Textos sobre conhecimento

É claro que, para cada domínio especial do conhecimento e da vida, uma faculdade em particular se destaca, ainda que sem se desligar das outras: o raciocínio lógico nas ciências, a imaginação na arte, o sentimento e a memória no conhecimento de si, a fé e a vontade na busca de Deus. Mas, sem a inteligência, que é cada uma dessas funções, ou a justaposição mecânica de todas elas, senão uma forma requintada de fetichismo? Que é uma imaginação que não intelige o que concebe, um sentimento que não se enxerga a si mesmo, uma razão que raciocina sem compreender, uma fé que aposta às cegas, sem a visão clara dos motivos de crer? São cacos de humanidade, jogados num porão escuro onde cegos tateiam em busca de vestígios de si mesmos. Toda “cultura” que se construa em cima disso não será jamais senão um monumento à miséria humana, um macabro sacrifício diante dos ídolos.

Inserida por chrystiancr

Algumas pessoas têm orgulho por ter conhecimento, outras por terem dinheiro, muitas por serem belas e pouquíssimas por terem caráter. O mundo respira um déficit de atenção que leva o ser humano a uma corrida desenfreada pelo estrelato e posição, onde o ter e o expor tornaram-se armas imprescindíveis aos que procuram uma identidade de “valor” para a sua personalidade até então um pouco apagada. Desvalorizando questões inegociáveis, grande parte da nova origem, apressada e muitas vezes destituída de interesses honrosos, desencadeia um costume oportuno e de fácil adaptação, em que valores nobres a existência são desprezados sendo supridos por comportamentos e interesses indeléveis e insalubres nas quais as ações lucrar e vender a imagem aos poucos está substituindo o valor interior.

Inserida por lalasilva1

A experiência não passa de memórias. Ter conhecimento não tem nada a ver com sabedoria e sim esta nos faz experienciar de modo que a mente tenha agora a capacidade de ir ao encontro de cada problema de alguma forma diferente de encarar, como algo novo. Experiências todos temos, mas se não temos sabedoria para lidar com essas mesmas experiências, elas apenas ficarão gravadas no recôndito da alma e não servirão de grande coisa, quando realmente - quem não tem? - precisar de usar a sabedoria. Ter a mente aberta é mais considerável do que aprender, muito embora o aprendizado vivido possa servir à sabedoria, depende de cada um. Os néscios, muitas vezes, são mais sábios que os letrados, pois viveram a cada segundo a experiência e dali retiraram a sabedoria. O contrário também é verdade.

Inserida por swamipaatrashankara

Falta conhecimento politico a população brasileira, talvez em parte, pois a discussão de direita e esquerda não é mais uma realidade brasileira. O Povo quer ser respeitado e viver com dignidade. Cuidar de sua família e sonhar em ter um Brasil , onde há discussões sim, mas o respeito perdure. isso sim, é DEMOCRACIA!!!

Inserida por MarcaoCavalcante

Envolvemos nosso mundo violento e misterioso num pretenso conhecimento. Embrulhamos os vácuos de nossa compreensão com ciência ou religião, e passamos a acreditar que a ordem foi imposta. E, na maior parte do tempo, a ficção funciona. Roçamos a superfície, ignorando as profundezas. Somos libélulas voando sobre um lago, com quilômetros de profundidade, perseguindo caminhos erráticos atrás de causas sem sentido. Até quele momento quando algo vindo do frio desconhecido vem à tona atrás de nós.

Inserida por Storm21

Busco o conhecimento entre todas as coisas e as relações entre si dos fatos, dos valores e dos sentidos, mas não assumo nenhuma como verdade, assim percebo tudo que acontece em minha volta e tenho a flexibilidade de quando eu errar voltar atrás em minhas decisões, e mesmo recuando estou seguindo em frente

Inserida por maurawatan

Todo conhecimento adquirido por um homem durante sua vida, pode ser a causa de sua destruição no fim desta; ao passo que também o homem pode com o tempo destronar dentro de si o conhecimento adquirido. Virtude há em admitir sua fragilidade e recomeçar, buscando novos conhecimentos e novos conceitos. A palavra de Deus é o conhecimento indispensável á todo homem.

Inserida por TYMonteiro

A "árvore do conhecimento do bem e do mal" é a rejeição dos princípios e da soberania de Deus. O Homem dominado pela soberba e ganância, pretensiosamente torna-se semelhante, e equipara-se à Ele. Julga, advoga e legisla em causa própria, conforme seus interesses e entendimento. Certamente morrerá.

Inserida por albertobrandao

Com os livros e com os Mestres adquirimos conhecimento , mas a "sabedoria ", essa , é um dom de DEUS , é força de vontade que só conseguimos nas lutas da vida . Me desculpem os formandos , pós graduados, Mestres e Doutores, Mas eu não troco a sabedoria que Deus me deu na luta pela sobrevivência pelo diploma de ninguém.

Inserida por mariafrancisca50leit

A filosofia nos dá o conhecimento do universo como uma totalidade orgânica, totalidade que se desenvolve a partir do conceito e que, nada perdendo do que faz dela um conjunto, um todo cujas partes estão unidas pela necessidade, a si mesma regressa e no regresso a si mesma forma um mundo de verdade.

Inserida por larascoot

Sempre quando alguém nos fere, nossos corações começam a desfrutar do conhecimento sentimental... Aos poucos ele vai percebendo que o Amor é o oposto da Dor... Ele passa a ter muito medo de ferir alguém porque ele já conhece a Dor e sabe com dói, sendo assim, passamos a Amar alguém do mesmo jeito que nos queria ser amados. Por isso que... Só sabemos Amar alguém quando nossos corações conhecem a verdadeira Dor.

