, assim acontece na política(responsável por tudo o que nos é ensinado, e por tudo o que nos é escondido)
Coincidência será?
Quanto menos sabemos, menos temos e mais pagamos
E quem é mais culpado que nós?, somos tão culpados quanto eles.Enquanto houverem escravos, haverão escravizadores.
E repito, eles não são mais errados do que aqueles que permitem que o erro aconteça!

Inserida por AndressaRodrigues

Dia do Professor 16/10/2002
Jornal opinião de Araras




Neste mês de outubro, duas importantes datas comemorativas existem para nos fazer lembrar das crianças e dos professores. Trata-se de um dia que, de forma mais intensa a outros, dirigimos-lhes os nossos sentimentos mais carinhosos, mais intensos.

De um lado, a criança, pura de maldades, brincalhona, bagunceira. Uma criança que desde seu nascimento busca o aprender, apreendendo ao seu modo, tudo o que lhe é possível. De outro, a professora, lutadora, paciente, responsável direta pela aprendizagem da criança, a qual busca, desde seu início profissional, o ensinar. Um ensinar difícil, pois é preciso saber de cada aluno, qual sua melhor forma de apreensão e se contorcer para faze-los aprender.

Neste sentido, a profissão de professor é, há tempos, mais que uma mera profissão. É um ato de dar-se totalmente ao objetivo que ela se destina. Um objetivo que cada um cumpre-o da melhor forma possível, a partir de um desejo pessoal que se manifesta em cada leitura, curso ou aperfeiçoamento que vise a melhorar seus métodos pessoais, na implantação da proposta de ensino. A proposta de ensino é do Estado, mas o método é do professor.


Neste mês, proponho fazermos uma viagem ao tempo, resgatando o sentimento de como era gostoso presentear nossa professora e hoje, dizer-lhes o quanto estamos grato por tudo o que somos.

Parabéns a todos os professores!

edneybaptista@ig.com.br

Inserida por EdneySantos

Professor

Estudar formar-se professor.
Depois concursos prestar,
aguardar uma vaga, em qualquer
escola, que precise de
professores para o seu quadro
completar.
Salário miserável, alunos, nem
sempre na realidade são alunos,
como todo professor espera.
A escola, não compensa pela distância,
o gasto de condução consome boa parte
do seu ganho.
Mas todos os dias o professor lá
está, ensinando os filhos que não
são dele.
Enquanto trabalha, pede que os céus
guardem os seus, que em casa ficaram,
e que ao fim da aula, espera vê-los,
pela graça de Deus.

Roldão Aires

Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires

Bom dia, bom domingo
15 de Outubro, dia do professor!
"Professor: Instrumento de Deus no meio dos homens!
"Reconhecimento pleno de seu trabalho e missão.
Com destaque à dedicação, entrega na luta para iluminar mentes,
delinear caminhos
e acompanhar com regozijo
a carreira do aluno como de seu próprio filho.
Sua plena alegria e recompensa e ver ao final da jornada
o despontar de mais um ser humano para enfrentar os desafios
que se iniciam e,
que o acompanharão por todo o sempre enquanto viver.
Ser professor é ser grato pelo viver
faz de sua vida objeto de arte,
bailando e tecendo harmônia
num abiente congregado de multiplicidade de mentes
e opiniões díspares.
Enfrenta incompreensões, humores, e outros sabores
que vem do ambiente de vida de seus discípulos.
À cada um trata com zelo, respeito e humanidade
equilibrando-se numa tênue linha que divide sua autoridade e energia,
para proporcionar
carinho e acolhimento -
fazer crescer e florir sem magoar ou diminuir.
Professor trabalha trabalha de dia, de noite, feriado e também em dias complicados.
Leva serviço pra casa, pra rua por onde um aluno encontrar
Sabe da vida, das gracinhas e da malandragem
de cada um.
Com jeitinho finge e contorna as adversidades e, no comando da galera
faz do próprio sacrifício seu estilo e modo de vida!
E que vida...!!! Que viva o Professor!!!

