Textos que Falem eu Nao Vivo sem Voce
Em joelhos rangentes
Porque ele inclinou seus ouvidos para mim, portanto eu o invocarei enquanto viver. - Salmo 116: 2
Conheça Margaret, a lutadora. Mais de 90 anos de memórias e fé são seu legado, mas ela não está pronta para se render. Sua vida é cheia de dores físicas que geralmente acompanham a velhice e, mesmo estando fraca demais para andar, Margaret não termina seu ministério.
Apesar de sua crescente fraqueza, e apesar de sua quase surdez e incapacidade de se movimentar, Margaret tem um ministério que vai muito além dos muros da casa de repouso onde vive. Todos os dias - muitas vezes por horas -, ela se senta na cadeira com uma pilha de cartões de oração e ora diligentemente pelos missionários. E, às vezes, quando ela consegue empurrar seu corpo frágil, ajoelha-se ao lado da cama, de joelhos estalados, para conversar com Deus.
Margaret não tem muito mais que oração para oferecer a seu Senhor. Ela é a essência da resposta à pergunta no Salmo 116: 12: “O que devo prestar ao Senhor por todos os Seus benefícios para comigo?” O versículo 13 responde: “Eu irei. . . invoque o nome do Senhor. ”
Uma vida inteira sendo sustentada pelo amor, graça e misericórdia de Deus está quase terminando para Margaret. Diante da crescente fraqueza física, ela permanece espiritualmente forte até o fim. Ó para ter coragem e dedicação - em qualquer idade!
O que motiva minha oração e me deixa de joelhos?
É uma fé medrosa desejando mares mais calmos?
Ou venho corajosamente diante do trono da graça
Agitado por um amor que me pede que busque o rosto do meu Salvador? —Gustafson
Os soldados de Cristo lutam melhor de joelhos. Dave Branon
sombreamento da vida
Me imite, assim como eu também imito a Cristo. - 1 Coríntios 11: 1
Quando nossa filha Julie estava no último ano do ensino médio, ela teve a oportunidade de “fazer sombra no emprego” por 2 semanas. Ela foi "no trabalho" para descobrir em primeira mão sobre duas profissões que haviam atraído seu interesse. Durante a primeira semana, ela assistiu às aulas de um professor de matemática em outra escola. Na segunda semana, ela somou um treinador de basquete da faculdade.
A idéia de sombreamento é vital, porque enfatiza a importância do exemplo. Uma pessoa que está sendo sombreada sabe que está dando um exemplo para o aluno.
Todos somos participantes de um processo que pode ser chamado de “sombreamento da vida”. Se somos pais, nossos filhos nos acompanham o tempo todo, aprendendo a agir como adultos. No trabalho, temos colegas de trabalho que percebem nossas reações a todos os tipos de situações. Em nossa comunidade, nossos vizinhos nos observam e vêem como os cristãos vivem, mesmo quando não percebemos que eles estão assistindo.
Nossa vida é digna de sombra? Nosso exemplo leva outras pessoas na direção certa? Paulo disse que sua vida valia a pena ser sombria porque seguiu Jesus - o exemplo máximo (1 Cor. 11: 1).
Se você quer se tornar um exemplo digno para os outros, sombreie o Salvador!
Você está ensinando uma lição todos os dias em que vive;
Suas ações estão abrindo caminho
que outros seguirão para o bem ou para o mal;
Você os ajudará ou fará com que eles falhem. - Bosch
Para lançar uma boa sombra, ande na luz de Deus. Dave Branon
Más notícias, boas notícias
[Eu rezo] para que todos eles sejam um. . . para que o mundo acredite que você me enviou. - João 17:21
Cinco dias antes do Natal, a manchete do jornal proclamava: “Boa vontade? Paz? Não nesta igreja.
Uma congregação de 133 anos estava sendo despedaçada. O pastor estava sendo criticado durante seus sermões. Facções concorrentes passavam por suas próprias placas de coleta. A polícia até precisou ser chamada quando as discussões saíram do controle durante um serviço.
