Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
"Quando tudo começou certamente tive uma imensa confirmação que iria ter de aprender muita coisa, e tinha conciência que não iria ser fácil.
Até ai tudo bem, apesar também achava que merecia passar por experiências de amor, muito tempo sozinho ninguém fica. Estava disposta a me entregar e te amar como único no mundo, estava mesmo... Disposta a me abrir, me soltar, à sonhar alto e sentir demais. Pois é, será que esse foi o problema? Não lembrei que quem sonha alto demais, caí no chão rápido demais também.
Uma tola sou eu.
Te amava, era uma paixão que nem eu sabia explicar, e mesmo que tentava fazer mil textos para me achar nessas linhas não iria conseguir me entender. Vamos nós dizer que estava completamente cega! Eu me ceguei, e só senti a dor depois que o tempo me mostrou o que estava fazendo...
Depois de tanto tempo sozinha, queria alguém que me desse a segurança e o conforto de ser feliz e estar bem. Ah, uma tola!
Será que era isso que eu tinha que entender? Será que eu tinha que entender que eu tinha que me amar em primeiro lugar e eu mesma dar essa segurança pra mim? Poxa.
Muitas pessoas acham tolice sofrer por amor e chorar por isso também, mas esse sentimento é tão intenso que nós conduz à coisas que não esperaríamos fazer. Parece até que estamos bêbados e na manhã seguinte ficamos tão mal que a ressaca bate de um jeito que nós acaba. Poxa... A que ponto cheguei, estou comparando mesmo amor com álcool. Pois quando você se vicia nesse amor, é uma droga!
Porque não olhar pra trás
E aprender com os erros que já não vão me ferir?
Aquele nós ficou em mim,
E nunca mais
Olhei pro céu que um dia te prometi.
Como curar agora um coração
Que passa a vida escondendo o medo de amar?
Porque não saber voltar
E buscar os caminhos que me faltam pra seguir?
Queria ter um desejo a mais,
Pra encontrar os sonhos que um dia eu perdi,
Como voar com asas de algodão?
Estou sozinho no meio de um furacão.
Queria as tardes feitas do que se foi,
As palavras, teu rosto,
Promessas de um dia a mais.
Porque não saber voltar
E buscar os caminhos que me faltam pra seguir?
Aquele nós ficou em mim,
E nunca mais
Olhei pro céu que um dia te prometi.
Como voar com asas de algodão?
Estou sozinho no meio de um furacão.
Queria as tardes feitas do que se foi,
As palavras, teu rosto,
Promessas de um dia a mais...
O tempo não cura, mas ensina a lidar com as feridas até que cicatrizem.
O tempo não responde, as repostas vem das consequências de nossos atos e decisões.
O tempo não julga, a justiça é decorrente da lei da semeadura: o que planta isso também colherá.
O tempo não apaga nada se não estiver sendo aplicado o exercício do perdão.
'O catecismo me ensinou, na infância, a fazer o bem por interesse e não fazer o mal por medo. Deus me oferecia castigos e recompensas, me ameaçava com o inferno e me prometia o céu; e eu temia e acreditava.
Passaram-se os anos. Eu já não temo nem creio. E, em todo caso – penso – se mereço ser assado, cozido no caldeirão do inferno, condenado ao fogo lento e eterno, que assim seja. Assim me salvarei do purgatório, que está cheio de horríveis turistas da classe média; e no final das contas, se fará justiça.
Sinceramente: merecer, mereço. Nunca matei ninguém, é verdade, mais por falta de coragem ou de tempo, e não por falta de querer. Não vou à missa aos domingos, nem nos dias de guarda. Cobicei quase todas as mulheres de meus próximos, exceto as feias, e assim violei, pelo menos em intenção, a propriedade privada que Deus pessoalmente sacramentou nas tábuas de Moisés: Não cobiçarás a mulher do teu próximo (se o próximo estiver próximo), nem seu touro, nem seu asno...
Senhor.
Ensina-me a confiar mais em ti.
Retira todas as dúvidas do meu pobre coração...
Ensina-me a viver e a depender de ti...
A procurar-te.....
Preciso de Ti meu pai...
Quero adorar-te e amar-te sem reservas...
E dar-te o meu melhor...
Entregar--te o meu louvor a minha oração....
Dar-te toda honra e toda glória da minha vida.
Tu sabes que eu amo-te e adoro-te Senhor.
O que chamamos de "eu" nada mais é do que definições, mentais, informações que aprendemos, e agora acreditamos "ser" quem realmente somos. Poucos de nós já parou para questionar, se somos realmente "limitados a um corpo (feminino ou masculino) a um nome ou a um estado emocional.
