Textos de Sofrimento

Cerca de 2152 textos de Sofrimento

⁠Sonhei com você e isso fez com que aquela antiga saudade voltasse ainda mais intensa. Estávamos tão bem que acordei com um sentimento estranho e fui direto checar o celular na expectativa de que tudo aquilo fosse real, porém ao desbloquear a tela não havia nenhuma notificação. Eu não entendo muito bem esses sonhos malucos que fazem a gente voltar no passado e sentir tudo exatamente igual. O mesmo cheiro, o mesmo toque e até nossas risadas eram as mesmas, só que não havia toda essa distância de agora. Mesmo afastados eu tive a oportunidade de viver novamente o nosso amor e bastou um sonho para fazer com que eu me lembra-se de que, na verdade, eu nunca deixei de vivê-lo. Eu apenas fingi esquecer e me acostumei com a ideia, mas bastou um sonho para tudo voltar à estaca zero. Como se não bastasse, horas depois eu esbarrei com você na rua e minha mania por detalhes fez com que eu enxergasse mistério onde não tinha ou, talvez , tivesse. Assim que nossos olhos se encontraram, você desviou os seus em questão de segundos, só que não hesitou em olhar fixamente o retrovisor na expectativa de que eu também estivesse olhando. E olha só, lá estava eu parada em uma rua movimentada te observando partir.

Inserida por rayssaruffo

Hoje, quando sinto dor, tristeza ou solidão, já não me desespero mais. Aprendi a esperar, a dar tempo ao tempo, a conversar com minhas dores e fornecer a elas o devido cuidado. Respeito meu sofrimento, encaro-o de frente, escuto o que ele tem a me dizer e levo comigo somente as lições que ele me traz.

Leo Fraiman
Superação e equilíbrio emocional: 35 caminhos para enfrentar os novos tempos. São Paulo: Gutenberg, 2020.
...Mais
Inserida por pensador

⁠"Três da manhã e os portões do inferno abriram-se, diversos demônios saíram, mas ao invés de me atentar eu mesmo que entrei por aqueles portões, meu demônios são muitos e são muitos brutos, então tenho que ir à sela de cada um para ser castigado e se caso tiver sorte posso sair ao amanhecer ou ficar por horas com um sofrimento do qual não consigo carregar."

Inserida por Vehhus

⁠Quando criança rasguei as páginas de todos os dicionários que se pusessem a minha frente. Sentir-se fraco ou forte, não esvazia quem sou, de pouco me importa significados mundanos, mas sentir-se incapaz de lutar, isso me leva a morte antes de ser miseravelmente atingido. Meus punhos serrados de nada valem perto das enormes carruagens de ouro e espadas de ferro. De todos, só me resta a mim, de tudo, somente os abraços cruzados.

Inserida por JuanVicthor

⁠O Planeta Terra já é um Inferno e cada vez mais vai se tornando um verdadeiro Inferno, pois, é onde a Alma Humana se manifesta em Sofrimento, onde a Alma experiencia a sua existência separada do seu Originador ou Espírito! O Autoconhecimento verdadeiro e a Autocorreção gradual e contínua das Malezas da Alma constituem o passaporte para não se manifestar em Sofrimento!

Inserida por Amanciorego

Temo que tenha perdido a habilidade de amar. Talvez tenha escondido meus sentimentos tão fundo no peito que já não os encontro mais. A verdade é que já amei facilmente. Talvez fácil demais. E andando sempre com o peito aberto, só poderia retornar com o coração ferido. Hoje, após todas as cicatrizes, não consigo amar como antes.

Inserida por PauLuke

Tolo! Você é tolo. Sim! Não é um equívoco. Te tornas um tolo quando carrega promessas e sonhos de outra pessoa. Te tornas tolo quando acha que só amar basta, que o mínimo basta. Se um dia você achou que amar e permitir ser amado não lhe causaria dor, sofrimento, logo és ingênuo e ordinário. Te tornas extraordinário quando além de simpatizar com toda essa dor/sofrimento, acostuma-se ao ponto de ignora-la e amar acima destas.⁠

Inserida por samwxsz

⁠ não sofra em silêncio. não vista um sorriso que não te pertence. respeite sua dor, perdoe seus momentos de fraqueza. ninguém precisa ser forte o tempo inteiro; nem mesmo você, que tão resiliente, cruzou a guerra e voltou sã e salva tantas vezes. seja intensa na hora de se curar, assim como foi na hora em que te quebraram.junte esses cacos, use toda a atadura, se for preciso, para enrobustecer esse coração.haverá dias que tudo que sentirá é necessidade de desaguar. permita-se sentir tudo isso, você tem esse direito. até mesmo as fenices ardem em chamas para retornar das cinzas mais forte. aguente firme durante esse processo.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠nenhuma dor é tão intensa que não possa ter um fim. curar uma ferida é como sentir o alívio de um peso que você nem sequer sabia que estava ali, você só saber que estava com o mundo nas costas e uma corda amarrada no coração no momento que o nó se desata e o mundo sai de cima de você, mas enquanto isso é uma dor que beira o insuportável, como um vazio impreenchível, como um peso esmagador o suficiente para te deixar sem ar mas insuficiente para te matar. Uma dor torturante. O mundo não para ou espera você se curar, ele simplesmente segue como se nada tivesse acontecido e correr sem uma parte é muito difícil, imagine se todas as suas partes se romperam e você nem sequer lembra como era antes de tudo isso, muito menos como se reconstruir desse turbilhão que te levou para o céu pelo prazer de te derrubar no chão. Nenhuma dor é eterna e nenhum sofrimento dura para sempre. O sofrimento dura até acabar, dura até não ser mais necessário, dura até te deixar mais forte e você perceber que não precisa dele para nada, muito menos para ser completa. Sofrer por ele é tudo que te restou dele, e é por isso que você reluta tanto a superá-lo. Se ele for seu, se ele for o certo para você, ele vai voltar.

Inserida por mariana_forrer

Quando somos encurralados e esmagados pela realidade, podemos encarar o problema e assimilar toda a dor que se apresenta em determinada situação, ou podemos dar um jeito de fugir naquela fantasia, que fica naquele mundo pequeno e seguro que nossa mente criou. O problema é que vez ou outra temos de sair daquele mundinho perfeito e encarar a vida exatamente como ela é. E aí, é muito aprendizado para uns e um grande sofrimento para outros.⁠

Posto diante de todos estes homens reunidos, de todas estas mulheres, de todas estas crianças (sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra, assim lhes fora mandado), cujo suor não nascia do trabalho que não tinham, mas da agonia insuportável de não o ter, Deus arrependeu-se dos males que havia feito e permitido, a um ponto tal que, num arrebato de contrição, quis mudar o seu nome e para um outro mais humano. Falando a multidão, anunciou: “A partir de hoje chamar-me-eis Justiça”. E a multidão respondeu-lhe: “Justiça, já nós a temos, e não nos atende”. Disse Deus: “Sendo assim, tomarei o nome de Direito”. E a multidão tornou a responder-lhe: “Direito, já nós o temos, e não nos conhece”. E Deus: “Nesse caso, ficarei com o nome de Caridade, que é um nome bonito”. Disse a multidão: “Não necessitamos caridade, o que queremos é uma Justiça que se cumpra e um Direito que nos respeite.”

José Saramago
SALGADO, Sebastião. Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Inserida por andretuffy

Ferida no coração, tal qual ferida na pele, dói, depois cicatriza. Mas deixa marca. O lugar marcado na pele é importante, é a memória do machucado, pois uma vez ferido, você fica com os reflexos mais aguçados para não se ferir de novo, bem ali. A cicatriz do coração, conforme vai se regenerando, também lhe cria anticorpos contra o mal que um dia te marcou. A ferida da pele deixa marcas no corpo, para sempre. A ferida do coração, faz marcas na alma, infinitamente permanentes.

Inserida por lskato

Enquanto estive fraca, por entre as lágrimas que me caiam, surgia dentro de mim a cura. Enquanto despenteada emocionalmente e tão carente e sofrida estive, naqueles dias em que uma mulher precisa ser segurada forte nos braços por um guardião seguro e terno, se este não lhe recolhe as lágrimas, então cada uma que cair em seu rosto, ventre e colo, será como um pequeno remédio cicatrizante produzido pelo próprio eu desta mulher. Serão milagrosos anticorpos, e aquela outrora triste e inconsolável, avançará em sua evolução e independência emocional, mergulhada profundamente neste imenso oceano. O poder deste momento é inigualável, e este poder existe no interior de cada uma de nós, a capacidade de se regenerar por si só e produzir lágrimas que brotam da dor contra o desamparo e descaso que lhe fizeram sucumbir após a doação de sua verdade mais profunda. As lágrimas de cura que vem do íntimo ventre podem durar uma semana, um mês ou meses até. Mas quando elas finalmente secarem, você, mulher, estará livre do que tanto te doeu e te machucou o coração, pronta, regenerada e forte o bastante para despertar a tua vida cheia de propósitos e realizações incomparáveis e inimagináveis até então. Este é o momento da tua virada, em que deixas de ser uma menina donzela para te tornares uma segura mulher.

Inserida por lskato

Uma das gerações mais gratas que já existiu foi a que saiu do deserto rumo à Terra Prometida. Ainda assim, pouco tempo depois, pecaram, devido ao rápido esquecimento das bênçãos. Infelizmente, para muitos, o sofrimento ainda é o caminho obrigatório para despertar o arrependimento e manter viva a fidelidade e a disciplina.

Inserida por LeonardoBrelaz

Sempre se disse, e não há como desmenti-lo, que a criatividade é uma das mais importantes qualidades do ser humano. Mas seu excesso produz como efeito colateral um impacto paralisante sobre as rotinas obrigatórias, que lhe é contrária, mas que se prestam a garantir a estrutura onde a criatividade floresce. Se abrirmos espaço somente para o novo trazido por esta, a rotina que a sustenta entra em arriscada paralisia que acaba por inviabilizar a ambas. Há que encontrar tempo, portanto, para não tratar a uma como tortura e a outra como compulsão.

Inserida por bodstein

Lúdico olhar de van Gogh, ⁠que várias vezes o ajudou a ser forte por fazé-lo enxergar ao seu redor a bela arte que estava presente, a qual em um determinado momento, passou a estar também frequentemente nas suas telas, uma fuga temporária do seu sofrimento, da sua dor diária, um jeito artístico, poético de ser resiliente, assim o foi o máximo possível.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Tempo muito determinado que não se cansa, que está sempre em movimento, não para por nenhum segundo, deixa para trás o passado, o presente está constantemente mudando, o futuro é logo alcançado, alegrias são tempestivas, passageiras, conquistas, um dia serão saudades, o sofrimento é inevitável, mas gera uma rica maturidade, fortalecimento, lágrimas de tristezas ou choros de felicidades, sorrisos e lamentos, tudo é temporário, faz parte da vida, então, é necessário tirar o máximo de proveito desta temporalidade com gana, amor, bom senso e um pouco de insanidade e, principalmente, Deus protegendo de todo mal e cuidando de cada detalhe.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠"O segredo é : Manter sempre uma mente aberta e nunca parar de aprender.O conhecimento é o prémio maior da existência.Quem adquire conhecimento sabe sempre a causa do sofrimento ou a razão de ser feliz.O saber atenua a dor e tempera a felicidade. O saber e o conhecimento libertam-nos das taras, das manias e das crenças ridiculas."

Inserida por jorge_pincoruja

Pessoas negativas me despertam repulsa e indiferença. Quem realmente precisa de apoio não anuncia sua dor, demonstra apenas força e perseverança em superar os problemas. Existem os extremos desde aqueles que adoram problemas para viver uma constante campanha de vitimização, tirando proveito das migalhas que lhes são oferecidas, mas fadadas a eterna trajetória da desgraça. Para estas pessoas não importa quem lhes “dá afeto”, se o “tapinha nas costas” vem da mão de um interesseiro, de um malicioso ... e simplesmente não lhe conduza a lugar algum, isso já lhes basta, pois é ali que elas querem permanecer. Por isso não sabem reconhecer ou não valorizam as reais contribuições. Também existem aqueles que não se abalam por nada, mas vivem a estranha felicidade inabalável, muitas vezes infantilizada de quem ri de tudo, a ponto de assemelhar-se a insanidade. Como em tudo, existem as pessoas moderadas que se abalam pelas “açoitadas da vida”, mas não as usam como um slogan em uma propaganda de marketing. Por mais que as pessoas vivam um eterno concurso de quem tem “a maior dor do mundo”, músicas, poemas, filmes e todas as formas de expressão de arte tendem a aproximar sentimentos compartilhando-os. Conselhos não servem para quem quer sofrer, geralmente estas pessoas discursam por horas seu monólogo, repleto de interpretações próprias e muitas vezes deturpadas, até cansar-se. Mas existem os raros resilientes que internalizam a dor, passam por momentos de reflexão, interpretam, aprendem e continuam sua trajetória. Este é um objetivo ....

Inserida por junger

Lembra com saudades gostosas, e no coração vai sentindo como se um pião estivesse a rodar, girando, girando e girando em torno da sua vida. Saudade daquela manhã, quando o amor nasceu na gente. Daquela porção de filhos brincando em volta da gente. De ver, depois, os noetos, crecendo aos olhos da gente. Como andou depressa a vida, deixando pra trás a gente...

Inserida por AlessandroLoBianco