Textos para Reflexão
Tudo passa
Já, soneto alheio, me não fustiga
Saber que usa comigo só ilusão
Que inda nos teus versos abriga
As peripécias do sofrido coração
No tempo, que tudo tem versão
A mutação também terá cantiga
Amor é canto que não se obriga
Verás dissipar a tua enganação
Pois, se sabes que toda ternura
Por força há de mimar os planos
E tu negas o prosar com textura
Vela para tua retórica os enganos
Gozemo-nos já. Quero é aventura
Já que a poética se perde nos anos.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
31 agosto, 2023, 16’19” – Araguari, MG
Algumas coisas que você precisa saber sobre mim para que tenhamos uma boa convivência:
Se eu disser NÃO, é isso que significa, então não insista. Minhas escolhas NÃO têm indecisão, meus atos NÃO são impensados, são sempre guiados pela intuição.
NÃO preciso ouvir argumentos para saber a sua intenção, portanto, mentir para mim para obter vantagem NÃO é uma opção.
NÃO presto ajuda, NÃO dou conselhos ou opinião a menos que me sejam solicitados.
NÃO faço uso de celular e, se alguém realmente precisar de mim, minha mentoria vai se encarregar de me colocar na hora e no lugar que eu devo estar.
NÃO tenho consideração por eventos em datas estipuladas pelo sistema, com exceção do Halloween, por isso, NÃO participo de convenções sociais.
NÃO comemoro aniversário. Nascer todo mundo nasce, o desafio é vencer a si mesmo. Então, se for para comemorar, que seja cada hábito ou vício dominado.
NÃO compro coisas para comer em mercado, NÃO existe alimento lá e a farmácia para mim está obsoleta. Por mim poderiam desativar, no hospital só entro se eu precisar visitar.
NÃO compro roupa e calçados por influência da moda ou da opinião de terceiros, só vou comprar se eu precisar e realmente gostar.
NÃO vou a velórios, baladas, barzinhos, eventos religiosos, políticos e jantares.
NÃO como antes das 9:00 da manhã e nunca depois das 17:00, e o melhor lugar para eu estar depois das 22:00 é na cama.
NÃO aceito que qualquer ser vivente, por menor que seja, tenha que morrer para que os seres humanos que se intitulam racionais e evoluídos possam satisfazer os desejos primitivos da alimentação.
NÃO como pão, margarina, comida feita com sal refinado, óleo de cozinha, trigo e derivados, guloseimas cheios de conservantes.
NÃO tomo café com açúcar ou adoçante, leite, sucos ou refrigerantes.
NÃO preciso de calmantes ou qualquer tipo de medicamentos.
NÃO gosto de televisão, tudo o que passa na tela é distração para atrasar a evolução, como os noticiários intimidadores, que são como filmes de terror, NÃO assustam quando entendemos que NÃO é real, tudo foi aumentado para parecer um monstro, quando é apenas a sombra de um pequeno gatinho.
NÃO gosto de permanecer por um longo tempo na multidão, música alta com rompantes ou palavrão.
O desafio do desapego transformou todo o meu ser a ponto de eu NÃO depender de nada e nem ninguém para me sentir bem.
NÃO há nada neste mundo da matéria que eu possa querer, além da sua boa intenção.
Eu NÃO vivo mais na confusão deste mundo de ilusão, eu caminho pela terra com liberdade e a deliciosa sensação de missão cumprida.
╲ \╭Certezas Incertas╯
╭𝓘𝐬𝐚𝓑╯
┗╯\ ╲
╔══❝Do cálice de vinho fez a nudez sua companhia… sem saber que a vida lhe ia falar através dessa expontânea união.
A ausência de alegria ao final do dia virara ritual.
A casa chegar, seu último gesto independente até o dia seguinte se faz anunciar.
Chaves metia à porta e esta abria. Por segundos, ali ficava… um breve scanner seu olhar fazia e tudo mudava em si. A alma congelava, o coração incendiava e seus lábios prenunciavam: #BoaNoite.
Atrás de si a porta se fechava trancando lá fora toda e qualquer oportunidade de mudança e companhia. No entanto nessa noite ela decidira ter com sigo uma taça de vinho para mais tarde à sua própria nudez fazer companhia. Não sabia ela que nesse tão simples gesto, finalmente o risco de cruzar com a verdade e se ia deparar com a lucidez da realidade. Realidade que o traje teimava em dela própria ocultar.
Escondida estava a alma pela sobra medonha de um coração magoado. Este se sentindo indefeso pela ausência do sentir demais, se fazia forte sem querer o ser e se ia perdendo numa dor insistente fisicamente, mas profunda demais e o corpo sem o saber onde ou de onde vêm.
Fora então a paz da nudez em harmonia com a taça de vinho que fez a luz aparecer e brilhar, fazendo a alma se sacudir da sombra não existente de maltratado coração e voltar este a bater em sincronia com o intenso sentir e o ver sem ter que olhar… a Vida sorriu então e a seu tão próprio jeito falou: Vem agora que tendes tempo para o amor verdadeiramente sentir e amar.
Do cálice de vinho fez a nudez sua companhia… até que a noite virou dia, trazendo a certeza de ter amor próprio e mais amor para te amar e ser por ti amada.❞══╝
╭#IsaBel
┗╯
Tc.13092023/186
Isabel Bugalho 𝐂𝐨𝐩𝐲𝐫𝐢𝐠𝐡𝐭 © 𝟸𝟶𝟸𝟹
O chão se abriu e meu céu fechou quando ouvi tudo o que você falou
Você partiu sem saber quem eu sou
Abriu mão de nós por sua liberdade
E que difícil abrir a minha e não ter mais sua imagem
A decisão de um altera a vida de dois
Me amedronta a incerteza por saber o depois
Mas me amparo na força de que só, sou mais veloz
Atingirei as estrelas, agora por mim, não mais por nós
Quando perceber o erro que hoje se refaz
Não tente me encontrar olhando para trás
Porque estarei tão a frente do que possa imaginar
Que nem mesmo seus olhos poderão me enxergar.
Manipulação
Eu só queria saber por que me entreguei a ti sem ao menos me dar valor. Me rasguei e me sujei no teu peito enquando suas atitudes egoístas me fizeram calar por tanto tempo e lembrá-las ainda me dói muito. Eu, tão imatura e apaixonada, cega me fiz para não ver todas as vezes que me apunhalava dentro de um jogo onde eu ia me perdendo pouco a pouco. Lembra do dia em que manchou o meu nome? Foram muitos os desgostos. Chorei por muitos dias antes de tentar contra a minha própria vida. Te conhecer, porém, foi e sempre será um erro. O que você fez comigo? E por que fez? Eu fiz parte de um plano macabro teu, era eu o bem e você o mal. Meu Deus, quanto desprezo eu sinto por você. Eu desejei um dia que alguém fizesse com você o que você fez comigo. Tua postura foi irresponsável. Como pode cometer tantas maldades com alguém que estava apenas precisando de um gesto simples de carinho? Teria sido mais fácil me tirar de sua vida, apagar o meu nome e o meu endereço! Maldito endereço que atravessou a sua, a minha vida, pois era assim que me via. Eu era uma diversão para você, mas eu te recebi como se fosse um presente da vida para mim. Espero, nesse desabafo profundo e intenso, afastar de vez o seu fantasma de mim, pois já te enterrei há muito tempo. Não permito que vagueie dentro de mim em um pesadelo sem fim. A maldade que me fizeste me serviu de escudo contra você. Nunca mais chegarei perto de ti, nem tampouco em vida e também em morte.
A felicidade, a temos dentro de nós...
Basta saber encontrá-la... E saber vivenciá-la...
É preciso SABER SER FELIZ...
Ósculos e amplexos,
Marcial
COM BOM SENSO SAIBA SER FELIZ
Marcial Salaverry
Para saber ser feliz, temos que conhecer qual é a fórmula mágica para a felicidade, que parece ser impossível de ser encontrada, porque poucos sabem procurá-la em seu interior, e aqueles que não conseguem senti-la dentro de si, dificilmente conseguirão encontrá-la, e basicamente o segredo é esse, eis que o certo é que todos a temos em nossa alma, e exteriorizá-la é que é o problema, que nem todos sabem resolver... Para tanto, é preciso saber encarar a vida e tratá-la como se fosse um empreendimento comercial, onde temos que tomar todos os cuidados para não ir à falência. Não podemos deixar a vida falir, pois com ela, falirá a felicidade.
Há que se considerar que ser feliz não é ter todos os dias o caminho aplainado, e que apenas podemos nos considerar felizes se não tivermos nenhuma dificuldade em nossa caminhada. Quem esperar que seja assim, jamais poderá ser feliz, pois sempre irá encarar os percalços que a vida sempre nos coloca na frente, apenas como provas de seu azar, de sua infelicidade, ou então como prova de que Deus não lhe tem amor, e isso, por estar passando por alguma dificuldade, e dependendo de como for encarada, uma pequena dificuldade será um obstáculo intransponível. A felicidade é encontrada dentro daquelas dificuldades, ou quando alguém nos perdoa, ou quando temos a grandeza de perdoar, ou quando sabemos vencer o medo de enfrentar problemas, ou então quando sabemos encarar uma derrota como um estímulo para melhorar, e não como prova de nossa incapacidade, e muitas vezes uma derrota serve de trampolim para o sucesso e a felicidade, desde que não nos deixemos abater pelos chamados azares da vida, pois não devemos apenas comemorar o sucesso, mas sim, aprender lições nos fracassos. Não é apenas nos alegrar com aplausos, mas encontrar alegria no anonimato, que nos permite aplaudir os vitoriosos, e aprender com eles...
Assim como quando queremos conquistar um amor e não o conseguimos, pois isto poderá ser estímulo para uma melhor escolha. É melhor perder um "mau amor", do que insistir em mantê-lo. Assim teremos uma chance a mais de encontrar a felicidade. O importante é reconhecer que vale a pena viver a vida, e vive-la bem, mesmo enfrentando todos os desafios, problemas e períodos de crise que sempre surgem em nossa caminhada pela vida, sempre lembrando de que temos que considerar que a felicidade não é mera fatalidade do destino, mas sim uma conquista de quem sabe viajar para dentro de si e sabe encontrá-la, sabe exteriorizá-la, e sabe, enfim, saber que é feliz, que pode ser feliz, e que isso depende apenas de si mesmo.
Não podemos ter medo dos próprios sentimentos, pois sempre deveremos falar de nós mesmos. É preciso ter coragem e discernimento para ouvir um "não", que nos faça aumentar a disposição para transformá-lo em um "sim". É preciso saber receber uma crítica, mesmo que a consideremos injusta, assim como devemos beijar nossos filhos, curtir os pais e amigos, mesmo que eles eventualmente possam nos magoar. Não podemos nos predispor a eventuais mágoas, e fazer disso motivo para amargurar a vida.
Algo que pode nos fazer sentir felicidade, é deixar sempre viva a criança que temos dentro de nós, e que deve nos acompanhar até os últimos momentos. É saber pedir perdão, ou mesmo pedir ajuda quando precisamos, e agradecer o que recebermos, assim como é saber perdoar quando nos magoam... É saber amar e ser amado. É saber deixar nosso amor livre para escolher. Se ficar conosco, é porque nos ama. A felicidade não é algo para ser vivido em tempo integral, pois o que realmente existe, são momentos felizes na vida, que deveremos curtir ao máximo enquanto os estivermos vivendo, para não os lamentarmos depois, se não os aproveitarmos devidamente.
Considerando que o importante é saber ser feliz, acredito que algo pode nos trazer momentos felizes hoje, é ter UM LINDO DIA, que podemos e devemos curtir adequadamente procurando repeti-lo a cada dia de nossa vida, vivendo UM LINDO DIA de cada vez...
Se vc me perguntar o que me fez te amar tanto,eu n vou saber responder...Posso até arriscar a elogiar o seu sorriso,o jeito q me olha ou o seu jeito implicante ao mesmo tempo fofo comigo,mas...sabe,ainda sim seria muito pouco do que pretendo te dizer.
Eu posso continuar arriscando,dizendo que foram suas mensagens mandadas de madrugada para eu le-las de manhã,q vc perdeu uma noite de sono pensando em mim,em nós,não q eu não me sina privilegiada,eu me sinto e muito...
Também posso dizer q foram todos os dias aos quais passamos juntos e conversando,não importando o assunto,importante ou besteira(kkkk). Ou foram os teus elogios ou tua maneira de me mimar. Posso dizer ainda que foram sua paciencia e atenção,que me mantem forte e com a cabeça erguida,mesmo não aguentando o peso que o mundo sobrepõem em minhas costas,mesmo n aguentando o meu próprio psicológico e emocional,vc sempre está comigo,me dando apoio...Foram todas as vezes que vc me enxergou melhor do que eu mesma e me fez querer ser melhor do que realmente poderia ser. Também,foram todas as vezes q vc insistiu em mim e não desistiu de me mostrar que somos melhores juntos,um ao lado do outro,tendo um ao outro,sendo um do outro.
Posso arriscar um pouco mais e dizer que quando vc me surpreendeu com um eu te amo tanto, ao invés de, um eu gosto de vc,meu coração acelerou loucamente,entrando num estado de euforia bizarro,eu não sabia se estava sonhando ou se meus ouvidos estavam me enganando,mas acabei percebendo q não era brincadeira e sim,amor,pois eu também queria gritar eu te amo pra vc e para todos poderem me ouvir,poderem saber q eu guardei o meu amor por muito tempo,te esperando,já descrente de que vc também chegaria a me amar,contudo não foi o que aconteceu,meu sonho mais profundo de infancia virou realidade e talvez,eu esteja mesmo vivendo um conto de fadas e não precisamos ser da realeza ou personagens ficctícios para podermos viver um amor estrela cruzada.
E por ser vc,que não fazia parte dos meus planos antigamente,agora só quero um futuro com vc,ao qual quero crescer cada vez mais ao seu lado,te dar apoio,mesmo que o mundo tente te derrubar ou crie obstáculos para impossibilitá-lo,eu estarei junto de vc,nos momentos bons e ruins,nos altos e baixos,na tristeza ou na alegria,na saúde ou na doença,até que a morte nos separe...
Ei,vc roubou o meu coração,mas eu não o quero de volta,fique com ele,já q eh seu mesmo...além de me ter por completo,pois eu me entregue de corpo e alma a vc e estou disposta a ter uma vida com VC,só EU e VC...
Eu te amo
Quer saber como determinado político se porta?
Quer saber se aquele pré-candidato vai trazer bons resultados?
Quer saber se aquele político é de confiança?
Quer saber se aquele político valoriza o trabalho em vez de mero elogios de sua base?
Todas as perguntas relacionadas ao caráter dos políticos se resume apenas a uma frase - Veja quem está ao lado deles, poderemos prever que tipo de pessoa ele(a) é.
RELACIONAMENTO: AMOR OU FELICIDADE.
Não existe caso complicado, tampouco saber se um dia deixa de ser. O amor acaba quando você não espera mais nada doutro. É previsível, é monótono e é passageiro, algo vulgar e sem sinal. A esperança não existe mais. Não existe mais esperança na mudança. Não tem mais como você se enganar.
Você nunca vai ficar ao lado de alguém pelo amor. Pelo contrário, o amor não segura nenhum relacionamento. No entanto, o que segura e autêntica um relacionamento verdadeiro é a felicidade. A felicidade é individual, não tem nada haver pelo pensamento doutro. Logo, vai acabar o relacionamento - amor - quando você pensar: eu já estive mais feliz na minha vida sem o outro junto.
Quer saber como ter mais confiança em si mesmo ?
Silêncie, Se conheça , tenha mais intimidade com vocē mesmo.
Se ofereça o melhor .
Se faça perguntas e se dê todas as respostas necessárias , com verdade .
Saiba tudo que vocē tem a oferecer ao proximo.
Neste dia vocē também terá mais intimidade com Deus , seguindo rumo a paz e ao conforto, ao auto conhecimento e satisfação , alegria , força e confiança .
Quem se conhece vive com mais qualidade , tem brilho próprio, autoridade interna .
Viver é aprender, morrer sem nada saber.
É uma busca pelo constante conhecimento , mas naquele dia específico tudo o que foi aprendido fica esquecido.
Uma evolução diária e necessária, mas em algum momento perde o significado.
O que foi aprendido pode ser que não tenha tanta importância, mas o amor construído com respeito, admiração e amizade, sim eles permanecem por muito tempo no coração dos nossos amados.
Então construa um castelo, uma casinha modesta, mas o faça com muito amor.
Pensamento de Islene Souza
“ Eu não posso me perder.