A pergunta QUEM SOU EU é uma grande oportunidade de quebrar correntes que nos aprisionaram por tanto tempo.
Não acredite em mim, explore e veja por você mesmo o
SER ILIMITADO que habita este corpo.
Quem foi que ensinou que, quando você está seguro de que é amado, pode se sentir seguro?
O que há de segurança no sentimento?
Há tantos que não duram sequer um momento.
Seguro, você deita na rede,
fecha os olhos
e descuidado deixa seu amado.
E seu amado - que quer seu cuidado -
descuidado, olha pro lado...
e, enquanto você fica de olhos fechados,
deixa de ser seu amado.
Cuidado!
Minha mãe me ensinou valores importantíssimos:
- Não depender e nem viver às custas de homem nenhum;
- Lutar e correr atrás do que quer;
- Nunca desistir dos meus sonhos;
- Acreditar em minha capacidade e ter autoestima;
- Agradecer a Deus sempre e pedir somente sabedoria divina;
- Ser honesta, ter caráter e educação;
- Valorizar a família como a base de tudo.
Enfim, são coisas que vêm de berço e que me orgulho de ter seguido a risca!
E hoje senti vontade apenas de agradecer a esta grande mulher, que graças a Deus está sempre do meu lado, me apoiando em tudo!
Obrigado, mãe. Tudo que sou devo a você!
TSEDAKÁ
(Um conceito a ser refletido)
Aprendemos ao longo de nossas existência, o significado implícito da palavra caridade e de seus efeitos. Caridade está ligada a questão de "ajuda", de "auxílio" ao próximo, seja ele ou ela humano ou outro ser vivente.
TSEDAKÁ (justiça, retidão), nos traz uma perspectiva distinta da simplória caridade.
Esse é um mandamento muito antigo entre os judeus; Tsedaká expressa a questão do agradecimento espontâneo daquilo que conquistamos e temos ao longo do processo de existência;
A acumulção de riquezas (sejam quais forem - roupas, dinheiro, etc), nos remete a uma estabilização de consciência, onde, cada vez buscamos mais e mais, não lembrando que existem muitos e milhares que estão em situação "pior" que nós em relação à sua subsistência, o que, de muitas formas, também está descrito como um processo de sequência da materialidade humana.
O Tsedaká é um ato, um fato que deve ser inconscientemente realizado por nós e ele refletirá não somente em nossa vida, mas em todas as vidas e relações as quais travamos em nossa existência: é um mandamento importante na interpretação de quanto eu contribuo em relação aos demais, frente aquilo que eu tenho e chegou até mim: e isto, não está baseado somente na simples caridade de dar algo a alguém, baseia-se no amplo espectro de solidariedade e despreendimento que temos sobre aquilo que temos e que visemos buscar, sendo abençoados por dividir com os demais, aquilo de D'us ou Adonay ou Buda ou Olorum nos deu.
Essa divisão ou parte de oferecimento sincero não aplica-se somente à questão do dinheiro, mas sim da divisão de uma palavra amiga, de um consolo, de uma reorganização do processo de vivência, que por vezes necessitamos ter. É uma atitude.
A partir da expressão do Tsedaká equilibramos o grande mercado (vida) que nos circunda.
Esse mandamento nos diz ao mesmo tempo em que estamos de passagem nesse plano, seus efeitos atuam sobre outros planos e mundos da existência, porque, por vezes, somos milionários neste mundo e miseráveis em outras esferas da criação do Supremo ou da Suprema.
Reflitam muito;
PS: Já pensou quantas pessoas podiam se aquecer com aquele casaco que você não usa e que cada vez que arruma seu roupeiro, você continua guardando, porque "um dia" você pode vir a usar?
Imagine:
"Alguém conta a D'us que sua casa pegou fogo. Chegando em suas dependências D'us arruma seu quarto e vê uma casa sobrando. Lembra-se do que lhe contaram e pensa, poderia dar-lhe, mas pode ser que eu use daqui a pouco!..... Reflita.
Texto para a Semana..... Bjos. Amo muito Vocês... Pai
Ouvi dizer que os inteligentes são aqueles que aprendem com os erros dos outros.
Bem… Se isso for verdade, penso, sinto e ajo como uma burra de marca maior. E sabe o que mais? tenho orgulho disso.
Existe superficialidade maior do que passar a vida equiparando-a a dos outros? Que se dane a experiência alheia. Quero ganhar a minha!
Eu opto pelos riscos, pela adrenalina. E, apesar de morrer de medo de altura, escolho a queda livre. Caso contrário, o que seria da minha vida além de uma triste e chata receita de bolo?
Me chame de louca, de irresponsável. Talvez eu até concorde.