Más notícias. Nós estremecemos com o espetáculo público dos cristãos dividido por ciúmes e raiva.
Por outro lado, a boa notícia é que essa é uma ocorrência rara. Os jornais normalmente relatam os eventos incomuns e bizarros, e não comuns da vida cotidiana. Lemos sobre um acidente de avião, não sobre os incontáveis pousos seguros; sobre uma igreja que é dilacerada pelo ódio, não muitas que estão cheias de amor.
Pouco antes da crucificação de Jesus, Ele orou para que Seus seguidores fossem “um, como Tu, Pai, está em Mim e eu em Ti; para que eles também sejam um em nós, para que o mundo acredite que você me enviou ”(João 17:21).
Como essa oração é respondida em sua vida e em sua igreja, você provavelmente não fará as manchetes. Mas você trará alegria ao coração de Deus e ajudará a mostrar às pessoas em um mundo conturbado que o Príncipe da Paz chegou.
Bendito seja o laço que une
nossos corações no amor cristão!
A comunhão das mentes afins
é semelhante à acima. —Fawcett
Não há lugar no corpo de Cristo para um osso de discórdia. David C. McCasland
"Eu sou um presente!"
Apresente-se a Deus. . . como instrumentos de justiça. - Romanos 6:13
Alguns dias antes do Natal, a filha de 3 anos do pastor Jeff Callender ficou presa na emoção de presentes e doações. Ele escreve: “Uma manhã, ela estava atendendo, examinando, tremendo e adivinhando o que havia dentro de cada pacote. Então, em uma explosão de inspiração, ela pegou um grande laço vermelho que havia caído de um presente e o segurou no topo da cabeça. Ela olhou para mim com os olhos brilhando e sorriu ao dizer: 'Olhe para mim, papai! Eu sou um presente! '”
Todo filho de Deus deve dizer isso ao Pai celestial. Em vista de tudo o que Ele fez por nós, devemos nos oferecer a Ele livremente, incluindo nossos corpos. Fazendo isso, "mataremos as obras do corpo" (Rom. 8:13). E nos apresentaremos ao Senhor como um sacrifício vivo (Rom. 12: 1). Aqueles que realmente entregam tudo ao Senhor podem dizer com Paulo: "Cristo será engrandecido em meu corpo, seja pela vida ou pela morte" (Filipenses 1:20).
O Natal é o momento em que comemoramos o maior presente de Deus para a humanidade - Seu Filho Jesus Cristo. Ao contemplarmos o amor que motivou tal doação, que nossa resposta seja uma de entregar nossas vidas a Ele para Sua glória.
Vamos ecoar as palavras daquela menininha: “Olhe para mim, pai! Eu sou um presente!
O que darei a Cristo hoje,
àquele que se entregou por mim?
Darei a Ele minha vida, meu amor -
Por tempo e por toda a eternidade. - Anon.
Para fazer algo da sua vida, entregue sua vida a Deus. Richard DeHaan
Oração de Setembro
Amado Deus, em nome do Senhor Jesus,
eu te agradeço por esta rica oportunidade
de poder te agradecer por todas as suas
benesses. Hoje eu posso testemunhar o teu
cuidado para comigo e com a minha família. Tu tens nos suprido em tudo com fidelidade, nos momentos difíceis pudemos contemplar os teus milagres de modo que nos faltam palavras para expressar a nossa gratidão. Neste mês que se inicia, só peço por tua presença na nossa vida, sei que é tudo o que precisamos para que as coisas fluam conforme a tua vontade que é boa, perfeita e agradável. Amém. Te amo, Senhor!
— Jucelya McAllister
Vítima ou Victor
Tenha bom ânimo, eu venci o mundo. - João 16:33
A cicatriz no meu joelho me lembra uma queda desagradável da minha primeira bicicleta. Enquanto mamãe enfaixava minha ferida e meu pai endireitava o guidão torcido da minha bicicleta, eles me garantiram que eu poderia vencer mais esse acidente do que uma vítima. Eles estavam certos! Agora estou muito mais velho, mas durante as adversidades ainda preciso me lembrar de que posso ser um vencedor.
Jesus nos deu motivos de bom ânimo e confiança ao declarar: “Eu venci o mundo” (João 16:33). Ele conseguiu isso por Sua morte e ressurreição, e garantiu a vitória para todas as gerações. O pregador e autor Watchman Nee (1903-1972) escreveu: "Oh, para que possamos aprender a invencibilidade de Deus!"
Segundo Jesus, é possível experimentar a sua "invicção" em todas as adversidades. Paulo testificou: “Em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou” (Rom. 8:37). E o apóstolo João escreveu: “Tudo o que é nascido de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo - a nossa fé ”(1 João 5: 4).
Como você está enfrentando as provações da vida hoje em dia? Como vítima derrotada? Ou como vencedor vitorioso? Ouça Jesus dizer com amor: “Tenha bom ânimo!” (João 16:33). Ele superou todas essas coisas, e você também pode - através Dele!
Nunca precisamos ser derrotados
pelas provações que surgem em nosso caminho;
Desde que o Senhor os venceu, a
vitória é nossa hoje. —Sper
Podemos passar por qualquer coisa, porque Jesus vai conosco. Joanie Yoder
Alexitimia
Eu tenho vontade...
De sentir teu cheiro todo dia
Do teu beijo toda manhã
De ser teu talismã
Eu tenho vontade...
De te chamar sempre de amor
De te abraçar com muita força
De encher de mordidinhas o teu corpo inteiro
De ser teu travesseiro
Eu tenho vontade
De cuidar de ti
De te dizer tudo isso um dia... Mas sou durona então não digo, e isso é alexitimia
Eu só tenho vontade....
quebrar o ciclo
Eu imploro que Euodia e Syntyche tenham a mesma mente no Senhor. - Filipenses 4: 2
Não tenho ideia de por que Euodia e Syntyche estavam se preocupando. Conhecendo a natureza humana, acho que foi algo menor que os colocou em desacordo. Fosse o que fosse, o desacordo deles aparentemente se tornou uma distração para toda a igreja.
O que sabemos, no entanto, é que, a menos que as mulheres estivessem dispostas a interromper o ciclo se desculpando e oferecendo perdão, a briga continuaria. Já era sério o suficiente para ter sido chamado à atenção de Paul.
Hoje não somos muito diferentes. Certa vez, participei de uma igreja onde famílias rivais sentavam-se em lados opostos do santuário. Eles não se falaram e evitaram qualquer tipo de contato. O problema? Eles estavam divididos sobre a questão de servir café no vestíbulo ou no porão da igreja!
É triste, mas muitas vezes irmãos e irmãs em Cristo tomaram partido e esperaram meses ou até anos para que o outro fizesse o primeiro passo - e nenhum deles.
É difícil dar o primeiro passo. É preciso humildade e graça. Mas Deus, que nos dá graça para todas as coisas, nos permitirá dar o primeiro passo em direção à reconciliação. Seja o primeiro a quebrar o ciclo!
Você machucou um amigo ou irmão?
Vá de uma vez e conserte as coisas;
De seu coração, diga: "Sinto muito".
Como essas palavras trazem prazer a Deus! —DJD
Não há carga mais pesada que um chip no ombro. David C. Egner
Eu gosto de dormir com a TV ligada
De ficar de meia
Da sobremesa primeiro
De música antiga
De água quente
De rosas brancas
De um brinco só
De andar a pé (me ajuda refletir)
De janelas abertas
De soluçar
Escrever à lápis
Eu gosto de me sentir livre
"A nossa liberdade é o que nos prende"
Eu gosto de ser capaz
De ter coragem
De ter escolhas
Eu só tenho uma escolha...
