Textos de Culpa
Nas dores criadas por nós, alimentamos os pensamentos de tristeza, vergonha, culpa e inferioridade, criando um sofrimento repressor e deprimente. Deixamo-nos aprisionar numa cela de tortura na qual a chave está ao nosso lado o tempo todo, porém a cegueira da descrença em nossa capacidade nos impede de enxergar.
Se o poeta também vacila, a culpa será mesmo dele ou do arquiteto que empilhou a primeira pedra de demônios e góticos escondida, de infinitos umbrais e vácuos, e mistérios, e preces, para lá e para cá do Sena, esse souvenir de mares, ilíadas e odisséias de mil deuses, de mil dias, de mil anos?" O último verão em Paris, crônicas, 2000
"Você pode trabalhar no que gosta mesmo que acabe o dia cansado, pode comer sem culpa, pode apenas transar e não amar ou pode amar e se decepcionar, não são todos os caminhos sem acidentes, relacionamentos sem decepções, mais o que realmente importa são os momentos que você passou e não o que restou no final..."
Eu sei que a culpa é da filosofia que não explica direito a quem não entende o que seja essa tal filosofia. – mas a filosofia é pessoal e cada pessoa deve buscar o seu ápice pessoal de entender, primeiro, sua filosofia de vida, depois, se caso possa, se for capaz, integrar as outras filosofias de vida na sua vida, mas, de maneira que se acrescente para somar, não para saquear, furtar, roubar ou destruir. – será que isso é possível? – se é possível eu não sei. – o que sei é que, se você continuar acreditando nas suas próprias convicções, quem poderá dizer que você não há de conseguir? – eu pessoalmente não chegarei a tanto. – não ousarei em dizer. – mas posso dizer; quem falou que você não consegue?
Impressionante mesmo é ver gente colocando culpa no "tempo" toda hora , todo momento. Saca só, o tempo quem faz é agente, não existe isso de que não teve tempo, certo que as vezes isso funciona, mas as vezes temos que esclarecer mais sobre isso, enxergar de verdade, porque no fundo a falta de desinteresse seja a maior, porque o tempo não restringe nada e nem ninguém, agente sabe disso. Tempo é tudo, tudo que podemos e queremos fazer.
Não é culpa da inconstância, a diversidade de mulheres que o poeta ama! Assim como o mar envolve todas as praias, as curte com seu sal e as alimenta com calcário, algo que rio nenhum poderia fazer, o poeta amadurece a alma feminina com seus versos e as alimenta com seu carinho, como nenhum outro homem o faria!
Nós não temos culpa do problema que foi por alguém criado por questões óbvias, e tem coisa que o dinheiro não compra e tem pessoas que não tendo isso, usa o mesmo, para poder ser algo melhor do que a maioria, e assim calar a boca dos que nele se viciaram e não consegue viver ou ser algo sem tê-lo.
Me dá raiva quando eu falo que vc é a mulher mais linda do mundo e vc não acredita. Mas tudo é culpa dos teus antigos amores que te machucaram.Você, sendo assim desse jeito, nem sabe o que é sorte minha te encontrar, ferida, triste e descrente no amor... Porque assim pude te mostrar o que você também me mostrou: Ainda tem gente que vale a pena se amar.
Cada pequeno ato de responsabilidade, mesmo que não seja motivado por culpa, representa um maior reconhecimento e controle da própria vida. Este é um caminho poderoso para o crescimento pessoal e espiritual. Jesus é o exemplo supremo de assunção de culpa e responsabilidade pelos outros, apesar de não ser culpado.
Estou indo embora..sem mala , sem culpa , sem choro , lamento , sem rodeios.. sem muitas palavras , sem dor na consciência..estou indo embora , coisa que já deveria ter feito faz tempo .. estou indo sem olhar pra trás..porque quando a gente sofre , apanha da vida , quando a gente passa por coisas terríveis a gente aprende que melhor só do que mal acompanhado! Estou indo embora e por favor fique aí mesmo de onde você nunca deveria ter saído!
A gente precisa aprender a determinar limites, reorganizar prioridades e se priorizar sem culpa. A gente precisa aprender a fechar ciclos, encerar capítulos, virar páginas e trancar portas. A gente precisa aprender a cortar laços que já se tornaram nós. A gente precisa aprender a soltar a mão de quem já soltou a nossa. A gente precisa aprender a aparar arestas, amarrar pontas e colocar pontos onde já não cabe vírgula. A gente precisa aprender a pôr ponto nas histórias que a vida já se encarregou de pôr fim.
Sofremos mais pela culpa inconsciente do que pela culpa consciente. Da consciente temos responsabilidade de expurgar; da inconsciente, que se manifesta em forma de neurose, angústia, acusação, ódio e frustração, temos o compromisso de investigar para podermos descobrir a causa e buscar eliminar para podermos caminhar no amor, perdão e liberdade…
Geralmente todo mundo culpa quem faz um comentário ou uma pergunta que acaba gerando confusão, assim como é condenado aquele que, mesmo que sem querer, risca um fósforo num paiol de pólvora. Mas ninguém admite sua própria culpa por ter ajudado a espalhar essa mesma pólvora por todos os lados.
Por muito tempo eu senti culpa por todas às vezes que fracassei em relacionamentos, eu me culpava pelos seus erros, pelos meus, e pelo erro do destino que foi nos juntar, eu me sentia tanta coisa, mas não me sentia amado e foi aí que percebi que o amor traz tudo, a cura, o desejo, a felicidade, você nunca me amou, eu nunca te amei, o amor é tudo menos dor.
Sempre desvia o olhar quando me vê olhando em seus olhos pois, o bloqueio não é culpa dela e nem o coração frio, simplesmente ela experimentou o lado ruim dos relacionamentos, mas, sei que quando vi ela hoje conheci um ser especial me sentir feliz mesmo com o vazio no qual a preenchia que cheiro gosto e sorriso lindo, resumindo… quero fazer o máximo para vê-la feliz.
A culpa foi do amor, por ocupar espaço de mais no meu coração. A culpa foi da lua por ter o mesmo brilho que tem o seu olhar, a culpa foi do vento, que sempre me trazia o seu cheiro. A culpa foi de quem errou achando que isso era amor, a culpa foi da canção que sempre alegrava o meu coração. A culpa foi sua e todas as palavras que você me dizia ... a culpa foi minha por ter deixado você entrar na minha vida.!
As cargas de culpa que sobrecarregam os ombros que quem lhe quer o bem aos quais você o sobrecarregou, culpando e generalizando todos como um só pelos seus passos errados, é a ponte que deveria passar, mas que suas escolhas e desapontamentos a colocam ao chão impossibilitando sua passagem. Tirar o pó de suas vestes após uma queda, pode ser e será a diferença entre o aprender e o continuar caindo.
Talvez a culpa seja minha. Talvez eu tenha te levado a acreditar que era fácil quando não era. Talvez eu tenha te feito pensar que meus momentos mais marcantes começavam na linha de lance livre, e não na academia. Talvez eu tenha te feito pensar que cada arremesso que eu dava era decisivo. Que meu jogo era construído com flash, e não com fogo. Talvez seja minha culpa que você não tenha percebido que o fracasso me dava força; que minha dor era minha motivação. Talvez eu tenha te levado a acreditar que o basquete era um presente de Deus, e não algo pelo qual eu trabalhei todos os dias da minha vida. Talvez eu tenha destruído o jogo. Ou talvez você esteja apenas dando desculpas.
Vou escrever todos os dias, sem culpa, aqui eu posso, sem pedir, gritar, vou escrever nos dias que ela mais bater, amor, falo assim meio descuidado, mas falo da dor, da dor que tua falta faz, sofro o infinito a cada segundo, mulher maravilha, deusa Atena por que saiu assim do meu inabitável mundo.
Me faz um favor, aprende a assumir sua culpa , seus b.os ..aprende a assumir seus atos , seus erros , suas mentiras , suas palavras. aprende a virar homem , ter caráter, aprende a ser transparente . Eu já aprendi a ficar bem longe nas tuas promessas, nas tuas conversas eu não caio mais . Assume aí tuas paradas que eu já sumi, fui .. cansei de você!
