Textos eu Preciso
Também guardei as minhas recordações em um saco de estopa com embira amarrado ...
Mas eu não guardei matéria , lá só tem coisas da alma ...
O calor dos abraços que ganhei
A maciez das mãos de minha mãe
A força do braço de meu pai
O gosto da minha lancheira da escola
O som do choro do nascimento de cada filho meu
O latido de meus cachorros
Guardei o cansaço do dia de trabalho terminado
O frescor de cada banho e o descansar de cada sono de reparo preparando o corpo para outro dia de luta
No saco de estopa guardei os sonhos que não realizei mas não guardei com tristeza , eles estão juntos com minhas esperanças e com um punhado de resiliência que não poderia esquecer.
Lá , lá tem um monte de sabores que se misturaram com cheiros e não há especialista que os separe , é gosto e cheiro de cuscuz , de rapadura , de mungunzá , de charque , de sopa e de café , de doce quebra queixo , de espécie e de buchada , cheiro e gosto de cocada , de coalhada , é tanto cheiro e tanto gosto
Lá eu não guardei desgosto , guardei a fé em meu Cristo e as lições que meus pastores me ensinaram , mas também guardei as pregações de padre Léo, uns conselhos de Divaldo Franco e o hino 432 da harpa Cristã
Guardei chegadas e partidas , até tentei tirar de lá as saudades mas não sei como explicar , pois toda vez que afrouxo a embira e abro o saco de estopa são as saudades que primeiro aparecem .
Guardei o sim de minha esposa e todas as nossas acheganças com sons , cheiros e temperos que de ruim só produziu falta aos outros o que sobra em nós
Guardei a felicidade em forma de Gabriel , meu Neto .
Guardei tudo que podia , mas não quis guardar matéria porque o saco eu carrego e ele tem que ser leve, porque hoje eu levo ele , mas amanhã , quando chegar a hora da despedida , eu quero que ele me leve
Leve...
PR JARDEL CAVALCANTE
A inauguração de um quebra molas em Pedras de Fogo.
7:30 , lá vai eu na pão sublime comprar as interas do café da manhã. Pão , manteiga , bolachão de côco , tareco e bolacha de 7 capas . Voltando pra casa percebi um certo alvoroço de gente na cidade , vi um ajuntado de mulheres na porta do salão de Odilma Barbalho , era véia enrrugada , moça e menina na espera pra se mimosar !!!!
Na produtora do maestro Alcebíades Pimentel já se ouvia a gravação de um CD que anunciava o evento responsável por aquele alvoroço. O CD tinha música própria , criada especialmente pra o acontecimento , com notas cuidadosamente escolhidas pelo maestro e dado vida na voz de Claudiane Pimentel Sousa. Enquanto isso , Aurilene Silva faturava vendendo kits da Natura , Avon, Boticário e toda marca que vc possa imaginar , vendendo a vista , no cartão de crédito e na boa e velha carderneta de fiado que abrigava o nome do freguês mais fiel e pagador . O carro de som com um locutor com voz de vento encanado anunciava rua acima e rua abaixo o evento tão importante , era a inauguração de um quebra molas . Wilson Coelho Do Nascimento , vereador da situação , ensaiava seu discurso na frente do espelho e avaliado por Clarice Pimentel Pimentel que cuidadosamente alertava para os erros de concordância , redundância e todas as outras possíveis ancias qualquer . Pastores de 5 igrejas organizavam os templos para os cultos de ação e graças encomendado pelo prefeito, que como QQ político que se preza , já havia encomendado uma missa e contratado dona Rita benzedeira pra benzer o quebra molas a golpes de peão roxo , folha de marmeleiro e raiz de Oiticica . As esposas dos secretários provando seus vestidos longos , reluzentes e mais caros que todo o orçamento do quebra molas e costurados por Dona Nice. Um entrançado de fios com luzes para iluminar o pátio trazia o banguelado dos espaços não preenchidos por falta das lâmpadas e um embadeirado nas cores do partido completavam o cenário da inauguração . Três bêbados já preparavam os bicos e " figos " na esperança de ganhar um burrinho de 51 e " quem sabe até " um umbú de tira gosto. Seu Antônio cacundeiro já preparava a cacunda para carregar DR Dedé Romão com todos os cuidados necessários para o transporte de uma autoridade do naipe de um prefeito de dois mandatos. Já na boquinha da tarde os ônibus da Marinho Tur acunham em direção a Una e todos os sítios para arrebanhar gente pra o evento e a viatura com um sargento e mais dois soldados ,vindos de Alhandra , faziam a segurança evitando qualquer furdunço de gente cavilosa. Por fim , começa o evento que vai se estender até a 3:30 da manhã , regado com os " muito bem Doutor , que ecoa da boca dos babões e no ritmo das músicas que embalam a dança do satisfeito com pouco .
