Textos Reflexivos para o Professor

Cerca de 5492 textos Reflexivos para o Professor

Ler é um ato social. Hoje sou professor e meu ofício é ler. Leio tudo, leio de tudo. Chitãozinho e Xororó dizem: Nascemos para cantar.

Eu digo: Nasci para estudar. Estudo todos os dias. Quando preparo uma aula estou estudando. Quando dou uma aula estou estudando. Quando corrijo uma prova, estou estudando. E o melhor de tudo. Sou pago para isto.

Sou um profissional das letras e posso dizer com muita fundamentação que ler é um ato social. Há poucas semanas recomendei na sala de aula que os alunos lessem a obra de Agatha Christie "O caso dos dez negrinhos". Qual não foi minha surpresa quando uma aluna retornou no dia seguinte e disse. Professor, estou lendo o livro e gostei muito.

Através da leitura interagimos e modificamos a sociedade. É muito importante tentar fazer uma seleção de boas obras. Porém o leitor é quem julgará se o livro é bom ou ruim. Você pode até não gostar de Paulo Coelho mas ele é o escritor brasileiro mais vendido no mundo. Isto significa que muita gente gosta dos livros deles.

"Não indique livro ruim para seu aluno. Pode ser a sua primeira e última leitura."

Antes de oferecer clássicos para o seu aluno, ofereça livros populares que despertem o amor pela leitura. Ler é um exercício. Para nos tornarmos bons leitores precisamos ler sempre. Após adquirir o hábito da leitura, poderemos começar a estabelecer critérios próprios e nos encaminharmos para a leitura dos clássicos.
Prof. Nilo Vieira - 2015

Inserida por professornilo

Deus Um Professor Perfeito!
Tenho aprendido a lutar, tenho aprendido a sonhar, tenho aprendido a respeitar e tenho aprendido a escolher.
Um dia tive que enfrentar uma batalha, Deus me ensinou a vencer.
Um dia tive que correr atrás de um sonho, Deus me ensinou primeiro a ter Fé.
Um dia tive que encarar muitas pessoas, Deus me ensinou primeiro a dialogar.
Um dia tive que andar por dois caminhos, Deus me fez escolher o DELE...
Assim sigo a vida com Deus, vivendo e aprendendo com meu Eterno Pai, que também posso chamá-lo de Professor...
Te Amo Deus Maravilhoso!

Inserida por tarcisio29custodio

ALEGRIA DE PROFESSOR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Meu querido ex-aluno; é com satisfação e grande orgulho que o reencontro e constato que você se formou um homem digno. De bem. Admiro grandemente sua desenvoltura e a simpatia no atendimento a tantas pessoas diferentes. De culturas, condições econômicas diversas e temperamentos opostos. Venho sempre aqui, por se tratar de um espaço gastronômico democrático, ao alcance até mesmo de um simples professor como eu. Você deve ser novo nesta casa, pois é a primeira vez que me atende.
A propósito, sabe quem vi um mês atrás? Marcele; a menina endiabrada e linda que adorava beijar os meninos da classe para provocar ciúmes em todos eles; lembra? Ela também está ótima; bem sucedida como você. Trabalha honestamente. Creio que se tornou comissária de bordo. Quem não encontro faz muitos anos é o Tião Azulão, aquele menino tímido que a turma toda zoava por causa do cacoete com os olhos, mas tive notícias suas que me deixaram feliz como estou agora: ele comprou um terreno de bom tamanho, na roça, depois de receber uma ótima indenização por processo movido contra uma empresa em que trabalhou. Nesse terreno, Tião arregaçou as mangas e fez uma bela plantação de coqueiros. Fornece cocos para vários quiosques em uma praia do Rio.
Bem; agora preciso ir. Foi realmente um prazer encontrá-lo. É sempre ótimo ter boas notícias de meus ex-alunos. Saber que seguiram suas vidas com dignidade, não importa em que profissões. Com muito ou pouco estudo, muita gente se perde pela vida e julga ter sucesso, tão somente por ganhar muito dinheiro com o que faz, mesmo levando a sociedade ao caos. É o caso dos traficantes, agiotas, milicianos, sequestradores, políticos e similares. Ainda bem que vocês, ao invés disso, têm coragem para trabalhar.

Inserida por demetriosena

Ao professor se deve ao mínimo o superestimo.
O radicalismo é insano, egoísta? A violência endurece a racionalidade, pula etapa, cerceia a razão, corrompe valores morais e fere a dignidade. Houve época que o professor(a) era mais respeitado, mais digno e honrado, todos tinham como referência o Professor(a).
As forças palacianas deveriam servir com a finalidade de garantir os frutos desses sacrifícios e benefícios para a classe. O Professor(a) já tido como referência, padrão de estética da sociedade, tem sido visto como vilão, de demérito feito, representado pelo radicalismo sindical. São lutas travadas que provocam conquistas e deturpações da mais digna e respeitosa imagem social.
Salvem-se! Salve o professor(a) daquilo que possa parecer radical, insano, esquizofrênico! Almeja-se uma representação educativa para a classe, tão mediadora de conflito assim como o professor mediador de conhecimentos. A luta diária torna-se um conflito de interesses entre representante, representado e poder. Perdem-se diariamente os valores humanistas das conquistas.
“Ao professor se deve ao mínimo o superestimo”, como reconhecimento parcial da batalha cotidiana. Não esquecendo de que lutam contra os efeitos causados pela incompreensão de um ou outro dirigente. Aos professores se devem a empatia, carisma pela contribuição mediadora do conhecimento.
Amauri Valim.

Inserida por amaurivalim

Quando uma turma de alunos tira notas baixas, geralmente o professor culpa os alunos, alegando que eles não se interessam em aprender.
Em um momento que as informações estão disponíveis de diversas formas, é bom repensar a forma de avaliar, pois, avaliar não é simples e exige domínio de conhecimentos e técnicas além de experiências em processos concretos de avaliação. O professor preocupado com o processo de ensino aprendizagem dará possibilidades para que seus alunos ao longo do decorrer do ano letivo possa desenvolver suas competências de acordo com suas habilidades dentro da sala de aula. Trabalhando a avaliação com os alunos da melhor forma possível e não fazendo desta um objeto de poder e dominação. Assim, competência está relacionada planejar a aula, dar aula e avaliar a aprendizagem dos alunos ao longo do processo educacional.

Inserida por maurawatan

"Sabe...às vezes ORO e não ouço Deus me responder. Mais é porque o Professor nunca fala com o aluno durante a prova. E sabe porque algumas vezes fico meio distanciada dos amigos? Um aluno muitas vezes fica em silêncio na classe, porque quer passar na prova tendo as melhores notas. "

—By Coelhinha

Inserida por ByCoelhinha

Enquanto Professor, não posso reclamar (do estudante) uma péssima redação, se eu mesmo não escrevo;
Enquanto Professor, não posso questionar (o estudante) uma equivocada leitura, se eu mesmo abomino e não gosto de ler;
Enquanto Professor, não posso criticar (o estudante) de sua má formação ‘intelectual’, se eu mesmo não me atualizo/ aperfeiçoo;
Enquanto Professor, não posso conclamar (junto ao estudante) que a Escola é um vínculo de transformação social e humana, se eu mesmo a vejo como uma ocupação- um local que ganho dinheiro para pagar minhas contas;
Dito isso, aproximo a teoria da prática, pois distantes desse eixo entraria em um circulo que viola a Ética e a Moral. Portanto configura-se em um caminho sem volta, de quem necessita repensar sua carreira profissional, pratica didática- metodológica! E cá entre nós, soa a oportunismo barato. Logo não se cobra aquilo que não pode dá! É perceptível perante a clientela, é injusto, é ilegal, é incoerente e leviano.

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Liu Xiaobo
(1955 - )
Escritor, professor de literatura e ativista político chinês nascido em Changchun, capital de Jilin, uma província litorânea da região do Nordeste da República Popular da China, ativista pelos direitos humanos e por reformas na República Popular da China, ganhador do Prêmio Nobel da Paz (2010). De uma família de tradição intelectual, foi educado em sua região e fez um curso de Direito (1969- 1973) e passou a envolver-se com movimentos rurais. Aos 19 anos de idade, foi enviado para trabalhar em uma aldeia na província Jilin e depois em uma companhia de construção. Entrou para a Universidade Jilin (1976) onde se graduou em literatura (1982). Depois tornou-se mestre (1984) e doutor em filosofia (1988) na Universidade Normal Beijing. Neste período, em Beijing, ele ganhou fama no meio acadêmico escrevendo uma série de teses criticando a filosofia de Li Ze Ho. Nos dois anos seguintes (1988-1989), ele visitou várias universidades fora da China, inclusive a de Colômbia, a de Oslo e a do Havaí. Quando explodiram os célebres protestos do movimento estudantil na praça da Paz Celestial, em Pequim (1989) (1989), ele decidiu voltar à China para se juntar aos protestantes. Na ocasião o movimento foi violentamente reprimidos pelo governo e ele foi detido pela primeira vez após os. Voltaria a ser detido outras vezes por participações em movimentos pacifistas contra o governo. Por exemplo, por incitamento a propaganda antirrevolucionária (1991) e por criticar o Partido Comunista da China (1996), quando foi condenado a três anos de reeducação. Casou-se (1996) com uma poetisa Liu Xia e depois tornou-se presidente da filial chinesa do clube internacional de escritores PEN (2003) e recebeu o prêmio Fundação França (2004) dos Repórteres sem Fronteira por defender a liberdade de imprensa em seu país. Em 8 de dezembro (2008) foi detido por ter sido um dos 10 mil signatários da Carta 08, um manifesto em prol da democracia na China. Foi formalmente preso e, acusado de incitar à subversão contra o poder do Estado (2009), foi condenado a 11 anos de prisão em 25 de dezembro, em um julgamento que gerou uma onda de protestos por todo o mundo. Cumprindo pena na província de Liaoning, no nordeste do país, em 8 de outubro (2010) foi-lhe atribuído o Prêmio Nobel da Paz pelo Comitê Nobel Norueguês pela sua longa luta como um grande porta-voz em favor da aplicação dos direitos fundamentais na China. Como não poderia deixar de ser, o governo da China condenou fortemente a concessão do Prêmio Nobel da Paz para o seu dissidente, que está preso, qualificando-a de uma obscenidade que vai contra os objetivos da premiação, além de ameaçar que a decisão vai prejudicar as relações sino-norueguesas, segundo porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu. Sua esposa, que está sob vigilância domiciliar na capital chinesa, disse sentir-se agradecida ao Comitê Nobel por ter agraciado seu marido, “uma verdadeira honra para ele e sei que vai dizer que não merecia", acrescentou.

Inserida por Filigranas

O professor é um instrutor neste modelo de educação por módulos como se fossem produtos, reproduzidos e distribuídos. É uma visão de modelo industrial da EaD que nas pesquisas Bechavioristas estavam aliadas às práticas de instrução programada. Um novo desenho educacional começou com CMC (Comunicação Mediada por Computadores) oferecendo atividades pedagógicas e recursos tecnológicos mais específicos. Contudo, o professor ainda é um co-responsável pelo resultado.
Conforme Gunawardena e McIsaac (2004) o aluno de EaD é o responsável por seu processo de aprendizagem e resultados devendo desenvolver as características de independência e autonomia.