Uma decisão
Uma chance
E as vezes vou perdê-la
Mas tudo bem!
Tudo bem... Tudo bem.
Que horas são?
Hora de certificar-se
Ser quem se é
Olhar para dentro
Gatilhar-se (existe isso?)
É hora de escolher
E não permitir
Que as horas passem mais...
'Eu pertenço lá!'
Cristo também sofreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para que Ele nos trouxesse a Deus. - 1 Pedro 3:18
Um missionário estava conversando com uma tribo remota de pessoas que nunca tinha ouvido falar sobre a vida e o ministério de Jesus. Sentado na primeira fila, ouvindo atentamente tudo o que o missionário tinha a dizer, estava o chefe da tribo.
Quando a história de Jesus chegou ao clímax e o chefe ouviu como Cristo foi cruelmente crucificado, ele não pôde mais se conter. Ele pulou e gritou: “Pare! Tire-o da cruz! Eu pertenço a ele, não a Ele! ”Ele havia entendido o significado do evangelho; ele entendeu que ele era um pecador, e que Cristo era o único sem pecado.
Ao considerar a cena do Filho de Deus pendurada na cruz em agonia, com o sangue escorrendo de Suas feridas, você pode dizer de seu coração: “Eu pertenço a este lugar!” Então, dê um passo adiante e confie Nele como seu Salvador, para que você possa dizer com Paulo: “Fui crucificado com Cristo; já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim ”(Gl 2:20). Jesus tomou o nosso lugar e morreu em nosso lugar. Porque Ele levou nossos pecados, Ele abriu o caminho para sermos levados à comunhão com o Pai. Se você se identificar com Cristo e acreditar que Ele morreu por você, Deus o identificará com Cristo e lhe dará a Sua justiça.
Você pode dizer: “Eu pertenço a este lugar!” - Henry G. Bosch (Editor do ODB 1956-1981)
Quando Jesus morreu na cruz,
Ele levou nosso pecado e vergonha;
Ele nos oferece Sua justiça,
Um presente para reivindicarmos. - Sper
Jesus tomou meu lugar na cruz para me dar um lugar no céu. Henry G. Bosch
Dando a sua vida
Deus proíba que eu me glorie, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo foi crucificado para mim e eu para o mundo. - Gálatas 6:14
Uma mulher correu para o violinista Fritz Kreisler depois de um concerto e disse: "Oh, eu daria minha vida para tocar como você!" Ele respondeu com seriedade: "Foi exatamente isso que eu fiz".
Kreisler fizera um grande sacrifício de tempo, esforço e desejos pessoais para atingir as alturas de tais realizações humanas. Da mesma forma, no reino espiritual, se nos tornarmos seguidores maduros de Cristo, devemos estar dispostos a morrer para si mesmo.
Três crucificações estão à vista em Gálatas 6:14. Primeiro é a crucificação de Cristo. Sua morte sacrificial na cruz forneceu nossa salvação. O segundo é a crucificação do mundo. Seus prazeres, honras, tesouros e qualquer coisa que nos impeça de receber bênçãos completas devem ser rejeitados. Terceiro, nós, como crentes, somos crucificados, não respondendo mais às tentações do mundo. A primeira cruz fala da base de nossa salvação, a segunda lida com o resultado de nossa salvação, e a terceira aponta para o viver dessa salvação dia após dia.
Você pode dizer com sinceridade e entusiasmo com Paulo: “Deus não permita que eu me glorie, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo foi crucificado para mim e eu para o mundo”? Quando você pode dizer isso, está fazendo um sacrifício que colherá recompensas eternas. - Henry G. Bosch (editor do ODB 1956-1981)
Pegue o mundo, mas me dê Jesus,
todas as suas alegrias são apenas um nome;
Mas o seu amor permanece para sempre,
através dos anos eternos o mesmo. - Crosby
Jesus pagou o preço pela minha salvação; como estou mostrando minha gratidão? Henry G. Bosch
ESTRELA
Corpo cheirando a rosas,
olhos, sorrindo para mim.
