Textos de Filosofia

Cerca de 2258 textos de Filosofia

Palavras se alastram diante da imensidão. O universo é um ouvinte atento e onipresente, ele escuta tudo aquilo que sai da nossa boca e nos devolve, em acontecimentos, as palavras que proferimos. A vida é um espelho presente em todos os ângulos e dimensões, imperceptível aos nossos olhos, os casos vividos por nós são reflexos das nossas atitudes.

Inserida por dhiefersonlopes

Todos os planos espirituais pertencem ao relativo, todos pertencem à ilusão. Do mais denso ao mais sutil, pertencem ao plano relativo, ao plano da ilusão. O planeta Terra é o umbral mais denso dentre todos, tanto que um corpo físico é necessário para os que aqui vêm estar por um tempo. A Terra é a sala de aula onde se vivenciam as experiências, por isso somente aqui o lobo e o cordeiro assentam-se juntos a mesa, somente aqui há traições e mentiras. Compreender que aqui a vida se faz entre a rosa e o chicote, entre a alegria e o sofrimento, entre a bonança e a tempestade. Contudo, rosa e chicote, alegria e sofrimento, bonança e tempestade, bom ou ruim, não existem tais coisas, são apenas questão de pontos de vista. O mesmo sol que endurece a lama também amolece a cera. Manter constantemente uma postura calma, serena e firme adiante da rosa e do chicote, da alegria e do sofrimento, da bonança e da tempestade, do bom e do ruim, é uma postura sábia. O homem que prevê as situações e se previne caso aconteça, que reconhece quando o que possui é suficiente, evitando assim o ridículo, e o momento de parar, evitando assim mais perigos, esse o homem que está a um passo de se tornar mestre.

Inserida por carlosrdolpho

Conhecimentos praticados diariamente te conduzem à compreensão de que a iluminação é como um lago sem ondulações. Mantendo sua mente serena mesmo em tempos difíceis, a fé persiste e o lago reflete. Mantendo sua mente agitada mesmo em tempos fáceis, a fé decai e o lago desfoca o reflexo. As ondulações são as dúvidas da mente. Praticar meditação todos os dias, jamais abrir a boca para lamentar e evitar alucinógenos conduz para a compreensão da vida, lapidação de si mesmo e obtenção da fé.

Inserida por carlosrdolpho

O estudo DEPENDE DA INSTITUIÇÃO da qual se estuda, mas o elemento mais importante é o SUJEITO que estuda tal disciplina. Foi isso que aprendi nos cursos de FILOSOFIA e HISTÓRIA. Lembro que desde o inicio do primeiro curso queria ser escritor, mas agora aprendi que só se aprende escrever com um único elemento: ESCREVENDO.

Inserida por RicardoMoura

Quando estiver voando aos ceus e olhares para baixo, ira se deparar com três tipos de pessoas: o primeiro tipo é cobiçador, este olhara e pensara "como é lindo o seu vôo, chega alto e é intocavel, deveras eu um dia também ser assim"; o segundo tipo é o ignorante que olhara e dirá "eis que quem voa tão alto a de cair muito rapido também"; e o terceiro, o que mais me facina e me da esperanças para voar é o questionador, que olhará e dirá "como podes voar?".

Inserida por the4cher

Elegemos por popularidade, não por competência. A manipulação em massa tem mais peso do que princípios. Não votamos em projetos de governo, votamos em marionetes com interesses pífios. Deveríamos ser governados por filósofos, amantes do saber, não por crápulas e gananciosos de caráter fictício interessados apenas no poder. O poder deveria ser limitado. Nenhum homem deveria ter mais poder do que ideais.

Inserida por moloki

Capoeira rasteja e dá bote igual cobra, voa igual morcego, é coice de uma mula, é pulo macio igual gato, é a leveza de uma arraia, é feroz igual uma onça, é foleira igual macaco. É poesia, é jogo, é arte, é expressão, é luta. A luta de resistência à violência é uma característica marcante na capoeira. Notamos que apesar de toda violência e repressão envolvendo a capoeira, alguns capoeiristas e mestres deixaram verdadeiros tesouros filosóficos capazes de incentivar a eclosão de uma cultura de paz na capoeira. Percebemos, também, a influência da capoeira sobre as nossas funções psíquicas: sentimento, pensamento, sensação e intuição. Resumindo tudo capoeira é um Show! É cria de brasileiros para o Brasil e para o mundo, ou melhor, é patrimônio cultural da humanidade. Orgulhe-se do que é nosso.

Inserida por RobsonJdosSantos

Cá estou mais uma vez. Com o olhar perdido e o pensamento carregado. Travo dentro de mim a disputa entre diversas personalidades distintas que dialogam entre si. Sou um mero telespectador na prosa desses seres. Evidencio que não tenho domínio no que me dá. Eles independem de mim. Penso que sou apenas um portador de voz para os manifestantes. Me desprendo do monótono e deixo que formem o que chamo de “eu”. Afinal, o que seria de mim sem eu?

Inserida por barrudas

Às vezes, quando estamos prestes a perder a calma, é sempre bom refletir se o motivo vale o desgaste; e quando, na sua mente, a resposta for negativa, a expressão da qual o silêncio vale ouro faz jus à qualquer argumento, porque a consciência será, num fim ou outro, a leveza de uma pena ou o peso de uma rocha.

