Textos de Culpa
Só carrega a culpa aquele que se sente culpado, se em seu íntimo sabes que está culpa não é sua, se liberte do peso de carregar o que não te pertence. Trazemos muitas eranças de outras passagem que tivemos aqui neste mundo, na sua maioria eranças mau resolvidas e não é em uma vida que resolveremos tudo que está pendente, então vá no seu tempo eliminando o que puder. Sem esquecer de viver um dia de cada vez.
Nem sempre é fácil lidar com o sentimento de culpa, nos culpamos a cada dia por coisas desnecessárias, deixamos pensamentos nos consumirem a cada dia e isso só é um deslize para tudo desmoronar e acabamos em um poço de pensamentos que acabaram com você em segundos, devíamos nos culpar menos e deixar o orgulho de lado para sermos ajudados.
As borboletas seguem sem culpa. Elas voltaram ao meu jardim. Coloriram tudo, antecipando a primavera. O Sol voltou a brilhar e as flores estão crescendo mais animadas, prontas para embelezarem a vista. Longe de ser clichê, eu só me embaralho toda pra dizer aquela frase que alguns idiotas fizeram o favor de banalizar... Afinal, meu amor é platônico, tímido, despretensioso com relação ao amanhã, mas o que me importa é hoje e nenhum dia mais.
Procuramos desculpas colocando a culpa nos outros ao fim de muitos relacionamentos. Enxergamos o mundo sob nossa perspectiva e enquadramos as pessoas em como queremos que elas sejam. E quando por algum motivo não as queremos mais, porque conviver exige renuncias e perdões, tiramos os óculos e as vemos sob outra perspectiva. E assim arrumamos as desculpas que queremos.
Deus nada tem a ver com o que acontece neste mundo, a culpa é inteiramente nossa: Nossa intolerância ao próximo nos leva a explorá-lo, e o resultado é a tamanha desigualdade social e absurdos que vemos e temos à altura de nossos olhos (...) Se a raça humana não fosse a ÚNICA espécie mal intencionada do planeta, não existiriam as cadências e muito menos este irracional sistema de mercado escravista até hoje impetrado. Como dizem por ai 'A espécie Humana é a UNICA que, além de todos os outros absurdos, paga para viver no planeta, e não é capaz de viver em harmonia com as demais espécies' (...) triste, mas realidade.
Não tenho culpa de te amar. É algo que sai do meu controle e vai engolindo-me sem a permissão devida. -Tenho o direito de escolher quem eu quero na minha vida e o que sentirei por ela- Era o que eu pensava até a lua aparecer e colocar-me para voar. Os meus pés não queriam voltar para o chão e tornei-me dependente do teu brilho extraordinário. Não sei bem o que anda acontecendo dentro de mim, é algo indecifrável, a muito tempo não pensava nela, mas tudo voltou a ser como era antes, intenso como o primeiro namorado de uma adolescente qualquer.
E eu esperava você chegar, dizendo que a sua demora era por culpa do medo de me machucar, mas que valia a pena tentar, por nós. Mas não, esse momento nunca chegou… Só chegou aquele em que você me disse que nada valeu a pena, me pediu para nunca esperar nada e disse que não existia a palavra “nós”. É… acho que me enganei em algumas coisas, né?
Eu podia não estar preparada, mas não coloquei tudo a perder. Depois de criada a culpa, tudo ficou mais facil, joga a culpa no outro, pra quê se frustrar? Me diz, 80% preparada, não é o suficiente, você têm de estar 110% preparada, porque se algo der errado, poderemos deixar o 10% e ainda sim estariamos preparadas, para o que vier. Detalhes? Sim, fazem total diferença. Essa é a matemática da nossa relação: Subtração.
Não carregue consigo a culpa de não atingir seus objetivos no tempo que gostaria. Faça uma análise se esta realmente preparado para atingi-lo a qualquer momento, sinta-se um passageiro de um trem que passa por encantadoras paisagens ,penhascos ou precipícios que tem a sua hora exata para chegar na próxima estação que poderá ainda não ser o ponto de chegada escolhido por você . Pense, reflita !
Às vezes a ressaca faz você acordar sentindo uma culpa inexistente. E você tenta recapitular onde talvez possa ter exagerado na noite anterior. Até o dia em que você bebe em casa, e acorda sentindo a mesma sensação. Mas além de ter exagerado na bebida, onde mais você pode ter exagerado se você só bebeu em casa, sem fazer muitas coisas, e sem entrar em contato com quase ninguém? Parece que, pelo mal que a bebida faz, o seu corpo/cérebro reagem colocando lá no fundo, dentro de você, essa culpa estranha. Então, sempre que você acordar se sentindo assim, talvez você não precise se preocupar tanto. Às vezes uma ressaca é só uma ressaca.
A culpa não pode ser do Presidente da República nem das Forças Armadas, e muito menos, das instituicões educativas e religiosas, quando o povo ignora os conselhos saudáveis dos pais, das autoridades superiores e dos seus renomados educadores; mas, é daquele que já os ouviu, negou e assume andar errado, devendo ser recusado e disciplinado pela sociedade, até que aprenda a andar na linha, ouvindo o barulho que o trem faz, refletindo e revestindo-se dos valores morais, cívicos e espirituais daqueles que estão na linha da Ordem e do Progresso, já que fez juramento anterior de honrar a bandeira e defender os interesses da sua pátria.
Nos não podemos colocar a culpa no governo municipal, estadual ou federal. Temos o governo que merecemos. Reclamamos do nosso município, mas não prestigiamos o comércio local, não erguemos empresas que geram empregos e riqueza, não estimulamos os serviços, os artistas, profissional etc.. Muitos vão ter os filhos em outras cidades. Temos muitas sanguessugas na sociedade e que só sugam e mais nada. Athenas Paulista, morreu faz tempo. A polícia sucupiriana e coronealista de décadas, tem seu resultado. Antes de atiramos pedras, temos que encontrar um espelho para dar-nos uma resposta.
A culpa petrifica mas a responsabilidade mobiliza a se reparar o erro. A culpa pode ser considerada uma auto-condenação sem perdão que justifica e muitas vezes reafirma que não existe nada mais a fazer mas enquanto não nos movimentarmos para amenizar o erro, não haverá diminuição da pena e muito menos absorvição. O inferno começa em vida para todo aquele que erra e não reconhece a culpa.
Vestia uma roupagem de independência. A tal da juventude quase infantil me deixava corajosa, quase petulante. Eu tinha nas mãos a formula da liberdade. O tempo passou fantasiado de vento e voou, para bem longe de mim. Olheiras nos olhos e dependência de tudo aquilo que antes me carregava de medo e repulsa. Preciso do comando, do carregar, da mão sempre posta, do elogio da boca alheia, e das vestes limpas sem um amasso. Se não, não dá. Declino. Eu fico aqui dentro do quadrado parada, sem conseguir ir para nenhum lugar. Rezo para o tempo fantasiado de vento trazer a formula de novo para mim. A minha independência. A minha liberdade.
—Sabe, eu não tenho mais paciência para conversar com algumas pessoas. —Como assim? —Sei lá, ninguém está conseguindo prender a minha atenção, despertando vontade. Quando meu instinto diz que nada é real, por exemplo, não consigo manter um diálogo. Minha mente explode. —É por isso que você está se afastando com mais frequência? —Sim. Eu não sinto nada profundo mais, não sinto absolutamente nada por algo ou alguém. E eu não sinto que alguém sinta isso por mim. É como se as pessoas só nadassem no raso, e eu não tenho mais paciência para observar nada que não seja interessante.
A transparência das gotas de chuva me lembram sua sinceridade, me encantam igual. O tempo fechado me faz lembrar do seu mau humor, começa chuviscando e depois engrossa. Oh, moreno temporal. Nesse frio eu queria estar enrolada nos seus braços, você é o meu casulo. Mas não me deixa voar quando o sol aparecer, cuida de mim. Na tempestade eu me molho por ti, no calor, eu reclamo com você.
Você deveria saber que é normal não ser interessante para todo mundo, ok? É tipo quando você conhece alguém, tem gente que é parecido com você e você sente mais atração, tem outros que não te atraem tanto. Não é uma questão de ser péssimo, horrível e não nasceu para alguém. É uma questão de encontrar alguém que se conecte contigo, e isso não é fácil, eu sou a prova viva disso. Mas não é impossível, então continue mostrando a sua beleza e o seu jeito de ser, porque para você achar esse alguém, você precisa se mostrar para o mundo, e não ficar em casa reclamando da solidão.
Os cacos são difíceis de juntar, quase desistimos ao ver as nossas mãos com vários machucados. E começamos a pirar ao ver o sangue, é normal, o desespero sempre bate. Mas sabe, os machucados se curam, não na velocidade que queríamos, mas eles se curam. Seja de forma natural, ou com remédio, e nesses casos, o remédio é a combinação de nós com a força de vontade.
Prezado Professor, sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por engenheiros formados. Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades. Assim tenho minhas suspeitas sobre a Educação. Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e saber aritmética só são importantes se fizerem nossas crianças mais humanas.
Eu conheço um planeta onde há um homem vermelho, quase roxo. Nunca cheirou uma flor. Nunca olhou uma estrela. Nunca amou ninguém. Nunca fez outra coisa senão somas. E o dia todo repete como tu: "Eu sou um homem sério! Eu sou um homem sério!" e isso o faz inchar-se de orgulho. Mas ele não é um homem; é um cogumelo!
