Textos de Mágoa
O “vazio” se torna “pesado” quando alimentamos em nossas mentes pensamentos de mágoa, rancor, ressentimentos, inveja, cobiça, tornando-nos indesejáveis por todos. Nesse momento o “vazio” surge transformando-nos numa pessoa sem ter ninguém para ninguém e o “peso” da nossa consciência se torna um fardo em nossa vida.
Mágoa é o desgosto recolhido cujas marcas transparecem no semblante, nas palavras; tristeza, amargura, pesar. Um dia eu já falei sobre isso, mas acho que foi pouco. Está claro que o resultado das nossas expectativas frustradas em relação a nós mesmos e outras pessoas transparece um ato de completa infelicidade, por muitas vezes marcadas com cicatrizes profundas que nem o tempo poderá apagar. Quando criança achei que era o super homem e tentei atravessar uma porta de vidro, tinha 05 anos e carrego até hoje marcas desta loucura, era criança, mas lembro como hoje o desespero da minha mãe ao bater na porta da vizinha, abraçada comigo com meu braço enrolado num pano, pedindo socorro. Não sei porque me lembrei disso agora, mas com certeza marcou profundamente a minha mãe, que sempre me acolheu, mas comigo tenho certeza ela não ficou magoada, mães sempre esquecem. A imagem adulterada de alguém demonstra este sentimento desagradável, e até um certo ressentimento e que ao estranho pode gerar compaixão. Não quero ser vítima nem que sintam piedade apenas quero ser compreendida. Amanheceu um novo e belo dia nasceu, e agradeço sempre a Deus por permitir fazer existir, o resto o tempo irá levar, afinal tudo passa!
Na mente de quem mágoa há uma grande expectativa, uma certeza quase absoluta de que irá ser retrucado com raiva/ódio proporcional ao erro cometido. Entretanto, quando a pessoa magoada age contrário às expectativas de quem mágoa, ele acaba dando a melhor sentença àquele que lhe magoara; o perdão.
A criança perdoa, se libera da mágoa, do rancor, da dúvida, do medo, da tristeza de forma simples, sem criar conflitos internos e duradouros. Nós, quando crescemos, criamos monstros que não podemos combater e, às vezes, ficamos tentando escondê-los. O melhor é soltá-los e buscar a essência interior para manter as responsabilidades do adulto e as ações da criança no que diz respeito ao perdão, amor, entrega, ousadia, coragem e confiança.
Minha maior mágoa na vida é não ter conseguido dar forma escrita a todas as idéias que fui expondo em aulas e conferências. Publiquei uns vinte volumes, mas ali tenho material para mais uns sessenta, no mínimo. [...] Tenho alunos trabalhando nisso, mas acho que a coisa ainda vai demorar, tão vasto é o material.
Quando algo te magoa profundamente, você se lembra e chora, é um processo natural, pois você está ferido; o tempo passa, com a prática do perdão seu choro irá cessando, até seu coração sentir um alívio, é seu processo de perdão se expandindo. Quando o amor próprio começa a crescer, você se lembra daquilo que lhe magoou e agradece pelos aprendizados em Gratidão. Quando a sabedoria chega você se lembra, e vê que pode usar sua dor ou amor como exemplo para ajudar outras pessoas, isto é expansão de consciência!
Eu seguro, seguro o peso do ódio, o peso da raiva e o peso da mágoa, todo dentro de mim, eu levo comigo o peso do ressentimento, o puro e o limpo ressentimento, não os deixe esvair, pois são suas essencias, não só de amor e felicidade é feito o ser pensante, ele é feito de tudo aquilo que o alimenta, ele é feito de um turbilhão de emoções, pense seja e crie, e NUNCA MUDE!.
Vejo a magoa aflorar, a alegria morrer, vejo o dissabor arraigar, vejo o tempo parar pra vida passar sem esperar e sem dar a nós a oportunidade de reparar o que por descuido quebramos. Apressados seguimos ao fim de tudo que somos. pois antes mesmo que a morte nos separe de tudo o que se é possível viver, deixamos nos privar ainda em vida.
E fácil magoa alguém só basta dizer oq ela não gosta ou até mesmo maltratar com a distância ou com as palavras, agora amar alguém e sim um verdadeiro teste pois temos que muda tudo para pode agrada aquela pessoa cada vez mais, temos que concorda com o que ela fala até mesmo quando você e contra aquilo, temos que sofrer junto com ela para que possamos supera qualque obstáculo não só mais sim juntos e deixa tudo de ruim para ver aquele rostinho sorrir de novo pra vc!
E lá vem textão porque a saudade tá gritando, tá doendo, mas é uma dor não de mágoa, nada disso. Antes que fale, é uma dor de querer ver, de querer um abraço, é dor de querer ficar perto, nem que seja por minutos e a saudade de ver seu sorriso, a saudade de sentir seu cheiro, de te ter por perto. É uma saudade que hoje não deu para conter, é uma saudade que nada tem feito com que passe, é a saudade que cada dia que te vejo de longe aumenta. Quando te vejo tenho a vontade enorme de te abraçar. É uma saudade que por um tempo achei que conseguiria levar comigo, quieta, mas não. É uma saudade que só seu abraço, que só seu sorriso, que só você pode amenizar. Não sei como realmente lidar com ela. Até consigo suportar por um tempo mais quando ela grita no meu peito. Não consigo esconder, não consigo não demonstrar... EU TE AMO e por esse amor e por saber quantas pessoas precisam ter você mais perto do que eu preciso, consigo guardar para não ter perigo de ninguém sofrer, eu guardaria por anos...
Renunciar... é sufocar com os olhos rasos d´água um sofrimento atroz, e a tanta mágoa, poder dar as nuances da ventura; é conseguir introverter o pranto e transformá-lo em mavioso canto, dando à lágrima a forma da ternura. Renunciar... é calcar toda angústia dentro da alma, aparentar tranquilidade e calma, desditoso, fazer feliz alguém; é transbordar, ingenuamente, a vida num sorriso e dar de si tudo o que for preciso dessa alegria que não mais se tem. Renunciar... é ir vibrando num desejo louco de ganhar um pouquinho, ainda que pouco, quase nada e de tudo o que se quis. É trancar os soluços na garganta, e a si próprio dizer: "gargalha, canta, para que o mundo pense que és feliz". Renunciar... é resistir, sereno e sem queixume a uma ausência que o tédio, é dor, voz da saudade, família, cachorros, vozes da saudade que uivam solidão. É percorrer tão ásperos caminhos, transformando em mil rosas e espinhos, abrindo a toda gente o coração. Renunciar... é pressentir uma canção dolente, das que chegam à alma, de repente, e extasiado, não pode falar. É sentir nessa doce linha a tristeza mesclar-se com alegria, num amargo prazer de recordar. Renunciar... É colorir, de inúmeras matizes os sorrisos que escondem as cicatrizes, no mais fundo recôndito do ser. É agradecer, a cada instante, a inabalável fé, a fé constante, que nos dá tanta força para viver... Renunciar...
Quando você perdoa um ressentimento ou uma mágoa, estará se libertando de um peso, e dando espaço para que outros sentimentos possam ocupar este lugar. Sentimentos estes que você merece: amor, paz, tranquilidade, prosperidade, bem estar e felicidade. Estes sim, devem estar enraizados em seu ser.
O homem que trai uma vez, infelizmente, trai duas. O que te magoa uma vez, magoa duas. O que te decepciona uma vez, decepciona duas. Ele é aquele que você escolheu, nem pior e nem melhor, é a personalidade, atitudes, jeitos e manias que você decidiu suportar ao escolhê-lo. Por isso, diferencie daqueles que quando declamam uma poesia, declamam duas. Fazem-te sorrir uma vez, fazem duas. Inspiram-te a sonhar uma vez, inspiram duas. Àqueles que te provam o amor no amanhecer e também ao entardecer. E se nessas escolhas a procura é por um amor, procure por um que seja bom pra você. Daqueles porto seguro, suaves, de fim de tarde. Um amor tipo outono, tipo brisa da tarde, amor sereno, amor de paz. Procure por alguém que transborde e quando extravasar se cubra de amor. Procure por alguém que te queira de mãos dadas, que te envolva no abraço, que esquente, que dê carinho, que aceite quem você é e a ame imensamente por isso. Não se encante apenas por um sorriso, um rosto, um corpo, um carro, um Whisky, um camarote, talvez escondido atrás disso não esteja a pessoa que você realmente merece. E de decepção em decepção você vai desacreditando do amor e a culpa não é dele é sua. Olhe além do que você simplesmente vê, por que amor vem de onde o os olhos não alcançam.
Decidi que ficar remoendo mágoa é como se transformássemos nossa alma em um depósito de lixo , onde só acumulamos o que não presta , o que nos faz mal , então decidi que é perda de vida isso , resolvi que não ha necessidade de agradar a todos , porque nem Jesus que foi perfeito não conseguiu , então deixo isso , esse sentimento para os pobres de 'espirito' , que eles percam tempo e vida acumulando coisas ruins , sentimentos medíocres dentro de si , porque eu decidi ter para mim salvação interior e libertação ! Não me incomodo mais com que pensam , com que falam porque o que conta é o que Deus sabe de mim e cada um fala aquilo que o seu coração esta cheio , e o meu graças a Deus esta em paz !
Há um lugar secreto dentro de você, que só Deus conhece. Tem aquela mágoa, que só vocês dois sabem. Tem aquela ferida que você não sabe cuidar, mas Ele sabe sarar. Tem aquele dia que você acorda não querendo nada. Dias que você vai durmir querendo esquecer tudo. Mas olha, quem está contigo, é Deus.
Em algumas ocasiões as coisas que as pessoas pensam, dizem ou fazem irão magoá-lo – até não o magoarem mais. O que o levará mais rapidamente de um ponto ao outro é a total sinceridade – o desejo de reconhecer e afirmar exatamente como se sente em relação a algo. Diga a sua verdade – gentil, mas totalmente. Viva-a gentil, porém totalmente. Mude a sua verdade de maneira simples e rápida, a medida que a sua experiência lhe proporcionar uma nova lucidez
pensar por pensar não nos magoa mais é pensando que faz com que fiquemos magoados pois,nos nossos pensamentos transmitimos emoções e através deles nos identificamos o que sentimos e pensamos nos magoa mais por medo de se magoar não devemos nos impedir de pensar sentir e principalmente nos revelar
Deus conhece os corações... e um coração com ódio, mágoa e rancor, destrói a alma, traz dor, sofrimento e muitas vezes nos faz tomar decisões precipitadas que acabamos por se arrepender mais tarde, e as vezes esse tarde não tem volta, não tem reparo e nem conserto... Abra o seu coração para Deus, deixa Ele entrar, limpar e transformar o seu coração e a sua vida! Deus te abençoe!
Vai, esquece a magoa, dá um chega prá lá na tristeza e caminha na estrada florida e perfumada da alegria e da redenção.. Ao invés de reclamar pelo que não tem ergue o teu olhar para a vastidão do infinito e agradece a Deus tudo que tem, reconhece como é agraciado pela misericórdia divina e cala-te. Silencia, pois o silêncio é uma prece, e com a alma repleta de amor emita vibrações de gratidão, que as mesmas cheguem ao infinito e sejam recebidas por nosso Pai Maior. Vai, caminha e procura ser feliz isso é o que Ele quer para todos nós!!
A mágoa é como um amontoado de dejetos dentro da alma. Perdoar é ir em direção à toda essa podridão malcheirosa e desagradável, tendo que remexe-la e retirá-la com às próprias mãos. Para alguns é mais fácil não tocar em nada disso, mas eu prefiro limpar os dejetos, antes que o mau cheiro se espalhe e contamine todo o meu ser.