Inserida por pomatherich

Todos nós queremos atingir a alma humana, como bem disse Aristóteles, e para isso, precisamos compreender a alma humana. Isso significa que queremos afetar e influenciar as pessoas de certa forma, e para isso precisamos nos submeter a também ser afetados e influenciados pelas outras pessoas. Essa é a única razão pela qual nos relacionamos, por que queremos passar algo, e também receber algo. A natureza humana é feita disso, de uma troca constante. Ninguém pode encontrar alguém sem levar consigo um pouco dela, e deixar com ela um pouco de si. Eis a beleza de sermos quem somos, portadores da natureza humana.

Inserida por Haydensophie

O NORDESTE BRASILEIRO hoje passa por um processo de crescimento e modernização. Ou seria pós-modernização? Há tempos atrás o NORDESTE BRASILEIRO era tido como atrasado, pobre e muitos literatas tinham a intenção de falar do nordeste como forma de ajuda, de socorro de clamor. O autor de A INVENÇÃO DO NORDESTE apenas fez a constatação do discurso, utilizando de Michel de Foucault. Ora não seria perigoso também construirmos hoje um discurso positivo do nordeste, e futuramente outro autor usar dos mesmos artifícios e fazer uma analise critica?

Inserida por RicardoMoura

"Não há necessidade de invocar qualquer que seja preceito religioso em discussões que tangem valores e/ou decisões do cotidiano ordinário, pois tratando-se de uma coletividade, inevitavelmente haverão pensamentos e credos divergentes, sendo assim, o senso comum ainda é a melhor solução para tais questões."

Inserida por TomFernandes

Externar sentimentos que possam sim; demonstrar manifestações de positividade. As quais podem dar um direcionamento para apontar; um específico rumo para tudo ou também, com relação à própria vida em si. Mas as manifestações que vibram positivamente; não somente beneficiam aquele que as emana, como também, os que a recebem como uma forma de amor fraternal.

Inserida por regisassuncao

Usar de sabedoria; sempre. Tal fator é determinante para que se possa estar em meio; aos afazeres da vida. Como também, de ter habilidade suficiente para ultrapassar quaisquer obstáculos que possam vir a surgir repentinamente. Mas com total consciência, no que diz respeito, em assimilar quaisquer lições que a vida possa impor; como prováveis dificuldades.

Inserida por regisassuncao

Redigir cada palavra e que por ventura, fará parte integrante, do diário da vida; é uma ação muito interessante e igualmente, bastante eficaz. No que diz respeito ao fato, de serem inclusas determinadas passagens; da mesma. Cada parágrafo, cada pondo e cada vírgula são quesitos que realmente determinam; o rumo, de uma história, vivida na prática. Em uma total concordância com o ponto de vista adotado; muito particularmente.

Inserida por regisassuncao

A verdadeira unidade natural do homem só pode ser encontrada lá onde habita o seu precioso tesouro: Deus, seu Senhor, que o fez e faz livre, sempre a cada dia, nas pequenas coisas da vida... Concretamente falando, usando da razão para tentar alcançar o que seu coração mais busca: amar e ser amado, “sem porquê nem para quê”, apenas amar, tal como seu Criador, que é Amor.

Inserida por cleitonrobsonn

Já amei bastante. Pensei que estivesse fora, mas estava dentro. Pensei que estivesse acima, mas não. Pensei que ao lado, mas não. Quando desci sem pretensão, encontrei. Encontrei o repouso do coração. Agora agarro-me, enlouqueço, me desespero para a cada dia, estar mais próximo do movente do palpitar da razão das razões. Meu aliado e meu adversário é o tempo, contra o qual corro e para o qual acorro... Com [im] paciência espero o momento exato ou ao menos aproximado de poder expressar em palavras as ações a serem tomadas, mas já prometidas.

Inserida por cleitonrobsonn

Foi-se o tempo em que o início da Santa Missa era feito pelo Padre e não pelos cantores; foi-se o tempo em que o ato penitencial levava a uma contrição autêntica; foi-se o tempo em que o glória era um louvor ao Pai e ao Cordeiro e não um “hino trinitário”; foi-se o tempo em que o salmo era responsorial e não de “meditação”; foi-se o tempo em que a homilia era o momento de catequese; foi-se o tempo em que o canto do Sanctus proclamava, já antecipadamente, a vinda escatológica Do que vem em nome do Senhor; foi-se o tempo em que, após a consagração, era o momento de olhar o Senhor e adorá-lo e não cantar ou bater palmas, e que apenas ‘quem falava eram os sinos’; foi-se o tempo em que a comunhão era de joelhos e na boca; foi-se o tempo em que se guardava silêncio, mesmo que breve, após a comunhão… enfim, foi-se o tempo de tantas coisas… e estas “tantas coisas” geraram Santos, verdadeiros homens de fé e uma fé madura, não infantilizada, à estatura de NSJC.

Inserida por cleitonrobsonn

Infinitos são os deuses, imperfeitos os seres etéreos, mas sem necessidade prática de interferir de forma física nos habitantes desta partícula bruta chamada Terra, extremamente inferiores que se digladiam perdidos em suas incompatíveis engrenagens, em busca de compreender sua hipotética função.

Inserida por sempressa

O acaso criou o Universo, seu surgimento foi um incidente; a vida não é uma benesse, é um fardo pesado que carregaremos ao infinito em busca de um só objetivo, incompreendido pelos homens mas que é a meta dos deuses, dos seres mais avançados: o não ser, conseguir todo saber e poder com o fito de dissolver-se. Não é a expansão contínua do Universo um caminho inverso ao de sua formação, a aglutinação de partículas? Logo, o caminho, o destino, é retornar à dissolução completa, o Nada.

Inserida por sempressa

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp