Textos que Falem eu Nao Vivo sem Voce

Cerca de 203369 frases e pensamentos: Textos que Falem eu Nao Vivo sem Voce

⁠Pé na estrada

Pé na estrada...
é madrugada,
uma longa caminhada,
não paro por nada...
eu chego lá,
o primeiro passo acabei de dar...
não sei qual é o segundo,
só sei que há um mundo
me esperando,
vou caminhar,
todas as amarras vou soltar
nada me prende
nem me surpreende
se você, no fim de tudo,
estará lá a me esperar.

Inserida por RosangelaCalza

⁠Meu choro

Não choro, não, não choro...
Mas nem sempre fui assim,
houve épocas em que eu morria,
morria de pena de mim.
Eu chorava,
as lágrimas não controlava,
deixava-as correr pelo rosto,
mostrava todo o meu desgosto.
Hoje eu engulo meu choro...
não choro.
Prendo minhas lágrimas
com força dentro de mim...
e sorrio, sorrio sim.
Às vezes, não consigo todas controlar
e uma consegue escapar...
e eu finjo 'é apenas um cisco'
a me machucar...
Sabe o que é trágico?
Meu choro? Não...
Meu fingimento? Não...
O trágico é todo mundo acreditar...
que um cisco está a me maltratar...
Não há sequer um movimento no ar...
Sempre alguém se oferece pra soprar,
do meu olho o cisco tirar...
... assopra, e assopra, e vê o cisco sair (?)
junto com outra lágrima dos olhos cair...

Inserida por RosangelaCalza

Esse vazio em mim

⁠Há um vazio de mim mesmo
Rondando por aqui…
Algo que eu não costumava sentir.
Azuis celeste, turquesa... qual é a cor mesmo deste amanhecer?
Há nele alguma coisa de neon policromático.
Nada apático.
É o astro-rei que espia lá longe na linha do horizonte...
Saiu de seu cárcere de solidão
E vem alegremente alegrar milhares de corações.
Colorir aquarela de mil cores cheias de emoção.
E eu?... Bem, eu me espero.
Sei que é preciso tempo para reaprender...
Vou de novo do novo me preencher.

Inserida por RosangelaCalza

⁠Finjo

Enquanto isso eu finjo que vou... faço de conta que nada mudou... não preciso mais fingir sorrisos... estão eles escondidos.
Mundo perdido?
Há uma guerra se travando por aí... há tanto ódio sendo destilado... em inseguranças estamos banhados.
Guerra externa: indivíduos contra indivíduos que nem se conhecem... sim, sabem que existem... pelas redes sociais. Poderosa essa rede: enredou-nos. Por mais que tentemos nos desenredar, ela está bem aí a nos abocanhar. Já tentei dessas cordas me desvencilhar, mas - tenho certeza de que você também já tentou se deletar desse mundo invisível, cansada de tela do computador... onde se vê tanta gente sempre, mas incapaz de ver a dor... até porque quando em frente à tela, somos todos amor.
Guerra interna: coração no peito apertado... desolado. Vamos exatamente pra que lado? Sensação de ondas do mar de um lado pra outro a nos jogar. Viemos à tona... pra logo em seguida afundar... mal dá tempo pra um respirar.
E assim vamos seguindo. Fingindo.
Uma hora tem que acabar. Uma hora o vendaval vai se acalmar. Uma hora vamos recomeçar: num caminho de flores, num mundo só de amores, numa vida cheia de cores.
Por enquanto é cinza... muitos tons de cinza.
Acalma teu coração enquanto espera... espera enquanto finge... finge enquanto espera... e finge que não finge.
Ah! e lembra: nunca ninguém disse que seria fácil... só que, sem Deus,
certamente é bem mais difícil.
"Why are you so paranoid?
Don't be so paranoid
Don't be so
Baby don't worry bout it
Hey there don't even think about it
You worry bout the wrong things
The wrong things [...]" (Paranoid (feat. Mr. Hudson)
Kanye West)
Rosangela Calza

Inserida por RosangelaCalza

⁠Obrigada, Senhor...

Pois...

Hoje eu vi o sol nascer... tantos não tiveram mais essa graça.

