Textos para Boas Vindas
Celebrando a Vida: A Alegria de um Aniversário
Aniversários são marcos especiais na jornada da vida, uma oportunidade para refletir sobre o passado, celebrar o presente e se preparar para o futuro. É um dia que nos lembra do dom precioso que é a vida e das infinitas possibilidades que ela oferece. Para muitos, é também um momento de gratidão, uma chance de agradecer por mais um ano de experiências, aprendizados e memórias.
A celebração de um aniversário pode ser tão única quanto a pessoa que está sendo homenageada. Algumas pessoas preferem uma festa grande com amigos e familiares, enquanto outras escolhem uma comemoração mais íntima ou até mesmo um tempo para si mesmas. Não importa como escolhemos celebrar, o importante é reconhecer e apreciar o caminho que percorremos e as pessoas que tornaram nossa jornada valiosa.
Ao olhar para trás, podemos ver como crescemos e mudamos, como superamos desafios e como nossas experiências moldaram quem somos hoje. E ao olhar para frente, podemos sonhar com o que ainda está por vir, estabelecer novos objetivos e aspirações e continuar a escrever nossa própria história.
Então, aqui está um brinde à vida, à alegria e à esperança que cada aniversário traz. Que este novo capítulo seja repleto de amor, felicidade e sucesso.
Feliz aniversário!
"A Eterna Voz da Alegria"
Hoje o Brasil amanheceu com um silêncio diferente, um silêncio que ecoa nas avenidas, nas praças, e nos corações de milhões de brasileiros. O som inconfundível que tanto nos acompanhou ao longo de décadas não mais ressoa. Silvio Santos, o homem que com seu sorriso cativante e carisma singular, preencheu nossas tardes e noites, partiu para uma nova jornada. Ele foi mais do que um apresentador; foi um ícone, um símbolo de perseverança, generosidade e alegria.
Nascido Senor Abravanel, em 1930, no Rio de Janeiro, Silvio construiu um império com suas próprias mãos, algo que poucos podem se orgulhar de dizer. De camelô a dono de uma das maiores emissoras de TV do Brasil, sua trajetória é uma verdadeira epopeia moderna, repleta de lutas, superações e vitórias. Mas o que sempre se destacou em Silvio não foi apenas sua inteligência comercial ou sua habilidade de se reinventar. O que o tornou inesquecível foi sua capacidade de conectar-se genuinamente com as pessoas. Afinal, Silvio Santos era muito mais do que o dono do Baú da Felicidade ou o homem dos aviõezinhos de dinheiro. Ele era um contador de histórias, um mestre da comunicação que sabia como poucos falar com a “Dona de Casa” e o “Seu José” do outro lado da tela. Com ele, os lares brasileiros se encheram de risadas, sonhos e, por que não, esperança. Sua presença transcendia a tela; ele era parte da família brasileira. Seus programas, sempre cheios de espontaneidade e bom humor, eram um refúgio para muitos. Em um país tantas vezes marcado por crises e dificuldades, Silvio oferecia um alento, uma pausa bem-vinda para que todos pudessem, ao menos por algumas horas, esquecer os problemas e se permitir sorrir. E não era um sorriso qualquer, mas um sorriso que vinha do fundo do coração, aquele que só é possível quando se está na companhia de um amigo querido.
Silvio Santos não era um apresentador comum; ele era um artesão da alegria. Sabia como ninguém moldar os sentimentos do público, transformando momentos simples em experiências memoráveis. Seja com suas brincadeiras, seus bordões icônicos ou com as músicas que cantava, ele sempre soube criar uma atmosfera de leveza e diversão, fazendo com que todos se sentissem parte de algo maior. Mas, como toda grande estrela, o momento de apagar-se chegou. Silvio Santos se despede de nós, deixando um legado imensurável, não apenas na televisão, mas no coração de cada brasileiro que, em algum momento, foi tocado por sua voz, seu riso e seu olhar bondoso. Seu nome ficará para sempre gravado na história, não apenas como o maior apresentador da televisão brasileira, mas como um exemplo de perseverança, coragem e amor ao próximo.
A morte, para muitos, é vista como o fim. Mas para Silvio Santos, que dedicou sua vida a espalhar alegria, talvez seja apenas o começo de um novo espetáculo, em um palco ainda maior, onde ele continuará a fazer o que sempre fez de melhor: encantar.
Enquanto o Brasil chora sua partida, somos lembrados de que as estrelas mais brilhantes nunca se apagam de verdade. Elas continuam a brilhar nos corações daqueles que tiveram a sorte de vê-las em seu esplendor. E assim, Silvio Santos, nosso eterno “patrão”, continuará a viver, não apenas em nossas memórias, mas em cada riso que provocou, em cada sonho que inspirou, em cada vida que tocou.
