Textos Reflexivos de Fernando Pessoa
Quando você joga uma pedra em outra pessoa, isto também pode ser interpretado como uma energia ruim, esta mesma pedra tem o efeito de uma bola de pingue-pongue, ela bate e retorna para você! Então antes de fazer ou falar algo direcionado á alguém, pare e reflita. Será que você gostaria de ouvir o mesmo?
"Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem á você"
Foi amor a primeira vista
Se um dia você cruzar
com uma pessoa pelo caminho
e seu coração não parar de acelerar.
Encontrou a pessoa certa para amar.
Nós não escolhemos por quem vamos nos apaixonar.
O coração também é enganoso,
mas quando se trata de amor,
pode sim confiar.
A pessoa que você encontrou te tira do sério.
Faz você dar um ataque de risos bobos.
Se pensar nele lhe tira a fome ou te dar insônia.
Se no seu abraço você se sente segura,
se seu beijo faz você fechar os olhos,
se sua presença faz você esquecer o tempo lá fora,
se sua voz soa como canção.
Se o SE seja um sinal para o amor?
Parabéns, você encontrou a sua verdadeira paixão.
Eu acredito no amor quando ele mesmo se apresenta
ao invés de ser por terceiros.
O amor a primeira vista é o amor perfeito.
Não importa quão doce seja uma pessoa, você será amargo na boca de alguém.
Não importa quão justo você seja, a injustiça vai te julgar e até mesmo te condenar, mas lembre-se, Deus é teu eterno juiz.
Não importa quão bondoso você seja, a ingratidão não se importará e desprezará, e você precisa saber que esse é o preço que se paga da bondade.
Não importa quão barato seja um presente ou quão sem valor possua, mas qual o significado do presente? O que esse presente representa? A vida não feita só de teres, mas de sentires. E sentir vai além do que ter.
Não importa qual a graça da brincadeira, mas o drama e o trágico que essa brincadeira pode causar na vida de alguém. Toda história existe dois lados, o que pra você pode ser riso pra alguém pode ser apenas choro. Por isso é sempre bom termos à consciência com o que estamos lidando.
Não importa quão verdadeiro você seja, a falsidade é encantadora e, em algum momento vai te encantar, mas você descobrirá que falsidade é igual produto alimentício, tem prazo de validade, com o tempo ela amarga, fede e apodrece.
Não importa quão fiel você seja, mas você precisa ter a consciência que infidelidade não tem cara e não avisa, e você precisa estar atento ou terá o desprazer de descobrir uma traição a longo tempo.
Não importa quão honesto você seja, alguém desonesto vai tentar roubar o pouco que você tem e não se contentará e tentará arrancar o muito que você mais tem: caráter, mas você também descobre que caráter não é produto e tão pouco dinheiro. E uma das coisas que os canalhas nunca saberão é que tentar roubar a íntegridade de um justo, é a mesma coisa do bandido dar um tiro no próprio pé. E todos que te conhecem verdadeiramente serão testemunhas.
Não importa se hoje você está rodeados de amigos, em alguma circunstância você vai estar sozinho e você precisará se adaptar com a sua própria companhia.
Com o tempo se aprende que não somos Jesus Cristo, embora quiséssemos e, que somos humanos demais para permitir certas atitudes que o utrapasse aquilo que homem pode chamar de desumano. E que chorar, gritar, esbravejar; expressar sua dor diante de calamidades e injustiças não vai fazer você perder a razão,ou te tornar insano, mas revelar o simples ser humano que você é. E que esconder certos sentimentos por orgulho e soberba te tornará menos humano e até mesmo frio.
Não importa se nesse exato momento você tem todos que o ama por perto, hoje mesmo pode ser apenas uma despedida e o final de uma história. Por isso é sempre bom deixar o melhor da gente no agora, deixar pra depois, ainda é uma incerteza.
A maior desonestidade humana se dá quando a pessoa que outrora pairava numa ignorância existencial, que tão logo galgou certa porção de conhecimento, passa então a menosprezar, zombar e ridicularizar os que não evoluíram e de certa forma não alcançaram a devida porção de conhecimento.
O saber humano é limitadíssimo, tanto que cientistas sozinhos não conseguiram nada em suas jornadas. O conhecimento humano se forma qual a matéria, depende de agrupamento de quantidades imensuráveis de átomos e moléculas para se traduzir em forma corpórea, seja de objetos inanimados ou seres vivos.
Grandes e proeminentes humanos passaram pela terra e deixaram sua parcela de contribuição para os avanços científicos, nas mais diversas áreas do saber, desde as grandiosas obras da engenharias ao menor projeto eletrônico, invisível a olho nu.
Quem és tu, desnudas um compendio científico de terceiros e logo se achas o descobridor da origem do universo? Quanta presunção, tamanha altivez, não aprendeu aprender, a respeitar os rudes no saber, ou mesmo os indiferentes em conhecer e aprender as loucas teorias que continuam a cozinhar tutanos cerebrais de mentes geniais, que noite e dia perseguem o conhecer, escravos de uma odisseia que tão logo se finda, por não ser o homem eterno, mas sempre dependente uns dos outros, porque o cientista não é nada sem o ignorante das minas de carvão, que laboram para buscar o precioso grão atômico para que sábios descubram as mais diversas formas de alcançar elucidar enigmas que amenizam o dia a dia da humanidade.
Sempre haverá os que te cercam e desmerecem a sua pessoa, o seu potencial e a sua capacidade de superar as adversidades e circunstancias da vida. Muitos não ficarão satisfeitos com a sua evolução, o seu desempenho nas atividades do cotidiano, nas mais diversas frentes de atuação do seu proceder como pessoa humana. Será preciso vencer todos os obstáculos que sempre estarão a se erguer adiante. E isso acontece com todos, embora cada um experimente uma intensidade diferente nas adversidades da vida.
Dito isto, sejamos perseverantes, ainda que venha o desânimo, lutemos até o limite de nossas forças, busquemos superar os obstáculos, porque observando o mundo ao nosso redor, podemos perceber que os seres vivos de um modo geral adquire a capacidade de suplantar as barreiras que se agigantam, seja contornando-as, ou mesmo até superando-as. Em muitos momentos teremos o dilema de seguir lutando ou entregarmos ao fracasso, mas enquanto tivermos forças, e um fio de esperança e chance de vitória, sejamos perseverantes.
Quer Conhecer a personalidade de uma pessoa na sua integra, o quanto a sua arrogância e prepotência pode estar incrustada, de-lhe um cargo qualquer onde tenha poderes sobre alguém ou alguma coisa. A transformação e fascinante como um camaleão a pessoa se transforma, seu ego se sobressai, podemos notar facilmente quem tem carater e quem não tem. Tudo ocorre automaticamente devido a fatos de que a própria pessoa não consegue sustentar sua " suposta sabedoria e falsa liderança", toma-se então de arrogância e prepotência mediante a uma situação, onde é limitada naquele âmbito, mas isto se torna engraçado, pois aos poucos a ignorância do mesmo vem ficando evidenciada e sua pose vai ficando cada vez mais ridícula e decadente. Assim devemos tomar de exemplo pessoas desse tipo e procurar sermos mais humildes, pois quanto mais andarmos de nariz "empinado" pisando nos outros e com olhar voltado as estrelas, certamente não seremos capazes de ver até mesmo as pequenas pedras que nos fazem tropeçar, bem como o nosso caminhar ao rumo de um precipício, abaixo de nossa ignorância...
nenepolicia
"" Um dia, fiz no coração uma porta
E a deixei escancarada
A primeira pessoa que entrou
O encontrou vazio, bagunçou tudo e foi embora
A segunda veio de mansinho
E foi ficando até não querer mais
Mas também saiu sem nada deixar
Agora meu peito
Me fala com jeito
Por favor, só deixe o amor entrar...
Só risos
Manhã ensolarada
Beija-flor na sacada
Olhar da pessoa amada
Beijo apaixonado
Paixão para toda vida
Café da manhã
Praia deserta
Amor sem hora certa
Pra que divã
Sol de madrugada
Estrelas salpicadas na estrada
Você me dando a mão
Seu sorriso no meu peito
Eu meio sem jeito
Dizendo amo você
Fazer da vida bela
Pintar uma tela
Com pinceis do coração
Voltar ao seu sorriso
É só disso que eu preciso
Para um dia ser feliz...
" Quando você não for a primeira pessoa na vida de alguém
e os olhares já não traduzirem desejos,
quando os sorrisos forem escassos,
guarda sua alma,
aceita a generosidade da vida e recomeça.
Haverá de o sonho novamente acontecer,
como sempre, embora tarde, outro sonho.
Quando você não for a primeira pessoa de alguém que você ama,
não aceite ser a segunda,
nada valerá ser deixado para trás,
ninguém é objeto.
Procura um canto,
mesmo distante do que um dia foi seu
cure suas dores,
elas lhe ensinarão a valorizar as novas chegadas
os novos dias, e talvez até um novo amor....
Quantos hoje sentiram falta da pessoa amada, que a perderam para o Covid19 e eles não poderam se despedir.
Sabe de uma coisa, aproveitem o tempo que lhes restam e diga sempre para a pessoa que está ao seu lado o quanto você a ama.
Porque não adianta, você fazer nem huma declaração de amor para aquele que desce a capa fria.
A bíblia a palavra de Deus, nos diz: Que os mortos não louvam a Deus.
Se não podem mais louvar ao seu criador, quanto mais nós ouvir.
Talvez
Substituíveis sim, esquecidos talvez nunca.
Entre o mínimo e o máximo a uma pessoa, a um coração, então cabe a cada um saber levar na balança do equilíbrio.
As vezes o que se revela concreto pode ter reflexo, pode ser de vidro.
A neve é bonita e fria, um coração quente não esquece nunca mais da sua alma gêmea, já um coração nevado esconde seus sentimentos e se demorar bastante talvez consiga até faze-los desaparecer.
Propósito
A mentira empurra uma pessoa pra frente por um dado momento, ao mesmo tempo que ela desvia a sinceridade da transparência,
O castelo pode ser construído em cima das montanhas nos alpes suíços, ele pode ter suas muralhas intransponíveis, além de possuí uma beleza delirante, contudo isso, se não tiver um sistema de água potável no seu interior, então caíra em ruínas e viverá apenas de sua beleza exterior,
Os teus pés tem um propósito, aprenda a ter confiança em guia-los, dessa forma irá surpreender os teus próprios limites alcançando o nirvana.
Destino certo
Não dê voos rasantes, não fique apenas de passagem na vida de uma pessoa pela qual você encontrou o amor.
Frio na barriga, sentir o chão tremer, abraçar um mundo de sentimentos, são reações que em dados momentos assustam, mas criteriosamente te trarão benefícios e razões bem definidas para o sucesso de uma nova história.
Da janela de um avião olhando para o nada entre as nuvens, vi o tudo ganhar forma, entendi porque aqueles beijos tinham tanto sabor, resolvi abraçar forte as batidas de escola de samba daquele coração, aceitei a necessidade de aterrissar neste livro de duas páginas em aberto.
Propósito
No amor tudo tem um propósito. Se veja por dentro reconheça a pessoa extraordinária que você é ou pode ser um dia para outra. Demonstrar para alguém o seu carinho e o seu amor, seja por meio de palavras ou de gestos é recebido como um abraço confortante, como um elogio, ou pode ser uma iluminação sem igual no interior de uma alma necessitada. Essa troca de encantamentos quando é sentida se transforma em um escudo contra as brigas, os xingamentos, o sono no amor e protege dos dias de solidão causados pelo desamor.
Olhe para você, olhe mais um pouco e perceba a pessoa bonita que você é por dentro, se dê ao luxo de sorrir para outra pessoa, ela entenderá as suas intenções, a sua entrega.
Multiplique-se
Saber absorver e distribuir amor, te torna uma pessoa diferenciada.
O nascimento do amor em outras pessoas pode acontecer através do aprendizado que está guardado na tua mente e preservado no teu coração. Durante as lições impostas pela vida sobre as escolhas boas e ruins que fazemos, certamente somamos conhecimentos que despertam o nosso amadurecimento. Portanto quando você se deparar com uma pessoa carente de amor deixe ela beber da sua aguá, multiplique o seu conhecimento, viva essa viagem, você conhece os atalhos.
Procurando o meu grande amor
Ser a metade de outra pessoa é muito bom, diria o Poeta. Não me perguntem se estou feliz, já recebi inúmeras cartas da vida com lembretes de como devo agir, me comportar ou me dizendo para eu seguir em frente na minha procura. Disfarçar o verdadeiro estado psicológico pode ser uma arte, mas eu encaro como uma arma poderosa para confrontar a realidade. Tudo as vezes parece estranho, tenho a impressão de que, o que é bom está navegando perdidamente em uma garrafa de vidro fechada a sete chaves no meio do mar, mas temos que aprender a lidar com a nossa estrutura emocional, mesmo que ela esteja momentaneamente, sem chão, teto e parede. Algumas pessoas nasceram para viver de ilusões e a espera de algo acontecer nas suas vidas, caindo do Céu, não é o meu caso; eu nasci com pressa de viver um grande amor, eu nasci com sede de abraçar um grande amor, eu vivo motivado por o encontro do meu grande amor.
O Amor é um Tesouro
Quando não tratamos o amor de outra pessoa com o devido respeito ele fica amargo e sai voando como um pássaro fugindo da gaiola.
O amor caminha paralelamente entre a linha da fragilidade e a linha da necessidade de ser cuidado. Se dermos espaço para qualquer descuido ele para de cantar e de encantar a nossa alma.
A maior descoberta da minha vida, foi quando escavei teu coração, deu medo no começo, mais continuei cavando, pois eu sabia que ali iria encontrar uma caixa de tesouros e quem poderia imaginar que todas as respostas sobre a nossa felicidade estariam dentro desta caixa. Encontrei dentro da caixa entre os labirintos do teu coração, um regador para eu não deixar o nosso amor secar, um espelho para olharmos dentro de nós o quanto somos felizes e achei um livro bem grosso com todas as páginas em branco e apenas a ultima página escrita com a frase: O amor foi o nosso lar por toda está vida e prometeu nos acompanhar pelas próximas vidas infinitamente.
Planta da Ressurreição
Pessoas com a mente fraca se vigam machucando o coração de outra pessoa, as de mente forte agem sabiamente perdoando, já as pessoas de mente com nível elevado de evolução ignoram tais situações negativas, não deixam vir a tona. Estou subindo um degrau de cada vez para atingir o meu progresso como ser humano, tenho confiança quando digo que o meu Céu não ira desabar, a terra continua a girar e em cada volta que ela da, me trás boas novas. O meu coração é apelidado de "Planta da Ressurreição" pois se comporta com as mesmas características, como crescer em locais secos e espinhosos (morar na zona de perigo dentro do coração de outra pessoa que não cuida), sobreviver no limite de suas funções metabólicas com aparência de morta por falta de água ( falta de amor) e ter o poder magnífico de ressuscitar quando volta a ser reidratado por uma simples gota de água (amor).
Um Abraço, um Começo
A ausência do amor de outra pessoa não me fez desacreditar que perdi o valor de conquistar o abraço de outro alguém.
Encontrei outro olhar profundo, me identifiquei com outro perfume, namorei perdidamente aqueles lábios carnudos, toquei aquela impecável e perfeita pele, e me senti vivo novamente.
Depois de alguns dias, descobri naqueles abraços doces uma nova realidade, um novo sonho duradouro, eu descobri um novo amor.
Quando Encontramos...
Quando encontramos um grande amor, a nossa alma rejuvenesce,
Esta pessoa incrível carrega o que nos completa, ela faz as coisas acontecerem de um ângulo diferente em nossas vidas,
Um grande amor, muda o nosso comportamento, altera a nossa rotina e trás uma gostosa sensação de vitórias diárias em nossos dias,
Quando encontramos um grande amor, a esperança ganha cor, a alegria cola no coração, os sonhos despertam e o mundo a nossa volta ganha uma nova identidade, ele se torna "o mundo da felicidade".