Hoje o alimento gostoso em minha mesa me deu forças e energia pra enfrentar o dia... tantos sentiram a fome corroendo dentro de si, não tiveram sequer um pedacinho de pão pra comer... viram seus filhos com olhar de fome... e sentiram o desespero de nada poder fazer.

Hoje eu tive trabalho pra fazer... meu corpo se ocupou em deixar a casa organizada... em tudo limpar... minha mente se concentrou em digitar versos, textos e agora esse pequeno agradecimento por ter recebido do Senhor, ó Pai, a capacidade de fazer algo... de ter algo pra fazer.

Hoje eu vi a chuva cair e regar as plantas; molhar a terra que fará nascer e crescer o alimento de que todos nós precisamos.

Hoje eu sorri.

Hoje eu li... eu me distraí conversando com família e amigos.

Hoje eu fiz planos pro futuro... porque o Senhor me possibilita a fazer.

Hoje eu sonhei... e sonho.

Hoje eu tenho uma cama limpa e quentinha me esperando pra ter um sono reparador...
e amanhã começar tudo de novo... se assim o Senhor quiser.

Muito obrigada de coração.

Sua filha

Inserida por RosangelaCalza

⁠Dessa dor

Um mar de sentimentos.
Um passado que não cansa de retornar...
E eu que só no presente queria ficar.
Minha vida se transformou num castelo intransitável.

Fantasmas descalços vêm ao meu encalço...
Fecho os olhos pra não os ver...
Mas o frio que com eles chega me faz estremecer.
Vivo como se espinhos tivesse cravados na alma.

Foi-se pra um lugar inatingível toda a minha calma.
Sofro... essa dor intrusa e hostil...
Fe em mim sua morada... fez-me presa do seu covil.

Inserida por RosangelaCalza

⁠NÃO OU NÃO !

É meu amigo!
Eu estou sem emprego, já alguns anos, e tenho recebido a seguinte resposta dos recrutadores: O seu currículo é bom, mas não se adapta a perfil que queremos ou então, com mais sinceridade: a sua idade é um problema e não podemos contrata-lo.
E hoje eu olhei para o meu armário completamente vazio e fiz a seguinte reflexão : Recebi meu primeiro NÃO quando sai da barriga da minha mãe, estava roxo, sem respirar, sem batimentos cardíacos, depois de algumas horas de desespero da equipe médica, apareceu uma injeção milagrosa e me salvou. Aos 5 anos veio o segundo NÃO a separação conturbada dos meus pais. Passei a receber então vários NÃOS : A sua mãe NÃO tem condição de te sustentar, vai viver com sua tia. Depois de um ano: NÃO posso mais te sustentar, você tem pai, disse meu tio. Fui para casa de uma outra tia e depois de um ano NÃO. Casa de minha vó paterna depois 2 anos NÃO. Fui parar no colégio interno do governo, depois de alguns meses de maus tratos, minha vó paterna me retirou do inferno e me entregou, na justiça, para o meu pai me criar. Após alguns anos, sendo humilhado, mau tratado pela minha madrasta (seu índio curumim, seu porco, você não vai passar nessa prova, você não vai ser ninguém). Eu resolvi dizer um NÃO : NÃO quero mais viver com vocês, vou voltar para casa de minha mãe!
Depois disso tudo eu comecei a receber os seguintes sins : SIM ao serviço militar, SIM de 3 grandes empresas multinacionais, SIM da minha esposa, SIM dos meus 4 filhos, SIM dos meus 2 netos, SIM dos meus amigos de infância, SIM dos meus amigos e companheiros do trabalho, e para terminar o SIM de todas as pessoas lindas que tive a honra de conhecer.
E hoje eu recebo mais 1 NÃO, para vaga de emprego.
Sem problemas ou NÃO !

