Textos de Tristeza
No seu corpo plantei confiança, colhi desconfiança. Planei carinho, colhi ingratidão. Falei de amor, esperando ouvir o mesmo, porém apenas escutei suas arrogâncias. Eu plantei tanto em ti, que me dê desfolhei, me desfiz. Fiz de mim alguém para quem olhasse, mas apenas recebi desamor. Queria eu ter ficado apenas em mim, plantando e florescendo para em meu eu.
E eu até que estou bem, não sou feliz, mas ainda tenho momentos de felicidade, e sei reconhecer isso. Um dia quem sabe eu descubra a felicidade, ou descubra que sempre fui feliz, não sei, por enquanto estou vivendo, e está bom assim. Digo isso porque eu me encontro em momentos de plena felicidade, outras tenho vontade de sumir, desaparecer, e em outros momentos, esses que são passageiros e repentinos, tenho vontade de estar só ao lado de alguém que me faça bem, ao menos um bem que não me deixe esquecer daquele momento. E por isso descubro, se ainda serei feliz, ou se sou assim, como sou, feliz com minha infelicidade.
Não sinto fome ou sono. Não sinto vontade de falar ou de fazer algo. Sinto-me triste. Compro livros e não sinto vontade de lê-los. Sinto-me mal. Eu queria fazer algo, mas só em pensar nisso, sinto-me deprimida. Eu só queria ficar no meu quarto e chorar. Parece que tudo vai dar errado se eu sair, porque sempre dá. Eu sempre faço tudo errado. Eu sinto dores pelo meu corpo todo. Eu sinto minha alma chorar. Sinto meu espírito triste. Não sinto vontade de lutar.
Minha vida é a colcha de retalhos que consegui fazer. Tecidos nobres que se transformaram em panos de chão, panos de chão que fiz tornassem seda pura. Nas necessidades diárias, nas necessidades de minha alma, a qualidade do pano nunca foi importante. Era importante que absorvessem da melhor possível o que fosse bom a meu crescimento e que tivesse a capacidade de não absorver o que era desnecessário. A colcha não se finda, não permite reparos nas emendas. No entanto, sabedora que tudo foi aprendizado, olho para minha colcha, minha vida com muita gratidão. Amo, sinto, perdoo e agradeço. Esta é a minha vida. Nina Lee Magalhães
Tem aquele dia em que estamos desassossegados, é nestes dias que as poesias borbulham dentro da gente. É como se encontrássemos pela primeira vez a mulher da vida da gente. Não só uma, todas elas juntas. É o encontro com a mãe, com filha, com a mulher amada, com a amiga que ocupa lugar especial. Nestes dias não conseguimos fazer nada. Queremos um sorriso, daquela pessoa inusitada no bar quase cheio. Queremos um abraço apertado, daqueles que fazem a gente escrever uma obra prima. Sou daqueles poetas que alegram-se por nunca ter faltado inspiração. Mas eu tenho medo. Tenho medo que as poesias sequem. Tenho medo que o grande prazer que ganho todo dia se perca na serenidade dum dia desses.
Mentalize a ideia de que estava andando sozinha com uma pilha de livros, na verdade muitos, e você veio correndo, me esbarrou, jogou tudo no chão, se assustou, agachou e começou a pega-los, colocou-os nas minhas mãos. Mas na verdade, ao invés de livros, minhas mãos abrangia meu mundo, despedaçado, enquanto tentava equilibra-lo, você veio, me encostou, o jogou longe, fez uma baderna pior do que já estava. E aos poucos, juntou os pedaços, o ergueu, me entregou, mas não só isso, o segurou, para que não aguentasse sozinha o peso. Se você quiser soltar, aguentarei, pois, não terei outra escolha, porque antes já aguentava, era inacabado, mas era o mesmo, você chegou tudo nos eixos, e pra mim já é o suficiente, pode partir, mas o que você fez por mim vai ficar pra sempre aqui...
Tantas vezes o dia amanheceu gracejando e ainda assim terminou pesando o travesseiro de tanto chorar. Tantas vezes surgiu o sol sorrindo e ainda assim a noite gritou no céu, um grito vazio, e foi o choro mais triste do mundo. Tantas vezes a manhã foi gostosa e ainda assim o crepúsculo foi sombrio.
Às vezes bate aquela carência e, junto com ela, uma melancolia, que às vezes vem do nada. Mas toda carência, no fundo, é falta de algo ou de alguém e quase 100% é de alguém. Quando o coração aperta e a saudade fala mais alto, o coração clama pela presença de alguém. Só assim ficará livre dessa tristeza. A falta de afeto de alguém nos leva a um sofrimento que pode causar ilusões, pode nos fazer cometer loucuras e nos leva a um mundo irreal.
Comumente acreditamos e somos ensinados que precisamos ser feliz e vencer sempre. Mas às vezes penso que o somos ou o que nos definir, mais que as nossas vitorias, e como encaramos as derrotas, as nossas tristezas e derrotas nos molda, nos forma, forja o nosso caráter e a nossa personalidade a nossa essência.
E eu vou te esperar. minha visão perderá o foco, minha voz não mais terá força, meus ouvidos não mais serão úteis e minhas mãos se apoiarão em meus joelhos... todo o meu corpo estará coberto de fadiga, mas meu coração continuará olhando para o horizonte e todos os meus sentidos funcionarão; na esperança de um dia poder vê-lo novamente.
Um caos baseado em uma antítese. Quente, frio. Coragem, medo. A cada dia que acordava viva mais morta se sentia. Sentada no chão do chuveiro, sentindo a água gélida queimar contra toda a extensão de seu corpo frágil, apenas queria paralisar o sangue que corria fervente em suas veias. As lágrimas invadiram seus olhos junto com uma queimação nas bochechas. Quanto mais seus olhos vazavam, mais vazia ela se sentia, como se estivesse pondo para fora tudo o que a fazia completa, toda a sua essência. Chorou. Chorou até seus olhos incharem e seu rosto todo ficar vermelho, até suas cavidades nasais entupirem, não mais deixando o ar passar. Então ela sorriu. Era isso o que queria, não era? Mesmo que por um segundo, ela apenas queria parar de respirar.
E é tão bom que existe o outro dia! É no outro dia que o sol volta a brilhar, engavetando o anterior dia nublado. É no outro dia que as flores florescem mais perfumadas, livrando-se do anterior dia cheios de espinhos. É no outro dia que os sorrisos voltam a sorrir de fato, enxugando o anterior dia de tristeza. É no outro dia que a gente quer mais a presença, quando elimina o anterior dia de solidão. E é nesse dia que a gente se reconhece, se encontra e se permite, tornando infinitos os outros dias que virão.
A pior coisa que eu já fiz foi ter mandado aquelas mensagens me declarando para o meu ex melhor amigo. Ele leu. Demorou mais ou menos dois dias para responder. Os dois dias mais angustiantes de minha vida, onde eu não sabia o que fazer. Mas quando ele respondeu, curto com um "não sinto o mesmo por você", e até hoje nossa relação nunca mais foi a mesma. Aí sim foi sentir angustia. A angustia que me acompanha todos os dias, de que eu poderia ter apenas ficado quieto.
Não tenha vergonha de sua Mãe por ela ser o que ela é tenha orgulho dela hoje,amanhã, depois e o Eterno. Mãe só temos Uma na vida não é ETERNA Mãe só existe Uma e não duas valorize ela hoje por que amanhã talvez será tarde demais até para dizer um ADEUS Então aproveite o Maximo do tempo por que isso não é para sempre ... :)
Em cada época, uma característica dominante se destaca, manifestando-se na criação particular que parece definir aquele tempo. É o legado dessas criações que perdura, transmitindo-se às futuras eras como um testemunho. No nosso século, marcado pela ansiedade, surge a percepção de que nossos pais talvez não tenham experimentado esse mesmo sentimento, ao menos é assim que os vemos, vivendo suas vidas com uma serenidade e calma que nos são cada vez mais estranhas, chegando ao ponto de muitas vezes nos sentirmos enfermos, inclusive durante momentos de descanso.
Carta aberta para minha filha : Filha, tudo bem? Seu pai aqui. Sei que parece tudo muito estranho pra você já que provavelmente não se lembra de mim, mas tenho certeza que aqui está a pessoa que mais te amou neste mundo ! Eu sei fui ausente, eu parti cedo de mais, escolha minha? Sim ! Mas entenda seu pai. Eu amei você desde seu primeiro choro, eu chorei ! Ver você nascer foi como se estivesse achado a maior pedra de ouro, você é meu bem mais precioso e incrível que pude ganhar e sou muito agradecido a sua mãe por isso!! Filha, eu lutei, tentei mas não conseguir, desistir depois que tudo que eu mais lutei se foi, eu me sentir desvalorizado, machucado .... Se sentir assim é como você fosse roubado por seu melhor amigo ou irmão?!! Filha meu único sonho realizado foi você... Espero que um dia perdoe seu pai. Eu te amo ❤️.
Será que um dia minha semente germinará? Tentar entender, é complicado demais. Será que ela não brotará? É isso que penso quando questiono se sou assim por insegurança. Será que um dia encontrarei água? Indago, assim, por esperança, acreditando que a água talvez seja o único elemento que me fará florescer... Mas até quando esperarei em seca?
Mais uma noite se inicia, e a ausência de meu amado me trás uma leve agonia na alma. As lembranças tomam conta de meu ser, retratando em breves momentos o quanto fui feliz ao teu lado. Então em uma fútil tentativa em te sentir perto, fechos os olhos e lembro-me de teu perfume, de tua voz, de como um simples toque fazia minha'lma perder o chão e frutuar. Então entre saudades e lágrimas repetindo baixinho que tudo iria ficar bem e que aquela dor logo iria passar. Mas no fundo sabendo que sempre que alguém pronunciasse o seu nome, eu me lembraria com muita dor e amor o quanto te amei.
Cordas! Cordas em minhas mãos. Seus movimentos têm o monopólio do cadáver. Ande, pule, sinta, quebre seu coração. Apresentando-se para as cadeiras vazias continue seu número. Enrrolado sem cor, sem medo, sem amor. Um homem na mão de outros, um boneco no peito de seu amor. Corte! Corte minhas mãos! Mas não deixe-me terminar o show. O refletor é venda. Onde está? O amor próprio que me salvou?
O ser humano nasce com uma única certeza de que é a morte. No entanto, lida como se nunca fosse morrer, vivendo sonhos e lidando com trivialidades, esquecendo-se de até viver. Até que no decorrer da vida, quando recebe uma notícia de alguma doença terminal, o único objetivo se torna viver, e não existe nada de mais importante.
