Textos de Saudade
Uma definição quase completa do que é saudade é que ela e amor são inimigos pois quando amamos alguém que está longe o amor se torna insuportável contudo meu amor por você é tão grande que supero a distância e enfrento a saudade. E eu quero te dizer que eu te amo e que sem você não posso mais viver,assim como o céu está cheio de estrelas meus olhos estão cheios de amor por você!
Eu gosto do silêncio e da ausência, simplesmente, porque sei me virar melhor assim. Levanto, tropeço nos meus próprios pés, mas logo depois, percebo que sei todos os passos da dança. E eu nem precisei ensaiar. Sem pensar muito, concluo que isso deve ser instinto de sobrevivência e não consigo achar a parte ruim de ser fechada e sozinha.
Tudo passa a ser saudades e um martírio sem fim. Cada coisa toma um significado gigantesco. Ás vezes é melhor não colecionar esses restos. No fim, que fazer com as fotos? Queima-se? Joga-se no lixo em meio ás sobras de comida? Rasgam-se as camisas? Que se há de fazer? Nunca mais visitar aquele restaurante japonês que ele tanto gostava, ou quem sabe evitar aquele filme que a fazia rir feito uma louca esganada? Que se pode lutar contra esse monte de coisa que se torna quase palpável quando o coração é dilacerado em alguns momentos de desespero, em que se procura o outro loucamente, em momentos de saudades absurdas, que a gente invade qualquer buraco, escuta qualquer música que faça lembrar o ser incondicionalmente amado. Como frear as lágrimas diante de um CD que o parceiro tanto apreciava e que dançava desengonçadamente para provocar o riso desenfreado?
Você sente medo? dor? saudades? falta? então somos duas. Você espera por algo que nunca chega, alguém que nunca chega, bilhete que nunca chega, beijo que nunca chega? então somos duas. Você mentiu para alguém e se arrependeu, você errou com alguém, você chorou por alguém? então somos duas. Você amou e foi amada, quis e recebeu, deu e ganhou em troca? ah, desculpe, você é totalmente diferente de mim nisso.
Às vezes sentimos saudades de coisas que passaram por nossas vidas. São constantes as recordações de certas momentos que um dia fizeram parte de nossa história. Infelizmente o cérebro do ser humano adquiriu essa capacidade de significar certas coisas que já não precisamos para o nosso presente. Essa é uma das características de nossa memória que aprendemos a cultivar durante a evolução humana. Tudo que pensamos ser bom tendemos a registrar de tal maneira que isso fica impresso em nosso espírito como signo positivo. Mas se formos capazes de compreender nossa própria constituição entenderemos que todos esses significados não possuem nenhuma relação com o “exterior”. Logicamente que somos, a todo o momento, estimulados pela realidade da qual fazemos parte. Não nego aqui a capacidade e a possibilidade da matéria influenciar a consciência. Mas, de um modo prático, para que sejamos sensatos e racionais, podemos compreender que o nosso cérebro não nada mais é do que um “sistema de significações”. Tudo que possa ocorrer que afete o nosso estado emocional se traduz na soma de estímulos ligados às nossas próprias significações. Por que fazemos isso? Adquirimos através do tempo o costume de tornar tudo o que seja bom e prazeroso algo repetitivo e positivo. Nossa tendência é acomodar neste estado, pois assim nos sentimos confortados. Na verdade nada e ninguém possuem a capacidade de nos tornar mais felizes ou infelizes diante da vida, se tudo o que vivemos e sentimos é simplesmente resultado do que nós próprios significamos. A única saída para a superação de tal estado de acomodação hedônica é a busca pelo comprometimento com a mudança. É o estado de bem estar com a crise que nos leva a superar esse vício pelo estável. Os espíritos mais elevados certamente são aqueles que se comprometem com o presente através da consciência e do espírito e consequentemente da habilidade em viver na constante áurea do caos.
Hoje a saudade me fez ir a outro plano para um encontro de almas. Era saudade de amar, de um ser o outro, dentro do outro. O êxtase se fez em uma felicidade infinita, os corações batinham ritmados em um único compasso, as respirações ofegavam na mesma sincronia nervosa. Depois que dois fizeram-se um, os barulhos da realidade me chamaram de volta. Aquietei-me esperando voltar a mim, mas fui chamada de volta ao plano onde estava para mais uma vez me fazer um de dois. E estava acordada! Saudades... saudades...
As pessoas entram em nossa vida ,deixam marcas e saudades de um tempo bom que não volta,.....e o tempo vai passando,ainda bem que podemos matar um pouquinho da saudade que temos desses bons momentos.Aos meus pais,filhos, sobrinhos ,e afins,que apareceram ,saibam que eu os amo como eram ,como são e como serão.
Eu estou com saudade do seu cheiro, que já desapareceu do meu moletom. Eu estou com saudade do teu riso travesso, do seu brilhante olhar, da sua doce boca. Estou com saudade da sua pele macia, do seu corpo em cima do meu. Eu estou com saudade dos seus suspiros em meu ouvido, que me faziam arrepiar. Não me sai da cabeça aquela voz, falando até as coisas mais improváveis. Não consigo esquecer de você, na verdade, eu também não quero esquecer de você, jamais, nunca, eu não permitirei que você vá, nem em pensamentos, nem em corpo presente. Você mudou minha vida, mudou minhas atitudes, mudou meus pensamentos, mudou meu rumo, você me fez melhor, em atitudes, em palavras, em sentimento, você me fez ver que eu podia sim, ter tudo o que eu sempre sonhei, você é tudo o que eu sempre sonhei, e cada dia isso se torna mais claro para mim. E você sabe que, eu amo você, e esse amor cresce cada dia mais. E sempre será assim como naquela frase clichê - eu e você, para a vida inteira.
Saude é bom e rum saudade é assim as vezes vem se nos deixa feliz por lembra de quem lembra da gente as vezes vem e nos faz chorar por sentir falta de quem amamos. Em fim saudade é assim é bom e é ruim um dia um sorriso no outro uma lagrima, um dia a gente grita e perda a calma, saudade é assim pra vc e pra mim..
Tenho saudades de quando eu achava que meu dever de casa era difícil. De quando minha mãe não me deixava tomar sorvete, porque dizia que eu ia ficar gripada. De quando eu batia de porta em porta, pra tocar a campainha e sair correndo. De quando “polícia e ladrão” era só uma brincadeira, e não uma rotina que se vê na tv. De quando eu tinha medo de me mudar de colégio, mas fazia amigos no primeiro dia de aula. De sair correndo e gritando por aí, sem me taxarem de doida. Dos meus amores fáceis, e das amizades duradouras. Sinto saudades de um tempo que não volta, mas que a minha memória não deixa de lembrar.
bateu uma saudade de comer aquele chocolate Surpresa da nestlé , aqueles guarda-chuvinhas de chocolate , melzinho que vinha numa embalagem , do autorama nossa eu tinha um , as bolas do tiririca , tinha aqueles doces de chupeta aah eu adorava comer tudo isso assistindo tv cultura tipo ilha , castelo ratimbum !
Você foi embora, me deixou saudades, bons momentos, sorrisos que tenho vontade de dar, lágrimas em meus olhos. Tudo parece que acabou pra mim, tudo foi embora, parece que a felicidade foi junto com você, tudo parece que não tem mais sentido. As vezes procuro você nos lugares, nos lugares que já fomos e nos sentimos bem. Mas mesmo que pareça que você não irá mais voltar, eu ainda te espero, te espero cheio de esperanças, de lágrimas, de saudades, por mais que tenha sido difícil não ter falado “adeus”, quero te dar “bem-vindo a minha vida de novo”
A saudade é algo mais que doce que existe numa relação em todos os humanos, até a própria paixão e o amor só tem mais sentido e aumentam quando senti-se saudade do outro. A saudade é algo que está acima do controlo do ser humano. Qualquer ser humano mesmo depois de ter rompido uma relação, e ele afirmar não sentir algum afecto pelo outrem a saudade sempre existirá e continuará a ser algo mais doce que a própria pessoa que sentimos a saudade.
A saudade não é uma coisa bela como dizem os grandes poetas e escritores...A saudade verdadeira dói, machuca, parece que estão arrancando algo de nós, e essa saudade só passa quando esse pedacinho que falta é preenchido, e não pode ser preenchido por coisas novas, e sim pela mesma coisa que derramamos litros de lágrimas. Saudade, não é uma palavra bonita, porém é comum, e ninguém gosta de senti-la.
As vezes me sinto preso ha ausência, pois ela me agarra forte e não me liberta... Tento sair imóvel mas ela me prende dentro de uma dor insuportável, não sei se é por falta de coragem ou por falta de atitude. Mas sei que cada vez mais ela me sufoca, e me deixa quase sem movimento. As vezes tenho a cesação que ela não me prende, e sim eu que me acostumei com ela, esperando sentada uma vontade de tentar, mas tento, tento e é em vão. Me acostumar foi fácio dificio agora vai ser me libertar.
E ao peceber já é tarde. Ao começar sentir falta, já se foi. Ao começar sentir saudade, não terás. E o que amo, está indo embora aos poucos. E eu nunca percebo antes. Talvez seja pelo fato de eu não estar sendo correspondida verdadeiramente, talvez tudo isso seja uma farça. Talvez tudo isso seja mentira.
“Bom, e o que será a saudade? Saudade será no instante da despedida, a dor da perca vem e as lágrimas rolam pelo rosto? Saudade seria a foto que você coloca ao lado da cama, e abraça, e pede pra Deus que no sono, você sonhe com a pessoa? Saudade seria o olhar distante... Ou a distração no trânsito em que você apenas pelo subconsciente concentra-se no movimento dos carros... Saudade seria aquele grito silenciado por um travesseiro, ou seria ver um filme em que uma frase dita por algum personagem resume-se a toda a história de sua vida... Saudade seria ainda, um perfume, que ao ser expirado te trás a lembrança... Saudade seria uma praça, um lugar, uma cantina, um lanche.. Que você novamente retorna, só que dessa vez, sozinho... Você para, olha e ver... Nada mudou. Tudo está como antes... e o que falta, é o que partiu.. e é em cima disso, que a mesma praça, o mesmo lugar.... Agora é visto por um ângulo diferente. Saudade seria o instante em que algo bom te acontece, e você sente a necessidade de contar pra alguém e você até conta... Mas pra quem realmente você queria contar, não pode mais ouvir... Bom.. Será tudo isso saudade? Qual o conceito da saudade? Segundo Aurélio: “Situação ou coisa ausente de pessoas. Situação ou coisa ausente ou extinta.” Será somente isso a saudade? Saudade não seria o vazio, não seria o frio?... O frio da ausência de quem partiu. Saudade é a mãe que entra no quarto do filho que se foi... Saudade seria o amigo que você compartilhou alegrias, conversas, segredos e que simplesmente, você dormiu e no dia seguinte, se viu sem esta pessoa. Saudade seriam os amigos da universidade, ou escola, que você dividiu conhecimentos, e coisas sobre sua vida e que agora, não os vê com tanta frequência. Saudade seria o bolo da sua avó que se foi, e não há quem faça igual... Saudade seria um sabor, um filme... , Será saudade? É saudade. Saudade é aquilo que te é mais, ou extremamente essencial a sua felicidade, que foi tirado de você, ou aquele que simplesmente se foi, e você, ficou sozinho... E você fica sozinho, não por que fica sem algo ou alguém, mais por que ficar sem quem ama, por isso é que você está só. Você está só, por que aquilo que mais você amava, foi retirado de você, ou esvaiu, e suas mãos agora se veem frias. Saudade é mais que tudo, ausência. Saudade não é um conceito isolado. Saudade é ausência, é carência, é o vazio impreenchível. As pessoas te dizem,: “ Calma, ainda é cedo, vai passar..” De fato! Passa sim! Nenhuma dor é eterna e as lágrimas constantes, secam, e os gritos abafados no silêncio, silenciam-se. Passa assim como o brilho dos olhos se vai... Assim como o sorriso sincero se vai, e a pose de felicidade entra em cena no seu teatro. Saudade é lembrança, saudade é um adeus. É o adeus inesperado, ou o que acontece, e sempre, uma das partes não está preparada pra receber... É o choque, é a dor, é o frio, e o fim. “
Saudades das fases, acampadas no seu ser, ora bom moço,ora revolto em tedio, pelo cansaço da embriagues rustida num campo monetario, enfraquecido, destemido, fragil e apatico, mesmo perambulando no meu ser, vc sempre estará no mais sublime do meu pensamento, como éh bom estar conectada na mais linda magnetude, a lua sempre permanecera em nós!!!
Sinto saudade de um abraço apertado, de uma risada, do colo, de uma conversa quente, de um dia que foi bom, de meus amigos, de uma música significante, das flores, declarações, de um tempo que se foi, da brisa, da chuva, do dia em que foi tirado uma foto, do nosso primeiro beijo. Vivo em nostalgia, muitas vezes por ser medrosa, por não conseguir encarar os fatos, ou quem sabe, antes eu era mais feliz.
Saudade já vai muito além da falta, da ocasião solitária ou da pretensão de estar com quem queria estar no momento. Ela devora, comprime, e esmaga o coração ao mesmo tempo que o desfragmenta em mil partículas. Em casos à parte, a saudade é uma prorrogação da ânsia, de estar perto de quem mais se queria no instante em que nada seria o suficiente bastante.
- Relacionados
- Frases de saudades para status que te ajudam a desabafar
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Textos de amor à distância para seu namorado se emocionar
- Textos sobre a Vida
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Frases de Saudade
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