Inserida por Ricardoolobo

Titulo:"A lei do retorno"


Caso eu não consiga te acompanhar,
e apertar firme as suas mãos,segura-me forte
caso eu não entenda bem o seu falar
e precisar que repitas tudo novamente,suporte
Se o dia e a noite forem iguais para mim
E eu não enxergar perfeitamente
fique por perto mesmo assim
e me ajude calmamente
Não fiques bravo comigo
caso me comporte como criança
seja meu amigo
traga-me esperança.
Se lhe sobrar um tempinho
por favor leia um livro pra mim
conte-me uma historia
como eu fazia por ti
Não sinta vergonha
de me levar contigo num passeio
sentir orgulho de me apresentar a seus amigos
como eu fazia no passado,lembra?
Olha eu devo estar caminhando para um outro lugar
onde não vou poder nos meus braços te levar
mais saiba eu te amo,eu te amo muito...muito mesmo,
e só queria estar o restinho desse meu tempo no teu colo
ou quem sabe,brincar ,ouvir musica,correr não posso mais,quem sabe escutar seu coração batendo por mim.
Antes que voce me procure e não ache mais
lembre-se,que mesmo assim agradecerei por tudo,
por todo seu esforço em me suportar.
Ah vc sabe quem sou...kkk,
sou vc amanhã,parou pra pensar?

Inserida por FernandoCarim

به نام خداوند مهربان مهربان"Gratidão"

Lembro-me,Senhor quando eu era jóvem.
Não sei porque,mais senti vontade de comentar sobre isso.
Eu me olho intimamente e no reflexo do espelho,me vejo repleto de dores.
Quantas decepções,sonhos perdidos,promessas que escutei,e nada,nada que pudesse dizer concreto.
Com voce posso falar que hoje sou uma pessoa,que restou de bem somente á Fé.
Como fui ingênuo!
Vivi uma vida entre pessoas falsas,e mentirosas,que de nada me serviram,á não ser fazer-me enganar até á mim mesmo,e entre coisas mais...
Quantas vezes chorei,e sufoquei as lágrimas para me mostrar forte,aos que de mim dependiam.
Grandioso e Benevolente,agora percebo que somente o seu amor,somente suas promessas podem me suprir.
Sempre que te procuro,te encontro.
Como se estivesse á minha espera,e então me consolas,acaricia minha alma e me conduz á certeza de que tudo ficará bem.
Mais não era exatamente sobre essas coisas inúteis que lhe pedi sua atenção.
Na verdade mesmo Senhor,eu queria era te agradecer por tudo o que eu passei e passo,por tudo de ruim que me fortificou,pelas maravilhas que me deste grátis e que não tem preço.
Sabe majestoso,me sinto envergonhado por reclamar tanto,e venho lhe pedir perdão pela minha presunção.
Nada mais vou lhe pedir,pois sempre me concedes o contrário,e como o que me concedes sempre foi o melhor para mim,do que o que eu havia pedido.deixo-vos á vontade para me dar o que quiseres,para me usar como quiseres,porque aprendi que revelar sentimentos é fácil,o difícil mesmo é interpretar o silencio.
Shukram...Shukram...Shukram eternamemte...Amim.
EU TE AMO DEUS!!!
Alhamdullillah...Subhan Allah...Allahu Akbar...

Inserida por FernandoCarim

Quando te vi pensei que tinha conhecido o céu
O amor bateu e eu senti algo bem maior que eu
Não percebi que ser amado, alimenta o amor
Tudo que eu quis foi te amar e te dar valor

Bem que tentei construir um nós
Implorei pra te entender, até ficar sem voz
Mas é impossível manter a união
Quando o amor vem de uma só direção

Agora eu sei depois de muita dor
Que fiz demais pra conquistar o teu amor
Adoeci e quase perdi a cabeça
Ao notar que pra você eu não tinha valor

Eu chorei quando vi que não havia um nós
Tanta coisa aconteceu enquanto se esgotava os prós
Neguei quem era, pra tentar fazer dar certo
Já me cansei e o papo tem que ser reto

Adeus, vou procurar um novo amor
Alguém que me ame e que saiba dar valor
Quero amar e ser amado de verdade
E a você desejo que encontre a tua metade

Inserida por renatootj

Poema de devaneios

Eu reluto em aceitar
Eu não quero sequer acreditar...
Mas é na sua preguiça que eu quero descansar
É na sua calma que eu preciso me acalmar
É no seu sossego que eu quero sossegar
É no seu jeito sério que eu preciso me equilibrar
É nas nossas diferenças que eu tento me encaixar
É no nosso oposto que você vem para me completar
Por mais que eu tente resistir...
Reconheço em ti a paz que eu preciso para existir...
Meu conflito constante entre a emoção e a razão
Esses devaneios que a minha mente vem a perturbar...afff

Inserida por palmis_costa

Dizem que não existe pessoa perfeita. Quem pode controlar meu julgamento de um ser perfeito? Se eu acho o sorriso tímido dela o mais perfeito que meus olhos já viram? Falando em olhos, os dela certamente são os mais perfeitos quando tentam disfarçar que não estavam focados em mim. Não devo considerar perfeita uma esportista, amante de literatura, filantrópica, cantora de chuveiro, doutora, mulher doce, madura e ao mesmo dona de uma inocência tão grande?
Minha concepção de perfeição é exatamente esse pouco que conheço dela e aumenta ainda mais sabendo que descobri apenas a nascente de um rio imenso, nada sei sobre ela e a ansiedade pelo por vir só me faz desejá-la ainda mais. Não! Ninguém pode me obrigar a dizer que não existe perfeição em uma silhueta como a dela, não falo de beleza (que por sinal é digna de esculturas) pois diante do contexto esse adjetivo representa a menor porcentagem.
Não se deve considerar uma pessoa perfeita pois todos nós erramos? Pelo contrário, erramos para aprender, e a forma como lidamos com isso nos diferencia, os defeitos complementam o ser para que ele seja perfeito, me torna útil para ampará-la, nos faz lembrar que precisamos sempre de uma outra metade, não somos completos e quando vemos nossa metade bem à nossa frente, ela se torna a MINHA modelo de perfeição.

Inserida por tango285

⁠Entre as vírgulas da vida, me surpreendo com o ponto da morte e como eu queria que esse não fosse o ponto final. Eu queria escrever adeus para quem eu amo e dar tchau para quem me despreza, amar alguém que me pertence e desprezar quem não me suporta; se seria mesquinho e egoísta da minha parte, eu não sei. Nem consigo imaginar tamanho vazio nas mensagens que nunca chegarei a escrever; me verão de longe, sabendo que nunca mais me verão de perto; me abraçarão nas imaginações e me perderão no que é real. Se é que para mim, depois de ir para algum lugar que não tem fim.de alguma forma importaria o que é real... Será que todo esse tempo de nada servirá para alguma coisa depois que nada servir mais para nada? Será que o amor que exalei foi dissipado pelo vento ou propagado pelo ar?
Em um ônibus me encontro e, capotado, estou diante da estrada da vida; um soluço bastaria para me engasgar com uma dose de amargura e uma dose de desalento. Serei eu o bêbado que nunca bebeu ou a vítima que morreu no boteco de tanto se embriagar com doses de pessimismo? Mas nem tudo é história ruim; em mim bate o coração, dirão para mim que são coisas fisiológicas, e eu direi que não há lógica no meu físico, pois sinto que ele aperta quando o calo aperta e a dor me acerta. Serei eu poeta controverso que amor carrego em cada verso, ou um poeta sem sucesso que do dinheiro não me sobrou nem um resto? Escrevo pouco todos os dias, mas escrevo minhas agonias, e isso é muito para mim."

Inserida por adrianobezerra

Eu não os dei a vida...
Eles deram a minha...


... Morria um pouquinho cada vez que pensava que não poderia ter filhos...
Até hoje ainda não absorvi a emoção de te los em meus braços é uma fusão louca de "tantos" sentimentos...
Já os amava antes de serem concebidos, já os conhecia, já os esperava... Sempre fizeram parte da minha vida...
Não é biológico, nem cultural é destino...
Eu não os dei a vida... Eles deram a minha...
Vivi o suficiente para compreender que a minha vida seria vazia...
Como que se faltasse sempre algo...
Algo que não foi preenchido com o passar dos anos...
Nem com grandes viagens ou com qualquer outra coisa....
Se tem explicação eu não sei...
Assim como não entendo quem não sente ou sentiu isso...
Me sinto completa...
Eles me completam...
Não sei se isso basta...
Porém, me basta...

Inserida por EdineuraiSaMarSi

eu não sei o que é viver uma vida equilibrada
quando fico triste
eu não choro eu derramo
quando fico feliz
eu não sorrio eu brilho
quando fico com raiva
eu não grito eu ardo

a vantagem de sentir os extremos é que
quando eu amo eu dou asas
mas isso talvez não seja
uma coisa tão boa porque
eles sempre vão embora
e você precisa ver
quando quebram meu coração
eu não sofro
eu estilhaço

Rupi Kaur
Outros jeitos de usar a boca. São Paulo: Planeta, 2017.
Inserida por quemsouquemsomos

dívida⁠

não é minha função
te fazer ficar
eu não te devo nada

eu não te devo minhas horas de trabalho
as noites que chorei por ti
as manhãs em que procurei alguma mensagem
e nada pulsava
as tardes onde as plantas precisavam
te ver
porém presença alguma aguava
o caule
amansava a casa

e eu não te devo nada.

não te devo os textos que escrevi
enquanto te esperava voltar
as mensagens escritas e apagadas
tantas e tantas vezes
às segundas e terças
e todos os outros dias
as vezes que dei perda total e gritei
teu nome em alguma balada da Rua Augusta
o choro preso na garganta na linha amarela do metrô
a angústia que me acompanhava durante o trajeto de
quarenta e cinco minutos da linha azul
todas as outras cores do metrô de São Paulo que já me viram padecer
e ter crises de ansiedade
de ausência
de solidão
os passos dados em direção a algum
lugar, qualquer um, que tirasse você
da minha cabeça
eu não te devo nada

eu não te devo os boletos que você pagou
e as compras de mercado que fizemos juntos
as feiras às terças
e as frutas que comprávamos no fim de semana pois
era mais barato e estavam mais bonitas
as idas ao hortifruti no sábado
e aos domingos o pastel com caldo de cana
eu não te devo os jantares
a lasanha com Coca-Cola nos almoços
a padaria da esquina pela manhã
e todo o ritual que tínhamos para fazer qualquer coisa
nas primeiras horas do dia

eu não te devo as festas na casa dos amigos
nem as vezes que ficamos chapados
de cigarro ou intimidade
as comemorações de promoção no trabalho
as garrafas de vinho compradas na promoção
do supermercado Zona Sul
a pia cheia de louça
esperando para ser limpa

não é minha função te fazer ficar
eu não te devo nada

nenhuma lágrima que chorei na terapia às quintas das 19 às 20h
o chocolate que eu comia toda vez que uma crise aparecia atrás de mim e me assustava os pelos do pescoço
os gritos e as brigas e os dias sem se falar
e as semanas se desmanchando na adrenalina de enfim
perceber que estava acabando
que estava indo
tudo estava indo
mas eu não te devo nada

as horas na casa da sua mãe reclamando que uma vez mais
nós estávamos distantes
afastados
mais distantes do que óleo e água quando colocados juntos
não nos misturávamos
nem queríamos nos misturar

os passeios de bike pela orla da praia
as vezes que jogamos vôlei com pessoas desconhecidas
e as tornamos mais conhecidas que um ao outro
as tardes no arpoador com cerveja e cigarro
as viagens para Salvador para visitar meus pais porque você
queria mostrar a eles o quanto os amava
apesar de mim

eu não te devo os discos que você comprou nos meus aniversários
os vinis da Maria Bethânia e Gilberto Gil
a vitrola que continha um anel de noivado
e todas as histórias
memórias
e tristezas de um casamento que quase deu certo se não fosse por você
por nós
pela vida

não é minha obrigação te fazer ficar
de repente redecorar o apartamento
mudar os móveis de lugar
colocar o sofá rente à parede
abrir as janelas
ceder ainda mais espaço na cama
e fechar a porta

a decisão continuaria sendo sua
meu bem
a decisão da mão na maçaneta
das malas no centro da sala
o discurso de quem se perdeu e não sabe como voltar
como retornar ao primeiro momento
ao primeiro instante
à primeira comunhão

a verdade é que nos perdemos
entre os silêncios compridos dos dias que pareciam inofensivos,
mas que traziam consigo vazios e espaços indesculpáveis

dias que abriram crateras entre nós e nossos desejos
alargando o espaço que existia na cama
e em nossas almas
apagando a paixão com extintores de incêndio
e beijos mornos
e abraços pequenos
e sexos sem amor
queimando o tesão com pitadas de sonolência
provas da faculdade
e expediente em horários que deveríamos estar juntos
fazendo alguma coisa
qualquer coisa

eu não podia te fazer ficar
você já sabia o caminho até sua outra casa
destino e coração

já havia outra cama esperando pelo
seu corpo ter com quem conversar
outra rede na varanda
e o anseio de te ver descansar
da vida e do perigo da vida
de mim e do perigo
que fomos um ao outro

você já havia decorado o tamanho dos paralelepípedos
o cheiro do pão da padaria próxima à rua
que agora você mora
o aroma dos carros atravessando a pista
e dizendo que a vida não para porque duas pessoas
que se gostaram um dia
deixaram de se compartilhar

a vida não espera a gente
meu amor
e isso é terrivelmente triste
e necessário também

mas eu não te devo nada.
não nos devemos.

Igor Pires (escritor)
Textos para tocar cicatrizes. Rio de Janeiro: Globo Alt, 2022.
Inserida por quemsouquemsomos

Nao espero que aconteça ,
Faço acontecer.
Nao espero que o amor aparece,
Eu o faço surgir.
Nao espero ter reconhecimento,
EU mesmo reconheço minhas qualidade.
Nao espero que aponte meus defeitos ,
Eu mesmo o faço e nao nego.
Nao espero ser feliz,
Eu Me sinto feliz pelo que sou.
Nao espero que me entenda,
Ma me faço entender.
Nao espero que escute minha voz ,
Mas que entenda minhas palavras.
Nao espero que o mundo mude por min,
Mas eu mudarei o mundo,por voce.
Nao espero ser o mais belo,
Mas Sei a beleza que Existe em min.
Nao espero ser digno de voce,
Mas com dignidade me lanço aos seus pes.
Nao espero que a dor se cure,
Mas eu cuido para que ela nao se instale.
Nao espero que me peça perdao ,
Mas sim eu vos peço.
Nao espero ser ou viver aquilo que nunca serei,
Mas sou aquilo que Deus me permitiu ser.

Inserida por capote

eu não sei se choro , se sumo , ou se finjo que estou bem .
Sigo colocando "plaquinhas " metaforicamente falando : "hoje não estou bem " hoje não estou bem !
Por favor , paciência , isso logo vi passar . Mas , por enquanto o que quero é ficar sozinha comigo mesma "

edite lima - Outubro/ 2017

Inserida por editelima


Caminhando sempre eu vou
Não importa o que ficou prá trás
O que importa são os sonhos que sonhei
que ainda não realizei
mas a estrada a minha frente é promissora .
Não importa quanto tempo demore
Não importa quantas vezes eu caí
quantas vezes eu cairei
As dexepções que encontrei
a vitória encontrarei
O olhar fixo no horizonte
Caminho sempre adiante
Não importa o dia
Não importa a hora
O importante é agora
O futuro depende do presente
O passado eu mando embora

autor: Edite

Inserida por editelima

⁠Querido(a) amigo(a),

Hoje é um dia especial, pois é o Dia do Amigo, e eu não poderia deixar de aproveitar esta oportunidade para te dizer o quanto você é importante para mim. Desde o primeiro momento em que nos conhecemos, eu soube que nossa amizade seria algo especial.

Ao longo dos anos, temos compartilhado risos e lágrimas, sonhos e conquistas, e em cada momento, você esteve ao meu lado, me apoiando e incentivando. Sua presença em minha vida tem sido uma bênção, e eu sou grato(a) por todas as memórias e experiências que temos juntos.

Você é aquele amigo(a) em quem posso confiar sempre, seja para desabafar, para pedir conselhos ou apenas para passar o tempo. Sua sinceridade, lealdade e compreensão tornam você único e especial. Não existe amizade perfeita, mas a nossa se aproxima bastante disso.

Neste Dia do Amigo, quero reafirmar o quanto valorizo nossa amizade. Saiba que estarei sempre aqui para você, nos bons e nos maus momentos, para rirmos e chorarmos juntos. Espero poder continuar construindo memórias incríveis ao seu lado, compartilhando novas aventuras e enfrentando os desafios da vida.

Obrigado(a) por ser um(a) amigo(a) verdadeiro(a), por me aceitar como sou e por me ajudar a crescer como pessoa. Sua amizade é um tesouro que guardo em meu coração, e agradeço a Deus todos os dias por tê-lo(a) em minha vida.

Feliz Dia do Amigo! Que nossa amizade continue forte e duradoura por muitos e muitos anos.

Um abraço apertado!

Inserida por EdnadeAndrade

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp