Textos para Reflexão

Cerca de 75918 textos reflexão Textos para Reflexão

Torno conhecidos os meus pensamentos, pois, de outra forma, como poderiam saber o que eu quero e penso? Luto pelo que quero, poderia dizer incansavelmente, porque nunca sigo meu caminho sem olhar para trás, muitas vezes, como a esperar pelo que vai chegar ao último instante, esbaforido, para fazer parte da minha vida. Não sou exuberante, não tenho glamour, como vê, mas, nenhum nem outro me fazem falta. Minha alma é que é exuberante e intensa, do tamanho do mundo, mas, ao mesmo tempo, delicada como uma flor de um só dia; um hibisco;
um instante...

Inserida por SusannaAlmeida

O REINO DE DEUS
Marcial Salaverry

Para saber qual é o Reino de Deus,
temos de entender que é onde ele está presente,
e Ele está presente em toda parte
onde podemos Sua presença notar...
Não se pode da presença de Deus duvidar,
quando estamos a Natureza a observar,
e em tudo Sua presença notar...
A Natureza sempre nos inspira a poetar...
Quero aqui Deus acompanhar,
para suas belezas homenagear...
Vamos de um por do sol falar,
ou com um nascer do sol se emocionar,
e também com a chuva se encantar...
Que dizer das flores em sua explosão multicor,
com o verde dos campos, vá para onde o olhar for,
temos a presença de Deus,
em Seu Reino, cuidando dos filhos seus...
Seja no outono, com as folhas caindo,
ou na primavera com as flores se abrindo...
E atestando o Milagre Divino,
no verão, vem o sol a nos aquecer,
e no inverno, o frio que nos faz tremer...
Vamos na chuva alegremente caminhar,
e que importa se ela nos molhar,
pois depois o sol irá secar...
Vamos curtir a Natureza,
viver com amor sua beleza,
sempre agradecendo ao Amigão
pelo presente que ele nos deu,
comprovando que é Dele esta obra divina,
que é Dele, este Reino que a nós Ele destina...

Inserida por Marcial1Salaverry

Não quero saber qual planeta você habita
ou orbita.
Sou um ser perfeitamente adaptável ao meio...
Como um nômade, sem destino;
Um menino!
Um cão sem dono,
no abandono,
que vaga, ora aqui,
ora ali...
E quando, em qualquer tempo,
ouve um assovio que o chama,
se inflama!
Abana a cauda e, incondicionalmente,
segue o seu amo...

Inserida por SusannaAlmeida

Não consigo evitar que as lágrimas caiam na minha face
Não posso!
Doe saber que tenho um amor
E não pode estar perto
Não é justo!
Sei q tenho que ter paciência mas esta difícil
Não é bom sentir o sabor de suas próprias lágrimas
Não é bom.
O sono não vem !
A noite não passa
A doença não sara
você não esta aqui por muito tempo
Ser feliz não é pra todo mundo
Ser feliz é difícil!
Quando o que mais se quer
é estar juntos...

Yascara Samara

Inserida por yascara_samara

Amor platônico
Me parece bem irônico
Mas o que fazer
Se o objeto desejado
Não quer nem saber de você?

Amor platônico
Me parece irônico
Mas o interassado
Finge nem se quer saber
Que este é à alegria do seu viver

Amor platônico
Me parece irônico
As falcetas que a vida nos faz ver
Um ama outro que jamais irá amar você......

Amor platônico
Me parece irônico
Que sempre tudo se realiza num sonho
Envoltos como uma vontade inconsciente
Que pode vir depois como um assombro

Amor platônico
Me parece irônico
Que estes amores
só dão certo,
apenas em contos

Amor platônico
Me parece irônico
Que o clamar das almas
Sò progride nos sonhos....

Yascara samara

Inserida por yascara_samara

Ao meu lado

Não deixa meu coração saber
Que há tempos você se foi
Sem dizer que não voltava.

A ilusão da volta é meu alento...

Mas as lágrimas denunciam,
Já não há como esperar
Por quem se foi pra não voltar.

O tempo é de chorar...

Meu coração carente
Bate triste e relutante
Por você a cada instante.

Está aberto pra você voltar...

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

Melhor Amigo

Você sabe, o aperto no coração que dá, em você saber que esta passando na frente da casa do teu melhor amigo(a), e não falar? Ou pelomenos chamar pra dizer eu só passei pra dar um Oi, pra dizer "que saudade, eu queria te ver, vamos dar uma volta outro dia", você sabe o aperto que é, você tentar ser o melhor amigo que pode, você fazer de tudo pra ver aquela pessoa feliz, dizer que a ama, dizer que queria um abraço, dizer que só queria conversar, mas fica com receio de passar na frente da casa do teu amigo(a), porque por ele(a) ter começado um romance, esta pessoa, este amigo(a) meio que começa esquecer que tem uma amizade, não uma simples amizade, uma amizade que há tempo, que vocês estudavam juntos, que chegava até você pra dizer, quero um abraço, quero um conselho, eu amo você, meu melhor amigo(a), tem bala?, tem lanche?, que contava coisas, segredos um pro outro, que pedia ajuda pra fazer ciúmes a outra pessoa, que só queria conversar, que um faria de tudo pra ver o outro feliz, então e esta amizade. Mas por ter começado um romance, este amigo(a) vai esquecendo a amizade, meio que da uma pausa, parecendo que está sem tempo pra falar com o amigo(a). Mais tarde seu amigo(a) quem nem parecia mais um verdadeiro amigo(a), chega até você pra falar que terminou, que simplesmente acabou o romance, você olha pra ela fala "aham, tá bom", ela olha pra e diz " não vai falar nada?", a única coisa que viria na cabeça de falar é, você lembra do seu melhor amigo? Aquele que estava sempre perto de você, sempre tentando ser a melhor pessoa do mundo? O melhor amigo? O que você esqueceu quando começou o namoro, aquele que te dava conselhos, que sempre esperou a oportunidade de chegar nela e dizer, "eu gosto muito de você","eu, morreria por você, por você eu tomaria um tiro", mas ai você simplesmente esquece da amizade. Crescendo uma grande vontade de chegar nela e dizer, "Eu tentei ser tudo pra você, fiz oque pude. Tentei ser o melhor amigos possível, mas nunca cheguei a pensar que iria te dizer isto, eu nn sei se fui o melhor amigo que você dizia, mas você não merece a minha 'AMIZADE'"

Inserida por NathanaelAndrade

A Saudade

Talvez a saudade seja uma das dores mais fortes existentes, saber que a pessoa que estava com você até um tempo atrás, agora está longe, talvez a saudade de alguém que já se foi seja bem mais dolorida do que aquela por distância, mas ambas doem, ambas doem na mesma frequência, ambas fazem você chorar desesperadamente, por querer ver a pessoa, e não poder. Quantas vezes você já se pegou pensando em todas as coisas que fizeram juntos e soltou um sorriso, mas logo entristeceu e chorou, por saber que não poderiam fazer mais isso por um certo tempo, ou, nunca mais poderiam fazer? Quantas vezes você pensou em chamar essa pessoa pra sair, mas lembrou que ela não está mais ai? Quantas vezes vocês quis gritar o mais alto possível pra dor passar? Quantas vezes você se perguntou o porque disso tudo? Seria um teste para saber até onde aguentamos e o quanto somos fortes? Talvez seja.
Mas a única coisa que sei, é que a saudade dói, seja ela do que e de quem for, ela sempre vai doer, e o que nos resta, é aprender a conviver com ela.

Inserida por LeticiaCristine01

"CUIDADO COM AS MÁS COMPANHIAS! ..."
CRÔNICA
Quis saber o seu nome, mas, ele gosta de ser chamado de “Carioca” então,não insisti. É mineiro de coração; aportou na capital mineira em 2003, vindo da "Cidade Maravilhosa". Conheceu Ilca uma linda mulher! que lhe deu guarida, no Bairro São Gabriel, Região Nordeste da Cidade, e conviveu com ela um ano e quatro meses; apartaram os pertences e seguiram seus destinos; ela ficou por lá e ele veio para o Céu Azul; onde caiu na graça de Eliete, viveram muitos anos felizes; mas logo ficou viúvo. Estabeleceu-se como administrador do Shopping Lixão - que funciona dia e noite à céu aberto, e constitui-se de objetos dos mais variados seguimentos, ganhados dos moradores da redondeza que ainda podem ser reaproveitados; revende e doa, faz qualquer negócio - na Rua Alvarenga Campos com a Jornalista Margarida Maciel.
Nunca mais voltou ao Rio, e não tem tanta saudade de lá. Fez muitos amigos por aqui - que faz questão de chamá-los de “camaradas”. Adora Minas Gerais: se deu bem demais da conta: com o povo, o clima a culinária e o lugar... "Posso voltar a minha terra a passeio, um dia, se tiver um bom dinheiro" - disse. Tem vergonha de voltar pior do que saiu.
Ainda há uns tios e irmãos em sua cidade de origem; mas nenhuma forma de contato manteve com eles nestes anos todos vivendo distante. Não faz questão disso. O Dionatas, seu filho de dezesseis anos, mora com a mãe no Bairro Gira Sol.
Deixou seu torrão natal depois que perdera seus amados pais: Dona Maria José Nilda da Silva e Seu Walteir José Felipe; a partir de lá para cá, Carioca passou a viver uma vida sem muito apego com as coisas materiais. É bastante solidário. Sempre compartilha com as pessoas alguma coisa que ganha; até eu já ganhei uma blusa de frio do Carioca.
A rua é o seu lar, e o céu é o seu teto; atualmente mora no 'cafofo' do quase xará Cremilson, que arrumou um lugarzinho que o abriga. Já caminhando para o meio século de vida jura de pés juntos que nunca usou drogas; apesar de conviver com usuários dessas substâncias alucinógenas, vinte e quatro horas.
Mas a cachaça é sagrada para ele. "Esse produto me deixa mais calmo; é o único vício que tenho".Confessa. Mas,surtou várias vezes.

Carioca não é de brigas, “sou da paz” não se cansa de bater nessa tecla. Mas sempre aparece alguma encrenca; como não é de correr atoa e, gosta das coisas corretas, acaba se envolvendo em alguma confusão. E vai resolvendo as questões como pode, na medida que vão surgindo; mas somente quando alguém o “ataca” como gosta de dizer. A última confusão que se envolveu foi com o Baiano a pouco menos de um mês; mas nada que uma peça de 8 não resolva. Machucou bastante o companheiro de bebidas,e não deu o golpe de misericórdia porque atendeu ao pedido do Cal,um de seus camaradas mais chegados; graças a Deus todos passam bem! Não guardaram máguas ou rancores, um do outro, e já estão conversando novamente e bebendo uns goles de “1113” ou, outras bebidas que apareçam.
Carioca salvou muitas pessoas na região onde vive: de facadas de tiros,engasgos,... afogamentos. Simão,Van Damme,Ronaldo, Josias... E bichos: como Gambás, pássaros... cães. Outro dia ele passou na minha rua com um sapo na gaiola - que havia livrado das pedradas e pauladas, de pessoas sem coração, quando se alimentava de mariposas que caíam ao chão, da lâmpada de um poste.

Nosso personagem principal conta com quase dois metros de altura e a única peça de roupa que ostenta no corpo é uma bermuda. Faça sol, chuva ou frio... Não veste uma camisa por nada nesse mundo. Um de seus admiradores o Gugu, achou bonito o modo de vida do Carioca; quis imitá-lo e se deu mal (apesar dos avisos contrários àquela decisão): começou a andar sem a camisa também, para baixo e para cima, lá ia ele. Experimentou morar na rua. Isso foi em Maio de um ano qualquer,que resolvera inventar isso.Não demorou muito teve que ser hospitalizado às pressas e ficou quinze dias internado - foi diagnosticado uma pneumonia aguda. Após a alta hospitalar desistiu do intento. E voltou pro conforto familiar.