Quero pegar os caminhos que me disseram pra não pegar simplesmente porque eu senti vontade.
Eu tenho consciência de que vai ser assustador, às vezes. Mas é assim que vai ser, nem que pra isso eu tenha que lembrar a mim mesma, todos os dias da minha vida, que eu tenho, ou tive, sede demais pra me contentar com pouco.
Eu quero ser alguém, sabe? E o meu ponto é: Ninguém se torna alguém sendo, ou agindo, como mais um.
Chovia lá fora, mas por dentro era calor.
Chama viva, vontade de viver,
ser feliz, aprender com a dor.
Um novo tempo começou;
que por tanto tempo esperei;
desesperadamente busquei,
e em parte alguma encontrei.
O tempo chega quando tem que chegar.
As flores nascem quando a terra brota.
O que me resta senão regar?
Regar e espalhar boas sementes,
arrancar os brotos doentes,
esperar, ficar contente com o futuro que virá.
Hoje na mente, nos sonhos; só planos.
Amanhã na terra, os gomos:
que com amor cultivei;
que com paciência esperei.
Senhor.
Mais um dia que amanhece.
Ensina-me a confiar mais em ti.
Retira todas as dúvidas do meu coração.
Ensina-me a amar-te e a procurar em Ti tudo o que preciso.
Quero todos os dias estar aos teus pés.
Adorar-te sem reservas... dar-te o meu melhor.
entregar-te o meu louvor.. E toda a minha vida.
Não quero deixar de colher as rosas....
Só porque tenho medo dos espinhos.
Nem de emocionar-me ao receber carinho.
Quero acariciar os meus pensamentos...
Para lembrar-me de Ti.
E adoçar os meus lábios..
para pronunciar o Teu nome.
Obrigado Senhor..
Porque eu posso ver o Teu amor.
Poema: Laços
O que tem no seu sorriso?
Quando eu crescer.
Quero aprender a sorrir como você.
O seu sorriso é doce.
O seu sorriso tem...
Poesia.
Segure a minha mão, ampare meu coração.
Leve-me para o mais simples cantinho.
Onde mora a emoção, onde habita uma vida.
Na simbologia do anel, em eclipse anelar.
Luminosidade solar ao redor da lua alinhada com o sol.
Encontro perfeito aos olhos dos astros.
Segure a minha mão, ampare meu coração.
Olho... Radar... Compaixão.
Criança...
Segure a minha mão, ampare meu coração.
Assim como o calor do sol.
Forte. Quente. Bravo. Ardente.
Modo afetuoso de acalentar uma criança.
Ser indefeso, sorriso aberto... Inocente.
Metamorfose, transformação.
A criança brincante... A criança insensata... Arteira... Pobre.
Pobre... Bem pobre... Putrescível.
Ao relento do descaso humano.
Escrava do capitalismo... Da rua em sua imprudência.
Mesmo assim... Leve-me para o mais simples cantinho.
Onde mora a emoção, onde habita uma vida.
A criança...
Eu com 6 anos de idade minha mãe começou a me ensinar a lavar as minhas calcinhas, com 7 anos já lavava algumas peças de roupas na mão mesmo, com 8 anos ela me ensinou a limpar uma casa, com 9 me ensinou a cozinhar e a me virar enquanto ela trabalhava fora... aos dos 12 aos 14 anos, eu a ajudava na roça plantando milho, feijão e capim... com 17, 18, 19 trabalhei em casa de familia... aos 20 anos obtive meu primeiro registro em carteira, trabalhei muito para ajudar meus pais... E assim passei minha vida, na luta, dias ruins, dias de glória... sei o que é passar fome, sei o que é usar um sapato apertado por que o pé cresceu e minha mãe não tinha dinheiro para comprar outro, sei o que é dor, amor, raiva, ódio... A vida me ensinou, as pessoas me ensinaram, o mundo me ensinou...
Cansada de tanta lição... Não quero aprender mais nada...
Importância do saber...
Pensava entre meus amigos a importância de aprender...
Aprender com as vezes que acertamos...
Nas inúmeras que erramos...
Aprender com a magnitude de Deus em um lindo entardecer...
Depois de um dia difícil ... Chuvoso..molhado..
Aprender com o sorriso de um amor tranquilo...
Uma noite enamorada...daquelas que de tanta satisfação...
O sorriso estampado no rosto..que nem o desagrado apaga...
E que de tanta paixão ...
Nem os deuses do tempo seriam capazes de fazê-lo transpor ...
Sua verdadeira alegria...
Deste imaculado amor...
Aprender...Ensinar..eis a externa verdade de aprender!!!!
Senhor ensina-me a manter-me em silêncio
ao pé de ti, eu às vezes falo demais
e só reclamo, quero adorar-te na profundidade
do meu ser, ensina a servir-te.
Ensina-me sempre no cumprimento da tua vontade,
e não da minha vontade,
ensina-me a amar-te,
ensina-me a ser prudente e paciente,
ensina-me a deixar-te entrar na minha alma,
no meu coração, no meu pensamento, na minha vida.
MAIS UMA REDUÇÃO CRITICADA
Não entendo o pobre e desgraçado brasileiro que nunca aprendeu a ser governado. Se o governante não faz nada, ele critica! Se alivia de um lado, também critica!
Por isso que os "felas de umas putas" (perdão da expressão) do senado, de tão desorientados pelas incertezas das vontades dessa "manada", que já deveriam ter descoberto seus direitos e deveres, lá bem atrás, não sabem mais o que fazerem, e acabam por "cagarem" nos sonhos de quem imaginava que "agora" ficaria rico pelo inusitado feito desse atual governo.
Você vai vivendo, vendo e aprendendo. Mas aprendendo o quê? Não sei; talvez a viver, a sentir.
Sentir o sabor das coisas, o sabor de uma fruta, sentir um cheiro, sentir uma dor, sentir um abraço, sentir o amor.
Passamos a vida inteira sentindo algo, e as vezes, nem sabemos o que, mas mesmo assim sentimos.
Tem aquilo que nos agrada e aquilo que desprezamos, as vezes nos sentimos sóbrios e de fato insanos.
Talvez o “sentir” seja a coisa que nos torna únicos, pois cada ser reage de uma maneira ao sentir algo que vem do mundo.
Alguns fazem careta ao chupar um limão, outros não. Então viva a vida sentindo, mesmo que as vezes não faça sentido.
Dê uma passo de cada vez, mas corra quando for preciso, seja forte e não desistas seja o seu melhor amigo.
Sorria e acena, se mostre e não seja tímido, pois quem sem mostra se encontra mesmo que se perca no caminho ..
Sabe moça, essa é a ultima vez que eu vou cuidar de você, então vê se aprende.
Você é tão linda quando sorri, quando da aquela gargalhada gostosa que sempre me assusta.
Não consigo imaginar alguém que não ame esse sorriso.
E é exatamente por isso que eu to aqui moça, assim como você ta cansada de sofrer, eu to de falar.
Então vê se seca essas lagrimas e para de se matar por nada.
Para de sofrer por quem não vale a pena, quem quer te mudar a todo custo, quem fez essas lagrimas brotarem no teu rosto.
Sorri moça, esqueci tudo e dança. Você é tão linda quando dança.
E então isso é viver né? passar por altos e baixos e nessas oscilações de sentimentos, aprender... Amar, perdoar e vivenciar, são verbos que devemos praticar com assiduidade e simplesmente tem horas que não conseguimos, mas benditos sejam os que se entregam e vão a luta, estes que buscam a tal chamada "felicidade". E agora me pergunto o que será a felicidade? na verdade o que é ser feliz pra você? ... pra mim é ser bem recepcionada e me sentir amada com sincera reciprocidade. É deixar o sorriso sair, apesar dos pesares. Felicidade pode estar em uma simples caminhada em que você conseguiu fazer todo o percurso desejado, hum.. no bolo de laranja da vovó... na voz amiga de uma pessoa especial, em uma taça de vinho bem degustada, digo degustada, pois vinho deve-se tomar como um elixir. Me sinto renovada ao Tomar um bom vinho... ahhh Felicidade!!! uma xícara de café em um lugar que respeite seus ouvidos, pra mim é uma forma de estar em sintonia com você mesmo, ou seja, uma autêntica forma de ser feliz! Ser feliz é estar com quem se ama em qualquer lugar, pois tudo é tão bom quando você está cercado de carinho e cuidados. Acredito sim em dias melhores... aliás tem uma música do Jota Quest que me lembra muito.. esse momento... em que estamos todos buscando algo, e na verdade estamos esperando a mesma sintonia... DIAS MELHORES! " (...) Vivemos esperando... Dias melhores Dias de paz, dias a mais Dias que não deixaremos Para trás... Oh! Oh! Oh! Oh!... Vivemos esperando. O dia em que Seremos melhores (Melhores! Melhores!)
Melhores no amor... Melhores na dor... Melhores em tudo... Vivemos esperando... O dia em que seremos... Para sempre... Vivemos esperando(...) é exatamente nisso que acredito, que se somos melhores, com certeza DIAS MELHORES vão vir... e a felicidade, a tal felicidade, ahh essa vai virar rotina! desejo isso pra você... pra todos nos... pras nossas vidas... Benditos sejam os que não esperam simplesmente, mas buscam por esses dias..
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