Hoje, nos despedimos não apenas de um homem, mas de uma era. Mas mesmo em meio à tristeza, podemos encontrar consolo no fato de que Silvio Santos viveu uma vida plena, uma vida que será lembrada e celebrada por gerações. E enquanto o silêncio da saudade preenche os lares brasileiros, sabemos que, em algum lugar, ele ainda está sorrindo, nos agradecendo por termos sido seus fiéis companheiros nessa jornada de luz e alegria.
Descanse em paz, Silvio Santos. O show nunca mais será o mesmo sem você, mas sua luz continuará a brilhar em cada canto deste país que você tanto alegrou.
(Sábado, 17 de agosto de 2024).
Maysa, minha alma gravou teu nome,
Não com a alegria, mas com o peso dos erros,
Rabisco a história que nunca terá um final,
Cada linha um lamento, cada palavra um adeus.
E se algum dia, teus olhos cruzarem essas páginas,
Em uma livraria qualquer ou em um eBook esquecido,
Que a lembrança de mim traga um sorriso suave,
Pois não estarei mais aqui para ser teu tormento,
E no silêncio que deixo, que tua memória encontre paz.
Setembro chegou
Setembro chegou e com ele receberemos, com muita alegria, a primavera. Também despertaremos ou deixaremos fluir, com mais leveza e com mais doçura, a criança que há em nós com o dia de São Cosme e São Damião.
Considerando os fatos políticos promovidos pelos covardes oportunistas e golpistas da extrema-direita, falsos moralistas e ultraconservadores dos próprios interesses, que promovem o caos intelectual na sociedade para preservarem a própria pele e não terem que responder pelos seus crimes e ilícitos praticados a fim de se manterem no poder. Incluindo neste pacote de seres covardes, maquiavélicos, perigosos e egocêntricos os líderes religiosos que pregam o ódio, a desordem, a desarmonia, a violência, o descumprimento das leis, a destruição e que, com sangue nos olhos, alma endemoninhada e coração emanando o mal para os seus desiguais, apostam no conflito para protegerem seus patrimônios e as suas fontes de rendas desonrosas, sugiro que todos reflitam sobre ser, realmente, "coisa do diabo" os doces ofertados às crianças, bem como serem estes doces os causadores do mal aos pequenos e aos seres humanos, de todas as idades, que os consome.
Será mesmo que os doces de São Cosme e São Damião têm o poder de competir com o mal que está impregnado na essência, nas falas mentirosas, nas atitudes, nas manipulações, inclusive virtuais, e na desumanidade dessa gente?
O pior de tudo é saber que muitos de nós, que cresceram correndo atrás de saquinhos de doces, no dia 27 de setembro, que hoje proibem seus filhos de consumi-los e de curtirem esta nossa tradição, independente de religião, estão do lado dessa gente trevosa. Acreditando em tudo que elas falam e seguindo, incondicionalmente, suas orientações sem sequer considerar os absurdos e interesses nelas contidos. Muitos tornaram-se pessoas tão deprimentes quanto os seus supostos "orientadores espirituais". E a alienação é tanta que não percebem que estão mergulhados em uma incoerência que ilustra o tamanho da sua condição de manipulável.
Claro que cada religião tem as suas crenças e práticas, porém, notoriamente, muitos causam o terror nos seus fiéis como forma de mantê-los sob o cabresto intelectoemocional para não perderem o poder sobre eles, através das suas mentes aterrorizadas pelo suposto mal causado pelos doces e outros venenos inventados para servirem de ferramentas de domínio.
E os fracos, que cresceram comendo os doces de São Cosme e São Damião, e foram crianças felizes por terem tido a sorte de conseguirem ganhar seus saquinhos, privam as suas crianças de vivenciarem esta experiência. E vou além. Incutem na cabeça delas um mal que não existe e manipulam seus corações inocentes para que cresçam dotadas de conceitos equivocados e discriminatórios contribuindo para que a sociedade evolua na prática da desunião entre os distintos.
Há dias de alegria,
E dias de frustração,
Dias de harmonia,
E dias de solidão.
Há dias coloridos,
E dias sem cor,
Dias bem vividos,
E dias de dor.
Há dias de sonho,
E dias de incerteza,
Dias de riso risonho,
E dias de tristeza.
Mas são apenas dias,
Passagens do coração,
Que não definem nossas vidas,
Nem moldam a nossa canção.
Nossa história é grandiosa,
Muito mais que uma parte,
Somos vida, somos prosa,
Somos pura obra de arte!
Por Edgar Magalhães, in tentativas.
Foto/ Imagem: J. CAMOTO.
04/09/2024.
Tem muito mais alegria
e no Alqueva um bom iate
quem assiste à cantoria
com mil sopas de tomate.
I
Vê-se o tempo a manobrar
nesta louca embriaguez,
vai-se o dia, chega um mês
e o tempo custa a passar...
Com a cabeça a divagar
nesta dura antinomia,
vai-se o mês, vem mais um dia
da nossa sobrevivência,
e quem come a paciência
tem muito mais alegria.
II
A medida do telhado
faz a porta da entrada,
e em cada assoalhada
o tamanho é limitado...
O sofá é mesmo ao lado
de onde havia chocolate,
num pequeno escaparate
resta o jogo dos milhões
onde compra as ilusões
e no Alqueva um bom iate.
III
Santas casas portuguesas
solidárias nas esmolas,
dão aos pobres das gaiolas
o que sobra das riquezas...
São luxúrias, são pobrezas
desta vã egolatria,
onde tudo se esvazia
numa ordem movediça,
e tolera a injustiça
quem assiste à cantoria.
IV
Todos cantam em voz alta
o que diz A Portuguesa,
vê-los juntos é uma beleza
nessas luzes da ribalta...
Que se anime toda a malta
sem princípios de debate,
e o convívio é um biscate
desigual e pouco humano,
que se farta todo o ano
com mil sopas de tomate.
O JOVEM POETA
O poeta traz alegria,
O poeta traz a tristeza,
O poeta quando se expressa,
espanta até a fraqueza.
Quando se sinto só, se expresso
através de letras,
A cada palavra escrita, sinto uma
grande leveza.
Minha mãe sempre me disse,
meu filho não se esqueça,
Se expresse com amor, e esqueça a fraqueza.
Com um pouco de dificuldade,
Poeta se transformei,
E olha onde eu estou hoje,
rimando para vocês.
Por isso que eu te digo, siga
em frente com louvor,
Ultrapasse sua dificuldade,
e se torne um vencedor.
SETEMBRO AMARELO
Mês que merece atenção
Muitos vivendo sem alegria
Caminham vagando na vida
Precisando de proteção.
Vidas amarguradas
Num silêncio vazio
Perdendo a vontade de lutar
Feito almas penadas.
Muitos seguindo sem norte
Angústia corroendo o pensamento
Necessitando de uma palavra
Do ombro de alguém mais forte.
Estenda as mãos tente ajudar
Muitos só encontram críticas
Vivendo a própria sorte
Acham que o caminho é se suicidar.
Pessoas caladas merecem atenção
Não deixe a angústia vencer
Uma boa conversa ajuda
Amor é a solução.
Autoria Irá Rodrigues
Tantas palavras nas imagens.
sinto medo, um vazio
dentro de mim a uma pequena luz
será a alegria que virá
a escuridão hoje, me toma de inteiro
um som agudo do completo vazio
de novo e de novo
olhos vazios
sorrisos falsos
inquieta, sozinha
estou caindo, e não tenho mais medo de altura
tenho medo de cair e não saber o que vai acontecer
POETAS MORTOS
Ensandecidos: Vagueando à multidão
Eu vejo alegria, ansiedades e chorar...
E dentre o meu peito falta vida, me falta ar
Por sentir os temores da ilusão...
Insanidades, eu vejo a toda alma o coração
Por falsidades que os fazem fadigar,
E, ensandecida, navegando sobre o mar
Eu vejo a minh'alma à solidão...
Versos entoam dos meus sentimentos:
Tão Igual é nosso sonhar, nossos lamentos
Por virtudes nosso luar ser de alegria...
A sofrer sinto-me brando, sou louco?
Eu sou d'um Poeta o fogo intenso e absorto
A mentir o nosso amor: Que fantasia!
Deparei-me com o tempo
Vi em seus olhos de esplendor uma razão de alegria e de paz
Você é àquela pessoa mais irradiante deste mundo
Seu sorriso é o meu raio de sol
Eu quero ser o suficiente para te fazer feliz
Quando você chega, vê e sente a energia, a nossa força combina
Não quero ser mais nada além do suficiente
Quero ser o que você realmente precisa na vida
Meu porto seguro, ainda é tempo de conhecer sentimentos
Chega de avidez, seja minha vontade
Às vezes me pego no tempo questionando o motivo de você não ter esperança no amor e nenhum relacionamento seu frutificar
Tanta desilusão, mentiras e malgrados te passam e eu aqui nessa solidão
O mundo é a regra da natureza, mas o homem, ultimamente, está corrompido e momentâneo
Sociedade se fragmentando e as paixões passageiras surgem
Chega levando tudo, meu bem mais preciso levaram também
Eles se foram, mas deixaram você em partes e sem reação
Eu fico nos bastidores te vendo nessas condições
Não posso fazer mais nada, um abraço sequer, uma palavra de silêncio e um último suspiro sequer posso ouvir
Você se foi pela ilusão, deixou-me decifrando: qual o tamanho desse sentimento que eu tenho por ti
Talvez seja algo inútil e fullgás
Cada vez que eu te vejo é o mínimo pra esse desejo que explode e inebria aqui dentro de mim
Quando eu penso em você, eu sinto amor
A vida é justa comigo
Provavelmente, em outra vida, você foi minha conexão, a continência mais perfeita que existe
A melodia de Beethoven, as invenções de Da Vinci, a maestria de Bocelli, o brilho e a energia de tesla, a relatividade especial de Einstein e a arte de Van Gogh
A imensidão desse sentimento é infinitamente maior que deu tempo
O propósito deste amor reside na busca incessante pela construção de uma cumplicidade fundamentada em princípios do bem e correto, alicerces sólidos e virtuosos, Promovendo-se o aprimoramento humanitário e contribuindo para a nossa felicidade comum e racional.
Está chegando o Carnaval... Alegria...
Passou o carnaval... Melancolia...
Escutando esta linda página de nosso cancioneiro, veio a
inspiração para este texto...
E é quarta-feira de cinzas...
A TAL DA QUARTA FEIRA DE CINZAS(*)
Marcial Salaverry
Quarta Feira de cinzas...
Para os verdadeiros carnavalescos,
é aquele período compreendido entre a
meia noite da terça de Carnaval,
até o próximo sábado de Carnaval...
E agora, já é quarta feira,
e foi feita muita besteira...
Um lindo e gostoso carnaval pra você...
Com tal desejo, embarca-se na folia...
Curte-se o carnaval,
e por vezes acaba mal...
Como o curtir mais,
pode ser demais,
seja na folia,
seja só na alegria
de estar na sua companhia predileta,
que pode ser o seu amor,
ou então o computador...
Pra tudo acabar na quarta-feira...
Um carnaval bem curtido,
não foi nada sofrido...
bem aproveitado,
de um jeito bem largado...
E agora, José?
Vamos recomeçar a viver...
Tudo acabou na quarta-feira...
Que é de cinzas...
Cinzas do carnaval que passou...
(*)Inspirado na Marcha da Quarta Feira de Cinzas, de Vinicius de Morais e Carlos Lyra
Marcha De Quarta-Feira De Cinzas
( Vinicius de Moraes & Carlos Lyra)
Acabou nosso carnaval
Ninguém ouve cantar canções
Ninguém passa mais brincando feliz
E nos corações
Saudades e cinzas foi o que restou
Pelas ruas o que se vê
É uma gente que nem se vê
Que nem se sorri
Se beija e se abraça
E sai caminhando
Dançando e cantando cantigas de amor
E no entanto é preciso cantar
Mais que nunca é preciso cantar
É preciso cantar e alegrar a cidade
A tristeza que a gente tem
Qualquer dia vai se acabar
Todos vão sorrir
Voltou a esperança
É o povo que dança
Contente da vida, feliz a cantar
Porque são tantas coisas azuis
E há tão grandes promessas de luz
Tanto amor para amar de que a gente nem sabe
Quem me dera viver pra ver
E brincar outros carnavais
Com a beleza dos velhos carnavais
Que marchas tão lindas
E o povo cantando seu canto de paz
Seu canto de paz
Bom dia!
Que a gratidão guie seus passos hoje e encha seu coração de alegria.
A vida é um presente precioso, e cada novo dia nos oferece oportunidades únicas para crescer, aprender e espalhar amor ao nosso redor.
Agradeça pelas bênçãos que você já possui e esteja aberto para receber ainda mais.
Que seu dia seja iluminado pela luz do amor e da gratidão!
"Alegria"(?)
Alegria
Uma falsidade extrema
Dizem que tudo se resolve em alegria
Não, nada se resolve em alegria
Alegria é um sentimento
E não a paz mundial
Alegria é falsa
Já se viu alguém alegre de verdade?
Alegria é uma mentira
Alegria parece alguém legal mas não é
Alegria parece mas não é legal
Você finge alegria para não encomodar
Você finge alegria para se expressar
Você finge alegria mesmo que não esteja
Alegria é uma desgraça
Alegria é uma merda
Alegria não devia existir
Alegria é uma porra
Alegria é idiota
ALEGRIA É INÚTIL
Feito por: ★MelMel★
A sede persiste, insaciável em mim, oh Deus eterno. Somente em Ti encontro alegria sem fim. Nas voltas dos Teus braços, encontro o fim. A alegria em mim transborda, imensa. Nenhuma palavra traduz essa presença.
Em Teus abraços, como peixe na maré. Sem Tua proximidade, falta-me o porquê. Longe de Ti, meu rumo se perde. A esperança só em Teus braços verde.
Alegria é sentir-Te nos instantes, em Teus braços. Como peixe na correnteza, sem Teu calor, perco-me, sem razão, sem ardor.
Em Teus braços, descubro a calmaria. A alegria que em palavras se esvazia. Nenhum motivo, exceto Tua presença. Só em Teus braços, encontro a essência.
Querido Sr. Carlos,
Feliz aniversário!
Desejo-lhe um dia repleto de alegria e celebração, e que todos os seus sonhos se realizem neste novo ano que se inicia.
Você é mais do que um amigo, é uma pessoa incrível, sensata e admirável.
Sandra e eu somos imensamente gratos pela sua amizade e pela sua postura sempre correta e justa desde o primeiro dia que nos conhecemos.
Para nós, você não é apenas um amigo, mas sim parte da nossa família.
Agradecemos a você por tudo que é e por tudo que representa em nossas vidas, e também agradecemos a Deus por nos ter abençoado com a sua presença e a da sua família.
*Hoje é o seu dia, mas é você quem nos presenteia todos os dias com o exemplo de uma pessoa completamente do bem, pura de caráter e de coração.*
Sua amizade é um tesouro para nós, e estamos gratos por tê-lo em nossas vidas.
Que este novo ano seja repleto de bênçãos, sucesso e momentos felizes.
*Você merece tudo de melhor que a vida tem a oferecer.*
Com todo o carinho,
Manoel e Sandra.
Vem, agrado, vem!
Que siga essa alegria com devoção
Trazendo a sua poética com ternura
Vem diversão, leve a cruel amargura
Me dê sentido, com sede de emoção
Possa o prazer ter uma maior paixão
Purificando aquela sensação escura
Que tudo isso, à alma, renda infusão
Culminando em sonho, doce candura
Quero toque, olhar, mais que só estar
Que a flecha no coração seja sentida
Atinja mais, e então, poder mais amar
Permuta o alivio com a ilusão perdida
Põe na minha poesia versos a cantar
Vem, agrado, dá-me valia nessa vida!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
02, março, 2024, 15’07” – Araguari, MG
Pocoyo
No mundo do Pocoyo, autismo é cor e alegria,
Um jeito único de ver o dia a dia.
Com amor e aceitação, ele nos ensina
Que ser diferente é uma bela sina.
Com suas descobertas e muita curiosidade,
Pocoyo mostra que a diversidade
É o que nos torna especiais de verdade,
Cada um com sua singularidade.
Autismo no mundo do Pocoyo é luz,
É brilho, é amor que traduz
A beleza de ser quem se é,
Sem medo, sem vergonha, apenas fé.
POESIA E SENTIMENTO
No ocaso dum dia, poesia e sentimento
Cheio de sensação e de alegria, estava
Acariciando a alma que então sonhava
Com emocional poética no pensamento
Encanto e ternura, fazendo o momento
Assim, do mais intenso ardor, banhava
Quando amor no horizonte desenhava
A face que na saudade era juramento
Ah! tolo sentimento, bate tão mais lento
E o coração, no seu lamento, é moldado
Soa nostálgico, violento, na sofreguidão
Clama, chora, suspira, tem pouco alento
Cinzenta paixão, em torpor fica o coitado
E o sentimento e a poesia, ao vento vão.
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
06 março, 2024, 15’40” – Araguari, MG
PARADOXO
Minha poesia é abatida e intensa
Sempre a trovar o choro e alegria
Vazia, mas também há presença
Uma redação tão cheia de magia
Tu quem és? Nesta tal sentença?
Chegada, partida, amor ou arrelia
Versos de aceitação e despensa
Quanta contradição, triste ironia
Clara, obscura, não sabe decidir
Qual tom de mistério a versejar
Se poética da dor ou do prazer
Ah! poesia inquieta... sabe sentir
Fartamente. E se põe a devanear
No paradoxo que é o nosso viver!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
07 março, 2024, 07’00” – Araguari, MG
- Relacionados
- 61 mensagens de boas-vindas que demonstram carinho pela chegada
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- Mensagens de boas-vindas ao trabalho para fortalecer e unir o time
- Idas e Vindas
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