Em São Gonçalo - Marambaia – RJ; ainda adolescente, Carioca saiu com seus coleguinhas: Ronaldo e Fernando (o Gabu) e cometeu seu primeiro ilícito: roubaram o galo de Seu Manoel – um ex-colega de farda de seu pai no Exército Brasileiro.
Carioca animou com aquilo e já prestes a sair novamente para mais “um corre” – um roubo...Dessa vez sabe-se lá o quê!
José Felipe seu pai, sabendo de tudo, deixara um recado com a esposa Dona Maria, que precisava conversar seriamente com o garoto Carioca. Que ao saber, prontamente se apresentou ao pai em seu escritório que ficava num quartinho nos fundos da residência de treze cômodos da família.
O velho era de pouca prosa com os filhos - com os de fora não. E nada passava despercebidamente naquela casa; a honestidade imperava debaixo daquele teto sob seu domínio. Seu walteir não admitia em hipótese alguma, coisas erradas. Carregava consigo a disciplina militar.
Com a sabedoria de um verdadeiro patriarca,não precisou bater, não adjetivou o seu filho de ladrão( ali diante dele de cabeça baixa pensando no pior); e nem sequer rememorou o fato ocorrido.
Simplesmente disse ao menino Carioca; quando batera na porta do seu escritório e disse: - pronto papai,à suas ordens!... Sentado em sua escrivaninha deu as ordens: - sabe o Tutti, seu galo de estimação? - a ave xodó do Carioca; pegou ainda pintinho para criá-lo,e tinha uma afetividade imensa com aquele ente querido; era só estalar os dedos e o bichinho vinha correndo ao seu encontro, de onde estivesse. - Pega ele pra mim agora!... Disse o pai.
- Sim senhor! Com muita dó pegou o galo e o entregou. Seu Walteir o devolveu em seguida.
- Agora leve-o ao Seu Manoel!...
Aí a fixa do Carioca caiu naquele momento!: Ia pagar o galo que havia roubado com os amiguinhos, com juros e correções monetárias.
Ao entregar o Tutti, com o coração partido, aquele bicho que ele mais amava; ouviu da boca de Seu Manoel a frase que mais marcou a sua vida e não saiu mais da sua mente: “ Cuidado com as más companhias!...”. Somente isto e nada mais.
A lição do pai, aliada as palavras de Seu Manoel, ainda estão fresquinhas na memória do Carioca até hoje. E por causa disso ele não mais colocou suas mãos no 'patrimônio alheio'. - Mesmo com toda a necessidade que têm passado.

(30.01.18)

Inserida por NemilsonVdeMoraes

É importante saber viver com
alegria na alma... Portanto...
Vamos viver com alegria?
Não podemos deixar nossa alma triste...
Sorria para a vida, e a faça sorrir também...
Osculos e amplexos
Marcial

NÃO PODEMOS DEIXAR A ALMA TRISTE
Marcial Salaverry

Certamente não é de bom alvitre permnitir que nossa alma se entristeça, pois é muito importante sabermos viver com alegria na alma, uma vez que este é um dos atributos para que se possa atingir a felicidade. A alegria de viver é algo que sempre devemos manter, por pior que as coisas fiquem, e assim, em ocasiões de crise, seja econômica, sentimental ou de vergonha, se nos entregarmos ao desespero, tudo só tenderá a piorar. Mantendo-se uma certa dose de otimismo, de tranquilidade, e principalmente com alegria interior, as soluções serão mais fáceis de ser encontradas.
Meu grande amigo L’Inconnu anda um tanto ausente, mas agora brindou-me com uma pérola que se aplica bem ao tema, vejam:
"Não importa se a estação do ano muda, se o século vira, se o milênio é outro, se problemas surgem, se a idade aumenta, seja o que for, conserve a vontade de viver... Não se chega à parte alguma sem ela."
Efetivamente, a vontade, a alegria de viver é algo que nunca poderemos perder. Nunca deveremos nos entregar ao desespero, ao desalento, achando que tudo está perdido, mesmo que realmente esteja. Se não houver nenhuma possibilidade de se reverter uma situação, mantendo-se o sangue frio, a vontade de superação, encontraremos pelo menos uma maneira de diminuir o impacto do golpe, minimizando os efeitos nefastos que isso poderá nos acarretar, e se o problema for financeiro, ou uma crise familiar, é impensável entregar-se os pontos, algo sempre poderá ser feito para consertar a situação, ou para buscar algo que possa trazer algum entendimento, alguma solução, minimizando os efeitos do acontecido...
É necessário que se esgotem todos os recursos possíveis e imaginários. Alguma idéia acaba surgindo, algum jeito pode ser dado. Lógico que cada caso é um caso, e não podemos prever que tipo de soluções podem ser encontradas, mas estas só surgirão, se mantivermos as idéias em ordem e, pelo menos um pensamento positivo voltado para a solução do problema. É algo que sempre depende da ocasião, mas, uma coisa é certa, entregando-se ao desespero ou, como muita gente faz, à bebida "para esquecer" os problemas, é que as coisas se complicam de fato, pois ao problema ainda insolúvel, ainda teremos que curtir uma bela ressaca... Aliás, bebida nunca foi solução para crise alguma, a não ser para os fabricantes...
Se o problema for de ordem sentimental então, é que nunca poderemos esquecer de nosso querido L’Inconnu, pois sem a vontade de viver não chegaremos a parte alguma, nem conseguiremos resolver nada. Se "aquele certo alguém" que tanto queríamos a nosso lado não nos quer mais, nos abandonou, trocou-nos por outro alguém, é porque o amor não era tão forte assim, então mais vale a pena esquecê-lo e partir para outro. Isso é complicado, porque você amava demais? E que adianta ficar chorando pelos cantos e esmurrando as paredes, ou pior, "encher o carão’ num boteco qualquer, para esquecer aquele alguém que não mais te quer. Além de não conseguir a reconquista, ainda vai ter que segurar uma ressaca complicada, e uma possível futura cirrose... Problema duplicado...
O melhor será procurar minimizar os efeitos da dor, mantendo o espírito em alta, a alegria de viver e assim, poderemos mostrar ao mundo que estamos vivos, e portanto em condições de encontrar outro alguém que nos complete e que possa nos fazer feliz, e lamentar o mau gosto que "aquele alguem" teve por nos trocar...
Certamente, é nas ocasiões de crise, que poderemos justificar nossa presença no mundo. Sabendo superar as dificuldades, poderemos mostrar nosso real valor. Principalmente para nossa satisfação interior, nunca poderemos perder a alegria de viver, mantendo o peito estufado e a cabeça erguida, sem se deixar abater por pior que o golpe possa ter sido, uma vez que a vida continua, e devemos procurar bem vive-la enquanto a tivermos...
Mesmo que não consigamos a solução para a crise e ela nos vença, pelo menos conseguimos manter nosso ânimo em pé, e fizemos tudo que era possível para tentar contornar a situação, e não entregamos os pontos logo no início, ou que seja no meio.
Se você perdeu seu amor, aquela pessoa de quem você tanto gosta não lhe quer mais, não perca seu ânimo, você está vivo ainda, e pode perfeitamente encontrar outro alguém que realmente lhe queira como companhia. Não se desespere, conserve sua vontade de viver, e vá em frente, porque atrás vem gente, e doida para passar por cima se voce se deixar dominar e cair pelo caminho... "Levante, sacode a poeira, e dá a volta por cima..."
Meus sinceros desejos de que todos tenhamos mais UM LINDO DIA, jamais desanimando se ele começar cinzento e chovendo, pois o sol sempre dá um jeito de aparecer... Não deixando sua alma triste, ela o ajudará a viver...

Inserida por Marcial1Salaverry

É Tão Bom pousar sempre na leveza
na calmaria
no colo de Deus com delicadeza .

Saber que estou Viva
e com asas de borboleta
sendo amparada em tua fortaleza .

Saber que existe um Deus
que sempre me acompanha
e me liberta
de todo o mal que insiste me perseguir .

Sou Feliz ... Sou Feliz ...
Não absorvo o que não me condiz
Porque graças a Ele
A Paz de espírito sempre repousa em mim !

É vento
É alento
É sustento
É brisa
É dom
Ahh! ... É Tão Bom !....

É privilégio daqueles que tem Deus no coração
Por isso a Ele sou toda Gratidão .
É Ele quem me faz
diante do mundo impuro e iníquo sempre sorrir
e com a coragem nos pés sempre seguir .

Obrigada Senhor
Obrigada pelo teu Amor
Obrigada por sempre de Paz
minha alma Luzir !

Inserida por Paulamonteiro

A fé deve ser a bússola do Cristão,
e o coração
deve saber como viver;

A fé deve guiar o individual,
pois nunca foi
função de alguém poder julgar.

É bem verdade que há erros e falhas,
em todo tempo imperfeição se enxerga,

Mas cabe ao nosso coração, perdão e amor,
Jesus e Senhor devem ser sempre o centro!

Menos coração impuro,
mais perdão;
menos julgamento ao próximo,
mais amor;
menos mágoa e rancor,
mais felicidade e paz,
comunhão é o segredo para quem busca ter verdade.

Inserida por rogeriomacena

Deixe de ser hipócrita e pare de apontar o dedo para os defeitos dos outros, é bom saber antes que eu posso lhe apontar o espelho e te fazer lembrar dos teus.

Faz um favor? Mais respeito ao próximo! Sugiro que antes de apontar o dedo estenda sua mão, garanto que trocar a janela pelo espelho é melhor que brincar de ser juiz.

Inserida por gilmar_inacio_melo

Hoje perguntei como você se sentia
você disse "cansado".
Queria mesmo saber sobre sua alma,
mais do que sobre seu corpo.
Você não me perguntou, mas ando cansada também.
Me cansei de esperar algo que você promete,
mas sabe que nunca o fará.
Hoje vou jogar todas as suas desculpas pela janela
Não as suporto mais.
Passei a entender que você não ama o que
une,
mas sim o que separa.

Inserida por marilia_rocha

Quantos já disseram "eu era feliz e não sabia"? É triste saber que muitos só compreendem o valor de determinadas coisas depois de perdê-las. Muitos dariam tudo para voltar no tempo e mudar certos acontecimentos. Não é difícil olhar a nossa volta e observar que existem pessoas que, em muitas ocasiões estão passando por problemas bem piores do que os nossos. Não digo que o sofrimento alheio deve ser o motivo da nossa felicidade, muito pelo contrário, deve ser um ponto de reflexão, para não reclamar de “barriga cheia”. Mas, infelizmente muitos só olham o sucesso de alguns e questionam a Deus do porquê “nada” da certo para eles.
Portanto, não seja ingrato ao ponto de chegar um dia em que diga: Eu era feliz e não sabia.

Inserida por Neusaapz

Saber abandonar. Dizer adeus. Se desfazer das coisas. Relembrar pela última vez - e se arrepender de fazer isso.
Seguir em frente. Evitar saudades. Dizer não. Ser forte E dizer não. Ser forte, corajosa E dizer não. Saber dizer não.
Jogar fora o que não presta. SABER jogar fora o que não presta. Decisão. Saber tomar decisão. Ter coragem pra tomar decisão. Esquecer. Saber como esquecer. Sonhar de novo - saber como sonhar de novo. Pés no chão. Cicatrizar. Saber esperar cicatrizar.

Inserida por carolhanke

... Se eu disser que já não te amo, é mentira...
... Se eu disser que já não quero saber de ti, é mentira...
... Se eu disser que já não penso em como seria nós, é mentira...
... Se eu disser que estou com saudades, é verdade! Porque é assim que o coração está, com saudades que vão apertando a cada dia que pessa controlando os meus pensamentos e por fim o corpo e a alma e tudo o que eu vejo desde então é você!...

Inserida por BernardoTchiyocaIII

Como estou

Quão perfeitos são os dias com você,
Mas ai de mim...
Que estou sozinho
Sem saber de você.

Acompanha-lhe o meu amor,
Fica aqui a minha dor...
Penso em ti desde o instante em que se foi
Para partir outros corações.

O que eu faço agora sem você?
Junto os pedaços
Que ficou do nosso amor,
Ou morro aos pedaços como você me deixou.

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

Os porquês sempre existirão, sempre iremos querer saber porque as coisas não acontecem em nosso tempo.

Sempre justificamos as realização e chegamos a conclusão que muitos eventos e realizações em nossas vidas deveriam ter acontecido antes.

Mas se nossa amor ainda não floresceu, se seu olhar ainda não se encaixou com o meu, se o amor ainda não nasceu

Saiba que era para ser agora, quando é para acontecer, tem dia lugar e tem hora.

Inserida por TarcioFellipe

As pessoas sempre dizem: nossa como você mudou.
mas elas nunca procuram saber o motivo..
As pessoas sempre dizem pra se inturmar mas nunca pergunta se um dia você já tentou..
As pessoas sempre dizem não e desse jeito,mas nunca sentiram na pele uma rejeição de amigo..
As pessoas só sabem dizer,só sabem criticar,mas nunca perguntam como você esta..

Inserida por JessicaSamara