Referência:
GUNAWARDENA, C.N., MCISSAC, M. S. Distance Education in Handbook of Research on Educational Communications and Technology: A Project od the Association for Educational Communications and Technology, Por David H. Jonassen, Association for Communications and Technology, Lawrence Erlbaum Associates, 2004.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

SER PROFESSOR
Profª Lourdes Duarte


Entre tantas profissões
Escolhi ser professor
Missão dura e espinhosa
Que exerço com amor
Se voltasse ao tempo seria
Novamente professor.
Pois é muito gratificante
Ver que as sementes plantadas
Dão bons frutos com louvor.
Para ser um bom professor
Não basta apenas ensinar
Mas aprender a aprender
E suportar a dor
Que muitas vezes a profissão
Impulsiona-nos a passar
Uma delas é a desvalorização da categoria
Que deveria ser mais reconhecida
Uma vez que por um professor passa
Todas as outras profissões.

FELIZ DIA DO PROFESSOR !

Inserida por lourdesduarte

MEU RESPEITO AO GENUÍNO PROFESSOR

Você vai além de médico
Seu papel é ser além da psicologia
Visão além do horizonte
Base até para astronomia

Como o mundo seria melhor
Se dedicassem todo respeito a você
Que tem a missão de ser pai, luz,
E até de um ser humano, fazer

Tens a tarefa nobre
De cuidar que o aluno aprenda
Seja em um momento tácito
Ou até mesmo no horário da merenda

São tantas disparidades, diferenças sociais
Problemas no sistema, problemas de família
Gestores ignorantes, um paradoxo,
Uma sátira, uma complexa ironia

Te tratam como artista de circo
E você tentando mostrar tudo diferente.
Poucos vão te dizer: “obrigado por me mostrar
Que um dia serei gente”

É você que é amigo, que compreende
Empático, auto-ajuda e até estimula.
Que transmite, que constrói
Com o seu saber, com a sua ternura

O professor é imprescindível no valor educacional
Pais querem os melhores, de maior valor
Mas, pouquíssimos pais, sinceramente desejam
Que seu filho, um dia, seja PROFESSOR

Você faz parte da melhor estrada a seguir
Do melhor império, do melhor momento
Da melhor e maior riqueza abstrata
Assim chamada: conhecimento

Quando o ignorante te criticar
Busque conhecimento e sabedoria divina
Podem falar de você um livro
E verás, não leram uma página ainda

Quando o salário chega ao fim
Tens ainda, a dura missão
De conviver com o pouco, com as contas,
Ser passivo e administrar a situação

Você ainda vai ter que ser expert
Ao administrar essa “situação”
E mesmo você estando estressado,
Vai ter que educar com EDUCAÇÃO.

Que todo dia seja o seu dia
O sinônimo de instrução profissional
Que cada dia seja aprendizado,
Que o trate e valorize como Herói Nacional

Todo o respeito e felicitação a vocês
Que procura ser real, livrar do engano
Que a sabedoria divina brilhe intensa
Em com a missão de fazer‘HUMANO’.

Inserida por WilianNeri

⁠Tempo de Ser Feliz

Como disse o alter ego professor
há tempo para tudo, de nascer e morrer, de plantar e de
colher
mas , também tempo para o trivial, para celebrar e para o
amor
Tempo para viver toda idade, com total poder
e se encontrar sempre com a vida,
e viver apaixonadamente, com o entusiasmo e a coragem de ter fé.

Tempo em que todo obstáculo é o combustível da superação
de se saber que é preciso tempo de descansar, mas
continuar a caminhada

Esse tempo tão especial
chama-se o aqui e o agora…

Inserida por alexandre_santucci

⁠ Democracia
Na escola o aluno pergunta:
- O que é democracia professor?
O professor responde:
- É um sistema onde todos são livres e iguais perante a lei.
O aluno volta a perguntar:
- Como posso ser livre se tenho que ser igual?
E o professor responde:
- É fácil, basta seres fraterno.

Inserida por virgiliocanever

⁠Um professor, que apenas acumula
o conhecimento teórico acadêmico
e a prática pedagógica adquirida
da experiência de sala de aula,
não tem a condição necessária
para credenciá-lo como educador,
pois educar exige muito mais do que saber
passar conteúdos com a qualidade
que a a teoria e a prática pode proporcionar.

Inserida por joseni_caminha

Um antigo professor, uma vez me disse que a felicidade se encontra na nostalgia e realmente parando para pensar eu cheguei a conclusão de que eles está certo, afinal quando em uma conversa relembramos os bons momentos do passado, ou quando vemos uma foto, Gif ou vídeo é comum pensar o quanto estávamos felizes naqueles momentos, por isso, hoje acredito que a felicidade meio que é a tristeza por algo que sabemos que nunca mais viver. Há momentos no presente em que a gente reconhece o quanto somos felizes mas estes momentos são raros neh? Porque somos muito cabeças duras para conseguir enxerga-los na maioria das vezes.
Nos momentos em que me sinto nostálgica me pego pensando o quanto a vida é bela por isso e até menso cruel em sua beleza.

Inserida por adrielli_camargo

⁠Quando estamos sendo avaliados por um professor para saber o quanto adquirimos de sabedoria e experiências. Ele nos da prova e se mantem em silêncio até que terminamos e o entregamos. Ele avalia e lhe dá a sua aprovação ou reprovação.

Assim é Deus em nossas vidas. Na hora das provações Ele não te abandonou por estar em silêncio, apenas para que você use todos os recursos que Ele tem te ensinado desde quando você abriu o seu coração e entregou a sua vida para Ele.
E passe por cada provação no decorrer do caminho com fé e perseverança. Para que você veja que nada para Deus é Impossível...
Ricardo Baeta.

Inserida por RicardoBaeta

⁠A era dos especialistas!
Todos são especialistas em tudo. O Google virou professor, mestre e doutor!
Estude, verifique, analise, pesquise... antes de opinar sobre algo!
Cansativo ver diariamente, os fantásticos seres dotados de conhecimentos especiais, até sobrenaturais, opinarem baseados no nada sobre tudo!

Inserida por wlailson

⁠As vezes o professor se cala e o Espírito Santo fala.
As vezes rimos, outras vezes choramos...
As vezes, só as vezes faltam palavras para explicar em casa como foi sobrenatural a aula do dia.
Em soluço e lágrimas, dividimos nossa dor e encontramos abrigo uns nos outros e conforto em um ser invisível, mas Real.
Isto é ético?
- então, eu sei!
Mas saúde mental também é bem estar espiritual.
E eu fui convocada para promover saúde.
Vivo meu chamado!

Inserida por dayana_ribeiro

⁠O futuro Poeta e o Professor.

Fui fazer um curso de poesias e o professor de literatura perguntou-me:
_Ei rapazinho,
O que queres aqui?
Respondi:
-O que eu quero?
Oh! Professor.
-Será se estou no lugar errado?
O professor enfatizou:
-Os alunos aqui são bem humorados, sorridentes e nunca me deram trabalho.
-Professor, não irei então me matricular aqui, pois vim aqui para aprender,
No entanto,
O meu lado externo é um verso inacabado.
Dá risadas sem saber porquê está sorrindo.
E o interno é uma frase ainda em construção.
E mesmo assim,
Vive chorando e as risadas são falsas por fora.
Entre os dois lados que tenho,
Sou esse aqui que se apresenta agora.
Já o outro é a escola, que ainda não existe.
Mas tudo bem!
Já estava de saída mesmo.
Adeus então,
E até outra hora.....

Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.

Imagem do Google

Inserida por JoseRicardo7

⁠Deus é o professor, você é o aluno
Deus é o médico, você é o paciente
Deus é o artista, você é o admirador
Deus é o criador, você é a criatura
Deus é tudo, você é partícula
Deus é o amor, você é o amando
Deus é o pai, você é o filho
Deus é a água, você e a sede
Deus é… Você é…

Inserida por EdSantos