Textos de Saudade
Que a distância nos ensine o valor das coisas simples que hoje estamos com receio de fazer: abraçar apertado, dar aquela boa crise de risos com os amigos. Aviso logo que aquelas reuniões chatinhas de família e de trabalho vão fazer falta, se já não estiverem fazendo. O amigo que você liga e encontra quase que sem pensar, ou aquela ida à padaria próxima, o tão falado “vamos ali tomar um café”. Nossa, tanta coisa simples deixando de ser simples. No fundo, não passa daquela velha máxima: é preciso perder para dar valor ao que se tem. E adianta frase ou provérbio? Só quando sentimos acreditamos!
Agora é 23:02.eu estou com muito medo como nunca senti na vida mais minha fé não vou desistir vamos ficar bem .a quarentena e os dias estão passando as pessoas estão assustadas e o medo está tomando conta das ruas eu só creio que isso tudo vai passar mais me vejo em um filme de terror as pessoas correndo comprando comida tentando desesperada mente um modo de olhar para si mesmo .e nem para seu próximo e agora como seguir em frente .se nem se pode sair se viver depois disso tudo vou olhar com outros olhos o meu próximo vou perdoa mais vou tentar ficar mais calma ter menos orgulho e rancor eu preciso mudar se um dia meus netos e filhos olharem esse humilde bilhete significa que não consegui viver .eu desejo uma felicidade .um grande amor e desejo filhos que vcs trabalhem para conquista uma casinha coisa que mãe tentou ter por ter feito pouco não consegui conquistar estudem leiam isso mudará sua visão e ampliaram seus sonhos planos tenha foco uma vez meu grande amor me disse tenha foco em algo então isso te fará conquistar o que deseja .aí se eu sobreviver a tudo isso voou querer fazer meu aniversário de 30 anos comemorar na praia ver com meus filhos o sol nascer são tantos os planos que nem sei descrever aqui dentro do meu peito pulsa forte a vontade de viver .mais os sintomas não são nada perto de uma chance pra crer no melhor não desisto e espero que vcs meus netos ou filhos lutem contra o dias mal e nunca duvide de um Deus perfeito que nos ama .e que espiritualidade nós proteja sempre.amem carta de uma mãe num breve momento de ansiedade amo muito mesmo vcs assim seja que amo vença o medo e que tudo dee super certo amém .
Dizem que com o tempo esquecemos. Mentira, não esquecemos coisa nenhuma! Como esquecer o que foi marcado em nós com ferro quente em brasa? O que muda é que aprendemos a conviver com as lembranças; a olhar nos olhos da saudade sem chorar; a esbarrar nas memórias sem sangrar e a seguir em frente sem se permitir doer.
A vontade não é um talento natural. Não pode se confundir com a força, beleza ou a inteligência. Delas podemos nos servir para conseguir outras coisas. Já usei da força para carregar você em meus braços. Agora preciso também da virtude da paciência, sempre necessária para alguns males, como a saudade que arde em meu peito...
Luzes e cores, a iluminar o céu dessa cidade. Mas por aqui um vazio a me consumir e me leva sobre essas nuvens carregadas de pensamento e lembranças, prestes a cair uma tempestade de lagrimas de saudades, que certamente me inundaria de tamanha saudade que estou de você. Por onde anda você.
Te deixar foi doloroso, mas te ver novamente foi pior aínda...quando te vejo meu coração aperta dolorosamente,não consigo olhar nos teus olhos como antes, queria te dizer que me esqueci dos sentimentos que tive por você, mas se eu te dissesse...isso seria mentira, pois meu coração bate desesperadamente quando te vejo, fico com um nó na garganta em pensar que não vou ter você do meu lado novamente...mas preciso te esquecer nem que isso demore meses, anos ou séculos, mas eu preciso e vou te esquecer mesmo que isso me mate por dentro.
Costumava me perguntar se havia felicidade maior do que a de encontrar um certo alguém... descobri, finalmente, que sim. Mudei um artigo indefinido (um) por um da mesma classe gramatical, todavia feminino e definido; Troquei um adjetivo definido masculino (certo) por um tão definido quanto mas feminino; também, oficioso que sou, transformei um pronome indefinido (alguém) por um substantivo próprio a não mais poder; para fechar este ímpeto, alterei a ordem canônica. Queres saber o que obtive? Eis aqui: A Helena certa!
Nosso relacionamento era nossa casa, a gente cuidava, a gente tinha amor pela mobília, a gente cozinhava e servia um ao outro, e assim vivemos e fomos felizes. A chuva caia lá fora e aqui dentro nós dois estávamos quentinhos e protegidos, até que a casa começou a desandar, a mobília ficou empoeirada e surgindo ferrugem, nossa comida perdendo o tempero e a cada chuva o frio só nos consumia mais e mais, até que um dia a casa ficou insuportável de se morar e um de nós teve que partir, restando apenas um lá dentro ele teve que fazer a reforma, teve que virar amigo da chuva e do frio, também teve que mudar o tempero da comida e na mobília ele fez reforma e com o tempo a casa voltou a ter cor, ficou aconchegante de novo, a comida estava no ponto certo, a chuva já era bem vinda e ele até gostava, e ele olhava pra mobília e só sentia orgulho por ter passado por toda aquela dor, por toda luta e cansaço se dedicando a sua própria reforma e agora olhar pra casa e sentir um amor de novo, porém, um amor diferente, um amor amplo dele para ele mesmo, ele sabe que agora não precisa de alguém para ser feliz, que ele é suficiente para se fazer feliz, que se um dia alguém entrar pela porta da casa pra ficar vai ser bem vindo, mas que se assim como entrou também sair que a casa não vai precisar de tanta reforma assim, e por que? Porque agora a mobília está mais forte, a comida só precisa do tempero dele e a chuva já é uma grande amiga.
Não importa o que o destino me deseje, eu sobreviverei! Sem medo, voltarei à meu verdadeiro lar e passarei à ser aquele quem sempre fui destinado a ser: Perpétuo admirador da bondade e da beleza, supremo adorador da vida e do amor. Este amor que me perfura e me sara a dor, que me guia na escuridão deste caminho sem fim. Amor este, que é atrelado à meu coração, onipresente em minhas memórias, incessante e eterno.
Deve ser fácil para vocês poderem amar livremente, deve ser fácil para vocês nunca serem julgados, maltratados e criticados por gostarem de alguém, deve ser fácil poder sair de mãos dadas, abraçar e beijar a pessoa que vocês amam em publico, deve ser fácil chegar a casa e poder conversar com os vossos pais sobre isto, sobre o quanto estão apaixonados, sobre o quanto a pessoa vos faz feliz, deve ser fácil demonstrar amor sem ser chamado de monstro, deve ser fácil ter um ombro amigo para poder chorar, deve ser fácil andar por ai sem se sentirem estranhos ou com medo do que as pessoas vão dizer, deve ser fácil não terem que fingir ser algo que não são, deve ser muito fácil para vocês e é ainda mais fácil julgar pessoas como eu e milhares sabendo que vocês podem fazer o que quiserem e nós não.
Há certa uniformidade monótona nos destinos dos homens. Nossa existência se desenvolve segundo leis antigas e imutáveis, segundo uma cadência própria, uniforme e antiga. Os sonhos nunca se realizam, e assim que os vemos em frangalhos compreendemos subitamente que as alegrias maiores de nossa vida estão fora da realidade. Assim que os vemos em pedaços, nos consumimos de saudade pelo tempo em que ferviam em nós. Nossa sorte transcorre nessa alternância de esperanças e nostalgias.
escuro do meu inconsciente, sem que se quer eu tenha consciência desse processo, mexe com todas as minhas emoções de um jeito que é impossível não me entregar, aí. paro lembro de tudo, meu corpo esquenta a alma arrepia as lágrimas sobem aos olhos, o coração se exagera, a mente perde a consciência e eu esqueço até que devo te esquecer....
Já faz um tempo que a distância me perturba. As noites não são as mesmas, mudaram os sonhos, os pensamentos. Você tá aí e eu tô aqui, pensando em você, em nós, no que vivemos. E a saudade? Ah! Ela tá me matando por dentro quase o bastante para que eu caia no choro mas eu nem posso e nós dois sabemos porque. Eu sinto uma necessidade tão grande de te ver, te abraçar. Uma saudade tão grande da sua voz, não por telefone mas sim, pessoalmente. Saudade do seu cheiro. Esse cheiro que eu já decorei e que ás vezes acho que estou louca por sentir ele no ar. O nome disso é vicio. Sou completamente viciada no seu cheiro, no seu beijo, em você. E agora o quê que a gente faz?
Levante hoje mais cedo e vamos vagar unicamente nesse dia repleto de tentativas e possibilidades sublinhadas. Coloque aquele sorriso que toma forma toda vez que você olha pra mim. Vamos ignorar o tempo que nos deixa esperando, pintar de branco a saudade que esmaga por dentro e no final da tarde quando você chegar, distraidamente te levarei para pisar em estrelas...
Que a chama seja impressa nesse dia e mesmo que você não diga nada ainda haja essa brisa que eu permito lhe alcançar e, dessa forma, o amarelo vivo do dia possa te circundar. Ouço a musica do rádio enquanto lavo meu rosto e sem reclamar com a preguiça eu acompanho distraído a coincidência da nossa musica tocar tão cedo, escorregando melodias que esparrama por toda a casa. Agora vou sair e comprar o pão que você adora numa consistência que te espreita baixinho todo o belo da manhã e para a saudade hoje vou ser indolente, porque sua lembrança é amplificador para minha felicidade...
Ontem você me ligou eis que meu coração ansiou para voltar nos dias de inverno. Sua voz principiava cuidados, meus cuidados. Será que é o meu azul que está te fazendo falta? Será que você entenderá que solicitar por você nos desalentos desses dias é minha forma mais louca de amar você? Fico com as músicas, com os versos soltos lidos de algum lugar, com a porta aberta, minhas cores para te dar e uma saudade que se transforma em ventania e, ainda assim, fico impossibilitado de distinguir se é maior o amor ou a saudade que se repete todos os dias.
Que o dia chegue escavando alegria e deposite em nós aquela felicidade que deixamos no horizonte. Que o tempo goste de simplicidade e despiste essa saudade teimosa que insiste permanecer no inverno e nos traga primaveras redefinindo o momento exato em que deixamos àquelas estrelas, aquela vida pulsante na superfície dourada de um céu que só fazia chover salvação. Que o seu sorriso continue na ressonância da minha mais ínfima lembrança, surgindo dessa forma inesperadas alegrias que caminham desencontradas, longe de você. Assim, nessa totalidade, talvez hoje a saudade seja carcomida por uma imensa perspectiva de primaveras que anseiam por nós.
Lembrei das manhãs de julho e de todas as formas que experimentamos para que o dia surgisse sem que desviássemos a felicidade que naquele momento estava onde nos encontrávamos. Daí você sorriu daquele jeito, fechando os olhos, sem exigências. E agora eu ainda permaneço nessa dimensão em que você me surge como paz e eu como uma possibilidade de cores novas para o seu dia. Vamos ficar assim hoje, ainda que o dia nos apareça dessa forma, incompleto, consideremos o azul, encontrando um certo prazer em nossas verdades restauradas.
Às vezes o amor é um vazio, quieto, guardado, velado. Nem todo amor tem que ser entregue ao destinatário, e não é culpa do outro não querer vivenciá-lo. No entanto, para ser eterno e revelado, é preciso que ambos o queiram, que o sintam, que o abracem. Alguns amores passarão por sua vida, e não poderás fazer nada, só intensamente desejá-lo, suas mãos atadas e no peito, saudade. É amor inesperado, incontrolável, chega e toma os nossos sentidos. Não há nada a ser feito, só unilateralmente senti-lo… O estranho desse sentimento, que não é alimentado, é o fato de não nos provocar dor, só causar um vazio, uma falta… Tu só precisas ficar quieto, inerte, sem cobranças e nem expectativas, por dias, meses, anos, talvez. Até que por desencanto, passe.
Às vezes aqueles que se foram mais cedo, aqueles que decidiram que iriam parar seu próprio tempo, aqueles que pararam sua dor por conta própria, estes, estes perceberam que não é possível sonhar acordado, apenas imaginar, então caíram em um sono do qual não podem mais acordar, sua dor parou, sua respiração se tornou um desejo de quem permaneceu acordado... Nenhuma carta foi deixada, nenhum "adeus" foi dito, dívidas de saudades se acumularam e aquele pensamento de que tudo poderia estar bem agora, esse pensamento será eterno.
- Relacionados
- Frases de saudades para status que te ajudam a desabafar
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Textos sobre a Vida
- Poemas de saudade que traduzem memórias em versos
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Frases de Saudade
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