Assim eu te vejo formosa,
de uma ternura sem fim.
Sorris a cada momento,
passeias ao meu redor.
Boles, com o meu pensamento,
e eu quero esse amor maior.
Linda és como um céu,a uma
estrela pareces.
Medo tenho, se algum dia,
a estrela some, e me esqueces.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista. RJ
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Continue com o negócio!
Faça negócios até eu gozar. - Lucas 19:13
Nos dias antes de Connecticut se tornar um estado, a legislatura colonial estava em sessão quando uma densa escuridão apagou a luz do sol. O clamor foi ouvido: “É o dia do julgamento! Vamos para casa e nos preparar!
Mas um membro da legislatura, um antigo diácono da igreja, levantou-se e disse: “Irmãos, pode ser o dia do julgamento - eu não sei. O Senhor pode vir. Mas quando Ele o faz, quero que Ele me encontre no meu posto, cumprindo meu dever até o último momento. Sr. Orador, entendo que as velas sejam trazidas e que continuemos com os negócios da colônia. ”
Em Lucas 19: 11-27, Jesus contou a parábola de um nobre que foi para um país distante. Antes de partir, o homem reuniu dez de seus servos, deu a cada uma moeda uma quantia de cerca de três meses de salário e disse: "Faça negócios até que eu chegue." tinha feito com o dinheiro.
Em Sua ascensão (Lc. 24: 49-53), Jesus também “foi para um país longínquo” (19:12), e poderia voltar a qualquer momento. Mas até que Ele o faça, nosso dever como Seus servos é fazer o melhor uso possível de nossos talentos e oportunidades para servi-Lo.
Em vista da promessa de nosso Salvador de voltar, vamos continuar no nosso posto e "continuar com os negócios!"
O Senhor prometeu voltar - mas não sabemos exatamente quando;
Então, vamos trabalhar duro até que Ele venha,
e Ele nos recompensará então. —Sper
Um cristão observador será um cristão que trabalha. Richard DeHaan
Eu o conheço
Eu sei em quem acreditei. - 2 Timóteo 1:12
Quando o grande Princeton estudioso James Alexander estava em seu leito de morte, sua esposa citado incorretamente 2 Timóteo 1:12: “Eu sei em quem tenho crido.” Gentilmente ele corrigiu para adicionar a palavra no . Ele queria deixar claro que, além de possuir uma compreensão precisa da pessoa e obra de Jesus Cristo, ele o conhecia de uma maneira profundamente pessoal. Ele viu sua morte iminente como a porta pela qual ele seria levado imediatamente à presença daquele que ele havia amado e conhecido tão bem.
Como ex-pastor, conversei e orei com dezenas de pessoas à beira da morte. Eu observei todas as emoções, do puro terror à antecipação alegre. Mesmo entre os cristãos, tenho visto alguns morrerem mais triunfantemente que outros. Os crentes que demonstram mais confiança na morte são aqueles que têm um relacionamento profundamente pessoal com Jesus. Como o apóstolo Paulo, eles podem dizer honestamente: "Eu sei em quem acreditei".
Desenvolvemos uma intimidade com o Salvador aprendendo sobre Ele na Bíblia, expressando nosso amor a Ele em oração e obedecendo à Sua Palavra. Ao aprendermos a seguir a orientação do Espírito, Ele testemunhará com o nosso espírito, para que também possamos dizer: "Eu sei em quem acreditei".
Mas eu sei em quem acreditei,
e estou convencido de que Ele é capaz de
manter aquilo que lhe cometi
naquele dia. - Pequeno
A fé em Cristo é a ponte sobre o golfo da morte. Herbert Vander Lugt
Cabe a Deus
Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o aumento. - 1 Coríntios 3: 6
Tom Vreman, da Missão da Sociedade Dorcas, estava falando à nossa igreja sobre a paciência necessária para trabalhar em um campo missionário. Ele contou sobre um amigo e sua família que viajaram para a região da Mongólia Interior da China para proclamar o evangelho.
Nos primeiros anos, tudo o que eles fizeram foi se estabelecer e aprender os costumes do povo. Depois de quase quatro anos, seu amigo relatou com grande entusiasmo que ele estava discipulando seus três primeiros conversos. Isso é um progresso lento.
Porém, depois de mais quatro anos, o missionário deu este relatório surpreendente: A vila inteira se voltou com fé para Cristo. Os novos cristãos começaram a orar pelas pessoas em uma cidade vizinha. Eles enviaram testemunhas e logo toda a vila recebeu Cristo. Agora toda a região está ouvindo o evangelho - tudo porque um homem e sua família estavam dispostos a plantar a semente e confiar em Deus para os resultados.
O apóstolo Paulo deu sua vida para fazer a obra de Deus. Mas ele sabia quem era o responsável pelo sucesso desse trabalho. “Nem quem planta é nada”, escreveu ele, “nem quem rega, mas Deus que dá o crescimento” (1 Cor. 3: 7).
Evangelismo exige paciência. Podemos plantar a semente, como Paulo fez, ou podemos regar, como Apolo (v.6). A chave é fazer nossa parte e deixar os resultados para Deus.
Você pescou pela alma dos homens por anos, mas
pouco sucesso pode reivindicar;
Continue lançando a rede onde Deus o leva - Sua fidelidade honra Seu Nome. - DCE
Fidelidade é a exigência de Deus; fecundidade é a sua recompensa. David C. Egner
Imperfeito por design
Eu te louvarei, porque sou medrosa e maravilhosamente feita. - Salmo 139: 14
Você já reparou nas marcas, ou covinhas, cobrindo a superfície de uma bola de golfe? Eles fazem a bola parecer imperfeita. Então, qual é o propósito deles?
Um engenheiro aeronáutico que projeta bolas de golfe diz que uma bola perfeitamente lisa viajaria a apenas 130 metros do tee. Mas a mesma bola com o tipo certo de covinhas voará duas vezes mais longe. Essas aparentes "falhas" minimizam a resistência do ar da bola e permitem que ela viaje muito mais longe.
A maioria de nós pode nomear rapidamente as características físicas que desejamos ter nascido sem. É difícil imaginar que essas “imperfeições” existem para um propósito e fazem parte do projeto principal de Deus. No entanto, quando o salmista escreveu sobre a maravilha criativa de Deus no útero, ele disse ao Senhor: "Você formou minhas partes interiores" (Sl 139: 13), e "Seus olhos viram minha substância ainda não formada" (v.16 ) Então ele disse: “Eu te louvarei, porque sou medroso e maravilhosamente feito” (v.14).
Se pudéssemos aceitar nossas “imperfeições” corporais como parte do plano mestre de Deus para nós, que diferença isso faria em nossa visão da vida. As “covinhas” de que não gostamos podem permitir-nos trazer a maior glória ao nosso sábio e amoroso Criador, que sabe como tirar o melhor de nós.
Os fios escuros são tão necessários
nas mãos hábeis do tecelão
quanto os fios de ouro e prata
no padrão que Ele planejou. - Anon .
Todo filho de Deus tem um lugar especial em Seu plano. David C. McCasland
Solte!
Em ti, Senhor, eu confio. . . . Tende piedade de mim, ó Senhor, pois estou com problemas. - Salmo 31: 1,9
Em um artigo para a revista Campus Life , Susan Smart descreve seu terceiro - e quase último - voo solo. Ela estava praticando uma manobra a 5.000 pés quando perdeu o controle e seu Cessna 150 começou a girar loucamente em direção à terra. Após vários segundos de pânico, ela lembrou as palavras de seu instrutor: “Se você rodar em um Cessna 150, apenas solte os controles. Foi construído para voar por conta própria. ”
Susan gritou para si mesma várias vezes: "Solte!" Finalmente, ela arrancou as mãos dos controles e cobriu o rosto. Após alguns guinadas e arremessos, o avião voltou ao vôo nivelado. Ela havia caído mais de 800 metros, mas sobreviveu porque tinha fé para deixar ir.
Sua experiência ilustra vividamente o que significa confiar em Deus em tempos de crise. Eu sei que isso é difícil de fazer quando parece que tudo em nossas vidas está girando descontroladamente. Nossos sentimentos clamam por entrar em pânico, duvidar de Suas promessas, ignorar ou desobedecer Suas instruções e tentar resolver as coisas sem ele. Mas essas respostas são fúteis.
No Salmo 31, Davi clamou ao Senhor em seu tempo de angústia. Ele sabia que sua única esperança era colocar sua situação nas mãos de Deus e confiar nEle.
Sua vida está girando? Solte os controles!
Embora, para a sua visão míope,
Nenhuma maneira de escapar possa aparecer,
confie, pois, quando menos esperar,
a ajuda do Pai está próxima. - Anon.
A melhor maneira de lidar com um problema é entregá-lo a Deus. David C. Egner
Bom sofrimento
Ó meu filho Absalão - meu filho, meu filho Absalão - se eu tivesse morrido em seu lugar. - 2 Samuel 18:33
Os membros da família sofreram profundamente quando Cindy, de 32 anos, morreu, mas também experimentaram grande conforto. Eles sabiam que Cindy tinha uma forte fé pessoal em Jesus. Eles também estavam confiantes de que ela deixou este mundo sabendo que era muito amada. E quando ela morreu, eles não se arrependeram porque haviam desfrutado de um bom relacionamento com ela.
A tristeza do rei Davi não foi diminuída por nenhum desses pensamentos reconfortantes. Ele sabia que seu filho Absalão havia morrido como rebelde. David, tenho certeza, lamentava o tipo de exemplo que ele dera em sua vida (seus múltiplos casamentos, seu pecado com Bate-Seba e disputas familiares não resolvidas).
Não podemos impedir a morte de membros da família, mas podemos fazer muito para diminuir nosso sofrimento quando isso acontece. Agora mesmo podemos nos comprometer a colocar a glória de Deus e o bem de nossos entes queridos acima de nossos próprios desejos egoístas. Podemos conversar com eles sobre nossa fé em Cristo. Podemos expressar nosso amor por eles. E podemos garantir que fizemos todo o possível para resolver conflitos. Isso pode exigir uma humilde confissão - e isso pode não ser fácil - mas um relacionamento restaurado diminuirá o sofrimento quando um ente querido morrer.
O que você pode fazer para se preparar para a boa dor?
A morte de pessoas a quem amamos
traz tristeza e dor profunda;
Mas se nossos entes queridos conhecem o Senhor,
nossa perda se torna seu ganho. —Sper
Os relacionamentos corretos na vida aliviam o aguilhão da dor na morte. Herbert Vander Lugt
MINHA HERANÇA
Aos invejosos eu deixo o meu sucesso,
Aos aprisionadores deixo minha liberdade,
Aos inimigos eu deixo minhas glórias,
Aos meus covardes opositores eu deixo a minha coragem,
Aos hipócritas eu deixo as minhas verdades,
Aos desonestos deixo a minha mais completa lealdade,
Aos executores deixo todas as portas abertas do meu passado,
Aos injustiçados deixo a minha completa devoção a Deus,
Aos pobres de espíritos deixo a minha fervorosa fé,
E aos egoístas enfim, deixo toda minha herança.
Neste final de semana eu vi meus acertos e erros na minha vida.
Também parei para pensar nos que erraram e acertaram comigo.
Sabe o que concluí?
***
Que não existe nenhum pai ou mãe que não vão errar. Muito menos os filhos. Mas existe uma diferença muito grande quando a gente erra tentando acertar por amor e aquele erro que a gente faz para prejudicar alguém por maldade.
***
As relações sempre são tumultuadas. Para começar, o que eu digo, não é o que você entende. E vice-versa. Cada um tem um contexto histórico na vida, a cultura e como a pessoa foi cercada de carinho na sua infância falam mais dela do que ela consegue exprimir em atitudes. Excetuando algumas pessoa muito sensíveis que têm o Dom e coragem de expressar o são e o que sentem, a grande maioria, age sem reflexão.
***
Eu não acredito que exista um pai ou mãe que amem e erram por querer. Erram tentando fazer o melhor. E o amor e algo tão louvável que ele explica atitudes.
***
Não falo de paixão ou desejo. Falo de amor. Aquele que se você tiver eroticamente por uma pessoa num determinado momento, é capaz de afastar-se dela para vê-la feliz com outra. Isso é amor.
***
Esse amor romântico ótimo para vender livros e filmes, é uma invenção humana do século IX. Casar por amor! Lindo não é? O filme acaba por aí, isso vende pra caramba! Ninguém contou que eles brigaram o primeiro ano inteiro de casamento porque os lindos e longos cabelos dela entupiram o ralo do banheiro todo mês. Ninguém contou que ele tem um chulé que só O SENHOR NA CAUSA. E de manhã? Vocês acham que venderia algum romance se o quarto amanhecesse azul de butano? Lógico que foi ela. Ou melhor, ele.
***
Amor, aquele que Cristo pergunta para Pedro é o Ágape. Existem quatro tipos de amor: Eros, que é baseado na atração sexual, aquele que é muito influenciado pela beleza física, necessário para a procriação humana; mas que a Bíblia traz muitas recomendações sobre não confiar nos nossos olhos e coração. Phileu (Philos ou Philia) que é a amizade ou fraternidade, o típico amor que sentimos por amigos e parentes. Storgé, que é a aceitação, a valorização e identificação que existe entre os familiares, expressado muito em admiração e afeto ao invés de críticas e exclusão de entes. Acontece especialmente entre pais e filhos. Justamente neste amor Storgé é que formamos o nosso senso de auto-aceitação e valor. E por último, o amor Ágape, que significa amar sem querer nada em troca. Amar ao ponto de se sacrificar pela outra pessoa. De dar sua vida pela outra.
***
Pedro negou Jesus três vezes. Com medo, temendo pela própria vida, ele a princípio defendeu o Messias até com a espada. Mas depois num rompante de auto-preservação negou conhecer Jesus.
***
Ressurreto, Jesus prepara um momento especial para ele e Pedro. Um momento de perdão e mudança. Ele sabia que sobre Pedro estaria a Igreja que Ele queria. Não uma igreja certa, mas uma igreja disposta a sempre voltar atrás, rever seus valores e reconhecer sua humanidade. Então na praia, depois de uma grande pescaria Jesus já assava um peixe à espera da aproximação feliz de Pedro. E a pergunta foi direta:
***
_ Pedro phileu?
_ Sim Mestre, philos.
_ Então apascenta as minhas ovelhas.
_ Pedro phileu?
_ Sim Mestre, philos.
_ Então apascenta as minhas ovelhas.
_ Pedro ágape?
Pedro descaído pela mesma pergunta tantas vezes e por saber a diferença da última responde:
_ Senhor, tu o sabes, agapós.
_ Então apascenta os meus cordeiros.
***
Este foi um momento espiritual e profético. Por três vezes Pedro negou a Jesus, agora, por três vezes ele afirma o seu amor. E Pedro acabou também crucificado. Deu a vida por sua fé e obra em Cristo.
***
Agora vou me apegar no “apascenta”. Apascenta é relacionar. E relacionar é sempre se colocar no holofote. É difícil ser colega de trabalho, principalmente quando você nota que tem gente que não gosta de você. Relacionar com sobrinhos, quando depois eles crescem e bebem da raiz da ingratidão. Relacionar com pessoas de uma mesma comunidade.
- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Poemas que falam quem eu sou
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Poemas Quem Sou Eu