Inserida por -The-Loud-

O ser humano não é limitado assim como os universos também não o são. O conhecimento humano não se limita, o poder cognitivo do homem também não, pois somos o produto da energia, componente essencial, que liga todas essas coisas. Assim, de alguma forma, estamos todos conectados, e basta uma ampliação da frequência mental para melhor compreendermos nosso mundo, e através de observações simples, e dessas observações cotidianas para entendermos as ligações sinérgicas que nos conectam a outros. Já que nada se cria, nada se perde, tudo se transforma; somos, então, o pó ou resíduos cósmicos de energia que se interagem para a transformação de novos ciclos de energia condensados em massa.

Inserida por loverthink

Quem me dera ter todo o conhecimento que o planeta comporta. Quem me dera entender toda a ciência oculta do universo. Quem me dera ter todas as respostas que eu preciso. Talvez se eu conhecer a simplicidade da natureza ou então descobrir todo o instinto que os animais possuem eu consiga me satisfazer. Todavia não poderei ser uma flor, mas posso ser simples como a mesma, nunca terei instinto animal ,mas posso desfrutar da natureza como tal. Mesmo assim permanecerei humano, primícias da criação, desfrutando do que nasci para ser : um ser humano e nada mais. Seres humanos devem apenas ser humanos e com isso cada um será melhor em sua existência.

Inserida por OrtogaminoFilho

Todo conhecimento se recicla no tempo, o obsoleto não é o que deveria se perder na verdade descobrimos que há algo além do que já temos o principio do entendimento, começamos compreender, o que sei o que sou, desvendando mais vejo que nada sou, pois voltamos as origens para outra vez aprender, então a conclusão é que quanto mais entendimento alcanço menos conhecimento tenho, não há como alcança novos entendimentos sem perder o velho conhecimento.

Inserida por Acdior2

Nem mesmo a ciência tem condições de alcançar a plenitude do conhecimento do amor Ágape. Quiçá a filosofia possa discorrer proximamente sobre esse amor: Usando de analogia, a entrega incondicional da mãe para com o filho visando seu bem estar mesmo em detrimento do seu, poderia aproximar-se do amor Ágape? Nesse mesmo sentido, seria um sentimento benigno seguido de obras que promove o bem estar de um ente querido com a perda da vida ou parte dela (renúncia) de quem cultiva esse sentimento?

Inserida por SAMoises

Ninguém tem o direito de menosprezar o conhecimento do outro, cada um tem o seu território de ensinamento, cada um tem o seu momento de aprendizado. Nunca deixe o calor do sol apagar o sorriso da alma das pessoas, pois é preciso aprender a andar antes de caminhar, a raciocinar antes de falar , a conquistar antes de sorrir.

Inserida por kepler78

4. Conhecimento e coragem se alternam na grandeza. 4.1 Sendo imortais, imortalizam. 4.2 Você é o tanto quanto sabe, e se for sábio é capaz de tudo. 4.3 Homem sem informações, mundo às escuras. 4.4 Discernimento e força: olhos e mãos. Sem coragem, a sabedoria não dá frutos.

Inserida por OswaldoWendell

Só sei que nada sei, quanto mais tento aprofundar conhecimento em qualquer que seja o domínio, mais se me reflecte a minha ignorância e maior a noção da minha insignificância, mesmo assim considero que a busca por conhecimento é algo que não devo menosprezar, nunca se sabe em que altura da minha vida ele me possa vir a ser útil.

Inserida por Sergioalexpereira

Da minha própria definição da filosofia como 'unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa', decorre que a primeira obrigação do filósofo é abrir-se a todas as correntes de pensamento, a todos os valores que estejam em luta no seu tempo, deixar-se impregnar por eles sem nenhum julgamento prévio e, aos poucos, ir buscando alcançar uma atitude intelectual de conjunto que faça justiça aos vários pontos de vista, baseando nisso a construção da sua personalidade e o seu senso de orientação na vida e no conhecimento. Isso implica que ele só deve começar a expor publicamente os seus pontos de vista quando alcançar um certo nível de maturidade intelectual (foi por isso mesmo que só publiquei meu primeiro livro aos 48 anos de idade, uma das estréias mais tardias da literatura nacional). E é óbvio que qualquer investigação dos capítulos da sua vida anteriores a esse momento revelarão aspectos da sua formação que depois se integraram num quadro maior com novo significado, e que isoladamente NÃO SÃO provas de 'adesão' a esta ou àquela idéia. Só à luz da sua filosofia atual se pode compreender esses capítulos, mas o observador ignorante ou malicioso pode fazer aí uma confusão dos diabos, tomando etapas de um aprendizado como se fossem dogmas de uma crença. No Brasil, onde tantos, em compensação da insignificância das suas vidas, gostariam de posar de detentores de 'inside informations' escandalosas e demolidores de reputações, a tentação de fazer isso é quase irresistível.

Inserida por LEandRO_ALissON

Não se confunda ignorância com estupidez. Ignorante é quem não teve acesso ao conhecimento – não raro por falta de oportunidade – e censurá-lo por isso não só se mostra injusto quanto preconceituoso. A estupidez, diferentemente, é própria de quem foi brindado com o conhecimento, mas não faz qualquer uso dele para analisar as situações com que se depara – por reles comodismo frente à lógica mais rasteira – o que se mostra profundamente irritante para quem pensa. Daí porque não é difícil encontrar ignorantes cujo instinto os tornou sábios, e letrados cujo descaso os tornou idiotas.

Inserida por bodstein