Eu não posso me perder
mesmo contra o tempo
em busca do saber
decifrando tal sentimento
Eu não posso me perder
ainda que longe do mar
prestes a me afogar de amar
pesando oque queria dizer
Eu não posso me perder
no teu olhar, o mais belo que ja vi
me lembra o único caminho
que planejei pra nós, hawaii.
Eu não posso me perder
transmutando oque me consome,
e assim será até o alvorecer
em que
te explico o plano
e a gente some.
Escrever, portanto, é a arte de saber ordenar e interligar um emaranhado de cenas, é tipo montar um quebra-cabeça, você precisa descobrir onde encaixar cada pecinha, para no fim, transformá-las em algo belo e admirável.
Um livro, então, é o resultado de uma variedade infinita de cenas, unidas para contar uma infinita variedade de histórias.
Eu sinto falta de você, de estar com você e de saber que eu tenho você. Nunca fui assim, eu nunca me senti tão apegada, dependente e apaixonada por ninguém antes. Você se tornou tão rapidamente a única razão que eu tinha pra viver, e agora eu não sei o que fazer se eu te perder. Você é uma pessoa confusa e por mais que tenham vozes na minha cabeça dizendo que talvez você só tenha algum propósito em me enganar e fingir que me ama, eu acredito que você é bem mais do que isso. Você tem sentimentos, e eu juro que cada lágrima que eu vi você derramar me fez perceber que o garoto forte que você finge ser não é verdadeiro, é apenas uma máscara.
Eu ficaria mais aliviada se descobrisse que se eu te deixar, ou se você me deixar, você terá alguém pra tomar conta de você. Alguém que você ama e que pode te fazer feliz, já que você mesmo não demonstra interesse em fazer isso por si só. Eu queria poder te proteger de todo o mal e poder estar com você pra tirar sua dor quando estivesse em dias difíceis, queria te abraçar e dizer que vai ficar tudo bem, e que por mais que você se auto sabote e tente ser uma pessoa ruim, você não é assim. Você não precisa fazer com que as pessoas te odeiem, você é um bom garoto que está destruído e destrói as coisas que toca, mas pode melhorar e merece amor e carinho.
Eu prometo que vai ficar tudo bem, eu prometo que eu nunca vou te esquecer não importa o que aconteça com a gente. Você sempre será uma parte de mim, a parte mais colorida da minha vida.
Você me mostrou que amor existe mesmo, e apego. Não achei que fosse verdade, como não achei que doesse tanto quanto dói. Não achei que você fosse ser alguém tão importante, mas na noite em que você deitou no meu colo e pediu pra eu ficar mais um pouco, eu sabia que você era alguém por quem eu iria querer lutar e ter ao meu lado até o meu último dia de vida.
Você fez eu querer deixar de morrer, me livrou daquela meta apavorante de desistir de tudo do dia pra noite não acordando nunca mais.
Por mais que eu tenha perdido coisas por você, coisas importantes, eu ganhei o que ninguém queria que eu perdesse: a esperança de que eu poderia ser feliz.
Nada disso foi sua culpa, e se eu tivesse um pouco mais de cuidado com minhas ações nada disso teria acontecido. Com ou sem você eu teria perdido tudo o que conquistei, porque eu sempre me odiei o suficiente para querer que eu sofresse mais do que qualquer um.
Eu só quero que você seja feliz.
Obrigada por tudo
Caminhava sem rumo certo,
Buscando preencher o vazio.
Uma folha ao vento incerto,
Sem saber o que esperar no final do fio.
Mas aí senti a presença,
De algo maior que me guia.
Na força da fé e na crença
Me fez seguir dia após dia.
Ele é a luz que ilumina o caminho,
A força que sustenta o caminhar.
O amor que acolhe em cada espinho,
A vontade que nos faz perseverar.
Com ele não estou sozinho,
Recebo conforto na alma.
Vendo a beleza do caminho,
E renovando a esperança e a calma.
Perseverança é não desistir. Paciência é saber esperar.
“Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo” (Tg 5:11).
Vamos receber as nossas bênçãos, mas primeiro precisamos ser exercitados na perseverança e na paciência para que sejamos aprovados e, então, galardoados.
Quem persevera e tem paciência alcança seus objetivos.