PR Jardel Cavalcante
Eu posso ver o futuro.
Não é bom.
Eu sei que posso evitá-lo.
Mas algo aqui dentro não deixa.
Minhas forças estão sendo drenadas.
Eu acho que sei a razão.
Talvez não queira aceitá-la?
Agora entendo o significado de paz.
“Muita paz, amor e saúde”
Quanto clichê em uma só frase.
Mas o tempo passa.
Cada vez mais eu entendo.
É o que eu mais quero.
Agora.
Minha alma está com pressa.
Mas sigo...?
Perdi as contas das vezes que eu acolhi a dor dos outros mas não a minha.
De todas as vezes que alegrei as pessoas mas não a mim.
De todas as vezes que eu acalmei o coração dos outros mas não o meu.
De todas as vezes que eu vi alguém chorando e fui até ela dizer que á amava mas não fiz isso comigo mesma.
De todas as vezes que eu admirei a beleza dos outros e a minha não.
De todas as vezes que eu amei o mundo mas odiei minha alma, minha mente e o meu coração.
Ajude as outras pessoas mas em primeiro lugar ajude a você, se você não brilhar não conseguirá fazer os outros brilharem. Seja luz e faça luz.
Minha insegurança me tranca
Ela me guarda e faz eu não ver o mundo afora
Fico sempre aguardando minha coragem
E sempre aparecem barreiras que fazer minha coragem sumir
Ó insegurança, por quê trazes tanta dificuldade?
Por quê fazes tanta maldade?
São perguntas que fazia enquanto chorava e me contorcia por não conseguir fazer minhas coisas por conta da insegurança.
Eu conheci um passarinho
Que cantava lindamente
Nos apaixonamos e namoramos
Sua voz veio morar em minha mente
Sua moradia não foi pra sempre
Mas foi inesquecível
Guardei as melhores partes aqui comigo
Pois te esquecer é impossível
Você teve que voar
E foi viver um outro amor
Seja feliz passarinho
Que no frio ele seja o teu calor
O passarinho vai ser feliz
E vai cantar pro mundo inteiro ouvir
Um canto lindo e doce
Uma voz que eu já pudi sentir
A cor da natureza
Eu poderia me perder em meio a tanta beleza natural. Árvores de todos os tipos e tamanhos me cercavam, o céu no tom mais límpido de azul. Lindas montanhas que tocavam os céus, com nuvens presas aseus encalços.
O veículo em movimento e a sensação era que as montanhas estavam indo junto comigo, eu tão pequena e simples e elas em todo seu tamanho e esplendor. Quem me dera estar perto do céu e poder tocar as nuvens.
Árvores pequenas e grandes, troncos grossos e finos, folhas verdes e coloridas, vida e vida. Tudo ao meu redor exala vida, estampadonas mais belas cores do mundo, a cor da natureza.
Me pergunto se as nuvens são feitas de algodão doce, cobertas de pelúcia, pois sua aparência é a mais doce e macia.
Cazinhas simples, cercados de madeira, declives e inclinações, verde e marrom. Paz, tranquilidade e passarinhos cantando livres nos topos das árvores.
Os rios correndo sem rumo, azul e verde, refletindo o mundo. Águas transparentes e turvas, nunca serão as mesmas num movimento constante, indo além, para uma terra distante.
Mesmo que não seja percebida por todos, nos olhos dos seus amantes será a mais bela. Com cores vivas, com tanta beleza, é assim. A Cor da Natureza.
Se eu pudesse ter de volta às coisas que já perdi
As falas nunca faladas
Cheganças nunca chegadas
A vida que não vivi
Esqueceria os entojos
As caretas, as mugangas
As ciumeiras, minhas zangas
Fogo que o fogo apagou
Paz que a raiva enraivou
Jogava tudo no bojo
Dava descarga de nojo
E vivia o que não vivi
Teria um olho pidão
Gastando córnea a pedir
Um olfato cheirador
Um beiço mais beiçador
Uns dedos mais dedilhantes
E um retrato na instante
Emoldurado em um coração
Da vida que não vivi
Eu escrevo para Voce
E Voce ainda não que em és
Mas és o que me inspira
És o que me da força toda manhã
Es o que me irrita em uma tarde qualquer
Por um motivo que nunca sei
Es o que me desgoverna
O que me torna tão são em meio a esta loucura
E as vezes ate me tira um pouco de vida
Mas sempre me devolve mais um pouco mais de alma
Meu universo gira um pouco ao contrario
Para tudo que achamos que é certo
Eu sempre acho que parece um pouco errado
Minha anarquia espiritual
Não consegue entender a distancia
Nem o conjunto destas palavras
É um tormento saber
Onde Voce esta e onde Eu estou
Mas a vida segue
E a respiração pulsa
O coração vai em frente
E o sentimento continua…
Sabe, eu parei de pensar em algumas coisas. Deixei muita coisa de lado, coisas que descobri com o tempo, que não tem a menor relevância. Coisas que não fazem tanta diferença no que somos, naquilo que vivemos. Se acontecer algum dia, acontecerão e pronto, mas se não, ninguém vai morrer por causa disso. Eu deixei algumas coisas de lado pra poder viver bem o que posso viver. Deixei as incertezas, a angústia, a excitação, toda aquele roer de unhas por coisas ainda não vividas, pra poder viver melhor aquilo que se pode viver. Olha, não é uma questão de abortar sonhos, de deixar de acreditar, de não ir a luta, de não buscar, correr atrás, nem de um dia entregar flores com as mãos, é apenas um questão de abortar a ansiedade pra poder ser feliz como é, como tem de ser. Se tiver de ser, vai ser, se não, tá tudo bem.
Ricardo F.
PROIBIDO E FASCINANTE
Você é musa da minha inspiração
A poesia é uma viagem gostosa
Que eu gosto de ter nela me realizo
Quando sinto adentrar no íntimo
E inevitável controlar as reações
Os desejos ficam desenfreados
Quem nunca se pegou imaginando
Algo totalmente proibido e fascinante
E não deixou a adrenalina consumir a alma
Para se libertar de todas as amarras
Um forma de se vê livre das frustrações
Ter o gostinho a sensação de calor
Sentir na pele o arrepio do toque
E se entregar a magia de ser amada.
Pensando em Ti
Pensando em ti...
Talvez eu adormeça no mar
Com o reflexo nas águas claras
Do teu mais aconchegante olhar.
Pensando em ti...
Talvez as minhas ideias
Reflitam na tua imagem
E como miragem
Tu chegas enfim pra mim.
Pensando em ti...
Não sobra um segundo
Pra pensar em algo
Ou em outro alguém.
Porque não tem maravilha
Que cobre os contornos
Que o teu corpo me faz tão bem.
Pensando em ti...
E não puder realizar
O que eu penso sobre ti,
Então que durma!
Que chegue ao além.
E eu em ti
Eternamente pensarei.
Minha Vida
Eu amo a vida
Porque dela faço parte
Não sou terço nem metade
Sou apenas a arte.
Eu amo a vida
Porque imagino ilusões
Faço trovões
E canto com a minha voz seca.
Eu amo a vida
Porque nela não vir por acaso
Eu sou um fato
E dela hei de fazer tantos atos.
Eu sou a vida
Porque ela está em mim
E eu nela estou.
Domingo anoitecendo, chuva forte caindo no telhado... e eu, trancado no quarto debaixo do edredom lamentando por um amor falido.
Não compreendo como chegamos nessa situação, e muito menos como a paixão apagou.
Será que a culpa foi minha, ou então, o destino quis assim? ( o mesmo destino que outrora tinha nos unido). Ainda sinto seu perfume no travesseiro, ouço sua voz no banheiro.... e agora,tudo não passa de uma ilusão...uma história que estou tentando apagar no meu livro chamado 'coração'. Quero fingir que nunca nos cruzamos, que jamais trocamos olhares e muito menos que nos amamos.
Ainda está dolorido,dói... e como dói, lágrima rola em meu rosto, mas brevemente voltarei ser feliz em rumo do novo amor.
E nossa história será somente um passado, um passado que teve momentos incríveis e felizes, mais que infelizmente chegou ao FIM.
Escrito por: @marcosspoeta
Quatro estações .
E eu que te vi pé de manga
sem nunca te apedrejar
eu desejei tua sombra
Pra nela me sombrear
Mas eras mangueira orgulhosa
Tua sombra me negava
Tu metida a manga espada
E eu te quis manga rosa
Te aprimaverastes de flores
Pra eu não te manguezá
E eu me veraniei
Pra meu calor te esquentar
Depois me outonizei
Tuas fores desnudei
E serei chuva de beijos
Te molharei de desejos
E serei teu invernar.
Jardel Cavalcante.
Expulsar do corpo, enquanto vivo; a própria ALMA!... será possível?!
Eu acredito que sim!... posto tal; a todos dedico este soneto:
Alma perder, neste morrer...
Que pena tantos de nós, destruírem;
esta VIDA pelo PAI, oferecida;
por com coisas supérfluas se iludirem;
em vez de estimarem, ESSA QUERIDA!
Que pena, nossa raça tanto andar;
da MESMA e dos irmãos tão desligada;
e por tal, a tanta ALMA maltratar;
por não ter sido em tal, considerada!
Certamente houve em ti, um apetecer;
dizeres que não tinha coração;
a quem viste, a tão maltratar alguém!...
Por veres que o tão mau, dele fazer;
por tão mau ser, em ti deu sensação;
que a ALMA nele, já não podia estar.
Com profunda mágoa, por todos os que neste tão breve morrer, perderam suas ALMAS; dedico este lamentar, advertindo, que todos estamos sujeit@s a também perdermos as nossas!
VENTOS DO FUTURO
Hoje eu vou superar os
meus obstáculos. Descartar pra trás a negatividade de ontem, não vou deixar que a essa dor apoderada do meu corpo, nos recônditos mais obscuros e sensiveis da minha alma, é necessário tirar forças de onde já não tem, bola pra frente, ninguém tem vida boa não, amanhã que desponta lá fora, é um novo dia, são ventos, ventos da vida, assoprando o futuro. Irineu
Está certo estar errado?
É errado fazer o certo?
Eu não sei...
De caneta na mão
Eu contei
Recontei
Contei novamente
As palvras não batiam
Em suma
Em quantidade
Em coerencia
Mas, só pra garantir
Contarei uma vez mais
E quer saber?
Fo**-se
"Tá" na moda sonhar
com o que não vivemos
Com o que poderíamos ser
" To nem aí meu anjo ;) "
Final feliz é uma oração
De 2 palavras
De 10 letras
Uma infinidade de sentidos
Sem erros, sem acertos.
Querido melhor amigo
Eu errei. Errei em ter errado com vc ,errei em ter lhe feito pensar que talvez existisse pessoas melhores pelo mundo e que eu as merecia mais que qualquer coisa ,eu errei em ter procurado outros defeitos outras qualidades,em ter esquecido de quem sempre esteve do meu lado ,errei enquanto tentava achar alguém mais bonito ou mais interessante,em achar que a "inteligência" nem sempre tem de ser atrativa ,errei quando procurei outra boca e outros olhos , outro sorriso,e outras palavras ,errei em não ter te notado ,notado a sua presença e o quão grande é o esforço que ela possui ao ponto de passar por cima de todos os meus erros e defeitos para permanecer aqui de uma forma totalmente inacreditável.
