Textos de Culpa
A alma humana é expectativa e desejo. A alma humana é tender para algo que ela não é. Nenhuma alma encontra plena satisfação em si mesma. A alma foi feita para a satisfação ilimitada, não limitada. Toda satisfação limitada implica necessariamente num elemento de insatisfação. Apreciar uma coisa qualquer significa naquele momento deixar de apreciar todas as demais. Embora uma satisfação limitada qualquer seja um símbolo da satisfação ilimitada em Deus, o próprio ato de satisfação é uma limitação. O indivíduo precisa perceber que subjacente a qualquer desejo humano há um elemento incalculavelmente maior que o objeto da satisfação. Há um elemento em sua alma que não pode ser exaurido pelo objeto limitado. O objeto da satisfação sempre termina antes de sua alma. O desejo da alma humana é ilimitado. Então apenas um objeto ilimitado pode satisfazer o desejo ilimitado da alma. A plena consciência dessa ilimitação da alma humana aliada à ausência de disposições para satisfazer essa mesma ilimitação é o que caracteriza a Santíssima Virgem. Para a Santíssima Virgem, a alma só se satisfazia com Deus, então ela não quis mais nada que não fosse Deus.
A essência do cristianismo é a seguinte: Deus é invisível, mas Ele tornou-se visível numa Pessoa. Mas você está no século XXI. Onde está essa pessoa aqui? Essa Pessoa não está andando ao teu lado como já esteve andando ao lado de outras pessoas milênios atrás. Então essa Pessoa deve ter providenciado meios que prolongassem a Sua Encarnação no decorrer dos séculos. Para isso, a ideia presente no cristianismo desde o seu início é 'Eu sou a videira, vós os ramos'. Com isso Cristo quis dizer que os santos recebem a vida divina que Nele existe essencialmente. O que o tronco e os ramos têm em comum? Justamente a seiva vital que irradia do tronco para os ramos. A vida interna dos ramos é exatamente a mesma vida interna do tronco. Entre os ramos e o tronco existe, por um lado, uma descontinuidade exterior: tronco não é ramo e ramo não é tronco. Mas, por outro lado, e numa dimensão interior, os ramos e o tronco são a mesma coisa. Na dimensão vital e essencial eles têm a mesma vida. Desde o começo, os grandes teólogos e místicos já diziam que essa vida é a própria vida divina que em si mesma é invisível, mas tornou-se visível através das ações e pensamentos do Cristo. Então, quando você reproduz um ícone de um santo, ou venera alguma relíquia de um santo ou o próprio santo, você está buscando com isso a seiva espiritual que vai do tronco para os ramos.
As hagiografias e os clássicos da literatura nos informam sobre distintas dimensões da existência. A leitura das vidas dos santos enfatiza a dimensão vertical da existência humana, ou seja, o homem existe para Deus, e amá-Lo, aproximar-se Dele é todo o sentido da existência. Essa dimensão vertical é o centro da existência humana. Já os clássicos da literatura tratam da dimensão horizontal, isto é, da diversidade da condição humana. Eles informam ao leitor sobre inúmeros tipos e circunstâncias humanas, oferecendo, assim, uma ideia do quanto a alma humana pode variar segundo as mais diversas circunstâncias. Ter uma ideia razoável da amplitude da condição humana é muito importante, mas essa amplitude torna-se, por vezes, um pouco virtualizada nas vidas dos santos, porque elas enfatizam não a diversidade da condição humana, mas o seu sentido essencial. As vidas dos santos dizem que a vida humana tem um centro e este centro deve voltar-se para cima para encontrar-se com o centro da realidade total, que é Deus. Então ambos os tipos de literatura são indispensáveis para que possamos tirar o máximo proveito de nossa inteligência; para sabermos que não basta sermos inteligentes, mas é preciso que estejamos informados acerca da nossa situação, de quem nós somos, do que é um ser humano, do que é a vida humana.
Está tudo tão estranho, tudo tão diferente, não sei o que acontece, não consigo mais me controlar, já tomou conta de mim por completo, já não sei mais o que fazer. Uma pena que não há como voltar no tempo para me impedir de cometer tantos erros bobos sem sentido algum, mas fazer o quê? A culpa é minha, só minha, completamente minha, só minha, cada um sabe o que faz com sua vida. Só mais uma coisa antes de terminar: jamais, nunca mesmo, esquecerei como era tão bom ter ELA ao meu lado e como era bom ouvi-la dizer que gosta de mim, e de seu sorriso, aquele mesmo tão sincero, doce e tão belo, dele jamais vou me esquecer...
pensamento feliz é pensar no que ti faz bem,pesar que o seu amanha sera melhor que hoje e melhor que ontem pensar e ter certeza que você é uma perfeição de deus e não importa o que os outros acham o importante mesmo é o que tu es.eu sou o que sou e não o que acham que sou sou,sou livre como você se queres saber quem sou eu não mim julgue antes de saber simplesmente mim conheça e veras que não sou melhor nem pior que você sou simplesmente eu.
Será que a vida foi feita para te dar felicidades, ou para tira-las de você? Será que no momento em que nascemos nossas vidas ja estão predestinadas a um futuro inevitavel? Ou será que nossas decisões formam uma serie de outros fatores que nos dá um futuro incerto? Duvidas que jamais chegam ao fim, e jamais serão respondidas.. Faço perguntas, sem respostas. Espero que um dia exista um algo a mais, algo a mais para seguir em frente, algo a mais para a felicidade, algo a mais para as duvidas, algo a mais pra mim. Percebi que existe uma linha tênue entre a felicidade e o fim dela, e esta linha se chama decisão, mas a dicisão as vezes não é apenas sua, as vezes é de mais alguem que esteja com você, por isso não ache que você tem total controle sobre ela, pois isso é uma mera ilusão. O certo é que, um dia isso tudo vai acabar, em um segundo, em um milésimo de segundo, sem volta, sem arrependimentos, sem que ao menos eu ou você perceba. Bom dia.
Ao caminhar da vida você aprende muitas coisas .Aprende que não existe perfeição, mais sim força de vontade. Aprende que errar faz parte da vida, e querer mudar também. Aprende que você tem que lutar pelos seus sonhos, lutar para conquistar seu lugar no mundo. Aprende que não é um ser imortal, mais sim Mortal, que tende valorizar cada instante de sua vida, da melhor forma possível. E que a vida mesmo não sendo Eterna, vale cade segundo que respiramos, e mesmo que no caminho da vida se encontre pedras gigantes, devemos estar sempre prontos para a Batalha!
Noite clara, a luz da lua sobressai ante a escuridão silenciosa. Os carros cruzam o meu caminho. Sigo sem observar a rotina do mundo moderno. Cego pela magia sombria da noite. Tanta beleza camuflada. Ao amanhecer a natureza sai do esconderijo e o espetáculo volta ao palco do planeta terra. Planeta imenso, pequeno planeta.
" Não há certezas de como viver e conviver, os valores são muito complicados. Junto com essa incerteza vem um sentimento típico de quem é livre para escolher a própria forma de viver, este sentimento nós chamamos de angústia. E a angústia te acompanhará ! Nesta hora você deve estar se perguntando onde está o texto motivacional ? Essa é a realidade do mundo, mas se você quiser a gente canta no final..."
Nossas lembranças podem nos remeter, as pedras da beira de um rio calmo, as areias quentes do deserto ou para debaixo de uma arvore com a copa grande que nos oferece a sombra ... enfim ... nossa lembrança vai ser precisa não só daquilo que deixou nosso coração em euforia mas também daquilo que o deixou desgostoso, cabe a nós escolher aquilo que sua mente quer evocar.
O tempo passa assim como um sonho, bonito ou não, tudo é muito rápido. Não vejo diferença entre o tempo, seja este por anos ou milésimos de segundo. Ser verdadeiro ou falso é uma questão de personalidade e esta é ÚNICA para cada um de nós. Erros e acertos fazem parte da imperfeição na busca de algo perfeito em nossas histórias. Prefiro a proposta da verdade e viver meu tempo com a consciência tranquila e consciente de que meus atos foram, são e sempre serão verídicos e sinceros.
Usamos de nossa raiva nas pessoas que mais amamos isso é a confiança em um sentimento capaz de suportar qualquer provação. Um amor verdadeiro serve como apoio, é um psicólogo para curar todos os males e esclarecer todas as dúvidas. Acreditar no amor é viver mais, sabendo que nas horas difíceis terá com quem contar.
"Nos anseios que a vida traz; suas aspirações, medos, alegrias, sentimentos, enfim. O mais importante é que tenhamos a compreensão mútua sobre tudo o que fazemos, e que do mesmo modo cada uma das nossas ações irão ecoar enquanto vivermos, enquanto outras se perpetuarão na eternidade."
A distância nunca vai interferir. Sempre estaremos presente. O amor sempre irá existir e irá durar eternamente. Lagrimas, só de alegria, e é por isso que te faço esta poesia. Não se preocupe com quem fui, e sim quem eis de ser. Já que agora confiança em nós flui, é assim que o AMOR irá permanecer.
É de ficar triste, é de ficar triste, é de ficar triste. Como a mais bela flor se deixa muxar por uma flor que nem habita mais o mesmo Jardim? É como abandonar uma borboleta no deserto. Não busca o nosso bem, so enxergam o próprio reflexo. Repiti e repiti, mas agora não repito mais. É sempre bom refletir de frente ao espelho. Só não espero que reflita para sempre. É bom corrigir, é sempre bom melhorar, é bom também recomeçar.
Para estarmos em sintonia com o mundo, devemos questionar os nossos desejos e a viabilidade da realização deles. A nossa consciência sempre deve estar acima das nossas vontades. Devemos estar a favor do nosso crescimento. Assim age o homem maduro, sábio, superior. Assim age o homem de boa vontade. Quem já conquistou isso é um homem livre, livre da pior de todas as amarras, as suas próprias.
Dizem que amigo é aquele que está conosco nas horas difíceis, mas verdade é que amigo é aquele que sabe estar conosco nas nossas horas de grande felicidade e jóia, porque só sendo muito amigo para suportar e ficar alegre com a nossa felicidade. Quem não nos ama e não se trabalha não a suporta, mas está sempre pronto a criticar.
Cada um tem a vida que busca, espera ou é capaz de ter naquele momento. A maldade retorna a quem a sente. Fisica quântica. De qualquer modo, quem sofre é o invejoso, que não é capaz de entender-se, buscar mudar a sua vida ou mudar a si mesmo, ele é paralizado pela tristeza, falta de criatividade e amor por si mesmo. Fica perto de mim quem é capaz de condividir a jóia da vida, com maturidade.
Quando alguém é ridículo e o outro deseja rir, ele ri baixo porque é uma risada de pena. Mas quando alguém ri alto de você é uma risada de inveja, uma risada histérica que simboliza um grito de desespero e medo do teu brilho. É um grito de pânico, de vontade de chorar de raiva da beleza alheia, de revolta do que você “pode”, de negação e desvalorização o que você faz, de quem quer ignorar quem você é. Quando se compreende isso de verdade não há mais motivos para rir de ninguém, mas sentir compaixão de uma pessoa que sofre do mal mais comum, a inveja.
Não se sentir feliz com a infelicidade alheia é um dos mais admiráveis requintes humanos. É para quem quer se enxergar como se é, com todas a imperfeições e dificuldades humanas, e não como se deseja ser ou acha que é. Não se sentir feliz com a infelicidade do outro, não regojizar com ela para se sentir superior deve ser um exercício constante de quem tem o compromisso de crescer, de ser melhor, de ser bom. O Universo urge pela prática do amor involuntário, essa é a solução de todo o mal humano.
