Textos Emocionantes
Coisas da emoção
Que não tem explicação
Mas desalinha sua tela sobre a minha
Aquela que sonhou sonhos de amor
Coisas do desejo
Decerto o beijo
Nesse lábio memorial
Era só um encanto
Desvario carnal
Cosias de pele
De quem rompendo impele
O sabor suave do peito
De quem sem jeito
Saudades ainda tem...
Coisas do corpo
Que sem querer, perpetua.
A perfeita paixão
Que une para sempre
Alma e coração..
“” Meta é juízo no lugar da emoção
É loucura recheada de razão
Redefinição caótica
Oficina de idéias
É solução mágica
Magnífico acordo
Ante fina casta jovial
Predisposto nupcial
Marca passos e não conta a ida
Mas se perde na lida
Absurda de ser quem é
Em noite enluarada.
Meta é atino
Do desatino
É sonho
De menino grande...””
"" A palavra
emociona
consola
consome
dá trabalho
a palavra
sustenta
arrebenta
desmente
faz contente
aprisiona
liberta
a palavra está a fim
de quem ?
de mim
palavra tem prima
na força da rima
tio e casinha
radical
se define bem ou mal
está em todos os lugares
nos altares
no enredos
nos meios
na desonra
porem
melhor se for palavra de honra...""
"" Diga sim a suas emoções mais belas e a vida fluirá num modo tranqüilo. Sua beleza lhe será suficiente, seu ganho comprará suas necessidades e deixará margem para alguns sonhos...Uma coisa de cada vez. Sua vida como presente deve ser aceita como ela é e muda-la pode ser apenas obrigação diante de sua vontade...Vá a luta com determinação e vença...
Hoje é dia de ser feliz...
Mergulhe nessa ideia..."".
" Se por acaso eu esquecer
o tempo há de me lembrar
das páginas viradas e lidas com emoção
das lições que ficaram para contar
se por acaso eu não aceitar
serei um analfabeto, inculto a me rebelar
dos possíveis aromas conquistados
da casa cheia, do perfume do meu lar
se ainda assim eu subjugar minhas conquistas
faze-me humilde oh! Deus
e livra-me da dor
que de sofrer eu só quero esquecer
brinda-me com um domingo de sol
quero levar as crianças para passear
comprar pipoca e brincar no parque
mostrar a elas o real sentido que é amar....
FILHO DA PAIXÃO
Ei, vou sorrir, respirar, transpirar, degustar, saborear, emocionar me, sou nascido e vivido, cantarei canções para o meu coração falando de amor; amor como daquela mulher que abraça me beija me empolgada, não vou dizer a cor da pele dela nem pouco o seu nome porque o amor não tem definição, ele é o adulto da paixão.
AS MALAS...
Coloquei todas as mágoas, dissabores e emoções de uma história vivida contigo dentro das malas… Enquanto isso espero que o tempo as busque e acople em tua consciência essa história inacabada…
Que floresceu luz e se fez vida, mas que por ti foi renegada…
Onde está essa luz?
Pergunte ao teu coração, que dirá que essa luz pra ti agora é uma casa vazia e fechada!
Razão e cárcere
Se fosse definir o absurdo
não seria com o mito de sísifo
a peste emocional de REICH,
me é mais apropriada ao cárcere humano
A razão aprisiona quando devia ser asas
para a liberdade.
Carregamos na cabeça uma imensa pedra
de angustia, sob a mão cruel da gravidade
e dentro da caverna platônica
longe do sol da justiça
ainda sonhamos com a eternidade.
SOBRE A BELEZA, NA ARTE DE CRIAR E DE VIVER
"É quase impossível conciliar razão e emoção, especialmente para um artista. Isto acontece pelo fato de que o poeta quer se apoderar de tudo o que é belo, e quando não o encontra o inventa, com sua arte, o mesmo ocorre nas suas relações com as pessoas...
Ainda sobre a beleza e sua razão de existir. Ela existe porque a notamos, contudo toda beleza se desvanece quando a tocamos, com mãos imperfeitas e cruéis...
Para que o encanto persista e nos conceda vida e certa medida de paz, deixemo-a em seu trono, inexoravelmente distante dos nossos íntimos afetos e contatos carnais e profanos, não a toquemos, para que sua majestade nos conduza ao mundo perfeito da ilusão do possuir..."
CORRIGIR A ROTA REQUER SABEDORIA EMOCIONAL
Corrigir a rota exige força moral, coragem, poder de decisão e humildade para admitir que saímos do roteiro traçado. Se saímos da rota por descuido ou por fraqueza pouco importa, quem tem bom senso aceita orientação e, sobretudo correção de caráter. O Fato é que nos seres humanos, mesmo nos mais bem-intencionados, essa questão de humildade é quase um mito.
Todos querem atinge a plenitude da humildade, contudo se confunde muito humildade mental com pobreza de espírito. Sempre quando precisamos dar conselhos, sempre pensando no bem-estar de outros, quase sempre quebramos a cara, ou sentimos uma decepção desmedida, pois quem antes parecia humildade, especialmente quando desejava nos mostrar alguma coisa em nosso caráter, que segunda ela necessitava de ajuste, agia com maestria e perfeição moral, era meiga, bondosa e altruísta, mas quando papel se inverte, lamentavelmente tudo se complica, quem antes dava conselhos com ares de grandeza de espírito, agora se revela descompensado e sem nenhuma percepção humana do que significa humildade mental de um discípulo interessado em aprender, em descobrir os mistérios da vida. Todavia, o papel de mestre é de fato o que mais almejamos, ser ensinado parece desonra para muitos.
Diz um provérbio que quem tenta ensinar o tolo corre risco de morte, isso é um fato comprovado por todos aqueles, que por boa intenção pensou algum dia que poderia ser conselheiro no lugar de aluno no jardim de infância que a nossa existência.
Muito teremos ainda pra falar sobre esse tema, mas tudo está implícito no que foi dito, é o orgulho a nossa imensa Pedra no Caminho, nosso Calcanhar de Aquiles. Nosso ponto fraco reside justamente no fato de ignorarmos uma verdade fundamental: os que sabem se conduzir entre rochedos e espinhos, antes tiveram que naufragar ou se ferir para aprender desviar dos perigos desta vida. Isso é uma verdade que nenhum argumento externo nos convence do contrário.
É aí que entra a nossa maturidade emocional herdada ou adquirida com as nossas vivências. Ou a temos ou não a temos, quem a possui aprende com os erros dos outros, aceita conselhos e corrige o curso. Quem não a tem avança sobre seus próprios rochedos e espinhos até se convencer da verdade suprema: “Quem é sábio escuta conselhos, o tolo segue em frente e colhe as consequências das suas escolhas egoístas.”
Através das obras de arte, podemos viajar no tempo e espaço, experimentar emoções e sensações que transcendem o momento presente. A arte é capaz de capturar a essência da vida humana, retratar a beleza e a dor da existência, expressar ideias complexas e transmitir valores e significados que ressoam por gerações.
Na poesia, encontramos palavras que cantam a alma e emocionam nossos corações. Na música, ouvimos sons que nos transportam para outras dimensões. Na pintura, contemplamos cores e formas que despertam nossa imaginação e nos fazem refletir sobre o mundo ao nosso redor. No teatro, vivenciamos histórias que nos ensinam sobre a condição humana e nos conectam com os outros.
A arte é uma janela para a eternidade, um meio de transcender a limitação do tempo e espaço. Quando criamos ou apreciamos uma obra de arte, estamos participando de algo maior do que nós mesmos, algo que perdurará além de nossa própria existência. Através da arte, podemos alcançar a imortalidade e nos conectar com a humanidade através dos tempos e culturas
Evan do Carmo
Nos versos, ecoam vozes consagradas,
Dos poetas que enaltecem a emoção,
Em cada estrofe, a magia das palavras,
Cantando o amor, a dor, a inspiração.
Shakespeare, grande teatro e verso,
Com sua pena brilhante e sagaz,
Em sonetos eternizou o universo,
De Romeu e Julieta, amor audaz.
Camões, com sua epopeia grandiosa,
Deu voz às glórias e aos feitos heroicos,
Em Lusíadas, a história gloriosa
E Dante, nas profundezas do inferno,
Navegou em versos de divina rima,
Mostrando a jornada do ser eterno.
Nas letras de Pessoa, múltiplas vozes,
Revelam sentimentos tão diversos,
Álvaro de Campos, heterônimo feroz,
E Alberto Caeiro, pastor singelo e terso.
E não poderia faltar Vinicius,
Com seu lirismo e paixão desmedida,
Poeta das noites, do amor e da luz.
Assim, se entrelaçam esses mestres da arte,
Cantando a vida em versos imortais,
Seus nomes ecoam, deixam sua marca,
Em nossa alma, eternizados sinais.
Que seus poemas, como farol a guiar,
Inspirem novos versos a serem escritos,
Que a poesia, sempre a nos encantar,
Reflita os anseios, os sonhos mais bonitos.
Lembrar que nossa saúde mental e emocional é valiosa e merece ser preservada é fundamental. Manter uma distância segura e saudável das pessoas que nos fazem mal é um ato de amor próprio e de autocuidado. Ao nos afastarmos de energias negativas, abrimos espaço para que novas pessoas e experiências positivas entrem em nossa vida, promovendo um ambiente mais saudável e equilibrado...
- Edna Andrade
Às vezes, em meio ao turbilhão de pensamentos e emoções, encontramos refúgio no silêncio. É nele que aprendemos algumas das mais valiosas lições da vida. No silêncio, percebemos que não precisamos ter todas as respostas instantaneamente. Compreendemos que nem sempre é necessário uma ação imediata para cada situação. É no silêncio que descobrimos que só o tempo tem o poder de nos mostrar qual o melhor caminho a seguir.
O silêncio nos lembra que não temos o controle absoluto sobre tudo. Há momentos em que precisamos aceitar e confiar no fluxo natural da vida. É nesse fluxo que encontramos a verdadeira paz, a qual não pode ser roubada por insistências inúteis. O silêncio nos ensina que a renúncia, muitas vezes, é um ato de coragem e sabedoria.
É no silêncio que encontramos a chave para a nossa paz. É lá que descobrimos que nem toda ação merece uma reação imediata. É no silêncio que percebemos que a insistência exagerada nos afasta de nossa tranquilidade. E é no silêncio que entendemos que somente o tempo tem o poder de nos dizer o que fazer. Nesse lugar sagrado de reflexão silenciosa, encontramos a serenidade necessária para guiar nossos passos com sabedoria e discernimento.
- Edna Andrade
A carência é um estado emocional bastante delicado, que nos leva a buscar de forma desenfreada por afeto e amor. Quando estamos carentes, é comum que nossa mente tente preencher esse vazio emocional inventando sentimentos e situações que não existem.
Projetamos nossas expectativas em pessoas que, muitas vezes, não estão dispostas ou não têm a capacidade de nos oferecer o amor que tanto desejamos. Essa carência nos faz ver sinais e interpretações romantizadas nos mínimos gestos e palavras alheias. Uma mensagem enviada, mesmo que simples, se torna motivo de grande importância e demonstração de interesse, quando na verdade pode ser apenas uma gentileza comum.
Infelizmente, essa tendência de enxergar amor onde não existe pode ser muito prejudicial. Nos iludimos com a ideia de que somos amados e valorizados, quando, na verdade, estamos apenas projetando nossas necessidades emocionais em pessoas que não compartilham dos mesmos sentimentos. Isso gera frustração e desilusão, afetando negativamente nossa autoestima e confiança.
É importante entender que a carência não pode ser suprida por qualquer pessoa e a qualquer custo. Ao invés de esperarmos que os outros nos preencham, é fundamental que busquemos o equilíbrio dentro de nós mesmos. Quando estamos em paz com quem somos, compreendendo nossas necessidades e cuidando de nossas próprias emoções.
É necessário lembrar que a carência é uma fase passageira e que, com o tempo, podemos superá-la. É um momento para reflexão e crescimento, em que devemos aproveitar para nos fortalecer emocionalmente, encontrando amor verdadeiro em nós mesmos antes de buscá-lo nos outros.
- Edna Andrade
Quantas vezes nos pegamos esperando pelo futuro, adiando nossas emoções e sentimentos importantes para o momento certo? Quantas vezes deixamos passar a oportunidade de dizer "eu te amo", de demonstrar nossa admiração por alguém, de valorizar a singularidade de cada pessoa ao nosso redor?
A vida é um presente precioso que muitas vezes desperdiçamos por medo, por insegurança ou simplesmente por não dar a devida importância aos momentos que ela nos proporciona. Adiar delicadezas, poupar compreensão e desperdiçar energia em preocupações fúteis são apenas algumas das maneiras nas quais nos afastamos da vida plena que poderíamos viver.
Não há garantias de que teremos um amanhã. A única certeza que temos é o aqui e agora, o momento presente que pode ser o último. É um chamado para que aproveitemos cada instante, cada oportunidade de expressar nossos sentimentos mais verdadeiros e de enxergar a beleza que existe em cada ser humano.
Se aprendêssemos a viver cada dia como se fosse o último, veríamos a vida com outros olhos. Compreenderíamos a importância de abraçar nossos entes queridos com mais intensidade, de dizer palavras gentis e encorajadoras, de valorizar cada pequeno gesto de bondade e generosidade.
Não há tempo a perder com preocupações vazias, com medos infundados ou com pequenas bobagens que nos afastam da verdadeira essência da vida. Cada dia é uma nova oportunidade de compartilhar amor, alegria, compreensão e gratidão com o mundo e com as pessoas ao nosso redor.
Que possamos aprender a viver cada dia como se fosse o último, porque de fato, pode ser. Não há garantias para o amanhã, mas há a certeza de que temos o poder de transformar nosso presente em algo extraordinário. Vamos aproveitar cada momento, abraçar cada oportunidade e espalhar o amor e a felicidade que possuímos dentro de nós.
Viver dessa maneira é um desafio, mas é uma escolha que podemos fazer a cada dia. Não esperemos pelo futuro, não adiemos o que é importante. Viver plenamente é uma atitude que começa agora. Abrace essa oportunidade e faça do seu hoje o melhor dia da sua vida.
Edna de Andrade
*QUATRO PONTEIOS*
• TEMPOS DE MENINA
• CIDADEZINHAS
• EMOÇÕES
• A TERRA E O OUTRO
TEMPOS DE MENINA
Numa tarde perdida hoje no tempo,
Atrapalhada, a menina interpretava histórias.
Como, até hoje,
Tenta essa alternativa,
Mas, sem êxito, indaga:
__ Onde, a linha divisória?
__ Onde, reunião de ventos?
__ Onde, homens, lutas, seduções e medos?
A menina buscava ligar o ontem,
Com o hoje e o amanhã,
Sempre difícil em sua memória!
CIDADEZINHAS
Ai cidadezinhas fora do tempo...
Lembro do bairro da minha infância,
tão ligado à memória
e cheio de pegadas.
Marcas de grandes ânsias e desejos.
Hoje, cidade grande, com pouco alento,
busco, pelos caminhos do país,
a raiz dos pais e do bairro
operário onde cresci.
EMOÇÕES
A emoção acabou?
__ Não, beija-flor!
Maços de rosas,
espalhadas na pele,
vermelhas e sem fim.
Odor à natureza
Querendo sair de dentro de mim.
A TERRA E O OUTRO
Trabalhar com terra
Não é trabalhar "a terra"
- e nem planetas.
É a forma enviesada de atitude e legado
Para, no decorrer dos tempos,
Ir-se tomando posse de todos os seres!
1992
"O ser humano é, de fato, um sistema intrincado de padrões comportamentais, emoções e crenças. No entanto, muitas vezes, as ciências e a medicina tendem a fragmentar esse sistema em partes isoladas, focando em sintomas específicos. É aí que entra a terapia integral.
A abordagem integral reconhece que somos mais do que a soma de nossas partes. Ela considera o indivíduo como um todo, integrando mente, corpo e espírito. Aqui estão algumas razões pelas quais a terapia integral é tão relevante:
Visão holística: A terapia integral olha além dos sintomas superficiais Isso inclui não apenas o físico, mas também o emocional, mental e espiritual.
Abordagem personalizada: Cada pessoa é única,
Integração de técnicas: tratamento abrangente.
Autoconhecimento profundo: compreenderem-se melhor e a transformarem padrões limitantes.
Em resumo, a terapia integral é uma jornada de autodescoberta e crescimento, que considera todos os aspectos do ser humano. E você, como vê a importância disso na sua própria vida?"
"As memórias marcam as nossas vidas! Com os 5% racionais denominamos as emoções e transformamos em sentimentos. Com as terapias racionais (psicologia e psicanálise) conseguimos leves mudanças! Mas, quando revivemos (reprocessamos / revivenciamos) as memórias a mudança é impactante!"
"#todamemoriatemsignificado"
#todosentimentotemsentido
#trgresolve
VIDA EM MOVIMENTO E AS NOSSAS EMOÇÕES
Cada um de nós tem uma história que estamos escrevendo ao longo do tempo, assim como um livro com a diferença de que um escritor pode redigir, revisar e mudar o que não lhe agradar e em nossas vidas não, tudo que fizermos hoje está feito. Em cada página precisamos preencher a nossa vivência diária pois em um livro não existem folhas em branco. A cada dia temo algo a fazer, alguns deles não tem muitos detalhes, mais em outros são tantos que não cabem em uma página só.
Alguns dias temos a oportunidade de observar e mudar os detalhes da página seguinte, mas as que já foram escritas devem permanecer lá pois não podem ser alteradas.
Quantas vezes sentimos vontade de voltar no tempo e fazer tudo diferente, mas não temos esta permissão exatamente porque foram as nossas escolhas que servem de aprendizado de base para ser quem somos hoje.
Seres humanos imperfeitos, aprendendo a sobreviver a tudo que vem acontecendo no nosso planeta atualmente, portanto não devemos nos culpar de nos sentirmos menos positivos algumas vezes, devemos entender que está tudo bem em não estar bem sempre.
Sentimos emoções diversas, mas não somos estas emoções, não somos o pensamento ruim, estamos apenas experimentando e existe uma diferença muito grande em experimentar e se identificar.
Devemos observar que, conforme nos permitimos sentir nossas emoções, não podemos muda-lá. O nosso ser continua o mesmo. E as emoções passam por nós e se vão. A melhor coisa é adotar o habito de observar, praticar. Quanto mais nos colocarmos na posição de observador das nossas próprias emoções, mais facilmente sentiremos a resistência e o desconforto do apego a elas. Naturalmente dissolveremos o habito de nos identificarmos com elas e adotaremos a perspectiva de observador, consequentemente nos sentiremos mais leves.
Para ser positivo não precisamos ser felizes o tempo todo, e sim, reconhecer que as coisas são impermanentes, incluindo nosso estado de espírito. Apesar de tudo estar em constante mudança, podemos manter o equilíbrio, porque passamos a viver de uma maneira mais incondicional, mais desapegada.
Quando nos identificamos com as emoções e percebemos que estamos apenas as experimentando momentaneamente, abrimos mão do ego e nos tornamos o observador. Não abrimos mão do sofrimento de nos apegarmos à alegria ou à tristeza e apenas as observamos. Continuaremos sempre sentindo essas emoções, porém, com uma perspectiva mais ampliada. Compreendemos que ambas são passageiras. Elas são experiências. Experiências energéticas em movimento!
- Relacionados
- Textos de reflexão sobre a vida para valorizar cada momento
- Frases para fazer alguém chorar com palavras
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Mensagens de Natal emocionantes que celebram o recomeço e o renascimento
- 73 frases de tristeza para expressar suas emoções
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