Eu errei,errei muito pq eu nunca achei que você seria alguém por quem eu iria me apaixonar,eu nunca nem imaginei que talvez nós dois fôssemos mais do que apenas um erro do destino que ironicamente nos tornou amigos ,eu nunca imaginei que você seria mais do que a pessoa que até ontem eu achava que era. Eu nunca lhe dei tanta importância, pq os momentos que dividimos juntos foram marcados e levados adiante pela nossa amizade e somente por ela ,foram levados pelas profundidades da nossa lealdade e pela crença que ela causava , nós éramos apenas duas pessoas que se ajudavam embora soubessem que nem sempre os conselhos dados foram praticados pela mesma pessoa, éramos dois idiotas tentando encontrar uma saída ou uma solução para os problemas que por incrível que pareça nós mesmo tratavámos como insolucionável mas que por afeto motivavamos um ao outro a seguir em frente pq nos ver desistindo de algo tão significante era doloroso dms para ser assistido... Por várias vezes as lágrimas foram motivações para piadas e das piadas foram se as lágrimas ,que nos faziam nos sentir tão imaturo quando eram relembradas em algum momento contente... Nós praticamos tanto o ato de sermos amigos independente do sentimento que você dizia sentir por mim ,que por mais sarcástico que isso possa parecer nos tornamos sem ao menos notar. E aí você se transformou no meu melhor amigo,aquele que me segurava quando a vida ameaçava me derrubar,que me ajudava quando as Circunstâncias insistiam em me fazer desistir de tudo,nclusive de você.
Você foi pra mim o sol nos dias tristonhos e chuvosos...Foi a lareira quente nos dias terríveis de inverno.Foi um tremendo palhaço nos dias ruins. Foi aquela cochilada nas tardes de domingo e aquela livro incrível com os protagonistas mais clichês que eu já tinha visto. Foi o chá quente nos momentos aflitos. Os lenços que absorvem minhas lágrimas nas horas decisivas. A motivação na indecisão e o encorajamento na insegurança. Foi meu auto estima e os meus sorrisos mais constrangedores. Você foi as coisas boas e tudo oq vinha junto com elas. Você foi muito mais que um amigo ,mas eu demorei DMS pra entender isso...
Eu não qro atrapalhar você e ela ,tudo bem nós nos conhecemos antes mas eu também já ousei a escolher algo diferenciado sem me importar com oq você achava. Eu não qro que pense que nossa amizade interfere na suas relações ou que suas relações irão interferir na nossa amizade. Eu qro a sua felicidade embora ela possa custar a minha ,eu qro que você tenha algo bom com oq se lembrar e que se sinta bem lembrando dela ,eu qro que ela faça mais do que eu já fiz por vc,oq nós sabemos que não é tão difícil. Eu qro que ela sinta que você está ali e se sinta confortável assim como eu me sentia com a incrível segurança que você transmitia,eu qro que vocês vivam tudo oq podíamos ter vivido... Pq no final de tudo as coisas aconteceram dessa forma pq tinham de ter acontecido ,e contrariar o destino não é tão esperto nem tão estratégico da minha parte... Nossa amizade foi muito mais do que eu pensava,mas talvez esteja na hora de encara- lá com outros olhos ao olha-la com outras superfícies. Eu lhe desejo todo o fruto da felicidade,pq por várias vezes você a tentou conquista-la e nem passa pela sua cabeça o quão doloroso foi vê-lo falhar por mais uma vez. Eu qro que você esqueça o nosso passado e siga em frente ,sem indecisões e sem deixar que as circunstâncias lhe traga dúvidas que o farão se confundir com oq realmente quer. Pq eu, mais do que ngm sei o quão ruim é ter que lidar com a solidão que é fruto da consequência de ter confundido o destino certeiro com aquilo que eu julgava ser melhor pra mim...
Aos poucos
No caminho eu me perdi,
cai no espinho e não senti.
Agora o veneno circula por meu corpo,
enquanto eu busco por socorro.
Eu grito, mas da minha boca os sons não saem,
e mais rápido minhas lágrimas caem.
O veneno está tomando conta, tempo faz,
e já não me reconheço mais.
Como isso aconteceu?
do nada tudo escureceu...
A decepção bateu na porta
e ignora-la já não importa.
Aos poucos tudo começa a doer,
e já não tenho mais pra onde correr...
Talvez devesse me esconder,
e apenas tentar sobreviver...
11/04/19
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp