Textos de Reflexão

Cerca de 75609 textos reflexao Textos de Reflexão

Tudo o que sei sobre a vida?

Posso parecer grosseiro, mas o básico que conheço sobre a vida já me da uma boa ideia de como o mundo funciona. É claro que essa ideia não chega nem a 2% do que o mundo realmente é… Mas já é algo.

Esse texto não é uma reclamação, não estou aqui para expressar raiva, ódio nem qualquer sentimento negativo, e sim para expressar um pouco do que vejo de errado no mundo, no nosso mundo.

Tudo começa com uma simples opinião, onde digamos que esse rapaz, vamos chamá-lo de Rapaz A para que não haja qualquer semelhança.

O Rapaz A possui uma opinião, o que é comum, todos tem uma opinião. Ele expressa sua opinião pela internet, meio de comunicação que percorre o mundo inteiro nos dias de hoje. Nessa opinião ele diz que ama jujubas, é a melhor coisa que já fizeram. E posta uma foto de uma jujuba azul.

O Rapaz B vê seu comentário e a foto, ele fica indignado pela ideia do Rapaz A gostar de jujubas azuis.

Então ele diz “Maldito! Discordo disso, as vermelhas são melhores.” Definitivamente ele gosta realmente das vermelhas então o mesmo decide que precisa expressar sua paixão pelas jujubas vermelhas. Até ai tudo bem! O problema é a forma em que ele se expressa, ele deixa um comentário dizendo:

– As vermelhas são melhores! – E um palavrão com uma espécie de ofensa junto.

O Rapaz compra a briga e decide defender com unhas e dentes as jujubas azuis.

E nisso eles ficam horas se agredindo verbalmente. Até o momento em que outra pessoa apaixonada pelas vermelhas e outro grupo pelas azuis resolvem mostrar suas paixões pelas suas jujubas preferidas.

E assim nasce o caos.

Após 100, 200, 500 comentários e milhares de compartilhamentos as pessoas não se importam mais com a sua jujuba preferida, elas só querem magoar aquele que não gosta da sua jujuba. Levam para o pessoal, ninguém mais se importa. Ninguém mais está agindo racionalmente.

Nesse momento um único Rapaz percebe que isso é um absurdo e diz:

– Vocês estão brigando por algo estúpido!

Nesse momento, é nesse exato momento que surge o terceiro grupo, o grupo da "razão". Mas eles não são levados a sério, afinal são poucos contra dois times com milhares. Então, eles são atacados pelos dois times e acabam perdendo a cabeça e a razão.

Todos brigam e brigam e brigam.

Até que um novo assunto venha a tona.

Como o grupo que gosta de maçã e o grupo que gosta de banana, ou o grupo que prefere refrigerante e o grupo que só toma suco.

Vocês percebem o que isso se torna?

No momento atual o Brasil passa por uma crise. O que define uma crise de acordo com o dicionário?

1. Manifestação súbita, inicial ou não, de doença física ou mental.

2. Fase difícil, grave, na evolução das coisas, dos sentimentos, dos fatos; do colapso.

3. Deficiência, penúria.

4. Ponto de transição entre uma época de prosperidade e outra de depressão.

Quando uma pessoa está doente, a família se une para ajudar, acompanhar e até mesmo cuidar dessa pessoa.

A comparação é terrível, eu sei, não quero ser polêmico. Talvez eu já esteja sendo.

Mas um país é como uma grande família, não existe necessariamente um responsável pelo o rumo que esse país toma.

E se uma pessoa está tomando as rédeas e comandando é o dever de todo cidadão impedir que isso ocorra.

Como uma família quando alguém está fazendo algo de errado.

Parece bonito né? Uma grande família, um povo unido pelos seus direitos.

Seria lindo, se fosse realidade.

A realidade é simples e monótona. Todos tem sua opinião, todos estão em um grupo, todos querem os seus direitos.

Mas o direito de ir e vir muitas vezes impede outra pessoa de poder ir e vir. Se é que você me entende.

O mundo é muito grande e ele precisa ser comandado, por pessoas que sabem o que é melhor para todos. Veja bem, isso não significa que seja bom, mas justo.

Infelizmente, as pessoas que estão comandando hoje, elas não são boas, muito menos competentes. Isso não significa que o outro grupo que esteja querendo comandar seja o certo também. Talvez ambos sejam ruins.

E na situação em que estamos não podemos deixar isso acontecer. Mas como eu disse no inicio, uns gostam da jujuba azul outros da vermelha, enquanto a fábrica que produz as jujubas ri e se diverte, porque a atenção está toda no lugar errado. Ninguém está se perguntando o que eles colocam nas jujubas azuis que deixam o grupo do rapaz A tão obcecado por elas, o mesmo para as vermelhas.

Ninguém se pergunta o porquê não as amarelas, ou as roxas.

Existe corrupção sim, e ela não é pouca. Mas ela não vem apenas dos políticos, ela também vem do povo. Ela vem das escolas, dos hospitais, das igrejas. Uma professora que não tem a vontade de ensinar um jovem adolescente e só pensa no dinheiro no fim do mês é uma corrupta, uma médica que não atende um paciente que precisa urgentemente de seus cuidados por mero desleixo é uma corrupta. Um pastor ou padre que apenas está interessado no dinheiro de seus fiéis é um corrupto.

Mas vejamos por outro lado, um lado menos pessimista.

Talvez essa professora esteja apenas de saco cheio de alguns alunos irem apenas para humilha-la e tirar sarro dos coleguinhas de turma, e isso faça com que ela não tenha mais tanta paixão pela sua profissão como tinha quando cursava a faculdade. Talvez esse aluno, bagunceiro que não está a fim de nada, tenha pais ruins que não querem ajudar o filho. Talvez ele tenha dificuldades de aprender e se sinta envergonhado por isso. Talvez ele tenha sérios problemas em casa. Quanto a médica que não quer atender, talvez ela não tenha o equipamento, talvez ela esteja cansada por ter virado noites trabalhando e com o medo de errar pelo cansaço ela prefira deixar que outro atenda aquele paciente. Afinal médicos também são humanos. Talvez o pastor peça dinheiro porque ele tem uma ideia, ele quer ajudar aqueles que não têm casa, não tem comida. Talvez ele realmente acredite em Deus.

Você consegue perceber? Consegue ver? Existem vários lados da mesma história. Porque o mundo é grande! E complexo, não se resolver nada gritando, não se resolve excluindo as jujubas azuis nem as vermelhas. Ninguém tem as respostas sozinho, como eu já disse o mundo é muito grande e para viver você tem que conviver com várias mentes pensando juntas, para resolver um milhão de problemas.

Preconceito, racismo, isso está nos olhos de quem vê. Não estou dizendo que não existe, porque existem. Mas xingar, brigar, odiar, e falar para todos o que pensa de uma forma grosseira e estúpida não vai melhorar a atual situação. Seja humilde, seja sincero sem desrespeitar, sem humilhar. Ensine, mostre o seu lado, aprenda a receber e a amar.

Esse é o meu desabafo, espero que ninguém tenha se sentido ofendido, o que acho difícil nos dias de hoje.

Mas sinta-se a vontade para escolher a sua jujuba preferida.

Porque eu escolho todas que fizerem bem para todos.

Inserida por fernandolenno

Tudo que me fez, virou pó ao decorre do tempo,
Não há lagrimas, só receio de demostra sentimentos,
Se tudo for uma ironia, eu ainda acredito que não intendo, que nada é o que parece porque eu só me vejo perdendo,
Mas somente o tempo mostra que eu não lamento, sinceramente agradeço por todos momentos,
Desejo que um dia possa encontra uma forma de jogar as cinza fora porque nem sempre o passado ira te ajudar, as lembranças não água, mas podem sufocar.

Inserida por MibiBernardo

Ela gritou tão alto
Não tinha ninguém para ajudar
A porta fechada a luz apagada
Sentada no quarto só sabia chorar
Seus olhos tinham um brilho profundo similar a solidão
Achava que o fim era a única solução
Os sonhos acordados eram pesadelos fantasiados
E não sabia quem era o culpado
E do lado só podia lamentar
Como isso aconteceu, era algo que não queria lembrar
E no cotidiano automático, nada podia aliviar
Quem saberia que ia ser assim
Não era um teste, apenas fatos reais sem fim
Podiam até contar, mas morreria antes de começar
Talvez ela encontre uma solução
Seus olhos sangravam e diminuía sua emoção
Ninguém sabe o que aconteceu
Mas tava acontecendo, sem nenhuma razão.

Inserida por MibiBernardo

Eu não sei como fiquei assim
Achei que a saudade não tinha efeito em mim
Tentei me iludir, esquecer e mudar
Pensei que essa lembrança não ia me afetar
Dizem que faz parte da vida
Todos os guerreiros têm suas feridas
São essas memórias que nós fazem crescer
Mas eu queria ser pequeno, eu não queria sofrer
Eu vou crescendo, e não consigo esquecer
Me torno mais forte mesmo sem perceber
Nunca é tarde pra demonstra o que sente
Viva o agora, sinta, curta o presente
Esses momentos vão sempre nos acompanhar
Seja bom ou ruim eu só quero aproveitar
Talvez isso seja a evolução
Do grande homem de um menino chorão

Sempre diziam que devemos ser feliz
Mas não falaram como é difícil viver assim
Seguindo em frente independe do que vim
Aquele momento passou mas a dor está aqui

Não há nada de mal em falar
Todo mundo sente algo
Ruim é não demonstra

Podemos sorri e até chorar
Cada um tem seu meio de se expressar
A saudade é real e não tem como negar
Aceite e retribua antes de acabar
Esse sentimento nós torna quem somos
E dessa forma podemos continuar
Às vezes a dor é forte, eu sei
Todo mundo sente isso pelo menos uma vez

Eu só sei que não posso parar
A estrada é longa e pode machucar
Cheguei até aqui, foi o caminho que escolhi
Não é um fardo, é um sentimento que faz parte de mim.

Inserida por MibiBernardo

Noite
Durante a noite mil coisas passam em minha cabeça, algumas talvez eu nunca faça, outras eu fiz, outras me arrependo de não ter feito, algumas morro de vontade de fazer, mas me falta coragem, algumas simplesmente deixei pra lá. Imaginar que alguma coisa que eu tivesse feito de forma diferente poderia ter mudado totalmente o que sou hoje, me mostra como a vida é uma trama de escolhas e fatos aleatórios que podem mudar totalmente o produto final, me deixa de certa forma encantado...

Inserida por professormariocelio

NADA LEVA
Em plena tarde chuviscada, caminhando silenciosamente pelas ruelas da necrópole, o jovem servo observava assustadoramente com certa admiração, as estranhas esculturas sombrias dos monumentos dos jazigos. Perguntou ao seu Velho Sábio: Mestre, o que é a vida diante da morte? O Sábio parou de caminhar, fitou um olhar sereno em direção a um suntuoso sepulcro, respondeu-lhe: É você devolver tudo o que tomou emprestado da vida.

Reflexões Chá da Vida

Inserida por hupomone

<Memórias do caos>

Põe fermento na mistura, sova e amassa a massa,
deixa a mistura vingar, deixa o bolo da vida crescer.

Por que o tédio, amigo, é a sala de espera do caos:
- Do nada, transborda e escorre pelas bordas
e sem se perceber, o vazio que era, rapidamente deixa de ser.

Valoriza as suas conquistas diárias, segue em frente com a tua vida,
dá um beijo de boa noite na sua filha
e um abraço apertado no seu pai...

Por que de repente a roda da vida gira
e até o caos que parecia bom vai entediar você.

Inserida por JotaW

<Coca-Cola com veneno de rato e limão capeta>


Morri aos quinze anos de idade.
Não me lembro muito bem do motivo da minha morte na ocasião.
Na noite daquele fatídico domingo,
abraçado com a enorme dor que me consumia,
saltei umas dez vezes do cume mais escuro da minha existência.

Enquanto eu caía,
pude sentir as dores nas vozes gritadas
e o sofrimento nas distorções das guitarras insensíveis e frias
que ressoavam tristes enquanto vibravam e reverberavam
através dos meus fones de ouvido.

Os mesmos fones que me protegeram em vida
e que se espatifaram mudos na solidão do meu travesseiro,
na agonia da minha jornada de pesadelos madrugada adentro,
até o desembocar na segurança da manhã seguinte,
quando o sol veio me consolar.

De todas as dores sentidas à época, a de segunda-feira,
dia seguinte ao incidente, foi a mais dolorida.
Mais até do que a dor da véspera, em tom de despedida.
Pareceu-me a morte, pareceu-me que não pararia, pareceu, parecia...
Nada comparado às feridas de agora, é claro, nem à escuridão de ontem.

E pra minha infelicidade, duas décadas depois, o meu corpo ainda está em queda livre.
E a escuridão que me habitava as noites, jamais se fez luz, um diazinho sequer.
Pior... Agora dá expediente também durante o dia.
Hoje, faz vinte e um anos que morri pela primeira vez,
e desde a minha última partida, essa é a primeira vez que comemoro em vida.

Inserida por JotaW

Cuide da sua vida, lide com as suas dificuldades, apare seus defeitos, aprimore suas qualidades e cure suas mágoas ao invés de ciscar pela vida alheia.
Fuçando espaços outréns...
Enquanto te perdes no caminho dos outros...
Deixas o teu à deriva...
Raspas de sombras aniquila qualquer chance do sucesso chegar...
Paz na Alma...
Te cuides bem

Chegou o momento
Depois da madrugada
Fiquei sabendo
Que um dia tudo passa
Eu já cansado de ter que esperar
Tão fácil dizer para tudo acabar
Um vazio que eu não consigo explicar
Talvez porque não entendi
Ou ninguém vai me escutar
Tenho meu jeito de entender
De ver o mundo, de poder sonhar
Sonhos fantasiados
Que são pesadelos que me deixam acordado
E mal consigo me levantar
Sentir a vida não valer nada
É um fardo que tenho que aguentar
Sentimento jogado fora
Uma dor que não acaba
Não queria que a vida fosse culpada
Mas foi ela que me deixo nessa enrascada.

Inserida por MibiBernardo

Sobre a beleza
Somos felizes por viver numa época onde temos a oportunidade de pausar os afazeres diários e apreciar a beleza da vida. A meu ver, a beleza é a manifestação do trabalho da criação divina, seja a beleza de uma música, da natureza, o cheirinho de terra molhada após uma chuva, a beleza de uma amizade sincera, e por que não?! A beleza de um linda mulher. Impedir alguém de apreciar a beleza da vida deveria ser crime espiritual.

Inserida por professormariocelio

Às vezes é necessário ser um pouco egoísta.
Principalmente se você é do time dos que sempre tem outras prioridades acima de suas próprias necessidades e desejos.


O seu bem estar é imprescindível!
Até porque copo vazio não mata a sede de ninguém.
É importante estar cheio mas não cheio de qualquer coisa.

Esvazie-se sempre que puder do estresse, do medo, da angústia, da tristeza e de tudo que amarga o sabor da tua água.

Priorize sua felicidade e seu bem estar.
Prioridades são passíveis a mudança. Se reorganize e priorize na sua vida e no seu dia a dia pessoas e situações que realmente lhe agregam coisas positivas e se afaste do contrário.

Você também é importante. Valorize-se!

Te desejo sucesso e paz

Inserida por rethais

A vida e o Diamante

É na estrada da vida que nossas crenças e o nosso caráter é moldado, A vida pode ser comparada a uma pedra preciosa na mão do lapidário. Ambos processos não são fáceis e a vida assim como a jóia podem ser danificadas, mas a motivação na moldura da vida quanto na lapidação pelo lapidário é o aperfeiçoamento, ambos processos buscam a excelência e o resultado determina o seus valores.

Inserida por Thiagolealcampos

A vida é feita de frases e versos:
como as escolhas e consequências,
alternativas com erros e acertos,
e seus momentos bons ou ruins.

A vida é feita de fases:
de evolução e sucessivas mudanças,
desde a adolescência sem fim,
de aprendizado e desenvolvimento,
até a maturidade e plenitude inatingível.

Inserida por luizguglielmetti

Muito incoerente uma pessoa como você gostar de mim, tantas são as diferenças, mas percebo seu muito amor quando me ensina com vós mansa.
Agora pouco no silencio dessa madrugada escultava uma musica na maior altura e ninguém mais escutava, aí você me lembrou que gosta de falar comigo no silencio do meu quarto. Diferente de muitos que faz tudo para se aparecer, e lembrei também que você em uma linda e volumosa carta de amor me disse que me ama e se eu chegasse para você você sempre chegaria para mim. Amor da minha vida até de madrugada não se cansa das minhas enjoeiras e defeitos, sendo tão perfeito, ama incondicionalmente.
Como é bom estar com você mais esta madrugada Jesus meu tudo, meu Senhor.
Acordei hoje com uma nostalgia imensa ao pensar em como vivíamos a alguns anos, nunca deixei de te amar e me pergunto as vezes como pude um dia ficar sem falar com você.Tempo em que ficávamos horas conversando em todos os lugares e fazíamos tudo juntos, andando nas ruas, em casa de manhã e madrugada, na fazenda, pra ti não tinha segredos e me sentia muito seguro e amado.Sempre penso nisso e tenho vontade de reviver tudo isso, porem sei que o amor que sentimos um pelo outro ainda é o mesmo e oque temos a viver pela frente é muito maior e mais bonito.Te amo mais que tudo em minha vida e enquanto escrevo esse amor arde inflamado em meu coração, tu me faz ver o mundo de outra forma e me mostra tudo que é lindo e realmente tem valor na vida.Durmo e acordo com meu pensamento cativo em ti, me entrego a ti, sou louco por ti, minha alma está profundamente ligada a ti.Quando você me fala não vejo e não ouço nada a meu redor, o tempo passa depressa, mas para nós também não importa pois temos a eternidade para amar demais.Jesus amor maior.

Inserida por TYMonteiro

Diz que a vida ensina
Isso é verdade...

Ela me ensinou que as pessoas não são confiáveis
Nem aquelas que dormem e acordam ao seu lado pela manhã

Ela me ensinou que se entregar é suicídio
Que amar é bom
Não amar não é
E vice e versa

Mas também me ensinou que existe ressurreição para o coração
Que ele é forte e suporta "tudo"
Quer dizer, quase tudo...

Que
A gente chora
A gente sofre
Mas no dia seguinte
A gente ri
A gente esquece
Depois
A gente lembra
E ai
A gente chora e ri quando lembra
E se acalma quando adormece
Pq de novo
A gente esquece

A vida me ensinou que ela continua
E Cazuza me ensinou
Que nada nesse mundo é nunca mais

Que a gente
Xinga e pede perdão
Que a gente erra e se arrepende
Que a gente permanece no erro
Quando é bom
Que a gente cega
Quando é ruim pra mente

Que a gente sente quando perde
Magoa e se magoa
E tudo fica perfeito de novo
Como giris dentro da lagoa

Que a gente range os dentes quando se costa fundo
Que a ferida Sara mas cicatriza tudo

Que a vida continua, aconteça o que acontecer
Que a gente se mata, se entrega e se acaba
Mas no fim consegue sobreviver

Que a vida é assim, talvez sempre vai ser...

A vida é resumida em feridas, dores e cicatrizes.

Inserida por LyaDexter

A dor da vida

Amor quem sente, demonstra, fala
Olhares, gestos, carinhos e atenção
A dor quem sente, esconde, cala
Escuro, imóvel diante da solidão

Se o amor é o que embala a vida
Ele torna os seus dias melhores
Já a dor que embala a morte
Transforma seus dias nos piores

A vida é feita de amor e de dor
O amor para nos fazer viver
E a dor para nos fazer querer morrer
E só o que conseguimos é sobreviver

A cada dia podemos escolher viver
Ou apenas não se deixar morrer
Talvez o sentido da vida possa ser
Esse instante que acreditamos não saber

De toda essa vida, com certeza nada levarei
Da morte pouco ou quase nada saberei
Então vamos aproveitar a dor desse amor
Ou então como loucos, amar essa terrível dor

Inserida por marcelo_nogueira_2

Sempre feliz idade

Viver é sentir que estamos vivos
Não deixar passar a oportunidade
Pois não existirá segunda chance
Sejamos felizes em qualquer idade

Aproveitar essa curta viagem
Não importa aonde chegaremos
Tempo passado é tempo perdido
E o destino final já conhecemos

Cada um tem sua jornada
Sem chance de comparação
Não espere que venha de fora
A felicidade que é do seu coração

Inserida por marcelo_nogueira_2

Vida

A vida um encanto desencantado
Um nó desatado
Um corpo dilacerado pelo tempo, pelo vento

A vida ao sol cortante em desalento
Na sertão errante
Um estômago vazio
Ou apenas o calafrio

A vida começa em pranto
E segue-se narrando
Tal qual a poesia lânguida, fria, ferida

Vida prostituida por morte
Vida guiada por pura sorte
E o pior é quem a carrega
Humanos lascivos
Editados pelo ouro que tudo compra
Esquecem que o etéreo é o bem mais valioso
Vida que carrega vida

Inserida por Vanessafontana

Inimigo Virtual

Era mais que amigo
Um acompanhante
Um querido
Além do palpável
Estava no virtual
Me tornava viral
E seu teclado derramava likes sobre meu corpo
O nu era quase exposto
Cada toque era um gosto
No entanto certo dia
Tanta poesia virou agonia
Como poderia possuir-me se era apenas fantasia
Se minha criação confundiu-se com a realidade
E a tecla delete tornou-se banal
E sem a menor linha
Apagou toda linha do tempo
Como se a cibernética fosse mais real que a carne
Como se o sangue não fosse todo esse fluxo de informações e mutações constantes
E em forma de rebeldia
Deletou aquela história pública com um simples toque
E tudo que foi construído então parecia desaparecer da memória
Esqueceu que a CPU é um coração virtual
E que formatar deixa marcas n’alma
E o bloqueio apenas deixou o seu choro mais exposto
A realidade vai muito além do virtual
E os cabos que foram rompidos
Tiraram apenas a imagem do monitor
Mas o coração grafou antes nas memórias eternas espelhadas em outras linhas de tempo
E o que pareceu desaparecer com um simples delete
Ficou eternizado na internet.

Inserida por Vanessafontana