Eu
Eu me perdi d mim msm
Eu só queria poder saber quem eu sou de verdade
Espero que isso n dure um eternidade
Eu só queria me encontrar novamente
Só que eu me perdi na minha própria mente
Antes eu sabia quem eu era dos pés a cabeça
Antes eu pensava :”espero que eu nunca me esqueça “
Hoje eu tenho Oq eu mais termia no passado
Eu tbm só queria que alguém estivesse ao meu lado
Eu queria ter amigos que eu não me arrependa d um dia ter conhecido
Amigos que n virem desconhecidos
Alguns com Crtz não serão esquecidos
Mas agora ,eu n tenho mais amigos
Amigos pra mim são aqueles q eu realmente posso confiar
Mas como ?,as pessoas são difíceis e é necessário desconfiar
Mas essa não é o caso
Eu me considero uma pessoa triste
Que é atormentada pela tristeza
Eu n consigo me sentir feliz com clareza
Não sei ao certo minhas emoções
Acho que não sei identificar meus sentimentos como antes nas razões
Eu sabia como eu me sentia ,agr eu n sei ,e estou ficando fria
Eu me estresso com facilidade
Nem sei se sou eu de verdade
Antes eu n era como eu sou agora
Acho q a cada dia q se passa a minha situação piora
Eu era uma pessoa deprimida ,alguma parte da minha situação depressiva ainda habita aq ,creio q ela vai ficar até o último dia q eu me ver aq
Eu sempre me vejo pensando na morte
N sei se eu n ter me matado foi sorte
Eu passei por fazes que eu achei q n passaria
Eu também nunca pensei que alguma coisa me salvaria ,mas se eu tivesse feito Oq eu realmente pensava ,eu morreria
Eu estaria morta
Porém ,eu mudei ao passar por aquela porta
Da porta do meu quarto ,enquanto eu estava nele ,eu pensava :se eu morrer agr ,nunca mais eu vou poder ver as pessoas q amo ,e se eu continuar vivendo ,eu vou continuar sofrendo
E eu fiquei indecisa ,mas eu escolhi ficar viva ,pra q um dia eu pense e diga :”valeu a pena ter vivido e aproveitado Oq tem na vida “
Eu ainda quero voltar a encontrar o meu eu ,pra realmente falar q essa pessoa realmente sou eu
Pra q eu possa realmente falar q esse jeito é o meu
Q valeu a pena q o meu eu viveu
Eu espero me esconder novamente
Pra que minha vida deixe d ser tão deprimente .
Em lapsos de saber quem realmente sou, sigo em frente mesmo sem saber onde vou, o caminho " reto" me faz sentir mais forte e a certeza da continuidade sempre sera o meu norte.
A busca intensa em memorias que nao voltam mais, as vezes me faz sentir incapaz de querer algo mais, o sentimento de olhar ao redor e ver tudo girando, e eu ali, parado, me faz sentir ainda mais impactado com a forca do que me detem.
Tenho que me transformar com muita garra, para poder romper as amarras que as vezes me poem a rastejar, e assim seguir sempre em frente, mantendo a fe pra quebrar todas as correntes, esperando a libertacao permanete e a mim outra vez encontrar.
ESTE SOU EU 02/03/19
O pior de não saber o porquê
de estar comigo magoada,
é exatamente o "nem saber"
que prova a verdade
nessa tua mágoa.
Isso que te magoou sou eu
e essa tua mágoa
é você descobrindo
que não sou o ser perfeito
com o qual sonhavas.
Não posso ser distinto
de quem eu sou,
seria uma violência para comigo
e um subterfúgios, um engodo.
Para que persistas em algo
que, na verdade, eu gosto
e do qual me aproveito
e mesmo que seja bom
não existe e te gera sofrimento.
Quero que entendas
isso não é despeito, é respeito
a ti e a mim mesmo
espero que esse
melhor entendimento
de quem eu sou te libertes,
desse sonho maravilhoso
que livre te traga
e mais para perto
do pobre ser humano que sou
e que é a minha verdade
e mesmo não sendo tão bela
é a verdade que está certa.
Preconceito linguístico
É útil que tenhamos conhecimento acadêmico, mas o saber adquirido na academia estará em julgo enquanto não acabarmos com o preconceito linguístico e, conseguirmos produzir obras literárias que nosso povo não necessite de um dicionário nas mãos para compreendê-las.
- Relacionados
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