Inserida por Annnttonious13

PROFESSOR, O NOSSO RESPEITO

O professor é o ser humano capaz de formar
entre outros humanos como ele, Médicos, Advogados,
Juízes, Senadores ,Deputados, Presidentes da República.
Todos começaram pelo a, e, i, o, u, e pela tabuada.
São raras as pessoas que não se lembram da primeira
professora, e existem aqueles que mesmo depois de formados,
levam aos mestres o seu carinho.
Pena é que no Brasil tão desprezada , e tão mal remunerada
é a classe dos professores.
E ironia maior é: que aqueles a quem eles ensinaram,
são os primeiros a esquecê-los , e desvalorizá-los.

Roldão Aires
São Paulo


Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras ddo Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires

Ninguém nasce Mestre ou Professor: torna-se, dia a dia, porque precisou antes que outros o iluminassem e a quem aprendesse a admirar, respeitar e seguir. Porque mais que aprender o que ensina, aprende, diuturnamente, que cada ser humano é uma descoberta infinita e um ensinamento ilimitado para o outro e por isso mesmo o aprendizado é simultâneo e constante, embora diferenciado.
Minha gratidão e reconhecimento eternos a cada professor(a) que caminhou comigo, de mãos e corações entrelaçados aos meus e levou-me a trilhar corretamente os caminhos que me conduziram ao Magistério e ao amor com que o abracei.

Inserida por marileneamaralbranqu

Fessor

Entre os cassetetes e a indiferença
O sábio professor luta pela nação
Cuida de nossas crianças com afinco
Sabe que o bom futuro é na educação

Políticos sem alma só pensam no poder
O poder pelo poder que os corroem
Não respeitam essa classe do saber
Que deveriam ter salários melhores

Vejo políticos e jogadores de futebol
Cantores empresários e artistas de tv
Ganharem dinheiro no simples arrebol
Eles não merecem o que tem é só vê

Ser professor é ter a mais nobre missão
Grande ser inspirador de todas as vidas
Influência o planeta com o seu coração
Em uma vida de esmero saber e disciplina

Inserida por 81024673

"DEUS não nos mandaria
um professor , de faculdade
desconhecida , sem preparar
o aluno , o professor nos
ensina as matérias correspondente
para nos prepararmos , para ingressar
na faculdade... o professor certo vira
quando o aluno estiver pronto!
em cada fase da humanidade e nos
enviado um professor" .

Inserida por joaojoy

O Professor

Professor é palavra mágica
É mistério profundo,
Ele é quem traz a lógica
E nos prepara pro mundo

Professor é a razão
A força e a coragem,
Ele é toda compaixão
É saber retido numa só bagagem

É vida que se explica
E luz que se acende,
É forma que se aplica
É mão que nos estende

É dor que não se ver
Só quem sabe guarda e sente,
Sua palavra nos faz aprender
A tocar o nosso barco pra frente

Professor é o silêncio
E a vontade de gritar,
É barulho que sufoca
E ao mesmo tempo quer escutar

Com ele há sempre perdão
É força que não deixa cair,
É mão que te aponta uma direção
Quando não se têm pra onde ir

Professor também chora
E guarda todos em seu coração,
Todo dia não tem hora
É o mestre mais fiel
A favor da educação.

Inserida por valdenirdelimaolivei

Professor

Professor
É um eterno construtor
Não de prédio, nem de tecnologias...
Mas, de almas que sabem
O valor de um sorriso.
O professor liberta as mentes e corações
Aprisionados pela ignorância.
Professor...
É fonte.
É caminho.
É espelho...
É rio.
Que escava seu caminho pelas pedras...
Que luta pelo saber.
E como barco te conduz ao mar do conhecimento!
Professor...
É seta no horizonte.
É vocação.
Abnegação.
Só sabe o valor
Do professor
Quem passou
Pelo bando de escola...
E encontrou um amigo
Um companheiro...
Viu nele Inspiração.

Inserida por LucianeTonete